O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 5 de novembro de 2021

A PALAVRA E O SILÊNCIO


Deveis falar, apenas, quando tiverdes algo a dizer.

E a certeza de que sereis escutados. Porque falar para aqueles que não vos querem ouvir, é como espalhar sementes sobre a pedra: perdereis o vosso tempo, pois nada ali haverá de nascer.

Este, acreditai-me, é um dos vossos mais importantes aprendizados: saber a hora de falar e a hora de calar. Já ensina antigo ditado que a palavra é de prata, mas o silêncio pode ser de ouro.

Não é assim que procedeis, entretanto. Comportai-vos como se estivésseis certos sobre todas as coisas e vossas palavras tivessem o dom de mostrar a todos o único caminho a ser seguido.

Quanto vos enganais, nessa presunção! Porque, se cada homem tem a sua própria verdade, não existe uma verdade absoluta. E, se acaso existisse, não pertenceria a ninguém sobre a Terra.

Aprendei esta lição, tão simples e tão necessária; e que ela vos ajude a calar-vos, às vezes, para ouvir outras opiniões. É assim que ampliareis os vossos horizontes e ganhareis em sabedoria;

Ocasiões existem, em que deveis calar-vos. Pois o silêncio nenhum prejuízo vos traz e as palavras irrefletidas que às vezes dizeis podem custar-vos relacionamentos: amizades e amores.

Porque a palavra é como a pedra: uma vez lançada, não retornará sobre si mesma. E, em verdade, poucos dentre vós são capazes de perdoar e esquecer a palavra ou o gesto que os magoou.

Calar-vos, portanto, é melhor do que retribuir ofensas; ou enredar-vos em inúteis discussões. O silencio pode ser a opção mais sensata, mesmo quando estiverdes convictos de vossas opiniões.

Porque aqueles que insistem em repetir palavras e impor o que dizem pensar, não buscam convencer aos outros, mas a si mesmos. Quem acredita no que diz, a ninguém  necessita convencer. 

Pois o homem não precisa estar em paz com o mundo, mas com a sua própria consciência. Aquele que realmente acredita estar certo no que pensa, não se preocupa com a opinião alheia.

Este é o segredo, talvez, dos sábios e dos filósofos que vos legaram o seu saber. Por acreditarem nas suas ideias, foram capazes de mantê-las, mesmo enfrentando o clamor do mundo.

Porque calar-vos não significa endossar o que vos dizem; mas escutar novas ideias e examiná-las, com isenção de ânimos. Quando não vos convençam, deveis expressar a vossa opinião.

Sede, porém, sábios o suficiente para não discutí-la, caso não seja aceita. Analisai todos os argumentos e tomai a vossa própria decisão. Porque a ninguém mais precisais convencer de nada.

Se convencido estiver o vosso verdadeiro Eu. 

Música:

http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/danza_ritual_del_fuego.mid

Link música

Link vídeo 

34 Comentários:

Blogger J.P. Alexander disse...

Buena reflexion uno debe ser prudente con su enojo y con palabras irreflexivas. Te mando un beso

5 de novembro de 2021 às 22:25  
Blogger chica disse...

Perfeito! Há quem fale, fale e nada diga ou saiba dizer. Melhor saber ouvir e falar na hora certa, dando o recado que precisa se dado. Mas há quem parece goste de falar destrambelhadamente e nem aí estão...abração, lindo fds!chica

6 de novembro de 2021 às 05:59  
Blogger Semplicemente Donna disse...

Sai , penso anch'io che spesso tante parole che si sentono sono troppo inadeguate , è sicuramente molto meglio :( come cita un proverbio) " Il buon tacer non fu mai scritto", nel suo significato più tradizionale , che, la bellezza del saper tacere al momento opportuno non è mai stata lodata a sufficienza.

Anche il silenzio è fatto di parole , ed anche se non le leggiamo o le sentiamo sanno esprimere molte cose .

Un abbraccio Amico Arabe, augurandoti un buon fine settimana .

Rosy

6 de novembro de 2021 às 10:46  
Blogger Roselia Bezerra disse...

Bom dia de sábado, amigo Árabe!
Mais um post de muita lucidez e sabedoria.
"Porque falar para aqueles que não vos querem ouvir, é como espalhar sementes sobre a pedra: perdereis o vosso tempo, pois nada ali haverá de nascer."
Eu prefiro o silêncio de corpo e 💙, menos desgastante e cheio de eloquência, certamente do mil palavras.
Ouço as músicas que link aqui e fico um tempo as vezes revisando-as.
Tenha um domingo abençoado!
Abraços fraternos de paz e bem

6 de novembro de 2021 às 10:46  
Blogger rosa-branca disse...

Olá amigo Árabe, mais um post para ler, reler e refletir. Só temos e precisamos de estar em paz com a nossa consciência. Adorei! Beijinhos amigo com muito carinho

7 de novembro de 2021 às 12:07  
Blogger Ailime disse...

Bom dia meu Amigo e bom Árabe,
Conselho valioso nos deixa neste precioso post!
O silêncio é de ouro, mesmo!
A palavra dita não volta atrás e tantas vezes que deixa ervas daninhas pelo caminho...
Quando falamos devemos ter o cuidado sobre o que dizemos e como. A palavra quando não pensada pode ferir.
O silêncio, tantas vezes, vale por mil palavras e até pelo olhar podemos comunicar sem ferir ninguém, antes pelo contrário. o olhar pode transmitir amor, confiança, piedade, cumplicidade, paz, tantos sentimentos.
Lindíssima a música e grande interpretação de Maria Bethânia. Adorei ambos.
Beijinhos e uma boa semana.
Ailime

8 de novembro de 2021 às 11:43  
Blogger Beatriz Pin disse...

A bom entendedor, poucas palavras.
Pela boca morre o peixe.
Em boca fechada não entram moscas.
Eu não gosto de falar por não estar calada.
Ha persoas que temem o silenzo.
Adorei iste texto!
Obrigada pela visita.
So escrevo quando ter algo a comunicar.
Acho que logo vou ter.
Mentres, um abraço, meu amigo.

8 de novembro de 2021 às 17:40  
Blogger " R y k @ r d o " disse...

Mais um texto brilhante que me fascinou ler. Falar demais pode ser prejudicial sem dúvida alguma. Acredito que muitas vezes ouvir em silêncio pode ser uma regra de ouro
.
Cumprimentos poéticos.
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

8 de novembro de 2021 às 18:09  
Blogger Fatyma Silva disse...

Boa noite amigo, Árabe!
Que lindo texto, Eu concordo com a lei do silêncio, aqui tem um ditado que diz: quem muito fala muito erra.
O silêncio do corpo e da alma nos traz paz.

Boa semana.
Um abraço amigo.

8 de novembro de 2021 às 21:17  
Blogger Mariazita disse...

Mais um excelente texto, amigo Árabe, em que todos deveríamos meditar.
Pessoalmente não falo muito (escrevo mais do que falo 😀) - prefiro escutar.
É tão atraente ouvir as pessoas, perceber o que pensam deste ou daquele assunto...
Muito bom, como sempre.

RE: O próximo post possivelmente não será publicado a 1 de Dezembro mas uns dias mais tarde.

Votos de uma feliz Terça Feira e boa semana.
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

9 de novembro de 2021 às 07:26  
Blogger Rainbow Evening disse...

agree with you that many just talking baseless....

your thought is perfect... love to read it...

Thank you for sharing



9 de novembro de 2021 às 11:05  
Blogger O Árabe disse...

Grato, J.P., e concordo inteiramente: devemos, sim, ter cuidado com as nossas palavras. Sempre! Meu abraço; bom resto de semana.

11 de novembro de 2021 às 15:29  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Chica! E eu, que trabalho com política, encontro muitas pessoas que falam muito, e pouco dizem! Meu abraço a você ao Kiko, amiga; obrigado, bom resto de semana!

11 de novembro de 2021 às 15:31  
Blogger O Árabe disse...

Com certeza, Rosy! Lembro-me de ter escrito que há dois tipos de silêncio: um doce, de quando nada se precisa dizer, e outro amargo, de quando nada resta a dizer! Obrigado, meu abraço; bom resto de semana.

11 de novembro de 2021 às 15:33  
Blogger O Árabe disse...

Aplaudo as suas palavras, Rosélia: "Eu prefiro o silêncio de corpo e 💙, menos desgastante e cheio de eloquência, certamente do mil palavras.". às vezes, é no silêncio que mais escutamos! Bom saber que você gosta das músicas, amiga; são escolhidas com muito carinho. Obrigado, meu abraço; bom resto de semana.

11 de novembro de 2021 às 15:35  
Blogger O Árabe disse...

Acho que você disse tudo, rosa-branca, neste parágrafo: "Só temos e precisamos de estar em paz com a nossa consciência.". Isso, realmente, é tudo! Meu abraço e obrigado, amiga; bom resto de semana.

11 de novembro de 2021 às 15:36  
Blogger O Árabe disse...

"Quando falamos devemos ter o cuidado sobre o que dizemos e como. A palavra quando não pensada pode ferir.
O silêncio, tantas vezes, vale por mil palavras e até pelo olhar podemos comunicar sem ferir ninguém, antes pelo contrário. o olhar pode transmitir amor, confiança, piedade, cumplicidade, paz, tantos sentimentos.". É bem assim, Ailime! Magnífica a interpretação de Bethânia, concordo! Meu abraço, amiga; obrigado, bom resto de semana.

11 de novembro de 2021 às 15:38  
Blogger O Árabe disse...

Belos ditados, não é, Bea? Aqui, também, temos alguns deste tipo; pena que muitos fazem "ouvidos de mercador", para citar outro ditado popular! :) Meu abraço, amiga; espero que logo tenhas algo a nos contar! Obrigado, bom resto de semana.

11 de novembro de 2021 às 15:40  
Blogger O Árabe disse...

Também acredito, Ryk@rdo; e isto, amigo, é algo que tento sempre praticar! Meu abraço, obrigado; bom resto de semana!

11 de novembro de 2021 às 15:42  
Blogger O Árabe disse...

Inteiramente de acordo, Fatyma: muitas são as vezes, amiga, em que no silêncio encontramos a paz! Meu abraço, obrigado; bom resto de semana.

11 de novembro de 2021 às 15:43  
Blogger O Árabe disse...

Pensamos igual, Mariazita: eu também prefiro escutar; com certeza, aprendemos muito mais escutando, do que falando! ;) Meu abraço, amiga, obrigado; bom resto de semana.

11 de novembro de 2021 às 15:45  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Rainbow. E saiba que também gosto de ler os seus posts; tenho uma afinidade grande com a sua Louisiana. Meu abraço, bom resto de semana!

11 de novembro de 2021 às 15:47  
Blogger Catiaho Reflexod'Alma disse...

Árabe,
Tudo tem sua hora certa.
Falar e falar são fundamentais
Bjins
CatiahoAlc.

12 de novembro de 2021 às 02:38  
Blogger Marli Soares Borges disse...

Olá, Árabe!
Gostei muito do assunto que você abordou nesse post, e o conselho dado é de imenso valor. Saber a hora de falar e a hora de calar é uma lição básica que se todos soubéssemos, melhorariam as relações interpessoais e a convivência no mundo seria mais gentil. O problema é que na maioria das vezes as pessoas confundem o silêncio deliberado com o endosso de ideias contrárias e partem para o confronto e discussões infrutíferas. E como você disse muito bem, "calar-vos não significa endossar o que vos dizem; mas escutar novas ideias e examiná-las". Esse é o segredo, meu amigo. Mas até que as pessoas descubram e apliquem em suas vidas, muita água ainda terá que rolar.
Bjs e um ótimo feriado,
Marli

12 de novembro de 2021 às 18:48  
Blogger Fá menor disse...

Sábios conselhos, meu amigo! Gostei muito!

Um bom fim-de-semana!
Abraço!

13 de novembro de 2021 às 06:41  
Blogger Majo Dutra disse...

Estimado amigo, hoje, o meu comentário não é uma doçura...
Acho devias ter tido a humildade de te expressares na 1ª pessoa do plural, porque não me consta que sejas santo e errar é humano, tanto como gostar de dar a opinião...
É certo que tudo que mencionaste é correto, porém, o homem é um ser social e gosta de trocar ideias e tem naturalmente muita necessidade de comunicar, caso contrário passa a sofrer de solidão.
Eu não gostaria de um amigo silencioso, calado de mais... Daqueles que nós nem sabemos o que pensa sobre o que vai acontecendo. Ter uma ''cavaqueira'' controlada por mim próprio, acho de mais...

Sobre a música, ela está catalogada como 'Ritual del fuego - Danza´, mas na realidade é a 'Balada para Adeline´ composta por Richard Clayderman...
Maria Bethania nasceu com o dom de comunicar...

Dias de luz e paz... O meu abraço de sincera amizade.
~~~~~~~~~~~~~~~

13 de novembro de 2021 às 14:08  
Blogger O Árabe disse...

Bem como você disse, Catiaho: tudo tem sua hora certa! Esta, aliás, é uma excelente diretriz para a vida! Meu abraço, amiga, obrigado; boa semana!

15 de novembro de 2021 às 10:27  
Blogger O Árabe disse...

Inteiramente de acordo, Marli: "O problema é que na maioria das vezes as pessoas confundem o silêncio deliberado com o endosso de ideias contrárias e partem para o confronto e discussões infrutíferas."; infelizmente, ainda existem muitos adeptos do chamado "ganhar no grito"... quando, na verdade, assim nada se ganha! :( Meu abraço, amiga, obrigado; boa semana.

15 de novembro de 2021 às 10:29  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Fa, pela gentileza e amizade de sempre! Meu abraço, boa semana.

15 de novembro de 2021 às 10:30  
Blogger O Árabe disse...

Não te preocupes com isto, Majo: de nada valeria este espaço, se não tivéssemos toda a liberdade nos comentários. :)

Sou, inclusive, grato pela oportunidade de explicar algo: embora não professe nenhuma religião formal, a minha orientação é espiritualista e acredito que, em muitos dos textos que publico, sou apenas o instrumento de escrita. Assim, apesar do tratamento na segunda pessoa do plural, incluo-me entre os “vós”; que, no caso, somos “nós”. Realmente, longe estou de ser santo e muito exerço o humano direito de errar. :)

Também estás certa sobre a música: baixei-a da internet com esse nome trocado, e esqueci de corrigir. É a “Ballade Pour Adeline”, uma composição de Paul de Senneville e Olivier Toussant. Lindíssima, por sinal!

Obrigado, amiga. Meu abraço; boa semana.

15 de novembro de 2021 às 10:58  
Blogger Majo Dutra disse...

Em lugar, agradeço o teu entendimento e sabedoria.

Quanto à música, Senneville, pai de Adeline, 'criava' melodias, cantarolava-as e gravava-as -- não sabia escrever música. Foi Richard Clayderman que fez a composição musical, fato pelo qual ficaram ambos famosos em 1977.
O trompetista, fez a sua música em 1980...
Na minha investigação para apresentação da música no A Vivenciar em 2 017, percebi que muitos pretendem tirar o prestígio a Clayderman.

A VIVA A VIDA COM BOA MÚSICA, SEJA QUAL FOR O ESTILO. ABRAÇO, AMIGO.
~~~~

15 de novembro de 2021 às 15:27  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Majo, por mais esta correção; o Google atribui a autoria a Senneville e Olivier Toussaint. Mas, independentemente do autor, a música é linda, não é? ;) Meu abraço, amiga, obrigado! Boa semana.

15 de novembro de 2021 às 22:03  
Blogger Ateliê Tribo de Judá disse...

Quando as palavras deixam de ser a ferramenta de entendimento, o sorriso de Monalisa e a frase "Gostei do Chapéu" mesmo que o outro não esteja usando chapéu rsss mostra que a loucura é sábia!!!
Beijos

Joelma

20 de novembro de 2021 às 06:17  
Blogger O Árabe disse...

E às vezes acontece, não é, Joelma? Criamos as palavras para nos fazermos entender... mas podemos usá-las para o inverso! :) Meu abraço, obrigado; bom fim de semana!

20 de novembro de 2021 às 16:36  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky