O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 13 de agosto de 2021

A LIBERDADE DE SER FELIZ

 


Sim; sempre tereis preocupações.

Às vezes, com o trabalho e as finanças; em outras ocasiões, com a saúde e os assuntos do coração; em outras, ainda, com os vossos entes queridos. Sempre haverá o que vos preocupe.

Porque, eu vos tenho dito, não viestes a este mundo para serdes felizes; mas para que aprendais a ser felizes. E, ainda que não o percebais, existe uma grande diferença entre um e outro.

Pois, para que possais reconhecer a felicidade, necessitais antes experimentar a sua ausência. Assim como não conhece o valor do reencontro, aquele que jamais amargou a dor da saudade.

Como poderia alguém descrever-vos a praia, se jamais tivesse pisado em suas areias? Como vos falaria sobre a carícia da brisa nos cabelos, o calor do sol na pele, a espuma nas ondas do mar?

Como explicar o orgasmo, a quem nunca o atingiu? Como falar da ânsia profunda e doce, que nos invade o corpo e a alma? Como explicar o desejo que cresce, até que extravasa de nós?

Como um homem descreveria a ternura, sem tê-la experimentado em si mesmo? Como falaria do sentimento quase infantil, da necessidade inexplicável de proteger a pessoa que se ama?

Não. Decerto, sem as preocupações não conheceríeis a Vida. Nem, tampouco, seríeis capazes de identificar a felicidade; ainda que ela, por mais de uma vez, cruzasse o vosso caminho.

Para que possais ser plenos, necessitais antes provar do vazio. Porque nada existe, que para vós tenha um valor absoluto; cada coisa, para cada homem, tem o valor que ele próprio lhe atribui.

Por isto, sempre tereis preocupações; quando nada houver que vos angustie no presente, os vossos cuidados se voltarão para o futuro. É normal que assim seja; faz parte de cada jornada.

Acostumai-vos a isto. E cuidai de resolver, uma a uma, as dificuldades que vierem a vosso caminho. Escalar montanhas e atravessar rios fazem parte da trilha; e não vos tiram o prazer de seguí-la.  

Atentai, portanto, para vós mesmos; porque não deveis permitir que as preocupações vos ocupem os pensamentos, a ponto de esquecer-vos de viver a Vida, em cada momento que passa.

Sede como o corcel, que busca o abrigo enquanto a chuva cai ou o sol o fustiga; que procura o alimento, quando a fome o atormenta; ou vai em busca do poço, quando é a sede que o incomoda.

Entretanto, não deixa de galopar pelos campos, com a crina esvoaçando ao vento e as narinas dilatadas pelo simples prazer de correr, embriagado de alegria com a própria liberdade.

Porque é preciso aprender a estar vivo, para ser feliz!

Música:

http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/ernesto_cortazar_honey.mid

Link música

Link vídeo

36 Comentários:

Blogger J.P. Alexander disse...

Bella reflexion hay que ser libre para ser feliz sin culpas ni miedos. Te mando un beso

14 de agosto de 2021 às 00:52  
Blogger chica disse...

Tão certas tuas palavras,Árabe! Realmente não somos presenteados de ter vidas sem preocupações. Sempre aparece alguma,não? Importa é saber com elas conviver e saber a alegria não perder. Se perdermos a graça de viver,perdemos tudo! abração,chica

14 de agosto de 2021 às 03:51  
Blogger Marli Soares Borges disse...

Bom dia, Árabe!
Com certeza não estamos aqui a passeio, cada um de nós tem lições a aprender (pelo amor ou pela dor) e é certo que não estamos aqui como "prometidos" para desfrutar da felicidade suprema. No entanto, penso que, para aliviar a carga do aprendizado terreno onde conhecemos a carência e a abundância, temos permissão divina para vivermos a felicidade em determinados momentos, mas apenas por momentos. E temos que conquistar e merecer esses momentos! Nada nos vem de graça. Por isso é que concordo totalmente com o que você escreveu. Achei oportunas e adequadas suas palavras e gostei de ler esse texto. Estou plenamente convicta de que as angústias que nos atormentam no decorrer da vida, são inerentes à nossa estada nesse planeta de lições e expiações. E você disse bem: "Por isto, sempre tereis preocupações; quando nada houver que vos angustie no presente, os vossos cuidados se voltarão para o futuro. É normal que assim seja; faz parte de cada jornada".
Bjs
Marli

14 de agosto de 2021 às 10:04  
Blogger Ateliê Tribo de Judá disse...

Diante do aprendizado diário temos opções, entre elas a suavidade de viver vivendo ou carregar o sofrimento de alguns momentos e com isso atrapalhar o fluxo da felicidade....
A vida com manual de instruções seria tão mais fácil, problema de quem não lê rssss eu leio todos kkkkkk

Beijo
Joelma

14 de agosto de 2021 às 22:22  
Blogger Fá menor disse...

Um belíssimo texto e ensinamento, como sempre!
Um enorme prazer que se sente a ler-te! Grata.

Boa semana!
Abraços.

15 de agosto de 2021 às 12:08  
Blogger Margarida Pires disse...

Eu acredito que tudo o que semearmos recebemos em troca!
Por isso tento semear amor, para mais tarde poder colher risos de felicidade!
E tento ser o mais humilde que posso!
Dando ao outro a demasia.
E assim , sou feliz à minha maneira!
Beijinhos esvoaçantes!
Gratidão!
Megy Maia💙💝💙

15 de agosto de 2021 às 13:07  
Blogger Paloma Viricio disse...

Olá meu amigo! Mais uma belíssima composição. Realmente o belo é valorizado com a falta.

Há tantas preocupações que muitas pessoas esquecem de viver.

Você sabe o que aconteceu com nosso amigo Silvio Afonso? Tentei acessar o blog dele e não consegui.

Beijos,
Paloma Viricio💫🍃

16 de agosto de 2021 às 13:02  
Blogger Ailime disse...

Boa tarde meu Amigo e bom Árabe,
Um texto repleto de pérolas de sabedoria.
Bem verdade, para sentir o sabor da felicidade necessitamos passar pela vida com suas vicissitudes para a podermos reconhecer e valorizar!
Retiro esta frase que muito me disse « Atentai, portanto, para vós mesmos; porque não deveis permitir que as preocupações vos ocupem os pensamentos, a ponto de esquecer-vos de viver a Vida, em cada momento que passa.»
E isto é tão importante para poder dar à vida seu verdadeiro valor vivenciando-a em toda a sua plenitude.
Obrigada, amigo, por mais este belo e importante momento de aprendizado.
Lindos o vídeo e a música.
Beijinhos e uma ótima semana.
Ailime

16 de agosto de 2021 às 13:33  
Blogger Maria Luzia disse...

Bem verdade Árabe, temos toda a liberdade de escolha, viver bem, ou viver em prol das situações amargas. Problemas sempre aparecem, resta saber lidar com eles né. Muito gostei de tudo, como sempre. Árabe, ótima semana para todos nós, com esperança por dias melhores. Obrigada e um abraço.

16 de agosto de 2021 às 16:04  
Blogger Rainbow Evening disse...

happy is essential in life....

Nice story... thank you for sharing

18 de agosto de 2021 às 08:48  
Blogger São disse...

Sim, temos que aprender a viver e a ser capaz de ser feliz!

Te abraço, Swami :)

18 de agosto de 2021 às 17:05  
Blogger Beatriz Pin disse...

Querido amigo, tem tuda a ração no que escriveu aquí. Para apreciar o valor de algo hai que sabero que é nono ter. A saúde, por ejemplo, apreciamos tela quando a perdemos. E asim tudo o demais. As preocupaçoes, a vezes podem mais. Resolver cada problema no seu tempo, é uma boa norma. De nada serve agobiarse. Eu, são agora mais feliz que antes.
Boa noite, paz e sosego nas nossas vidas. Abraço

18 de agosto de 2021 às 17:43  
Blogger Vivì disse...

La felicità? Solo un effimero istante che in pochi sanno afferrare al volo e goderselo. Da parte mia apprezzo più la comune serenità, che sembra nulla al confronto ma che racchiude in sì tutta l'essenza della vita intera. Felicità? Un'utopia disegnata ad arte. Serenità? Il gusto quotidiano dell'esistenza. Lieta della conoscenza Arabo. Ciao.

19 de agosto de 2021 às 00:41  
Blogger O Árabe disse...

Grato, J.P. E de acordo: é preciso ser livre, para ser feliz. Culpas e medos não combinam com felicidade! Meu abraço, bom resto de semana.

19 de agosto de 2021 às 14:51  
Blogger O Árabe disse...

Acho que você resumiu tudo aqui, Chica: "Importa é saber com as preocupações conviver e saber a alegria não perder. Se perdermos a graça de viver, perdemos tudo!". Obrigado, amiga; meu abraço, bom resto de semana.

19 de agosto de 2021 às 14:52  
Blogger O Árabe disse...

Concordo inteiramente com você, Marli: acho que os instantes em que conhecemos a felicidade nos são dados exatamente para repor as nossas forças; para que superemos a carga das preocupações e sigamos em frente. E como vale a pena! Meu abraço, amiga; obrigado. Bom resto de semana!

19 de agosto de 2021 às 14:55  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Joelma! O problema é que desse manual, amiga; só podemos folhear poucas páginas, em cada dia! :) Meu abraço, obrigado; bom resto de semana!

19 de agosto de 2021 às 14:56  
Blogger O Árabe disse...

Grato fico eu, Fa, por essa sua amizade e gentileza! Meu abraço, amiga; bom resto de semana.

19 de agosto de 2021 às 14:57  
Blogger O Árabe disse...

E essa, Megy, é a única forma de sermos felizes: cada um à sua maneira! Obrigado, meu abraço; bom resto de semana!

19 de agosto de 2021 às 15:04  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Paloma; bom rever você, amiga! E este é o novo link do blog do mestre Sílvio: https://ressurgidodascinzas.blogspot.com/. Também gosto muito do que ele escreve. Meu abraço, bom resto de semana!

19 de agosto de 2021 às 15:05  
Blogger O Árabe disse...

Tomei a liberdade de recolher esta tua frase, Ailime: "Bem verdade, para sentir o sabor da felicidade necessitamos passar pela vida com suas vicissitudes para a podermos reconhecer e valorizar!". Assim realmente é; quem nunca foi detido por um abismo, não sabe o valor que tem uma ponte! ;) Meu abraço, amiga, obrigado; bom resto de semana.

19 de agosto de 2021 às 15:08  
Blogger O Árabe disse...

Você está certíssima, Maria Luzia! Eu sempre prefiro lembrar dos momentos doces e esquecer os piores. Como dizia minha mãezinha: de amargo, basta a vida! :) Meu abraço e obrigado, amiga; bom resto de semana!

19 de agosto de 2021 às 15:10  
Blogger O Árabe disse...

Realmente, Rainbow... a felicidade é essencial, em nossa vida! Obrigado a você; meu abraço, bom resto de semana.

19 de agosto de 2021 às 15:11  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, São! E gosto de pensar que um dia aprenderemos... por mais que demore! ;) Grande abraço, minha amiga; obrigado, bom resto de semana.

19 de agosto de 2021 às 15:13  
Blogger O Árabe disse...

É uma norma que procuro seguir também, Beatriz: resolver cada problema de uma vez. Por mais que eles se amontoem, esta é a única forma de os resolvermos, sem perder a paz de espírito, que é essencial à felicidade. Como você bem disse: hoje, sou mais feliz do que antes. Meu abraço, obrigado; bom resto de semana, amiga!

19 de agosto de 2021 às 15:16  
Blogger O Árabe disse...

Muito interessante a reflexão, Vivi! Concordo com você: a felicidade é efêmera, sim; até por ser um estado de espírito. E a serenidade é essencial, para nos trazer o gosto pela existência; sem ela, seria impossível ser feliz! Volte sempre, o oásis é nosso! Obrigado; meu abraço, bom resto de semana.

19 de agosto de 2021 às 15:21  
Blogger Malindha Erba disse...

Que letras tan bonitas ♥

19 de agosto de 2021 às 15:29  
Blogger Mariazita disse...

Não há como perder algo que muito estimamos para lhe sentir a falta.
Temos, pois, que viver em plenitude os momentos felizes com que a vida nos presenteia.
Motivo para reflectir a sério...

Bom Fim de Semana.
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

20 de agosto de 2021 às 07:40  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Malindha, pela visita e pelas palavras gentis! Volte sempre, o oásis é nosso! Obrigado; meu abraço, bom fim de semana.

20 de agosto de 2021 às 17:34  
Blogger O Árabe disse...

Pena que só a idade e a experiência nos ensinam isso, não, Mariazita? Cada momento feliz é uma benção; e precisamos vivê-lo plenamente! Obrigado, amiga; meu abraço, bom fim de semana!

20 de agosto de 2021 às 17:35  
Blogger Majo Dutra disse...

Um texto muito belo e eloquente. Parabéns, amigo, pelo seu discernimento.
Música linda e expressiva... Grata... O eu abraço...
~~~

23 de agosto de 2021 às 14:48  
Blogger O Árabe disse...

Grato a você, Majo; feliz em vê-la de volta, minha amiga! Boa semana, meu abraço.

23 de agosto de 2021 às 17:11  
Blogger Rajani Rehana disse...

Mind blowing post

24 de agosto de 2021 às 11:43  
Blogger O Árabe disse...

Thank you, Rajani!

24 de agosto de 2021 às 13:42  
Blogger silvioafonsom@gmail.com disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

19 de agosto de 2023 às 10:05  
Blogger silvioafonsom@gmail.com disse...

Quando eu ficar maiorzinho,
quero escrever assim, como vc,
meu amigo.
Um grande abraço.
Agora me dá licença. Vou postar
minhas bobagens.
Silvioafonso.

19 de agosto de 2023 às 10:07  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky