O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 16 de julho de 2021

PASSAGEIROS

 


A verdade é que somos passageiros.

Em todos os sentidos; passageiros, no tempo e no espaço. Viajantes do imenso comboio a que chamamos vida; para o qual não compramos bilhete e no qual não escolhemos vagão ou assento.

Descobrimos o itinerário e as estações de passagem, à medida que a viagem se desenvolve. Não sabemos a paisagem que veremos amanhã, nem quando chegará a nossa hora de descer.

Entretanto, isso em nada nos impede de tornar o mais agradável possível a viagem; de conviver bem com os outros passageiros, de desfrutar de todos os dias que dure o nosso percurso.

De olhar pela janela mais próxima e guardar na memória os trechos mais bonitos que vemos; de apreciar as cores, os cheiros e os sabores que encontramos em cada lugar por onde passamos.

De acreditar que, no dia seguinte, passaremos por locais ainda mais lindos; de adormecer com a esperança na alma e acordar cheios de gratidão, diante do sol que brilha ou da chuva que cai. 

Esta é uma das vantagens de sabermos finita a nossa viagem, mas desconhecermos a hora em que findará: aproveitarmos ao máximo cada dia, já que o dia de amanhã pode nunca chegar.

Tenhamos sempre presente esta verdade: somos passageiros. E não nos deixemos iludir pela sensação de que a viagem durará para sempre; virá o dia em que deixaremos o comboio.

Até lá, façamos por merecer esta oportunidade. Sejamos gratos pela passagem; por tudo que os nossos olhos veem, que os nossos ouvidos escutam, que os nossos dedos tocam e sentem.

Sejamos gratos, por nossos sentidos e por nossas emoções. Por nosso corpo, que nos permite sentir o que nos cerca; e por nosso verdadeiro Eu, através do qual ouvimos a canção da Vida.

Somos passageiros; desfrutemos de cada viagem. Que não nos concentremos no destino final, pois os encantos estão na viagem em si; no que vemos e aprendemos, enquanto ela perdura.   

Não nos preocupemos em ter o melhor assento, em poder abrir ou fechar as cortinas, ou em chegar primeiro ao vagão-restaurante; estes cuidados nos distrairiam das belezas do percurso.

Um dia, deixaremos o comboio e tudo que nele existe; inclusive os nossos companheiros de viagem. Concentremo-nos, sim, em aproveitar cada minuto; cada paisagem e cada companhia.

Cada coisa vem a seu tempo, e o momento que passa não retorna. Aproveitemos o tempo que temos; não o desperdicemos, pois ninguém sabe o dia em que descerá numa estação qualquer.   

Enquanto o comboio segue em frente. 

Música:

http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/a_comme_amoue.mid

Link música

Link vídeo 

38 Comentários:

Blogger Lúcia Laborda disse...

Eis avida do jeitinho que ela é! Cada vagão traz a família, amigos companheiros de viagem e aqueles que precisam cumprir o percurso, para o resgate. Bom seria, Árabe, que as pessoas soubessem valorizar cada um, que faz parte dessa jornada, porque o trajeto e o tempo de cada um, a Deus pertence!
Lindo post! Linda mensagem e maravilhosa reflexão!
Adorei o vídeo! tudo a ver com a mensagem!
Bom fim de semana! Beijos

16 de julho de 2021 às 22:18  
Blogger J.P. Alexander disse...

Hay que tener paciencia y luchar por las cosas que quieres . Y apreciar a quienes te rodean. Genial reflexion. Te mando un beso

17 de julho de 2021 às 00:33  
Blogger chica disse...

Linda mensagem e estamos ainda todos na viagem nesse comboio que é a vida...Reflexão das boas fizeste! Belas palavras! abração, lindo fds! chica

17 de julho de 2021 às 08:01  
Blogger Ateliê Tribo de Judá disse...

Uma bela e linda viagem até quando encontramos os contratempos,bora viajar enquanto se pode.... enquanto se é permitido.....o tempo passa rápido demais.

Beijo
Joelma

17 de julho de 2021 às 10:06  
Blogger Rajani Rehana disse...

Mind blowing post

18 de julho de 2021 às 05:13  
Blogger Marli Soares Borges disse...

Mensagem sempre oportuna essa que você escreveu sobre nossa finitude. Convém que aproveitemos muito bem o intervalo entre o nascer e o morrer, pois como sempre ouvi dizer, "você nasce sem pedir e morre sem querer". Assim é a vida.
Bjs
Marli

18 de julho de 2021 às 21:30  
Blogger Jairo Ferreira disse...

Perfeita e poética análise meu irmão! Sabemos da verdade da vida passageira, mas nos comportamos como se fossemos eternos! Deixando pra ser feliz no dia seguinte! Hoje é o dia de sermos felizes, de amar,de ser presente pra quem nos é importante! Te amo irmão!

19 de julho de 2021 às 09:53  
Blogger Fá menor disse...

Muito bonito e verdadeiro o seu texto. Muito grata por ele!
Infelizmente, há quem não pense assim, e também nós, por vezes, esquecemos estas verdades.
Nunca é demais que alguém no-lo recorde.

Abraços e boa semana!

19 de julho de 2021 às 13:32  
Blogger São disse...

Magnífica lição nos ofereces, meu Amigo!

Te abraço e que tenhas estupenda semana :)

19 de julho de 2021 às 13:38  
Blogger Ailime disse...

Boa tarde meu Amigo e bom Árabe,
Que texto tão belo e repleto de verdades incontestáveis!
A viagem no comboio da vida deverá ser o mais agradável possível, pois não sabemos quando é o términus da viagem.
Há tanto para apreciar durante o percurso! Tantas coisas lindas podemos ver pelas janelas e tantas pessoas boas que connosco viajam, que nem sempre sabemos estimar.
Que seja o nosso trajeto leve e belo. Desfrutemos cada momento e assim a viagem decorrerá sem grandes percalços. Agradeçamos a Deus por nos considerar passageiros do lindo comboio que é a Vida.
Adorei a música e o vídeo. Ambos muito belos.
Um beijinho e uma boa semana.
Ailime

19 de julho de 2021 às 14:01  
Blogger Luma Rosa disse...

Oi, Árabe!
Gratidão por cada dia vivido!! A grandiosidade da vida nos diz que a cada novo dia, cada segundo é importante. Respirar é simples e complexo. Somente quem um dia ficou sem ar, sabe o valor desse ato. Assim é com tantas coisas nessa vida que só damos valor quando perdemos, mas o nosso bem maior, que é a nossa própria vida, quando a perdemos, não temos meios de valorizá-la, provando que o valorização tem que acontecer enquanto ainda existe vida.
Boa semana!!
Beijus,

19 de julho de 2021 às 23:49  
Blogger Mariazita disse...

Como é habitual, abordas um tema que nos faz reflectir.
Porque ninguém tem nada mais certo do que a certeza de que um dia chegará o seu fim... sem pensarmos constantemente na morte devemos lembrá-la de vez em quando, aproveitanto o momento que passa.
Muito bom, meu caro Árabe.

Votos de uma feliz Terça Feira e boa semana.
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

20 de julho de 2021 às 12:16  
Blogger Roselia Bezerra disse...

Não sabemos a paisagem que veremos amanhã, nem quando chegará a nossa hora de descer.

Olá, amigo!
É uma incerteza mais certeira que temos... Desde que nascemos.

De olhar pela janela mais próxima e guardar na memória os trechos mais bonitos que vemos; de apreciar as cores, os cheiros e os sabores que encontramos em cada lugar por onde passamos.

Que parágrafo belo! Viajo assim e não necessariamente de trem... Até caminhando... Gosto de vistas, cenários.
Curiosamente, prefiro os últimos lugares, tenho mais privacidade e mais me deyenho na contemplação.
Adorei o post.
Seja feliz e abençoado!
Abraços fraternos

20 de julho de 2021 às 16:42  
Blogger Luiz Gomes disse...

Boa noite meu querido amigo Árabe. Estamos de viagem e no momento como se estivéssemos dentro de um túnel e esperando que ele chegue logo no fim para vermos a luz. Fico feliz em estar nessa viagem e participar lendo o seu maravilhoso texto. Grande abraço carioca.

20 de julho de 2021 às 18:27  
Blogger silvioafonso disse...

É verdade, meu poeta e amigo.
Ao embarcar a roupa está passada
e limpa e ao desembarcar, amarrotada
e fedorenta. A vida tem dessas
coisas e as coisas nem sempre são
como pensamos ou achamos merecer.
O bom é somente a viagem que é melhor
que ficar na gare cheirando fumaça.
Vamos andando que o apito de partida
há muito foi dado.
Boa viagem e um grande abraço.

21 de julho de 2021 às 11:28  
Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Tens toda a razão! Palavras sábias!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

21 de julho de 2021 às 15:12  
Blogger Maria Luzia disse...

É, como tudo na vida, nada é para sempre, hora de chegar, ficar e partir. Triste, mas é a pura realidade. Árabe, ótimo resto de semana e obrigada! Gostei de tudo! Abração!

21 de julho de 2021 às 22:59  
Blogger Dan André disse...

Nobre amigo Árabe !
Bela poesia ! Nos refletir que estamos aqui, como uma viagem. E se for, porque não fazê-la de primeira classe? Como diz um ditado aqui no Brasil: "Tudo na vida, é passageiro, menos o motorista e o cobrador de ônibus".

Seja feliz e eternamente abençoado
Abraços
Dan
https://gagopoetico.blogspot.com/2021/07/cardapio.html

23 de julho de 2021 às 08:49  
Blogger Beatriz Pin disse...

Maravilhoso símil!
Quanto de bom sería escutar da sua voz issta mensagem com isse sotaque brazileiro tão doçe para noss. Por qué não se anima a o fazer?
Uma outra coisa:
Meu livro Lerias de Bea está ja disponibel no Amazon!
Estou em fase divulgativa! (
riso)
Abraço de viajeira do comboio da Vida.

23 de julho de 2021 às 10:59  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Lúcia! Precisamos valorizar sempre a viagem e os nossos companheiros, até porque não sabemos quanto tempo teremos, de percurso ou de companhia! Também acho linda essa música do vídeo, sem a menor dúvida! Meu abraço, obrigado; bom resto de semana.

23 de julho de 2021 às 16:52  
Blogger O Árabe disse...

Ecoo as suas palavras, J.P.: precisamos ter paciência para conquistar o que desejamos, e apreciar aqueles que nos acompanham! Meu abraço, amiga, obrigado; bom fim de semana!

23 de julho de 2021 às 16:55  
Blogger O Árabe disse...

Estamos, Chica! E, nesse comboio, é uma grande alegria ter a companhia de vocês! Obrigado, amiga; meu abraço, bom fim de semana!

23 de julho de 2021 às 16:56  
Blogger O Árabe disse...

Bem dito, Joelma: viajemos, enquanto podemos. Parece que seguimos no comboio, mas o tempo passa de avião! :) Meu abraço, obrigado; bom fim de semana!

23 de julho de 2021 às 16:58  
Blogger O Árabe disse...

Thank you, Rajani!

23 de julho de 2021 às 16:59  
Blogger O Árabe disse...

Gostei do ditado, Marli :"você nasce sem pedir e morre sem querer". É bem por aí, mesmo... e aproveitar a viagem é preciso! Meu abraço, bom fim de semana; obrigado, amiga!

23 de julho de 2021 às 17:00  
Blogger O Árabe disse...

Inteiramente de acordo, maninho; hoje é o dia em que podemos ser felizes, amar, ser presentes pra quem nos é importante! Pena que sempre esquecemos essa verdade! Abração, mano, obrigado; bom fim de semana!

23 de julho de 2021 às 17:04  
Blogger O Árabe disse...

Bem como disseste, Fa: infelizmente, por vezes esquecemos essa verdade! É sempre bom recordá-la juntos! Meu abraço, amiga; obrigado, bom fim de semana.

23 de julho de 2021 às 17:05  
Blogger O Árabe disse...

Grato, São, pela gentileza e amizade! Meu abraço, amiga; bom fim de semana!

23 de julho de 2021 às 17:06  
Blogger O Árabe disse...

Magnífico o teu conselho, Ailime: "Que seja o nosso trajeto leve e belo. Desfrutemos cada momento e assim a viagem decorrerá sem grandes percalços. Agradeçamos a Deus por nos considerar passageiros do lindo comboio que é a Vida.". Nada mais posso acrescentar a esse comentário, amiga! Obrigado, meu abraço; bom fim de semana!

23 de julho de 2021 às 17:08  
Blogger O Árabe disse...

Sempre uma alegria a sua visita, Luma! E concordo: a valorização tem que existir enquanto existe vida! Muito obrigado, meu abraço; bom fim de semana, amiga!

23 de julho de 2021 às 17:09  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Mariazita! Pessoalmente, acredito que se nos lembrarmos de vez em quando que a morte virá, cuidaremos bem mais de aproveitar a vida! :) Obrigado, amiga, meu abraço; bom fim de semana.

23 de julho de 2021 às 17:11  
Blogger O Árabe disse...

É a melhor forma de viajar, Rosélia... qualquer que seja o transporte! Sempre bom guardar os cenários, as paisagens, as pessoas... tudo isso faz valer a vida! meu abraço, amiga, obrigado; bom fim de semana!

23 de julho de 2021 às 17:14  
Blogger O Árabe disse...

Bem lembrado, Luiz: no momento, é como se estivéssemos em um túnel; todos estamos ansiosos para que retorne a luz! Meu abraço, amigo; obrigado, bom fim de semana!

23 de julho de 2021 às 17:15  
Blogger O Árabe disse...

Ótima a comparação, mestre Sílvio! E não como negar: é bem melhor seguir viagem, que ficar na gare cheirando fumaça! :) Vamos em frente, sim, que há muito tempo soou o meu apito de partida; em breve, devo ouvir o de chegada! :) Meu abraço, amigo; bom fim de semana!

23 de julho de 2021 às 17:18  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Isy! Como está a Becas, amiga? Bem, espero! Meu abraço, bom fim de semana.

23 de julho de 2021 às 17:19  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Maria Luzia: hora de chegar, ficar e partir. Triste, sim, mas o certo é que aprendemos muito com cada viagem! Meu abraço, amiga, obrigado; bom fim de semana!

23 de julho de 2021 às 17:21  
Blogger O Árabe disse...

Acho ótimo esse ditado, Dan! :) E concordo inteiramente com você: façamos com que a nossa viagem seja de primeira classe! :) Obrigado, amigo; meu abraço, bom fim de semana!

23 de julho de 2021 às 17:23  
Blogger O Árabe disse...

Prefiro escrever, Beatriz; o mais provável é que ninguém retornasse ao oásis, para não ter que ouvir novamente a minha voz! :) Vou procurar o teu livro, amiga; e desde já me junto à divulgação! Meu abraço, obrigado; bom resto de semana.

23 de julho de 2021 às 17:26  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky