O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 19 de novembro de 2021

SOBRE OS VOSSOS FILHOS



Amai, sim, os vossos filhos.

Porque eles são partes do vosso ser. E, acreditai-me, nada vos poderá ser mais caro que esses seres, que por vosso intermédio nascem pequeninos e deveis tornar maiores do que vós.

Lembrai-vos, entretanto, de que amar alguém não significa determinar os seus caminhos; mas apoiá-lo, quaisquer que sejam as dificuldades do caminho que ele mesmo houver escolhido.

Pois, assim como vos coube o direito de errar e acertar, ao longo dos vossos caminhos, a eles cabe igualmente o mesmo direito. E não seria justo que os privásseis de sua própria caminhada.

Porque aos pais não é dado o poder de impedir as lágrimas de seus filhos; apenas o de chorar com eles. Como não lhes podem outorgar sorrisos, somente compartilhar as suas alegrias.

Recordai o que vos disse, sabiamente, o profeta: vossos filhos não são vossos filhos. Sois apenas o arco encurvado, do qual partem novas setas, rumo a outra jornada e outro aprendizado.

E, se assim é, vossos filhos não são apenas os portadores do vosso orgulho e os depositários das vossas esperanças. Não podeis viver através deles; mas, se bem agirdes, neles vivereis.

Pois são os filhos da ânsia da Vida por si mesma. A Vida se renova, em todo o tempo; e felizes vos deveis sentir com o papel que desempenhais neste ciclo, que segue na Eternidade.

Deveis alimentar os vossos filhos; não apenas os seus corpos, mas também as suas almas. Colocai portanto na mesa, à sua frente, os frutos que colhestes, durante vossa própria experiência.

Não os forceis a comê-los, porém. Oferecei-lhes tudo que puderdes, mas tende presente que merecem descobrir novos sabores; e não o poderiam fazer, acaso fossem limitados ao que lhes dais.

Deveis mostrar-lhes os caminhos que percorrestes; para que conheçam os vossos erros e acertos. Mas não os forceis a seguí-los, pois cada um deve escolher os seus próprios caminhos.

Nem insistais em mantê-los na segurança do ninho; se assim for, mais difíceis se tornarão os seus próprios voos. E não tereis maior alegria, do que vê-los voando mais longe e mais alto que vós.

Eu vos tenho dito que o amor não é posse, mas entrega. Em nenhum momento da vida percebereis mais nitidamente esta verdade, do que ao lidar com vossos filhos; ao vê-los crescendo.

Esta, talvez seja a maior lição que vos podem ensinar os vossos filhos: a vencer o egoísmo e aprender a não pensar unicamente em vós mesmos. Porque eles não vêm apenas do vosso corpo.

São os filhos da vossa alma.

Música:
http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/Ernesto_cortazar_reflexions.mid


Link música

Link vídeo

Gibran: para mim, fantástico e inigualável! 

43 Comentários:

Blogger J.P. Alexander disse...

Hermosa reflexión sobre los hijos. Te mando un beso

19 de novembro de 2021 às 22:07  
Blogger Ateliê Tribo de Judá disse...

Filhos são preciosidades , aprendemos com eles mais do que ensinamos,eles transformam nossas vidas e assim será de geração em geração.
O amor é como as águas dos rios que se transformam até chegarem ao oceano, deixam de ser rio mas continuam sendo água.

Beijos

Joelma

19 de novembro de 2021 às 23:09  
Blogger chica disse...

Que beleza a iniciar pela imagem,Árabe!
Reflexão valiosa, acertada e sempre válida sobre nós e nossos filhos que tanto amamos! Adorei! abração, linda semana,chica

20 de novembro de 2021 às 06:31  
Anonymous Anônimo disse...

com os filhos aprendemos a amar, dividir e a somar. E, cabe-nos orientar.
Belo post!
Bom fim de semana! Beijos

20 de novembro de 2021 às 06:34  
Blogger Semplicemente Donna disse...

La chiosa finale caro amico Árabe "Sono i figli della tua anima", rappresenta tutto quello che i nostri figli devono essere per noi genitori , a volte si tende ad essere troppo apprensivi , questo soprattutto le mamme , ma i genitori hanno un ruolo fondamentale per la loro crescita , educazione e per il diventare adulti . Non è facile mettere in pratica tutte le belle cose che ho letto nel tuo bellissimo post , ma come tutti i genitori , ci proviamo ogni giorno a migliorarci.

Un abbraccio con stima ed un buon fine settimana .

Rosy

20 de novembro de 2021 às 08:16  
Blogger Fatyma Silva disse...

Amigo Árabe
Que grande reflexão!
Realmente os nossoa filhos são nossos filhos, e nós os pais, para apoiá-los e orientá-los quando precisarem.

Te desejo um feliz e abençoado fim de semana.
Um abraço, amigo.

20 de novembro de 2021 às 20:21  
Blogger Catiaho Reflexod'Alma disse...

Árabe,
Lindo texto.
Realmente filhos são presentes.
Pena que muita gente os
transformam em peso.
Os meus estão adultos e amo ter
cumprido minha parte com alegria.
Adorei ler.
Bjins
Catiaho Alc.

21 de novembro de 2021 às 05:36  
Blogger Fá menor disse...

Muito grata por mais este texto repleto da mais genuína sabedoria!

Beijinhos e boa semana!

21 de novembro de 2021 às 17:26  
Blogger Beatriz Pin disse...

Muito boa ista ensinanza. Ha quen pensa que @s fill@s lhe pertencen e que podem dispor das suas vidas.
Ajudar a voar, para quando deijem o niño.
Estar aí para quando nos precisen.
Concordo em tudo.
Ensinarlhes como coidar a súa alma mais tambem o seu corpo.
Ambos são complemento.
Agradezo a sua visita e aportação ao tema do pequeno almorço.
Voçe coida da nosa alma. Eu coido do corpo!
Abraço

22 de novembro de 2021 às 15:03  
Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Meu caro, tens toda e total razão!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

22 de novembro de 2021 às 16:12  
Blogger Fatyma Silva disse...

Amigo Árabe, passando para reler esse belo texto e agradecer por parabenizar o meu filho.
Te desejo uma feliz e abençoada semana.
Um abraço.

22 de novembro de 2021 às 18:45  
Blogger Rainbow Evening disse...

Children should be better than their parents ...

Great thought....

Thank you for sharing

23 de novembro de 2021 às 03:26  
Blogger Ailime disse...

Bom dia meu Amigo e bom Árabe,
Que texto tão belo sobre os filhos.
Os filhos são seres maravilhosos que nasceram de nós a quem devemos amar, educar e respeitar.
Apesar do amor que lhes temos não devemos cercear os seus voos.
Chegará o tempo em que sairão do ninho para iniciarem seus próprios caminhos e só temos que apoiá-los.
Só assim adquirirão a segurança necessária para enfrentar tudo o que virá.
Amemo-los e deixemos que sejam livres, com sua própria identidade.
Música e vídeo lindos!.
Beijinhos e continuação de boa semana.
Ailime

23 de novembro de 2021 às 05:41  
Blogger Mariazita disse...

E o que amo mais na vida - os filhos.
E devo-lhes tanto! Se eles não existissem... a minha vida seria vazia, não faria o mínimo sentido.
De entre tudo que me dão e têm dado, tenho que destacar os netos. Sem os filhos eles não existiriam, certo?
Excelente a tua reflexão, meu caro Árabe.

PS - TOMA NOTA QUE AS MINHAS POSTAGEN SÃO SEMPRE NO DIA 1 DE CADA MÊS (Salvo raríssimas excepções, como a que vai haver brevemente, em meados de Dezembro - uma postagem extra.)

Votos de uma feliz Terça Feira e boa semana.
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

23 de novembro de 2021 às 07:46  
Blogger Majo Dutra disse...

Concordo com as suas opiniões sobre o assunto abordado.

Ser pai não é dar carinhos, nem cantar belas melodias, mas sobretudo, dar um bom exemplo.

Dias de paz, amor e carinho...

Tudo pelo melhor, amigo. O meu abraço.
~~~~~~~~~~~~

23 de novembro de 2021 às 08:46  
Blogger Majo Dutra disse...

Não percebi a referência a Gibran...
~~~~~~

23 de novembro de 2021 às 08:48  
Blogger Luiz Gomes disse...

Boa noite Árabe. Texto muito lindo e maravilhoso, que nos faz refletir sobre o amor pelos filhos. Grande abraço carioca.

23 de novembro de 2021 às 18:21  
Blogger Recomenzar disse...

Olá
O amor pelas crianças é muito grande, por maior que seja, pensamos que os filhos são nossos e que nunca crescerão e que nunca vão voar para outros mundos
Sua entrada é muito bonita, um abraço

24 de novembro de 2021 às 10:33  
Blogger Margarida Pires disse...

Boa noite, Árabe!

Lindo: São os filhos da vossa alma.

Deixai - os voar, simplesmente voar!
Um beijinho recheado de gratidão!
Megy Maia🌺💙🌺

24 de novembro de 2021 às 18:45  
Blogger Maria Luzia disse...

Bom dia Árabe!

Concordo com você, amar os vossos filhos. Os mesmos quando criados com amor, carinho e limites, bons frutos darão e pessoas de bem serão. Lindo tudo, amei! Ah, postei umas fotos no cantinho da paz. Árabe, enorme abraço, ótimo resto de semana e grata, muito grata!

25 de novembro de 2021 às 10:43  
Blogger São disse...

AS crianças que vêm-à-Terra através de nós são seres únicos com vida e caminhos seus.

A nossa exclusiva tarefa é amá-las e dar-lhe todas as oportunidades para que se realizem.

Te abraço com carinho, querido Amigo.

25 de novembro de 2021 às 11:10  
Blogger O Árabe disse...

Grato, J.P. Meu abraço, amiga; bom resto de semana!

25 de novembro de 2021 às 13:47  
Blogger O Árabe disse...

Gostei do pensamento sobre as águas Joelma. E concordo: não só ensinamos; também aprendemos muito com os filhos! Meu abraço, obrigado; bom resto de semana.

25 de novembro de 2021 às 13:49  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Chica! Bom saber que você gostou, amiga! Meu abraço, bom resto de semana!

25 de novembro de 2021 às 13:50  
Blogger O Árabe disse...

Com certeza, Anônimo; faz parte do muito que aprendemos com eles! Obrigado, meu abraço; bom resto de semana.

25 de novembro de 2021 às 13:52  
Blogger O Árabe disse...

Bem como você disse, Rosy: nós, que somos pais, precisamos melhorar todos os dias; até para oferecermos o melhor a eles! Obrigado, amiga; meu abraço, bom resto de semana.

25 de novembro de 2021 às 13:56  
Blogger O Árabe disse...

É assim que vejo, também, Fatyma: esta é a nossa função! Obrigado, amiga, meu abraço; bom resto de semana.

25 de novembro de 2021 às 13:57  
Blogger O Árabe disse...

Eu também, Catiaho: tenho quatro, já adultos e que têm as suas próprias vidas. Ainda bem que pude e ainda posso ajudá-los na caminhada; cada qual do seu jeito, é claro! :) Meu abraço, amiga, obrigado; bom resto de semana.

25 de novembro de 2021 às 13:59  
Blogger O Árabe disse...

Grato a você, Fa, pela amizade e companhia constante! Meu abraço, amiga; bom resto de semana!

25 de novembro de 2021 às 14:00  
Blogger O Árabe disse...

Fazemos uma boa dupla, não é, Bea?:) Gostei muito daquele post, sim! E concordo: é difícil, mas precisamos entender que os filhos não nos pertencem... pertencem à Vida! Meu abraço, amiga; obrigado, bom resto de semana!

25 de novembro de 2021 às 14:01  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Isy; meu abraço, amiga, bom resto de semana!

25 de novembro de 2021 às 14:02  
Blogger O Árabe disse...

Foi uma alegria, para mim, Fatyma! Adoro ver um bom relacionamento entre pais (mãe, no caso:) e filhos; me deixa feliz! Renovo meu abraço e os parabéns a ambos.

25 de novembro de 2021 às 14:09  
Blogger O Árabe disse...

É um belo pensamento, Rainbow! Esta deve ser a nossa intenção, ao criar os filhos! Meu abraço, obrigado; bom resto de semana.

25 de novembro de 2021 às 14:10  
Blogger O Árabe disse...

Bem assim, Ailime: "Os filhos são seres maravilhosos que nasceram de nós a quem devemos amar, educar e respeitar. Apesar do amor que lhes temos não devemos cercear os seus voos.". Aprendi, com o tempo, que este é o principal mandamento (e o mais difícil de seguir!:) para os pais. Bom saber que você gostou também da música, amiga! Obrigado, meu abraço; bom resto de semana.

25 de novembro de 2021 às 14:13  
Blogger O Árabe disse...

Entendo bem o que queres dizer, Mariazita: desde que nascem, eles preenchem a nossa vida, não é? Quanto à data das postagens, eu até que sei disso... mas não custa pedir, não é? De vez em quando, pode dar certo! :) Meu abraço, amiga, obrigado; bom resto de semana!

25 de novembro de 2021 às 14:16  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Majo: ensinamos mais pelo exemplo do que pelas apalavras, eu acredito! Quanto à referência ao Gibran, é aquela que mencionei no teu blog: as frases em azul, no texto, são d'O Profeta, que considero o melhor livro de Gibran... e um dos melhores já escritos no mundo, ao menos na minha opinião. Obrigado, amiga; meu abraço, bom resto de semana.

25 de novembro de 2021 às 14:20  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Luiz! Meu abraço, amigo e conterrâneo; bom resto de semana!

25 de novembro de 2021 às 14:21  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Mucha! Dei uma olhada rápida no seu perfil e em breve estarei conferindo o seu blog; gostei muito da ideia, da proposta... e do nome. Sempre estamos recomeçando, não é? Ou, pelo menos, deveríamos estar. Quando aos filhos, concordamos: sempre pensamos desse jeito... mas a vida nos ensina que não é bem assim. :) Meu abraço, bom resto de semana!

25 de novembro de 2021 às 14:25  
Blogger O Árabe disse...

São, Megy... e exatamente por isso, é tão difícil deixá-los voar. :) Mas acabamos aprendemos que apenas nos cabe ensiná-los a abrir as asas! Muito bom ter você de novo por aqui, amiga; meu abraço, obrigado; bom resto de semana!

25 de novembro de 2021 às 14:33  
Blogger O Árabe disse...

Feliz em saber que você está bem... e ainda tem um novo post, Maria Luzia! A gente se afeiçoa aos amigos, mesmo distante... e é por isso que "cobro" notícias, viu? Além de gostar muito das suas fotos! Meu abraço, obrigado; bom resto de semana!

25 de novembro de 2021 às 14:35  
Blogger O Árabe disse...

Muito bem dito, São: "AS crianças que vêm-à-Terra através de nós são seres únicos com vida e caminhos seus. A nossa exclusiva tarefa é amá-las e dar-lhe todas as oportunidades para que se realizem.". É bem por aí, amiga; a realização e a felicidade estão na tarefa bem cumprida! Meu abraço, obrigado; bom resto de semana!

25 de novembro de 2021 às 14:38  
Blogger Maria Luzia disse...

Compreendo você Árabe, é verdade, nos preocupamos sim, com as pessoas de perto de longe, mesmo as que não conhecemos pessoalmente. É que penso, não dever incomodar os amigos a toda hora com problemas. Muitas vezes o silêncio, o esperar que o tempo amenize é uma das soluções. Peço desculpas. Abração!

25 de novembro de 2021 às 18:24  
Blogger O Árabe disse...

Não há de que pedir desculpas, Maria Luzia; nem porque não falar de problemas. Amigos dividem tristezas e multiplicam alegrias, reza um velho ditado, :) Muito feliz em ver você de novo, isso eu lhe garanto! Disponha sempre, minha amiga! Grande abraço.

25 de novembro de 2021 às 20:11  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky