O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 6 de agosto de 2021

MISTÉRIOS


A Vida é o maior de todos os mistérios.

Pois não sabemos quem somos; de onde viemos, nem para onde vamos. Não entendemos a infinitude do Universo; não controlamos o passar do tempo, nem sabemos para onde nos levará.

Não sabemos o que existe depois da morte; se retornaremos ou não, se continuamos ou se chegamos ao fim. Cada homem tem a sua própria opinião e a sua crença, mas nada há de provado. 

Conhecemos o mecanismo da reprodução; mas como explicar que, da junção entre um espermatozoide e um óvulo, possa surgir um embrião que se tornará um ser humano vivo e inteligente?

Ou como o pólen, levado por ventos e insetos, caia sobre o solo e venha a gerar outras plantas? Como a semente, tão pequenina, encerra em seu interior a mesma árvore de onde surgiu?

Por que o botão se transforma em flor e cai sobre a terra, para tornar-se o adubo que ajudará novas flores a brotar? Por que a espuma orla de branco as ondas do mar, como se as adornasse?   

Entendemos o processo de envelhecimento. Mas é assombroso ver como o bebê se torna criança, adolescente e adulto. E como, quando idosos, voltamos a ser semelhantes às crianças.

Sabemos que existe o amor. Mas é impossível explicar o que nos faz sentir, o que desperta em nós; a reação química que nos faz ter prazer com outro corpo, o sentimento que une duas almas.

Vemos as estrelas no céu e sabemos que obedecem às leis da gravitação. Mas como entender a Força que as colocou em seus lugares? Saber porque o seu brilho tanto nos atrai e encanta?

São tantas as perguntas sem respostas! Normalmente até sabemos o “como”, mas não descobrimos o “porque”. E, no corre-corre de todos os dias, não ligamos às maravilhas que nos cercam.

Sim; a Vida é o maior de todos os mistérios. Jamais encontraremos todas as respostas. E, acredito, nem mesmo chegaremos a formular todas as perguntas, ainda que em milhares de anos.

E nem precisamos fazê-lo. Porque, apesar de ser o maior dos mistérios, a Vida é, também, o mais fácil de conviver. Não nos preocupemos com mistérios e perguntas; vivamos, tão somente.

Não precisamos das perguntas, porque não precisamos das respostas. Viver não é um mistério a ser resolvido, mas uma dádiva a ser desfrutada; o importante não é perguntar; é viver.

Vivamos o melhor possível e sigamos em frente; façamos o nosso melhor e aproveitemos a vida. Não nos preocupemos nem com o tempo, porque virá um dia em que ele acabará para nós.

Então, todas as perguntas serão respondidas. Ou perderão a razão de ser.

Música:

http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/andre_rieu_bolero_de_ravel.mid

Link música

Link vídeo

33 Comentários:

Blogger Luma Rosa disse...

Oi, Árabe!
Já fui bastante questionadora e acho que isso faz parte de todos nós. Mas endoida quem quer resposta para tudo. Como você, também acho que devemos apenas viver, porém, não custa nada se preparar para o que virá. Como cristã, tenho fé na existência de um criador e isso me basta e, desfaz ansiedades (rs*)
Bom fim de semana!!
Beijus,

6 de agosto de 2021 às 23:53  
Blogger J.P. Alexander disse...

Yo creo que hay que vivir con fe . Te mando un beso

7 de agosto de 2021 às 00:38  
Blogger chica disse...

Árabe, realmente são muitas as perguntas e respostas poucas...
Acompnhmos a vida e não sabenmos nada dela e do depois... Impressionante! Por isso, melhor viver sem muito nos preocupar...Vamos que vamos,em frente, pois voltar agora,não dá mais,rs..abração,lindo dia! chica

7 de agosto de 2021 às 06:55  
Blogger Ateliê Tribo de Judá disse...

Meu querido eu já faço essa bagunça toda, imagine se soubesse pelo menos uma resposta???
É por essas e outras que não acredito nas tais missões que algumas pessoas insistem em afirmar que viemos cumprir,eu particularmente acho que tudo se constrói no caminho, de que me adianta uma bagagem anterior que nem tenho consciência que existe?, desse jeito só serve pra ser peso na mala e olha que no máximo carrego uma mochila....
Beijo

Joelma

*Me desculpe , já não escrevo bem e o corretor miserável me sabota o tempo todo.

7 de agosto de 2021 às 07:26  
Blogger Mariazita disse...

É uma das maiores reflexões a que nos convidas, Amigo!
Certamente nenhum de nós deixou, alguma vez, de pensar em uma ou outra das questões que aqui levantas. Mas todas, no seu conjunto, dão muito que pensar!!!
É bom pensar em tudo isto...

Bom Fim de Semana.
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

7 de agosto de 2021 às 12:39  
Blogger Maria Luzia disse...

São mistérios que não nos pertence, é viver da melhor maneira possível, fazendo o bem, lá com certeza teremos respostas para tudo. Assim penso eu. Árabe, ótimo fim de semana, um maravilhoso dia dos pais pra você e um abraço. Amei tudo, grata!

7 de agosto de 2021 às 16:14  
Blogger Roselia Bezerra disse...

Boa noite de sábado, amigo Árabe!
"Por que o botão se transforma em flor e cai sobre a terra, para tornar-se o adubo que ajudará novas flores a brotar?"
São tantos os mistérios que devemos viver nos Braços do Pai e esperar o melhor daqui para a frente.
Questionamentos demais são entraves, deixam o ser humano sem sabor na vida.
Tenha um domingo abençoado!
Abraços fraternos de paz e bem

7 de agosto de 2021 às 20:57  
Blogger Marli Soares Borges disse...

Boa noite, Árabe!
Concordo com tudo que você trouxe à reflexão nesse post tão bem escrito.
Num passado distante eu costumava fazer esse tipo de perguntas e me preocupava em obter respostas muito bem fundamentadas. Eu queria certezas, nada de enrolações. Que bobagem. O tempo passou e envelheci. Hoje em dia tenho outras prioridades: quero viver o que me resta, do melhor jeito que eu puder. Você tem total razão : "Viver não é um mistério a ser resolvido, mas uma dádiva a ser desfrutada; o importante não é perguntar, é viver." Viver a vida, eis a resposta. Só tem uma coisa que me deixa encafifada: a gente passa a vida caindo, se machucando e levantando. Quando aprendemos a cair sem se machucar e estamos prontos para o batente, a cortina se fecha e ploft! saímos de cena! A vida é muito curta. Ah, meu amigo, se eu pudesse pedir alguma coisa às estrelas, pediria um pouco mais de tempo, para aproveitar melhor os ensinamentos que a vida me deu.
Bjs
Marli

8 de agosto de 2021 às 01:47  
Blogger Fá menor disse...

Texto que nos faz entrar em nós; muito belo e verdadeiro, como sempre!

Beijinhos e boa semana, amigo!

8 de agosto de 2021 às 13:41  
Blogger São disse...

Linda peça musical.

E, sim, o Grande Mistério envolve-nos.


Acabei de ler , do médico índio nativo norte-americano Charles Alexander Eastman, um livro que recomendo vivamente e nos fala da espiritualidade do seu povo " A Alma do Índio".

Beijinho, Amigo, boa semana.

10 de agosto de 2021 às 05:13  
Blogger Rainbow Evening disse...

I totally agree with your post... yes, life like ocean, e can handle sometimes....

Have a great day

10 de agosto de 2021 às 05:37  
Blogger Beatriz Pin disse...

Fico com issa idea final de vivir e desfrutar da vida, sem mais. É justo o que faço cada día.
Obrigada per transmiter os seus sabios pensamentos que noss ajudam a um melhor viver.
Grande abraço!

10 de agosto de 2021 às 10:48  
Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Uma boa publicação para refletir!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

10 de agosto de 2021 às 15:18  
Blogger Ailime disse...

Bom dia meu Amigo e bom Árabe,
Um post lindo falando do grande mistério que é a vida.
Recordo-me de em criança me colocar todas essas questões, pois o mundo e a criação eram perfeitos demais para ser obra do acaso. Um dia na catequese me disseram que tinha sido Deus que tudo criara. E hoje assim penso, tudo é tão belo e perfeito que não pode ser obra do acaso. Acredito, que apesar de nada estar provado, que haverá uma outra vida. Deixemos que a vida nos conduza naturalmente até ao dia em que partiremos. Até lá desfrutemos o melhor possível de tudo o que nos vai oferecendo e é tanto...
Adorei a música e vídeo.
Desejo-lhe continuação de boa semana.
Beijinhos,
Ailime

11 de agosto de 2021 às 05:08  
Blogger Rajani Rehana disse...

Awesome post

11 de agosto de 2021 às 12:17  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Lúcia! E parece que, quanto mais envelhecemos, mais rápido ela passa! :) Também adorei o vídeo. Obrigado, meu abraço. Bom resto de semana.

12 de agosto de 2021 às 08:25  
Blogger O Árabe disse...

Pessoalmente, Luma, eu também acredito. E concordo: endoida, quem quer resposta pra tudo! :) Meu abraço, obrigado; bom resto de semana, amiga.

12 de agosto de 2021 às 08:27  
Blogger O Árabe disse...

Certíssimo, J.P.: temos que viver com fé! Meu abraço, obrigado; bom resto de semana.

12 de agosto de 2021 às 08:28  
Blogger O Árabe disse...

Totalmente de acordo, Chica: muitas perguntas e poucas respostas; melhor viver sem muitas preocupações. :) Obrigado, amiga; meu abraço, bom resto de semana!

12 de agosto de 2021 às 08:30  
Blogger O Árabe disse...

Acho que você escreve bem, sim, Joelma... mas é verdade que esses corretores sabotam a todos nós! :) Quanto a respostas... acho que só as teremos mais adiante; mas é certo que, um dia, vamos descobrir. :) Meu abraço, bom resto de semana; obrigado!

12 de agosto de 2021 às 08:34  
Blogger O Árabe disse...

É bom pensar em tudo isto, sim, Mariazita; mas sem nos preocuparmos muito... até porque não adianta. O negócio é viver bem... a morte é certa! :) Meu abraço e obrigado, amiga; bom resto de semana!

12 de agosto de 2021 às 08:37  
Blogger O Árabe disse...

Faço minhas as suas palavras, Maria Luzia: "... é viver da melhor maneira possível, fazendo o bem, lá com certeza teremos respostas para tudo.". É assim que penso! Meu abraço, amiga; obrigado. Bom resto de semana!

12 de agosto de 2021 às 08:39  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Rosélia: questionar demais é tirar um pouco o sabor da vida; viver é o essencial! Obrigado, amiga; meu abraço, bom resto de semana!

12 de agosto de 2021 às 08:42  
Blogger O Árabe disse...

Pura verdade, Marli: viver a vida é a resposta! Até porque ela é curta demais. :) Mas isso são coisas que só a Vida nos ensina, não é? ;) Meu abraço, amiga; bom resto de semana, obrigado.

12 de agosto de 2021 às 08:46  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Fa, pela amizade e gentileza de sempre! Meu abraço, amiga, obrigado; bom resto de semana! :)

12 de agosto de 2021 às 08:47  
Blogger O Árabe disse...

Vou procurar esse livro, São; leituras desse tipo nos ajudam, se não a esclarecer, pelo menos a entender melhor o Grande Mistério que nos envolve! Meu abraço e obrigado, amiga; bom resto de semana.

12 de agosto de 2021 às 08:49  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Rainbow; a vida é como um oceano, sim... e tudo que nos cabe é flutuar em suas ondas! :) Meu abraço, bom resto de semana.

12 de agosto de 2021 às 08:52  
Blogger O Árabe disse...

É sábio fazer isso, Beatriz: viver e desfrutar da vida. Tudo mais é secundário! Meu abraço e obrigado, amiga; bom resto de semana!

12 de agosto de 2021 às 08:53  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Isy. Meu abraço agradecido, amiga; bom resto de semana!

12 de agosto de 2021 às 08:54  
Blogger O Árabe disse...

Também penso assim, Ailime: " Acredito, que apesar de nada estar provado, que haverá uma outra vida. Deixemos que a vida nos conduza naturalmente até ao dia em que partiremos. Até lá desfrutemos o melhor possível de tudo o que nos vai oferecendo e é tanto..."; grato por expressar tão bem essa ideia! Meu abraço, amiga; bom resto de semana!

12 de agosto de 2021 às 08:57  
Blogger O Árabe disse...

Thank you, Rajani!

12 de agosto de 2021 às 08:57  
Blogger Majo Dutra disse...

Não é uma boa abordagem para gente curiosa... (sorrisos...)

Afinal, é um dos grandes temas da filosofia e a razão de muitas depressões...
E, realmente, a solução é ir vivendo aproveitando o melhor.
Achei o vídeo muito deprimente...
Tudo pelo melhor... O meu abraço.
~~~

23 de agosto de 2021 às 14:38  
Blogger O Árabe disse...

Desculpa, amiga; só hoje, vi este comentário. Grato pela presença constante e amiga. Meu abraço, boa semana.

13 de setembro de 2021 às 15:15  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky