O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 8 de outubro de 2021

AS JORNADAS PASSADAS

 


Julgais, acaso, que alguém possa avaliar a dor de outrem?

Sabei, então, que isso jamais acontecerá. Ninguém pode imaginar a dor ou a alegria de outra pessoa, ainda que tenha passado pelas mesmas circunstâncias e as retenha na memória.

Porque cada um de vós é um universo diferente; e tem um jeito próprio de ver e sentir. Sois como as folhas de uma árvore; embora semelhantes, não existem duas pessoas iguais.

E, se assim acontece aos vossos corpos, o mesmo ocorre com vossas almas. Ainda que nelas resida a mesma centelha do Universo, cada uma reage de acordo com o que sente.

Não espereis, portanto, que alguém possa entender o que se passa em vós. Pode, talvez, ser-vos solidário e oferecer-vos conforto; mas jamais alguém sentirá o que sentis.

Porque não sois páginas em branco, mas espíritos diferentes, com caminhadas diferentes. E, como as plantas dependem do solo onde crescem, sois moldados por vossas experiências.

Sim; ainda que não recordeis as jornadas passadas, é o aprendizado nelas recolhido que vos torna o que sois. E o que aprendeis na atual a ele se juntará, moldando o vosso futuro.

Esta é a razão de temores, de angústias e de traumas que não conseguis explicar. E também a causa de recordações; de tristezas e alegrias que vos acodem, sem motivo aparente.

Esta é a razão de muitas das vossas simpatias e antipatias; de afinidades e incompatibilidades instantâneas; de lugares onde nunca estivestes vos parecerem familiares.

Nas jornadas passadas, está a explicação de muitas das coisas que hoje não entendeis. Porque o viajante muda de trajes, mas nele permanecem as memórias do caminho.

Não vos deveis preocupar com isto, entretanto. Porque dia virá em que também esta jornada será finda; e as vossas alegrias e tristezas de agora estarão igualmente no passado.

Recordai, porém, esta verdade, quando vos sentirdes tentados a julgar alguém: não podeis entender as razões de outrem, como a ninguém é dado entender as vossas motivações, .

Praticai, portanto, a tolerância. Esta, nada mais é do que a arte de compreender que cada pessoa tem uma forma própria de reagir, que depende das experiências que viveu.

Sede tolerantes; e mais fácil se tornará o vosso viver. Ainda que não aprendais a perdoar, ao menos não tereis o ônus do rancor, se entenderdes que cada um tem um jeito de ser.

E este jeito depende de suas jornadas passadas.

Música:

http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/1_carmen_cavallaro_smile.mid

Link música

Link vídeo

40 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Acho que não é bem o jeito de cada um, ser; mas aquilo que cada um é, a depender da outra pessoa quem seja. Muitas formas de demonstração de amor e afeto, preocupação. cuidado, se percebe, com uns e com outros, nada. creio que a falta de tolerância se processa nesse desequilibrado jogo. Mas enfim, existem também as experiências passadas, mas a partir dela, se constrói a nova experiência, ainda que inconsciente.
Bom fim de semana!

8 de outubro de 2021 às 22:20  
Blogger J.P. Alexander disse...

Buena reflexion uno debe avanzar. Te mando un beso

9 de outubro de 2021 às 00:41  
Blogger chica disse...

Que lindo,àrabe! Adorei o trecho que fala que mudamos de trajetórias, mas os caminhos são lembrados... Verdade! Tua sensibilidade nos emociona! Lindo sempre todo e qualquer texto teu! abração, ótimo feriadão ,chica

9 de outubro de 2021 às 06:20  
Blogger Fá menor disse...

Sim, a tolerância para com os outros é fundamental na vida. Sem ela não teremos tranquilidade.

Abraços e bom fim-de-semana!

9 de outubro de 2021 às 08:53  
Blogger Semplicemente Donna disse...

Concordo con il tuo modo di pensare caro amico Árabe, infatti ognuno di noi è un mondo a se , con i suoi dolori, gioie , pensieri , modi di vedere di pensare , nessuno e siamo miliardi di persone potrà essere uguale ad un altro .
Dobbiamo usare comprensione e tanta infinita pazienza e tolleranza , che soltanto un Cuore amorevole potrà donarci.

Il mio abbraccio con stima .

Buon fine settimana

Rosy

9 de outubro de 2021 às 09:55  
Blogger Ailime disse...

Bom dia meu Amigo e bom Árabe,
Um belo texto que, como sempre, contém pérolas de sabedoria.
Concordo plenamente que nenhum ser pode entender o que sentimos, porque como diz e muito bem somos o reflexo de experiências passadas que nos marcam para a vida toda e ninguém é igual. Cada um tem seus trajetos e suas vivências.
A tolerância será a melhor forma de entendermos o outro e de o ajudar a minorar seus conflitos interiores que tantas vezes se refletem na forma de ser e estar.
Adorei a música e o vídeo. A música de Djavan é lindíssima!
Obrigada, Amigo, por mais um momento maravilhoso que muito falou ao meu coração.
Beijinhos e uma boa semana.
Ailime

11 de outubro de 2021 às 11:19  
Blogger Lua Singular disse...


Boa tarde Árabe.
Adorei recebê-lo no meu blog. Hoje estou com problemas com ele.
Volte sempre
Obrigada
Lua Singular

11 de outubro de 2021 às 17:44  
Blogger Beatriz Pin disse...

Na madrugada leo o que escriveu. Visualiço o video e escoito a música. Tudo conflue no que nos comunica no texto.
É certo. Somos únic@s. Ningúen pode ponherse no nosso lugar por mais que se intente. So podemos acompanhar.
Ser tolerantes é o melhor que podemos oferecer.
Fico cos seus acertados conselhos.
Estou triste. Perdín um amigo.
Não somos nada!
Sóubeno ha uns instantes.
Um poeta, um artista e conhecido escultor.
Deijo aquí o meu abraço para você.
Eu também gostei do pouco que conhecí do
Brasil e achei muito parecido com Galicia.


11 de outubro de 2021 às 22:04  
Blogger Majo Dutra disse...

Sobre as jornadas passadas não há nenhuma prova científica sobre este assunto. (Pelo que sei...) Para mim, é uma hipótese vaga baseada em suposições...
Acredito, sim, nos genes, nos traumas e condicionamentos que se iniciam no útero materno...
Não podemos sentir o que o outro sente, mas podemos avaliar se já passámos pela mesma experiência... Emoções e juízos são fenómenos psíquicos bem definidos em psicologia...
Gostei de trocar ideias sobre este assunto. Ao tempo que o não fazia... Respeito as ideias de cada um e até tenho dois amigos virtuais que são espíritas, em 'blogs' de caráter absolutamente neutro...
Gostei da canção e foi desta vez que fui saber quem era Djavan. Imagine o que estava perder!
''Espalhei-me'', pelo que, peço desculpa...
Dias de saúde, luz, paz e contentamento.
O meu abraço de boa e sincera amizade.
~~~~~~~





12 de outubro de 2021 às 05:03  
Blogger Mariazita disse...

Felizmente não sou rancorosa. E digo "felizmente" porque o que somos ou não somos não depende inteiramente de nós mesmos, mas sim de diversos factores que podem influenciar o nosso carácter.
É claro que somos responsáveis pelos nossos procedimentos, o que nos leva a concluir que nós moldamos a nossa maneira de ser à medida que nos vamos formando, sofrendo ou não influências externas.
Na minha qualidade de psicóloga posso dizer-te uma grande verdade: o ser humano é muito complicado! 😅

Abraço apertado, meu caro Árabe.

Votos de uma feliz Terça Feira e boa semana.
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

12 de outubro de 2021 às 12:21  
Blogger São disse...

Se permites, subscrevo o teu texto tão certo, Swami!

Te abraço com carino, boa semana :)

12 de outubro de 2021 às 14:49  
Blogger Reflexos Espelhando Espalhando Amig disse...

Árabe,
Sabe que adoro ler
seus textos e pensar
a respeito.
Adorável cada parágrafo.
Brigadin por ler onos
lugares onde escrevo.
CatiahoAlc./Reflexod'Alma
dos Blogs(atualizados):
https://reflexodalma.blogspot.com/
https://frasesemreflexos.blogspot.com/

12 de outubro de 2021 às 15:26  
Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Como sempre encontro aqui um bom texto para ler e refletir!
Aproveito para desejar uma boa semana!


Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

12 de outubro de 2021 às 15:31  
Blogger Luiz Gomes disse...

Boa tarde meu querido amigo Árabe. Sempre aprendo com suas sábias palavras. Não acredito em jornadas passadas, mas respeito sempre pensamentos diferentes do meu. Grande abraço carioca.

12 de outubro de 2021 às 15:36  
Blogger Fatyma Silva disse...


Lindo texto amigo, Árabe!
Para lê e refletir muito, pois cada um tem uma visão diferente.
E com você tenho muito que aprender.
Obrigada pela partilha.
Continuação de boa semana.

Abraço, amigo e boa noite

12 de outubro de 2021 às 21:56  
Blogger Rainbow Evening disse...

Wonderful thought... a lot of things to learn from life....
Your thought has enriched my views.

Thank you for sharing

13 de outubro de 2021 às 09:44  
Blogger Marli Soares Borges disse...

Boa noite, Árabe!
Isso mesmo, amigo, não somos páginas em branco, mas espíritos diferentes, com caminhadas diferentes. E nossos caminhos não são lineares, mas sinuosos, sujeitos a muitas variáveis. E cada um de nós tem sua própria caminhada, como você disse tão bem.
A meu ver, a tolerância não é um fim em si mesmo, mas um processo onde vamos aprendendo a abaixar o dedo e parar com julgamentos despropositados. Uns aprendem, outros continuam na velha mania de julgar e condenar. Mas no final das contas, ninguém, nenhum espírito foge à lei de causa e efeito: a cada um segundo seu merecimento.
Obrigada pela partilha. Uma riqueza.
Bjs, Marli
-
Blog da Marli

14 de outubro de 2021 às 22:43  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Anônimo: a partir das experiências passadas (que, acredito, permanecem em nosso subconsciente) é que temos um jeito próprio de ser; e, através dele, iremos construindo a jornada presente e as futuras. Obrigado, meu abraço; bom fim de semana.

15 de outubro de 2021 às 12:57  
Blogger O Árabe disse...

Sempre precisamos avançar, J.P.; e avançaremos. O tempo de jornada é que depende de cada um de nós! Obrigado, meu abraço; bom fim de semana!

15 de outubro de 2021 às 13:00  
Blogger O Árabe disse...

A sua amizade e gentileza é que me emocionam, Chica! Obrigado, minha amiga; meu abraço, bom fim de semana. Me mande notícias de você e do Kiko!

15 de outubro de 2021 às 13:05  
Blogger O Árabe disse...

Com certeza, Fa! E é da tranquilidade que nasce a paz. Sempre sensatos os teus comentários, amiga; meu abraço, obrigado, bom fim de semana!

15 de outubro de 2021 às 13:06  
Blogger O Árabe disse...

Saliento esta tua frase, Rozy, já traduzida: "Devemos usar a compreensão e tanta paciência e tolerância infinitas, que só um Coração amoroso pode nos dar.". Este é o caminho, amiga! Meu abraço, bom fim de semana; obrigado!

15 de outubro de 2021 às 13:10  
Blogger O Árabe disse...

Como sempre, Ailime, reproduzo uma de tuas frases, que achei particularmente significativa: "A tolerância será a melhor forma de entendermos o outro e de o ajudar a minorar seus conflitos interiores que tantas vezes se refletem na forma de ser e estar.". Oxalá todos soubéssemos como é importante a tolerância, em nosso caminho! Fantástica esse "Esquinas", não é? Meu abraço, obrigado; bom fim de semana!

15 de outubro de 2021 às 13:13  
Blogger O Árabe disse...

Aguarde-me mais vezes por lá, Lua; gostei muito do seu blog! Meu abraço, bom fim de semana; obrigado.

15 de outubro de 2021 às 13:14  
Blogger O Árabe disse...

Lamento muito a tua perda, Bea! Através da afetividade, a dor dos amigos se torna a nossa própria dor. :( Realmente, não somos nada... e, entretanto, há uma centelha do Infinito em nós! Concordo contigo: pelas fotos que publicas, há regiões no Brasil que, realmente, se parecem com a tua linda Galícia! Meu abraço, amiga, obrigado; boa semana!

15 de outubro de 2021 às 14:03  
Blogger O Árabe disse...

Não achei que te "espalhaste", Majo, mas é bom saber que te sentes à vontade em nosso oásis; afinal, este espaço é nosso! :) Verdade que nada existe de comprovado quanto ao que acontece após à morte... e que cada um tem direito ao seu modo de pensar, não é? Afinal, cada um de nós é do seu próprio jeito! :) O Djavan é fantástico, sim; viaja pelo repertório dele... vais gostar, com certeza! Meu abraço, amiga, obrigado; bom fim de semana.

15 de outubro de 2021 às 14:14  
Blogger O Árabe disse...

Com certeza, Mariazita! Estás muito mais qualificada do que eu, para afirmar isto, mas também acho que somos complicados... e complicamos a nossa vida! :) Meu abraço, amiga, obrigado; bom fim de semana!

15 de outubro de 2021 às 14:17  
Blogger O Árabe disse...

Não precisas de qualquer permissão, São... aqui sempre a tens, antecipadamente! :) Obrigado, amiga; meu abraço, bom fim de semana!

15 de outubro de 2021 às 14:18  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado a você, Catiaho. E acredite: é sempre um prazer ler o que você escreve, minha amiga! Meu abraço, bom fim de semana.

15 de outubro de 2021 às 14:19  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Isy. Bom fim de semana, amiga; meu abraço!

15 de outubro de 2021 às 14:20  
Blogger O Árabe disse...

Essa, Luiz, é a base da tolerância e da descoberta de novos ângulos de visão: respeitar sempre os pensamentos diferentes dos nossos; é assim que ampliamos os nossos horizontes! Meu abraço, amigo, obrigado; bom fim de semana!

15 de outubro de 2021 às 14:23  
Blogger O Árabe disse...

Bem como você disse, Fatyma: cada um tem uma visão diferente. E assim, vamos aprendendo juntos! :) Meu abraço, amiga, obrigado; bom fim de semana.

15 de outubro de 2021 às 14:25  
Blogger O Árabe disse...

Inteiramente de acordo, Rainbow: temos uma monte de coisas, para aprender com a vida! Só depende de nós. Meu abraço, amigo, obrigado; bom fim de semana!

15 de outubro de 2021 às 14:27  
Blogger O Árabe disse...

Concordo inteiramente, Marli: a tolerância é parte do processo de aprendizado, pelo qual buscamos tornar-nos melhores... e que é a grande razão de nossas jornadas! E, com certeza, ninguém foge à lei de causa e efeito...afinal, temos o livre arbítrio! :) Obrigado, amiga; meu abraço, bom fim de semana.

15 de outubro de 2021 às 14:30  
Blogger Ateliê Tribo de Judá disse...

Rapaz! Se já é difícil entender essa vida procurar explicação em possíveis vidas passadas é pra dar um nó em Tico e Teco!!!eu não lembro das coisas recentes imagine de coisa que eu nem tava aqui !!!! É por isso que de vez em quando eu escrevo vai que na próxima eu possa fazer consulta a anotações rsss

Beijos!!!
Joelma

15 de outubro de 2021 às 23:40  
Blogger O Árabe disse...

Mas a gente não precisa procurar, não, Joelma: ela vai encontrar a gente, no futuro, pode crer! Gostei dessa ideia de escrever, para consulta no futuro; será que dá? :) Meu abraço, amiga, obrigado. Boa semana!

18 de outubro de 2021 às 11:31  
Blogger Margarida Pires disse...

Assino as suas palavras!
Desde o nascimento na nossa bagagem tudo trazemos, de vidas anteriores.
Por isso, à noite muitas vezes repenso!
Porque aquela pessoa é - me tão indiferente e outra desconhecida é - me tão familiar!
O porquê de alguém se cruzar um minuto no nosso vivenciar e permanecer para sempre!
Tantas incógnitas!
Que o seu caminho seja florido!
Um beijinho recheado de gratidão!
Megy Maia🌼🌼🌼

22 de outubro de 2021 às 17:52  
Blogger Majo Dutra disse...

Grata pela compreensão. Eu queria muito acreditar... Os que duvidam são mais infelizes.
Dias bons, querido amigo. O meu abraço. 🍃🍁✨
~~~~~~

27 de outubro de 2021 às 17:03  
Blogger O Árabe disse...

Desculpe a demora da resposta, Megy: só hoje, vi este comentário. Também acredito nisto... explica muitas coisas e nos traz uma sensação boa, de conforto! :) Meu abraço, boa semana.

16 de novembro de 2021 às 13:22  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Majo. É reconfortante acreditar que a Vida continua! Meu abraço, amiga; boa semana.

16 de novembro de 2021 às 13:23  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky