O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

O CAMINHO DO MEIO

 


Livres nascemos, em meio à Natureza.

Assim não nos conseguimos manter, entretanto. E, com o passar dos anos, nos submetemos às injunções da vida sobre a Terra, aceitando como invioláveis as regras que nos trazem.

Melhor procederíamos, se seguíssemos a voz da nossa consciência. Porque as regras feitas pelo homem apenas visam à convivência no planeta; e a Vida prossegue todo o tempo.

Porém, não venho pregar a desobediência às leis que criamos; só pretendo dizer-vos que, se cada um atentasse ao seu verdadeiro Eu, desnecessárias seriam todas essas leis.

Nada precisamos, senão escutar o Coração do Universo; e a Sua voz fala à nossa alma, porque somos feitos da mesma essência. Em cada homem, existe uma centelha do Infinito.

Não desprezemos essa dádiva divina, deixando-nos absorver pelas necessidades e tentações da vida mundana. Busquemos sempre o caminho do meio, entre espírito e matéria.

Porque a verdade é que somos feitos de ambos. E ninguém conseguiria realizar-se completamente, atendendo a apenas uma parte do seu ser e ignorando as necessidades de outra.

Sejamos gratos ao nosso corpo, que nos permite experimentar as sensações. Mas não nos esqueçamos que é em nossa alma, que vivem as nossas emoções e os nossos sentimentos.

Assim é. E esta é a origem do impreciso vazio que às vezes nos domina, sem que saibamos a sua origem. Porque nos sentimos incompletos, ainda que parte de nós esteja satisfeita.

Busquemos o caminho do meio. Porque é através dele, que poderemos completar a nossa jornada e colher o aprendizado de que necessitamos; porque só ele nos faz avançar.

Aceitemos o fato de que não somos luz ou escuridão, mas uma mistura de ambas. Como ao dia acontece, temos momentos de manhã e de noite; e também a penumbra do crepúsculo.

Longe de mim a ideia de mostrar-vos o caminho; até porque eu mesmo ainda o procuro. São muitas as vezes em que me sinto perdido; em que vagueio sem norte, em busca do rumo.

E nestes momentos, é que mais tento me encontrar. É que procuro erguer mais alto a minha lâmpada, para aclarar um pouco o caminho. É que mais busco a luz, para seguir em frente.

Nestes momentos, ouço as vossas vozes que me chamam; que, através das vossas dúvidas e das vossas certezas, das vossas perguntas e respostas, me trazem de volta ao caminho.

Porque só juntos podemos encontrar o rumo certo.

Música:

http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/AndreRieu_Strangers_In_Paradise.mid

Link música

Link vídeo   

44 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

A vida é assim, Árabe! As vezes somos luz, as vezes sombras. Somos viajantes de uma caminho que não sabemos onde vai dar. Por mais que desenhemos os rumos, só Deus sabe qual iremos passar.
Tristinho, mas lindo post!
Bom fim de semana! O vídeo é lindo e a musica de fundo também!
Beijos

10 de dezembro de 2021 às 22:32  
Blogger J.P. Alexander disse...

Buena reflexion unidos somos mas . Mientras uno trate de ser empatico y respete a lod demás. Te mando un beso

10 de dezembro de 2021 às 23:48  
Blogger chica disse...

Adoro tuas reflexões,Árabe!
Sempre mexes conosco, nos fazes pensar na vida! Conseguir nos manter no caminho do meio, sem grandes oscilações...
Seria bom se SEMPRE conseguíssemos, né?
Adorei te ler mais uma vez!
abração, tudo de bom,ótima semana,chica

11 de dezembro de 2021 às 07:34  
Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Mais uma fabulosa reflexão! Muito obrigado por estas palavras!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

11 de dezembro de 2021 às 13:17  
Blogger Majo Dutra disse...

Essa imagem do 'caminho do meio' é muito interessante. Um equilíbrio e harmonia entre o espírito e a matéria. Exige uma busca contínua e não é fácil...
Gostei especialmente deste seu esmerado e inteligente texto, amigo.
Também do apelo para encontrarmos juntos o caminho certo.
Grata pela dádiva de excelente música.
Dias plenos de paz, harmonia e brilho.
O meu caloroso abraço de sincera e boa amizade.
~~~~~~~

11 de dezembro de 2021 às 19:34  
Blogger Margarida Pires disse...

A nossa caminhada não é fácil.
Uns dias ensolarados outros chuvosos, mas faz parte.
Que brote da nossa alma sementes de luz.
E que nossos sorrisos sejam iluminados.
Um grande abracinho.
Megy Maia 💙🌺💙

11 de dezembro de 2021 às 19:44  
Blogger Andre Mansim disse...

Olá árabe!
Ótima reflexão, porém muito longe de se concretizar, pois o mundo está caminhando em direção oposta.

Um abraço!

12 de dezembro de 2021 às 17:33  
Blogger Mariazita disse...

Um ditado muito antigo diz que "No meio é que está a virtude" - e assim é, de facto.
Excelente, a tua reflexão.

Desculpa a minha longa ausência, mas tenho tido problemas graves de saúde de um familiar, que não me tem deixado disposição para nada.

Mais logo explico-te pelo WhatsApp.

Abraço grande, querido amigo.
Não sei se reparaste no aviso que deixei no meu blog... No dia 16 há uma publicação de um conto que escrevi para esta época. Coisa simples, mas talvez gostes de ler.

Votos de uma feliz Terça Feira e boa semana.
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

14 de dezembro de 2021 às 07:08  
Blogger Recomenzar disse...

Fascinante como escribes
Me gustaria conocer tu cara
Poco se de usted cuénteme, cuéntanos
Mucha

14 de dezembro de 2021 às 16:59  
Blogger Fá menor disse...

Não cessemos de buscar sempre o rumo certo, ainda que nos possamos perder alguma vezes, mas sem desânimo sempre continuar!

Abraços!

14 de dezembro de 2021 às 17:30  
Blogger Fatyma Silva disse...


Olá amigo, Arabe!
Uma grande reflexão, gosto de ler.

Te desejo continuação de boa semana.
Um abraço, amigo.

14 de dezembro de 2021 às 20:55  
Blogger São disse...

Feliz sugestão, a de se escolher o caminho do meio, Swami!

Te abraço e que tenhas bom resto de semana

14 de dezembro de 2021 às 21:20  
Blogger Beatriz Pin disse...

O caminho do meio parece seguro e equilibrado.
Muito interesante o texto que aqui nos deija, amigo Árabe.
Meu abraço e boa continuação de semana.

14 de dezembro de 2021 às 23:11  
Blogger stella disse...

Cierto, tu reflexión debe ser recogida para seguirla, si realmente escucharamos más nuestra voz interior nuestros actos serian más correctos, me gusta leerte, volveré
Un abrazo
Carmen

15 de dezembro de 2021 às 07:24  
Blogger " R y k @ r d o " disse...

Textos sempre lindíssimos que muito gosto de ler. Para reler e refletir.
.
Um dia feliz … boas festas natalícias
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

15 de dezembro de 2021 às 08:23  
Blogger Ailime disse...

Bom dia meu Amigo e bom Árabe,
Um texto lindo e muito reflexivo.
Assim deveremos agir. Procurar o caminho do meio entre o espírito e a matéria, seguindo a Luz que nos ajudará a seguir em frente com maior leveza e nos tornará mais firmes nos nossos trajectos.
Durante algum tempo vou estar em pausa, Amigo.
Aproveito para lhe desejar e aos seus familiares um bom Natal e um melhor Ano para todos nós.
Beijinhos e continuação de boa semana.
Ailime

15 de dezembro de 2021 às 09:31  
Blogger Rainbow Evening disse...

I believe the middles thing is good... between matter and spiritual...

love to read your text.... excellent.

15 de dezembro de 2021 às 13:25  
Blogger Beatriz Pin disse...

Gostei do video, Adagio de Gary Moore.
Unha boa escolha para deijar voar a mente.
Obrigada!
Meu abraço, amigo Árabe.

15 de dezembro de 2021 às 16:46  
Blogger Semplicemente Donna disse...

Caro Amico Árabe, sono sempre interessanti e bellissimi i tuoi pensieri .
Ci donano una ventata di freschezza , trasparenza e belle Emozioni.

Grazie !

Un abbraccio augurandoti una buona continuazione di settimana.

Rosy

15 de dezembro de 2021 às 17:05  
Blogger Maria Luzia disse...

Muito que refletir e procurar mudar o rumo das situações, pra melhor, é claro! Amei tudo! Ótimo resto de semana e um abração. Obrigada!

15 de dezembro de 2021 às 21:08  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Anônimo: ao Coração do Universo, pertencem todos os caminhos... e a Ele, todos nos conduzem! Concordamos, também, quanto às músicas. :) Obrigado, meu abraço; bom fim de semana.

17 de dezembro de 2021 às 10:09  
Blogger O Árabe disse...

Com certeza, JP: unidos, somos mais! Obrigado, meu abraço; bom fim de semana!

17 de dezembro de 2021 às 10:10  
Blogger O Árabe disse...

Seria muito bom, Chica, sem qualquer dúvida! Mas o importante é a gente tentar, não é? :) Bom fim de semana, amiga; meu abraço, obrigado.

17 de dezembro de 2021 às 10:11  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado a você, Isy, pela gentileza e amizade! Meu abraço, bom fim de semana.

17 de dezembro de 2021 às 10:13  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Majo. Acredito, realmente, que todos precisamos caminhar juntos. A viagem não estará terminada, até que a última ovelha chegue ao cercado. Meu abraço, amiga; bom fim de semana.

17 de dezembro de 2021 às 10:15  
Blogger O Árabe disse...

Bem como disseste, Megy: uns dias ensolarados, outros chuvosos... faz parte, sim! Meu abraço, bom fim de semana; obrigado.

17 de dezembro de 2021 às 10:17  
Blogger O Árabe disse...

Alegria em rever você, André! Realmente, a direção não é bem essa... mas sempre podemos mudá-la, não é? :) Meu abraço, primo, obrigado; bom fim de semana!

17 de dezembro de 2021 às 10:19  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Mariazita. Mas confesso que me preocupou a tua observação quanto à saúde de alguém teu; do bem-estar dos amigos, depende o nosso próprio bem-estar. Que ocorre por aí, amiga? Conta-me, sim; sabes que podes contar comigo, sempre. Quanto ao conto, irei vê-lo, com certeza; és uma mestra, também na escrita! Meu abraço, amiga; que o Coração do Universo esteja convosco e tudo se resolva da melhor forma! Bom fim de semana.

17 de dezembro de 2021 às 10:35  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Mucha; também gosto muito do que escreves. Conhecer a minha cara é fácil: há uma foto, no meu primeiro post de maio/2021, com minha mãe e um irmão. Nela, eu estou de camisa vermelha. Fácil, não é? :) Meu abraço, boa semana!

17 de dezembro de 2021 às 10:47  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Fa! Perder-se, algumas vezes, é acidental; continuar buscando, sempre, é essencial! :) Meu abraço, amiga; obrigado, bom fim de semana.

17 de dezembro de 2021 às 10:50  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Fatyma! Obrigado, amiga, bom fim de semana; meu abraço!

17 de dezembro de 2021 às 10:51  
Blogger O Árabe disse...

Confesso-te, São: às vezes fraquejo, mas continuo tentando! :) Meu abraço, querida amiga, obrigado; bom fim de semana.

17 de dezembro de 2021 às 10:52  
Blogger O Árabe disse...

Lindo esse caminho atrás de você, Bea Que beleza é essa sua terra, amiga! Meu abraço, obrigado; bom fim de semanana.

17 de dezembro de 2021 às 11:13  
Blogger O Árabe disse...

Com certeza, Carmen: é através dela, que ouvimos a canção do Universo! meu abraço, amiga; obrigado, bom fim de semana.

17 de dezembro de 2021 às 11:21  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Ryk@rdo; a recíproca é verdadeira, amigo. Aprecio muito os teus versos, sempre líricos e belos! Meu abraço, bom fim de semana.

17 de dezembro de 2021 às 11:23  
Blogger O Árabe disse...

Exatamente esta é a ideia, Ailime: " Procurar o caminho do meio entre o espírito e a matéria, seguindo a Luz que nos ajudará a seguir em frente com maior leveza e nos tornará mais firmes nos nossos trajectos.". Boa pausa e bom descanso, amiga, mas espero que voltes logo: fazes falta! Bom Natal e Feliz Ano Novo, junto aos teus! Obrigado, meu abraço; bom fim de semana.

17 de dezembro de 2021 às 11:25  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Rainbow. E estou completamente de acordo: precisamos atentar à matéria e ao espírito, porque entre ambos caminhamos na Terra. Meu abraço, bom fim de semana!

17 de dezembro de 2021 às 11:27  
Blogger O Árabe disse...

Eu adoro essa música, Bea! Traz-me uma sensação de paz, apesar da nostalgia que transpira! Meu abraço.

17 de dezembro de 2021 às 11:29  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Rosy! Meu abraço, minha gentil amiga; bom fim de semana!

17 de dezembro de 2021 às 11:30  
Blogger O Árabe disse...

Sempre, Maria Luzia! Muito bom saber de você e saber que você gostou, amiga. Meu abraço, obrigado; bom fim de semana!

17 de dezembro de 2021 às 11:32  
Blogger Luiz Gomes disse...

Boa tarde meu amigo Árabe. Obrigado pela visita e carinho. Parabéns pelo seu trabalho maravilhoso. Desde já desejo um feliz natal com muita paz e saúde.

17 de dezembro de 2021 às 17:11  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado a você, Luiz, pela amizade firme e constante. Meu abraço, amigo; bom fim de semana e um Feliz Natal para você e todos os seus!

17 de dezembro de 2021 às 22:06  
Blogger stella disse...

Entrar a tu blog y leerte es maravilloso, gracias por compartir, acompañar y y dejar tus emociones, te felicito poe ello
Feliz Navidad
Un fuerte abrazo
Carmen

22 de dezembro de 2021 às 08:04  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Carmen. Feliz Natal, amiga, e bom fim de semana. Meu abraço!

24 de dezembro de 2021 às 14:16  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky