O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 26 de novembro de 2021

A MOCHILA DA ESPERANÇA

 


A Vida é um constante recomeço.

O sol, todas as manhãs, se eleva no horizonte; e ilumina a oportunidade de traçarmos um novo caminho. Que pode não levar à realização de nossos sonhos, mas renova a esperança.

E esperança é a palavra-chave, para a realização de todos os sonhos. Porque, antes de realizar, é preciso sonhar; como a criança precisa erguer-se, para que possa caminhar.

Acalentemos, pois, a esperança em nosso coração. Deixemos que renasça em nós, todos os dias, e durma conosco, em todas as noites, embalando o nosso sono e os nossos sonhos.

Assim, acordaremos todos os dias com um sorriso; e o teremos em nossos lábios, quando fizermos a oração da noite. Assim, a fé e a gratidão sustentarão sempre os nossos passos.

Sim, é verdade que cada um de nós tem as suas lembranças; e nem todas são boas. Mas aquele que escolhe recomeçar, precisa sacudir o peso dos ombros, antes da nova jornada.

E o tempo nos mostrará que nenhum momento foi perdido em nossa vida. Que o lugar onde estamos é o reflexo das escolhas que fizemos; e, boas ou más, as lembranças nos ensinam.

Se assim é, as escolhas que hoje fazemos nos conduzirão por outros caminhos e nos levarão a outros lugares; cruzaremos novos vales e subiremos novas montanhas, certamente.

Tudo depende de nós. Embora não possamos, nem devamos abandonar as nossas bagagens, precisamos aprender a conviver com elas; e não deixar que determinem os nossos novos passos.

Pois, eu vos tenho dito, aquele que deseja uma nova colheita não pode plantar as mesmas sementes. Aprendamos com os erros e deixemos no passado as tristezas que causaram.

Carreguemos as nossas bagagens; elas nos serão sempre úteis. Mas não as levemos nas mochilas da mágoa ou do arrependimento; se assim fizermos, o seu peso nos esmagará.

Cuidemos, sim, de envolvê-las no tecido da compreensão. Assim, não se apagarão em nossa mente; mas, com o passar do tempo, as sentiremos cada vez mais distantes de nós.

E, depois de assim cobertas, vamos colocá-las na mochila da esperança. Esta é a única que devemos levar aos nossos ombros, a cada vez que iniciamos uma nova caminhada.

Porque é sempre a esperança que nos conduz adiante. Ela é a nossa maior força, a base da nossa confiança. Ela é a mãe de todos os sonhos que nos sustentam, em cada recomeço.

E a Vida é um constante recomeço.

Música:

http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/1_ernesto_cortazar_fly_me_to_the_moon_in.mid

Link música

Link vídeo  

42 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Bela mensagem! Que nos lembremos de levar essa mochila aonde formos!
Bom fim de semana! Beijos

26 de novembro de 2021 às 22:22  
Blogger J.P. Alexander disse...

Siempre hay que tener esperanza y ser positivos. Bella reflexion. Te mando un beso

26 de novembro de 2021 às 22:35  
Blogger Ateliê Tribo de Judá disse...

Gostei dessa mochila!!! Tudo na vida é um processo , as vezes dolorido as vezes pesado mas sempre ,sempre há algo bom para apreciar, um encanto,um sorriso ....ou sonhos que trazem sorrisos...sonhos generosos que nos fazem voltar a ter esperança em dias melhores.

Beijos
Joelma

26 de novembro de 2021 às 23:25  
Blogger chica disse...

Muito bom! No dia que completo 73, muita bagagem tenmho, podes imaginar! Procuro carregar apenas as boas,rs...É o melhor a fazer e com as outras, aprendo!abração, tudo de bom,chica

27 de novembro de 2021 às 05:28  
Blogger CÉU disse...

Um texto muito interessante e com imenso conteúdo, tal como é hábito, meu amigo.
Esperança é ter fé em algo é fundamental.
É sempre bom escutar Ernesto Cortazar. Não conhecia essa canção do rei, que era bem mais jovem, mas o corte de cabelo se mantém. Adorei ambas.

Abraço e bom final de semana.

27 de novembro de 2021 às 10:47  
Blogger Semplicemente Donna disse...

Ed anche se spesso lo zaino della Speranza si fa pesante da portare ,
dobbiamo sempre pensare che Oltre tante cose che ci possono
accadere nella vita , arriverà il sereno ad illuminarla ancora con la
fede e senza mai perdere la speranza.


Un abbraccio caro Amico Árabe , augurandoti una buona Domenica.

Rosy

p.s. Sempre speciali i tuoi post

28 de novembro de 2021 às 06:58  
Blogger Maria Luzia disse...

Ai que lindo! Seus textos abrem minha mente e ilumina os meus caminhos. A imagem, linda também, amei tudo! A esperança, os nossos sonhos, caminham juntos. Tenha um ótimo domingo e desde já, uma semana com saúde e paz! Abração e obrigada!

28 de novembro de 2021 às 09:21  
Blogger Fá menor disse...

Muito grata por mais um tão belo e pertinente texto. Carreguemos, pois, as nossas bagagens revestidas em compreensão, para que as suportemos mais levemente.

Abraço e boa semana!

28 de novembro de 2021 às 16:20  
Blogger Ailime disse...

Bom dia meu Amigo e bom Árabe,
Um texto repleto de pérolas de conhecimento.
Costumo dizer que a esperança é minha fiel companheira.
Com fé e esperança nossos caminhos se tornam mais leves e a nossa bagagem será também mais suave.
Claro que muitas vezes as nossas escolhas não são as mais acertadas, mas tentemos entendê-las como ensinamentos que nos poderão ser úteis.
Levemos apenas na mochila tudo aquilo que nos ajude a viver com mais serenidade e confiança.
Música linda e vídeo que adorei. Não conhecia.
Beijinhos e uma boa semana.
Ailime

29 de novembro de 2021 às 11:39  
Blogger " R y k @ r d o " disse...

Sem fé e esperança não à vida, pois essa, é na sua essência, fé e esperança. Mais um belo texto que me fascinou ler.
.
Cumprimentos poéticos
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos


29 de novembro de 2021 às 16:05  
Blogger Mariazita disse...

Uma reflexão muito boa, meu querido Árabe!
Quando se perde a esperança... pouco mais há a esperar da vida.
É a esperança que nos mantém de pé, principalmente nos momentos mais críticos.
É fundamental conservar a esperança, nem que seja apenas uma luzinha ao fundo do túnel.

Continuação de boa semana.
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

29 de novembro de 2021 às 16:33  
Blogger Mi nombre es Mucha disse...

gracias por comentar en mi blog y así poder conocerte

29 de novembro de 2021 às 16:39  
Blogger São disse...

Que consigamos manter a esperança viva na nossa vida, embora por vezes isso seja muito difícil...

Querido Amigo, estreito abraço e muita saúde :)

30 de novembro de 2021 às 11:13  
Blogger Beatriz Pin disse...

Din que a esperanza é o último que se perde. Que mentres hai vida hai esperanza. Tuda a esperanza posta na esperanza! mas a esperanza precisa da nosa positividade, do noso "facer", da constancia e perseverancia e de saber esperar tamén. Pouco serve que eu queira saber falar xaponés, se nunca me puxen a estudalo e aprendelo. Se teño ise obxectivo a conseguir, teño que por os medios para acadalo. Tamén hai cousas que non se poden agardar. Non podemos agardar ser sempre xovens por fora, ou vivir eternamente...
Gosto do seu texto, dos seus conselhos que sempre debemos ter presentes.
Tamén da imagem que acompanha e da música de Roberto Carlos.
Estou escribendo dende o computador e non me da opción de usar portugués, mas eu sei que entende.
Obrigada por deijar sempre um comentario muito agradable e que gosto ler e reler.
Un día, achei seu nome nun comentario pero nom lembro. Gostaría saber seu nome real, igual que você sabe o meu.
Beijinhos e boa semana, amigo...

30 de novembro de 2021 às 11:30  
Blogger Rainbow Evening disse...

we always face difficulty through our life... but, we need to keep hope...

absolutely agree with your reflection.... wonderful.

1 de dezembro de 2021 às 01:26  
Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Já diz o velho ditado, a esperança é a última a morrer!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

1 de dezembro de 2021 às 09:26  
Blogger O Árabe disse...

Que assim seja, Anônimo! É o que mais precisamos, principalmente nestes tempos difíceis! Meu abraço obrigado; bom resto de semana!

2 de dezembro de 2021 às 14:26  
Blogger O Árabe disse...

Sempre, J.P.. Sem esperança, o próprio futuro se torna negativo! Meu abraço, amiga, obrigado; bom resto de semana!

2 de dezembro de 2021 às 14:50  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Joelma: com certeza, o doce está nos sonhos! Ninguém pode viver sem sonhos. Meu abraço, obrigado; bom resto de semana.

2 de dezembro de 2021 às 14:53  
Blogger O Árabe disse...

73, Chica?! Então, você me alcançou. E tem razão: é muita bagagem! :) Mas, com esperança, a gente carrega! Meu abraço, amiga; parabéns, com um pouco de atraso, mas muito sinceros! Bom resto de semana.

2 de dezembro de 2021 às 14:56  
Blogger O Árabe disse...

Alegria em rever-te, Céu! E de acordo: a esperança é fundamental! Muito bonita essa música, não é? Meu abraço, obrigado; bom resto de semana!

2 de dezembro de 2021 às 14:58  
Blogger O Árabe disse...

E aí está o grande segredo, Rosy: nunca perder a esperança! Obrigado, amiga; meu abraço, bom resto de semana.

2 de dezembro de 2021 às 14:59  
Blogger O Árabe disse...

Muito bem dito, Maria Luzia: a esperança e os sonhos caminham juntos. Não há esperança sem sonhos, nem sonhos sem esperança! Meu abraço, obrigado; bom resto de semana!

2 de dezembro de 2021 às 15:03  
Blogger O Árabe disse...

É o melhor a fazer, Fa; quanto a compreensão nos ajuda a viver! Obrigado, amiga; meu abraço, bom resto de semana.

2 de dezembro de 2021 às 15:05  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Ryk@rdo, e de acordo: fé e esperança estão na essência da vida! Meu abraço, amigo; bom resto de semana, obrigado!

2 de dezembro de 2021 às 15:24  
Blogger O Árabe disse...

Ecoo as tuas palavras, Ailime: "Costumo dizer que a esperança é minha fiel companheira.
Com fé e esperança nossos caminhos se tornam mais leves e a nossa bagagem será também mais suave.". Valiosa lição, que aprendemos! O vídeo é fantástico, né? RC e Milton: dois dos maiores artistas da música brasileira! Bom fim de semana, amiga; meu abraço, obrigado!

2 de dezembro de 2021 às 15:25  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Mariazita! Muitas vezes, essa luzinha nos faz suportar o túnel! :) Meu abraço, amiga, obrigado; bom resto de semana!

2 de dezembro de 2021 às 15:30  
Blogger O Árabe disse...

Não há do que agradecer, Mucha; foi um prazer conhecer você e seu blog! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

2 de dezembro de 2021 às 15:31  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, São. Mas quanto mais difícil, amiga, mais precisamos dela! ;) Meu abraço, obrigado; bom resto de semana!

2 de dezembro de 2021 às 15:33  
Blogger Luiz Gomes disse...

Boa tarde meu querido amigo Árabe. As vezes temos que tirar alguma coisa da nossa mochila. Para nossa vida ser mais leve. Grande abraço carioca.

2 de dezembro de 2021 às 15:38  
Blogger O Árabe disse...

Eu sou o Flávio, Bea; é um prazer comentar no seu blog, e entendo, sim, graças a você. Gosto tanto de ler o que você escreve, que a aprendi a entender o seu idioma; uma outra palavra que me falta, deduzo pelo sentido. :) Também gosto muito da sua região. Pelas fotos, é linda! Meu abraço, amiga, e obrigado; bom resto de semana!

2 de dezembro de 2021 às 15:43  
Blogger O Árabe disse...

Acho que você sintetizou muito bem, Rainbow: sempre encontramos dificuldades, mas precisamos manter a esperança! É o que penso. Meu abraço, obrigado; bom resto de semana.

2 de dezembro de 2021 às 15:46  
Blogger O Árabe disse...

E você, Luiz, que ama viajar, bem sabe disto, não é? Meu abraço, amigo; obrigado! Bom resto de semana!

2 de dezembro de 2021 às 15:48  
Blogger O Árabe disse...

... e ainda bem que é assim, Isy! Ao perdê-la, também nos perdemos! :) Meu abraço, obrigado; bom resto de semana. amiga!

2 de dezembro de 2021 às 15:50  
Blogger Margarida Pires disse...

Adiro transbordar de amor1
E compartilhá -lo com os que me rodeiam!
E andando com a bagagem sempre recheada de gratidão e de esperança!
Beijinhos, Árabe!
Megy Maia 💙🌺💙

2 de dezembro de 2021 às 16:30  
Blogger Beatriz Pin disse...

Om belo nome,italiano?
Agradeço sabelo. Intuo que os nomes dim algo da pessoa que o leva. Eu podo pensar que você mesmo pide ter uma ascendença europeia!:-))

3 de dezembro de 2021 às 11:42  
Blogger Majo Dutra disse...

Concordo com o espírito da tua mensagem e sabes bem, porque tenho poetizado a Esperança.
Não é fácil recomeçar uma nova vida e menos agora, nestes tempos difíceis que correm. Quantos pais ficam prisioneiros em trabalhos que não gostam, a fim de garantirem sustento para os filhos...
Porém, sim, haja esperança.
Gostei de rever Roberto e Nilton tão jovens nesta bela canção...
ECortazar sabes que é o meu pianista preferido.
Tem um mês de Dezembro feliz num advento pleno de paz e convicta esperança.
O meu abraço de sincera e boa amizade.
~~~~~~~~~

3 de dezembro de 2021 às 14:40  
Blogger O Árabe disse...

Não haveria como duvidar disso, Megy, lendo as belas poesias que você escreve! Obrigado, meu abraço; bom fim de semana!

4 de dezembro de 2021 às 14:07  
Blogger O Árabe disse...

Um pouco mais, Bea: tenho dupla nacionalidade, amiga; sou brasileiro e português. Acertaste. :) Meu abraço, obrigado; bom fim de semana!

4 de dezembro de 2021 às 14:09  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Majo: bem sei, porque acompanho o que (tão bem!) escreves, amiga. E tens razão: vivemos tempos duros... é quando mais necessitamos da esperança! Quanto às músicas... bem, normalmente estamos de acordo neste quesito! :) Meu abraço, obrigado; bom fim de semana e belo Dezembro!

4 de dezembro de 2021 às 14:12  
Blogger Majo Dutra disse...

🎄✨🧚‍♀️
~~~~~~

5 de dezembro de 2021 às 08:15  
Blogger O Árabe disse...

Abração, Majo; boa semana, amiga!

6 de dezembro de 2021 às 12:53  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky