O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 1 de outubro de 2021

CRÔNICA DAS TARDES DE SÁBADO

 

Parabéns, mamãe!

Hoje, você completaria um século de caminhada sobre a Terra. Entretanto, completamos quase dois anos sentindo a sua partida do nosso convívio, chamada que foi à Grande Viagem.

Eu gostaria que você estivesse aqui. Porém, embora já não possa mais abraçá-la ou cantar com você, a verdade é que sinto a sua presença ao meu lado, em muitos momentos da vida.

Sinto os seus braços ao meu redor, o seu beijo em meu rosto; ouço a sua voz em meus ouvidos. Estendo a mão para o ar, e é como se acariciasse os seus cabelos brancos e macios.

E é nos momentos em que preciso, que mais sinto essa presença carinhosa e amiga, que você sempre foi. É quando me sinto mais perdido ou temeroso, que me vejo em seu colo.

Obrigado também por isso, mamãe. Por esse amor tão grande, que vence o tempo e a morte; que continua em meu coração e, de uma forma que não sei explicar, me dói e consola.

Com a sua ausência, aprendi que a saudade que magoa também reconforta. Existe uma doçura oculta na saudade, que nos serve o fel da ausência mesclado ao mel das lembranças.

E, embora não possa evitar o fel, eu confesso que escolho sempre o mel. Prefiro lembrar de você sorrindo, cantando, pintando ou se aventurando, confusa, no mundo novo da internet.

Prefiro lembrar das nossas tardes de sábado. São memórias mais recentes, frescas ainda em minha lembrança e plenas de você; das horas conversando e ouvindo as suas histórias.

O meu coração lhe agradece, por tudo que você fez por mim; pelo que me ensinou, pelos anos em que me protegeu e apoiou. Mas o que mais guardo são os nossos últimos tempos. 

Talvez por serem mais recentes; talvez porque a idade já me houvesse ensinado um pouco da vida e do valor que tem o amor, essas tardes são as minhas recordações mais vívidas.

E sou grato ao Coração do Universo, porque as tivemos. Nos últimos dias da sua caminhada, pudemos retribuir um pouco do carinho e do amor que você nos deu todo o tempo.

Você continua viva em nós, mamãe! E continuará, enquanto aqui estivermos. Mais do que uma lembrança, você é uma presença em nossa alma; a certeza de que o amor existe.

Obrigado por tudo! E receba, hoje e sempre, o nosso presente: esta saudade infinita, amarga e doce, embrulhada na felicidade de ser seu filho. O amor e a nostalgia, que me invadem.

Quando penso em nossas tardes de sábado.

Música:

http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/EmiliePandolfi_SpeakSoftlyLove.mid

Link música

Link vídeo

95 anos: um dos últimos aniversários que tivemos com ela. 

49 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Saudade é a presença dentro de nós, daqueles que amamos e não podemos estar juntos, nem tocar, nem sentir. Existe uma saudade que dói, quando não conseguimos entender os motivos do afastamento.
Enfim, tudo que marcou nossas vidas, quando perdemos deixa um vazio que jamais será preenchido.
Esse espaço de uma mãe, por mais que os anos passem, sempre estará vazio, recheado de lembranças de uma vida.
Que bela homenagem! Com certeza, ela está num lar de paz, amor e muita luz!
Bom fim de semana! Beijos

1 de outubro de 2021 às 22:30  
Blogger Jairo Ferreira disse...

É irmão! Hoje seria seu centenário! Tenho certeza que ela está comemorando com nossos irmãos! E pensando na gente também! A saudade machuca, mas as lembranças confortam e aquecem nosso coração! Obrigado mãe, por tanto amor! Pelos seus cuidados, seus carinhos e por tantos sacrifícios em prol da gente! Um dia nos reuniremos novamente! Até lá, vamos nos contentando com suas lembranças gostosas! Te amo mãe!

1 de outubro de 2021 às 23:01  
Blogger chica disse...

Impressionante a saudade,não é?
E que linda homenagem pelos 100 que ela completaria hoje.
De lá ela te sorri, com certeza!
Adoro essa foto e que boas lembranças das tardes de sábado!
abração, tudo de bom,chica

2 de outubro de 2021 às 06:36  
Blogger J.P. Alexander disse...

Tu madre aun sigue junto a ti en tu corazón y en tus recuerdos. Bella entrada. Te mando un beso

2 de outubro de 2021 às 12:18  
Blogger Verinha disse...

Que ela receba onde estiver nosso carinho e que continue sua caminhada na certeza que fez o seu melhor! Ela é uma pessoa iluminada! Amo de todo coração!

2 de outubro de 2021 às 13:09  
Blogger Fá menor disse...

Um texto onde ressalta o seu grande coração. Muito bela declaração de amor.
A saudade bate-nos à porta enquanto peregrinamos neste mundo; escolhamos, sim, o mel das lembranças.

Beijos e bom domingo, amigo!

2 de outubro de 2021 às 17:29  
Blogger Semplicemente Donna disse...

Avrebbe compiuto 100 anni la tua mamma , che bella fotografia !

Lei ti è vicina come è vicina a me la mia , ci sorreggono e proteggono .

Un abbraccio caro e tenero Árabe .

Buona Domenica

Rosy

3 de outubro de 2021 às 06:06  
Blogger Lua Singular disse...

Saudade doída. Quem advinha.

Já perdi tanto, duas irmãs que não foram criadas comigo.
Eu fui criada pelos meus tios( era analfabeto, mas muito inteligente, não quis aprender). Eles quem me criaram: apanhei tanto desde pequena dela, irmã da minha mãe. Ela era cozinheira e meu tio lixeiro, catava as sucatas da cidade( que amor tinha por mim, tinha orgulho em dizer: essa é minha filha, já ela que era tia de sangue só me surrou, casei depois que me formei professora(Ele chorou e ela deu graças a Deus. Perdi meu marido pela morte e eu tinha um filho adotivo de dois anos). Foi à partir daí que começou meu martírio. Enfim, ele fez uma casa para mim. Fiz concurso e o garoto foi crescendo lindo e inteligente.
Tive sorte casei-me com um homem bom que me ama e ao meu filho.Herdei seu patrimônio.
Trabalhei 29 anos, somos felizes.
Assim é a vida...
Beijos
Lua Singular

3 de outubro de 2021 às 16:22  
Blogger Reflexos Espelhando Espalhando Amig disse...

Árabe querido,
Entendo sua saudade pois todos
temos as nossas.
Linda sua homenagem, não pude
deixar de chorar e me emocionar.
Parabens por todo esse
Amor sustentado no
dia a dia de uma vida inteira.
Bjins
CatiahoAlc.

3 de outubro de 2021 às 17:33  
Blogger Luma Rosa disse...

Oi, Árabe!
Tantas coisas para recordar e a saudade só aumenta com o passar do tempo. Faz certo quando substitui a dor pela doçura. Não acredito na morte da alma, somente do físico. Essa forma de pensar é confortante, ainda mais quando sentimos a presença, até mesmo o perfume. São registros sensoriais e, não é à toa que dizem que, uma pessoa só morre quando ninguém mais lembra-se dela. Sentir saudades é manter sua mãe viva em suas lembranças! Como não sentir saudades?
Beijus,

3 de outubro de 2021 às 23:29  
Blogger Rajani Rehana disse...

Mind blowing blog

4 de outubro de 2021 às 11:23  
Blogger Fatyma Silva disse...


Querido amigo!
Que bela homenagem a sua maezinha, pelos cem anos do seu nascimento.
Eu entendo toda essa sua saúdade, é uma saudade doída e acompanhada de boas lembranças.
sabe-se que partiu, mas suas lembranças permanecerão pra sempre vivas para os que amam.

Votos de feliz semana.
Um abraço amigo.

4 de outubro de 2021 às 20:45  
Blogger Beatriz Pin disse...

Um libdo texto em honenaje a uma mai que é o mais grande que nos pode passar.
Os tres irradiam felicidade nissa foto e nola transmitem.
Gostei de ler e síntome partícipe dos sentimentos que inspiran as suas palavras.
Abraço grande.

5 de outubro de 2021 às 02:48  
Blogger Beatriz Pin disse...

lindo (quiz dizer)

5 de outubro de 2021 às 02:49  
Blogger Ailime disse...

Bom dia meu Amigo e bom Árabe,
Tão bela a sua declaração de amor para com sua Mamãe.
Ela partiu para a Grande Viagem mas deixou bem vincado em vós todo o amor, carinho e aquelas lembranças boas que ajudam nos momentos difíceis.
Muito bom lembrar esses momentos que são como carícias vivas a amenizar a sua ausência física.
Muito linda e terna a vossa foto dos 95 anos. Esses momentos se eternizam nos vossos corações.
Que ela repouse na paz do Senhor.
Lindas a música e o vídeo.
Beijinhos e continuação de boa semana.
Ailime

5 de outubro de 2021 às 05:19  
Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Boas memórias... é bom recordar!
Aproveito para desejar uma boa semana!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

5 de outubro de 2021 às 07:07  
Blogger Beatriz Pin disse...

Gostei da canção Lady Laura com o Roberto Carlos

5 de outubro de 2021 às 10:40  
Blogger São disse...

Terno abraço por teu texto tão sentido... e muito bem acompanhado por Roberto Carlos.

Meu querido Amigo, beijinho de excelente semana :)

5 de outubro de 2021 às 10:56  
Blogger Majo Dutra disse...

Um 'post' emocionante!
Porém, a verdade e que deveis ser gratos porque a tivestes por tando tempo.
Eu tive a minha por menos 30 anos... Era da idade da rainha do Reino Unido e também tinha olhos azuis...
Como são lindas e sentidas as vossas memórias e o vosso imenso amor!
Também gosto da música que pede ao amor que fale docemente...
Não conhecia 'Lady Laura', mas por intuição percebi que era a mãe do cantor, fui confirmar na Wikipedia... Uma canção comovente...
Dias bons para si e sua amada família.
Abraço de boa e sincera amizade.
~~~

5 de outubro de 2021 às 19:03  
Blogger Luiz Gomes disse...

Boa tarde meu querido amigo. Fico sem palavras. Mais as poucas são para dizer que o verdadeiro amor nunca morre. Seu amor é grande, verdadeiro e muito especial. Mais fiquei curioso de saber que não é você na foto. Grande abraço carioca.

6 de outubro de 2021 às 12:59  
Blogger Mariazita disse...

Os seres que amamos de forma especial, nomeadamente pais ou companheiros, estão sempre connosco, mesmo depois de terem feito a "Grande Viagem".
Os meus Pais partiram há 32 anos (com 11 meses de intervalo entre um e outro)e não passa um único dia sem que me lembre deles.
Porquê? Porque continuam vivos no meu coração.

RE: Adoro a foto que referes na minha "CASA"! Lembra-me tempos extremamente felizes.

Continuação de boa semana.
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

7 de outubro de 2021 às 06:19  
Blogger Rainbow Evening disse...

wonderful tribute for the 100 s of your mom as of today.

excellent memory.

7 de outubro de 2021 às 11:53  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Anônimo; mais do que uma esperança, esta é uma certeza que temos, e nos reconforta um pouco! E concordo: saudade é a presença, dentro de nós, daqueles que amamos; por isto, nunca nos afastamos deles! Meu abraço, bom resto de semana.

7 de outubro de 2021 às 15:48  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, maninho: nós, que tivemos a graça de seu convívio por um longo tempo, temos dela muitas lembranças gostosas! Beijão, bom fim de semana.

7 de outubro de 2021 às 15:49  
Blogger O Árabe disse...

Impressionante, sim, Chica; como o amor pode conservar, em nossos corações, pessoas queridas já retornaram aos jardins da Eternidade! Também gosto muito dessa foto, amiga; meu abraço, obrigado, bom resto de semana!

7 de outubro de 2021 às 15:52  
Blogger O Árabe disse...

Bem dito, J.P.! Essa é a sensação que tenho, sim, amiga! Obrigado, meu abraço; bom resto de semana.

7 de outubro de 2021 às 15:53  
Blogger O Árabe disse...

Você disse muito bem, Verinha: ela É uma pessoa iluminada! Somos felizes, porque a tivemos (e ainda temos!) ao nosso lado. Bom resto de semana, querida; beijão pra você e as meninas, grande abraço em Dalmo!

7 de outubro de 2021 às 15:55  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Fa! Ecoo as tuas palavras: "A saudade bate-nos à porta enquanto peregrinamos neste mundo; escolhamos, sim, o mel das lembranças.". Meu abraço, bom resto de semana!

7 de outubro de 2021 às 15:57  
Blogger O Árabe disse...

Também acredito nisso, Rosy: elas nos apoiam e protegem, sim, com toda a força que tem o amor! Obrigado, amiga; meu abraço, bom resto de semana.

7 de outubro de 2021 às 15:59  
Blogger O Árabe disse...

Às vezes, Lua, a caminhada é singular e difícil. Mas Deus sempre coloca em nossos caminhos pessoas que são verdadeiras bênçãos e nos ajudam a seguir em frente! Alegria com a sua visita; volte sempre, o oásis é nosso! Meu abraço, obrigado; bom resto de semana.

7 de outubro de 2021 às 16:03  
Blogger O Árabe disse...

Bem como você disse, Catiaho: um amor sustentado no dia a dia de uma vida inteira; e que só fez crescer, ao longo do tempo! Obrigado, amiga; meu abraço, bom resto de semana.

7 de outubro de 2021 às 16:05  
Blogger O Árabe disse...

Também penso assim, Luma; e é reconfortante, sim, quando sentimos a presença de uma pessoa amada que já se foi e permanece em nós. E repito a sua pergunta: como amar, e não sentir saudades? Meu abraço, amiga, obrigado; é sempre um prazer a sua visita. Bom resto de semana!

7 de outubro de 2021 às 16:08  
Blogger O Árabe disse...

Thank you, Rajani!

7 de outubro de 2021 às 16:09  
Blogger O Árabe disse...

Você está certíssima, Fatyma: é uma saudade doída, mas acompanhada de boas lembranças, que em parte nos consolam. Obrigado, amiga; meu abraço, bom resto de semana!

7 de outubro de 2021 às 16:11  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Bea; e você acertou, sim: sempre estávamos felizes, quando juntos! Meu abraço, amiga; bom resto de semana!

7 de outubro de 2021 às 16:13  
Blogger O Árabe disse...

Que assim seja, Ailime: que ela repouse na paz do Senhor. Acredito nisso, amiga, por todo o bem que ela espalhou sempre à sua volta! Meu abraço, obrigado; bom resto de semana.

7 de outubro de 2021 às 16:15  
Blogger O Árabe disse...

Muito bom recordar, sim, Isy... principalmente as pessoas que amamos! Obrigado, meu abraço; bom resto de semana.

7 de outubro de 2021 às 16:16  
Blogger O Árabe disse...

Muita bela a canção, não é, Bea? Percebemos que ele canta com o coração! Meu abraço.

7 de outubro de 2021 às 16:17  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, São! E você sempre sábia, amiga: não poderia estar melhor acompanhado! Meu abraço, bom resto de semana.

7 de outubro de 2021 às 16:18  
Blogger O Árabe disse...

Somos gratos, sim, Majo; sempre acreditamos que foi uma das grandes bênçãos que recebemos do Pai, todo esse tempo em que a tivemos conosco! Quanto a Lady Laura, bem a definiste: uma canção comovente! Meu abraço, amiga, obrigado; bom resto de semana.

7 de outubro de 2021 às 16:21  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Luiz: as pessoas se vão, mas o verdadeiro amor nunca morre! Quanto à curiosidade, amigo, sou o de camisa listrada; o outro é Jairo, meu irmão caçula. :) Obrigado, meu abraço; bom resto de semana.

7 de outubro de 2021 às 16:23  
Blogger O Árabe disse...

Bem como disseste, Mariazita: aqueles que amamos continuam vivos, em nosso coração. Quanto à foto, amiga, é fácil perceber isso: aquela imagem exala felicidade e harmonia! :) Meu abraço, bom resto de semana, obrigado!

7 de outubro de 2021 às 16:26  
Blogger O Árabe disse...

Memórias, sim, Rainbow... e quantas! Quase 100 anos de amor e dedicação, naqueles cabelos brancos! Meu abraço, obrigado; bom resto de semana.

7 de outubro de 2021 às 16:28  
Blogger Majo Dutra disse...

🌿🌸🌿🌿🌷🌷🌷

12 de outubro de 2021 às 03:40  
Blogger Luiz Gomes disse...

Obrigado meu querido amigo, agora sei quem é você kkkk.

12 de outubro de 2021 às 15:33  
Blogger O Árabe disse...

Meu abraço, Majo; bom fim de semana, amiga! Obrigado.

15 de outubro de 2021 às 14:31  
Blogger O Árabe disse...

De certa forma, Luiz, já nos conhecemos, não é? :) Meu abraço, amigo; bom fim de semana!

15 de outubro de 2021 às 14:32  
Blogger Ateliê Tribo de Judá disse...

Sabe esse é um verdadeiro tesouro, uma existência que ultrapassa a vida, isso porque a missão foi cumprida com excelência,
Saudade sentimento que dói na alma.
As mais belas tardes foram as de sábado!!

Beijos

Joelma

15 de outubro de 2021 às 23:50  
Blogger O Árabe disse...

Só hoje, vi este comentário, Joelma. E, correndo o risco de parecer parcial, concordo: foi um verdadeiro tesouro. A saudade dói na alma, sim... mas, paradoxa e confusamente, também nos traz um certo conforto! ;) Meu abraço, boa semana.

18 de outubro de 2021 às 13:18  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky