O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

O SONHO E A VIDA

 


Preservai os vossos sonhos.

Pois o sonho é como uma lâmpada, que ilumina os vossos caminhos com o brilho da esperança. Ainda que não o chegueis a alcançar, a sua luz vos traz forças para prosseguir a jornada.

E basta imaginar o seu sabor, para que sintais adoçados os vossos lábios. Porque a imaginação é o maior dos vossos dons; tudo aquilo que imaginardes, sereis capazes de realizar.

É assim que é. E, por isso, os vossos sonhos nunca desaparecem; apenas se transformam, com o passar do tempo. São como os amores: quando um se vai, outro toma o seu lugar.

Abençoados sois, por essa capacidade de sonhar; é ela que mais vos distingue dos animais. Eles só têm instintos e desejos, enquanto os vossos sonhos vos apontam o rumo a seguir.

Conservai os vossos sonhos. Ninguém existe que possa caminhar sobre a Terra, sem sonhos. E, ainda que houvesse, a jornada seria apenas um pesado fardo, sobre seus ombros.

Mergulhai, pois, em vossos sonhos. E não vos preocupeis quanto à sua realização; ainda que não venham a ser mais do que sonhos, a sua luz iluminará as vossas noites e os vossos dias.

Não é a morte de um sonho, que deveis temer; e sim o medo de sonhá-lo. Porque, se o medo vos levar a fugir, jamais sabereis se o sonho chegaria - ou não - a transformar-se em realidade.

E, acreditai-me, talvez isso seja o que menos importa. Em verdade, existem duas formas de matar um sonho: desistir dele, ou realizá-lo. E tanto uma como a outra, são capazes de magoar-vos.

Porque não há realidade que se possa comparar a um sonho. E, uma vez que alcanceis o sonho, arriscai-vos a ver as suas cores desvanecendo-se lentamente, perante o cinza da realidade.

Entretanto, nada existe que dure para sempre neste mundo; nem mesmo a própria jornada. Porque, um dia, todos vos ireis: e ninguém sabe como, nem quando chegará o seu próprio dia.

Desejaríeis, talvez, um sonho eterno. Como o poderíeis ter, porém, se vós mesmos não o sois? Decerto, algum dia teria que findar o vosso sonho; ainda que fosse com a vossa partida.

Deixai-me dizer-vos, portanto, que o sonho é como a vida: uma viagem encantada, da qual deveis usufruir o quanto puderdes, porque nunca sabereis quando virá o vosso último destino.

Não importa aonde vos levará o sonho. Como na vida acontece, o importante não é o porto final, mas a própria viagem. Desfrutai bem dos seus encantos, das suas paisagens maravilhosas.

Sede felizes, enquanto durar a viagem!

Música:

http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/Ernesto_cortazar_river_of_dreams.mid

Link música

Link vídeo

26 Comentários:

Blogger J.P. Alexander disse...

Linda reflexion te mando un beso

15 de janeiro de 2022 às 00:53  
Blogger chica disse...

Concordo com cada patágrafo.Árabe!
Lindo e vamos viver cada estação do sonho para ver a realidade mais colorida...E como precisamos deles!! Nos levam a viajar e voar!
abração, chica

15 de janeiro de 2022 às 06:44  
Blogger Ateliê Tribo de Judá disse...

A sincronicidade dos sonhos nem sempre é possível, por isso a realidade as vezes parece cruel, porém quando isso acontece parece um conto de fadas onde existem, bruxa,raposinha, abóbora e sonhos de creme,quando isso tudo vira conto de terror aí é que o bicho pega!!
Beijos
Joelma

15 de janeiro de 2022 às 08:56  
Blogger Semplicemente Donna disse...

Il sogno è anche l'altra faccia della realtà.
In esso si rispecchia l'anima e ci fa vedere le nostre paure, i nostri timori , i nostri desideri più reconditi , ed i sogni a cui aneliamo che ci mancano .
Non perdiamo i sogni mai , come scrivi benissimo tu caro amico Árabe .

Un abbraccio ed un buon fine settimana .

Rosy

15 de janeiro de 2022 às 10:54  
Blogger " R y k @ r d o " disse...

Texto brilhante que amei ler. A sua escrita é fascinante de ler. Mais uma vez deixo o meu elogio
.
Uma semana feliz … Saudações poéticas
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos

17 de janeiro de 2022 às 15:46  
Blogger Fatyma Silva disse...

Concordo com você, amigo Árabe, e que não há realidade que se compara com os sonhos.

Tenha dias abençoados. E boa semana.

Um abraço.

17 de janeiro de 2022 às 23:27  
Blogger Beatriz Pin disse...

Uma leção magistral sobre os sonhos.
"Unma maneira de matar un sonho é desistir dele ou realizalo" Ja tenho experimentado ambas. Mas tambem que um sonho que se foi gera um outro sonho, como ocantoce co amor.
Ter sonhos é ter motivos polos que loitar.
Sonhos e amores imposibles...sempre nos mantenhen na esperanza.
Um grande abraço, amigo Flavio

18 de janeiro de 2022 às 03:55  
Blogger Roselia Bezerra disse...

Bom dia de paz, amigo Árabe!
Nossos sonhos nos carregam no colo pela vida afora.
Fiquei encantada também com o desfecho do post.
O importante é a viagem e seus encantos.
Que grande verdade!
Tenha dias abençoados com saúde e paz junto aos seus amados!
Abraços fraternos

18 de janeiro de 2022 às 06:48  
Blogger Ailime disse...

Bom dia meu Amigo e bom Árabe,
Um texto repleto de conhecimento.
Como diz um poeta português "o sonho comanda a vida"! É por assim dizer a chama que alimenta a vida e nos impele a caminhar.
Enquanto sonhamos nos sentimos mais despertos para continuar a viagem e ir dela tirando o maior proveito.
Linda a música e o vídeo que não conhecia.
Obrigada, Amigo.
Desejo-lhe continuação de uma boa semana.
Beijinhos,
Ailime

18 de janeiro de 2022 às 10:05  
Blogger São disse...

Bela reflexão...

Beijinho, Swami :)

18 de janeiro de 2022 às 12:07  
Blogger Luiz Gomes disse...

Boa tarde meu querido amigo Árabe. Obrigado por falar de sonhos, de uma forma única e especial. Uma excelente terça-feira.

18 de janeiro de 2022 às 16:21  
Blogger Majo Dutra disse...

Concordo com o que disse e afirmou.
Todo o homem precisa de sonhar de um modo razoável, aspirar a algo, ter objetivos.
Gostei de o ler, de passear pelos seus jardins, com música doce e inspiradora.
O vídeo é muito belo.
Dias de verão tranquilos... Penso que é do Rio...
Tudo pelo melhor. o meu abraço amigo.
~~~~~

20 de janeiro de 2022 às 15:08  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, JP. Meu abraço, amiga; bom fim de semana!

21 de janeiro de 2022 às 13:18  
Blogger O Árabe disse...

Grande verdade, Chica: nossa vida seria muito mais pobre, sem os sonhos! Meu abraço, amiga, bom fim de semana; obrigado!

21 de janeiro de 2022 às 13:19  
Blogger O Árabe disse...

Concordo com você, Joelma: os sonhos mais lindos chegam a parecer contos de fadas. Quanto a essa parte de virar conto de terror... aí, não sei; melhor acordar antes, para viver um outro sonho, eu acho! :) Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

21 de janeiro de 2022 às 13:24  
Blogger O Árabe disse...

Também acho assim, Rosy: os sonhos não nos deixam... apenas são substituídos. Sempre precisamos ter sonhos! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

21 de janeiro de 2022 às 13:26  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Ryk@rdo. Muito honroso o comentário, amigo, vindo de um poeta com a sua qualidade! Meu abraço, bom fim de semana.

21 de janeiro de 2022 às 13:27  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Fatyma: nunca haverá realidade que se compare a um sonho. Nada pode ter a leveza e as cores de uma bolinha de sabão, que flutua livre no ar! Obrigado, meu abraço; bom fim de semana!

21 de janeiro de 2022 às 13:30  
Blogger O Árabe disse...

Acho que você sintetizou magistralmente, Bea: ter sonhos é ter motivos pelos quais lutar. Muito bom, minha amiga! Obrigado, meu abraço; bom fim de semana.

21 de janeiro de 2022 às 13:32  
Blogger O Árabe disse...

Bem assim, Ailime: "... "o sonho comanda a vida"! É por assim dizer a chama que alimenta a vida e nos impele a caminhar. Enquanto sonhamos nos sentimos mais despertos para continuar a viagem e ir dela tirando o maior proveito.". Pouco mais resta a dizer, amiga! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

21 de janeiro de 2022 às 13:34  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Rosélia! Em verdade, amiga, tudo que temos em cada jornada sobre a Terra é a própria viagem; saibamos desfrutar dos seus encantos! Meu abraço, bom fim de semana.

21 de janeiro de 2022 às 13:36  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, São! Bom fim de semana, minha querida amiga; meu abraço.

21 de janeiro de 2022 às 13:37  
Blogger O Árabe disse...

Precisamos deles, Luiz. Oxalá consigamos atentar para a importância dos sonhos, meu amigo! Obrigado, bom fim de semana; meu abraço.

21 de janeiro de 2022 às 13:38  
Blogger O Árabe disse...

Também gostamos muito da sua companhia, Majo; é agradável caminhar pelos caminhos da poesia, com pessoas que sabem aproveitar as flores e seu encanto. Muito quente, aqui na Bahia, mas é bem como dizes: dias tranquilos de verão. Meu abraço, amiga, obrigado; bom fim de semana.

21 de janeiro de 2022 às 13:41  
Blogger Fá menor disse...

Belíssimo texto/reflexão/ensinamento, como sempre nos habituaste.
Bem-haja!
Abraços!

21 de janeiro de 2022 às 16:15  
Blogger O Árabe disse...

Grato a ti, Fa, pela amizade e gentileza de sempre! Meu abraço, bom fim de semana.

22 de janeiro de 2022 às 00:39  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky