O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 4 de março de 2022

AS VOSSAS DIFERENÇAS

Sim: existem diferenças entre vós.

Isto, porém, não vos deve preocupar. Nem vos levar a temer aqueles que não comungam dos vossos credos, não falam o vosso idioma e não pensam nem sentem da mesma forma que vós.

Pois as diferenças são necessárias, para que possa haver a completude. Observai que os vossos dedos são diferentes; entretanto, cada um executa a sua tarefa e a vossa mão funciona.

Notai, também, que é graças à diversidade das cores que existe a beleza do arco-íris. E quanto mais tipos de flores existirem em um mesmo local, mais belo e perfumado será o jardim que formam.

E, ainda mais: se vos coubesse fazer um pomar, plantaríeis todas as sementes de um mesmo gênero de fruta? Ou variaríeis entre elas, para que pudésseis depois experimentar diversos sabores?   

Em verdade é bem assim que acontece: as diferenças não vos devem separar, mas levar-vos a viver e trabalhar juntos, para que possais construir um mundo e uma vida melhor para a humanidade.

É necessário que existam os sonhadores, para manter viva a esperança; os filósofos, para inspirar-vos novas ideias sobre a Vida; e os práticos, para alertar sobre as dificuldades do caminho.

É preciso que haja os conservadores, para que permaneçam as lembranças do passado; e os progressistas, para trabalhar pelos avanços para o futuro. Do hoje, considerando o ontem, vem o amanhã.

Por isto, eu vos digo que não deveis prezar menos os artistas, os trabalhadores do campo, ou aqueles das indústrias e do comércio. Uns servem à vossa alma; outros, às necessidades dos corpos.

Nem deveis tratar com menosprezo aqueles que vos estendem as mãos, nas esquinas. Esses vossos irmãos, abandonados pela sorte, são a oportunidade de agradecer ao Pai por tudo que tendes.

Acostumai-vos, portanto, a aceitar e respeitar as diferenças que existem entre vós. Tentai imaginar como seria o mundo, se todos pensásseis e reagísseis da mesma forma, em todas as ocasiões.

Buscai afastar de vós os preconceitos e o desejo de impor as vossas opiniões. Vereis que só tendes a ganhar, se considerardes outras ideias e outros pontos de vista, alargando vossos horizontes.

Sim: existem diferenças entre vós. Esta, entretanto, não é uma desvantagem para ninguém; mas uma grande vantagem para todos, se a souberdes utilizar. Se não vos afastardes, mas vos unirdes.

Abandonai os vossos medos, e o vosso egoísmo. Levantai os vossos olhos para o céu noturno e apreciai a beleza das estrelas. E recordai que cada estrela está onde está, porque as outras ali a sustentam.

Por que seria diferente, entre vós? 

Música:

http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/1_pianos_magicos_the_impossible_dream.mid

Link para música

Link para vídeo   

33 Comentários:

Blogger J.P. Alexander disse...

Bella reflexion las diferencias pueden enseñarnos cosas que no sabíamos. Debemos aceptarlas e un largar de que eso nos haga enemigos para ir adelante. Te mando un beso

4 de março de 2022 às 23:09  
Blogger chica disse...

Linda mensagem e sempre é bom falar sobre isso, pois por vezes ficam esquecidos esses conceitos básicos de viver...Pena!

abração, lindo fdemana! chica

5 de março de 2022 às 07:03  
Blogger Ateliê Tribo de Judá disse...

Ao "ser diferente" é destinado exclusão (principalmente se esse for pobre)ou viver em constante batalha por seu espaço,embora existam os politicamente corretos que declaram aceita-los mais em algum momento tentam formata-los dando-lhe as opções: condicionar-se ou ser solitário . Abençoado é o olhar da criança que vive com naturalidade diante das diferenças,e que bom que ainda existam adultos (mesmo que poucos)com olhos de criança.
Beijos!!
Joelma

5 de março de 2022 às 10:17  
Blogger Rainbow Evening disse...

love these words: "differences are necessary..."
great reflection...

Have a wonderful weekend


6 de março de 2022 às 17:19  
Blogger Catiaho Reflexod'Alma disse...

Grandes verdades amigo.
É sempre bom ler aqui
Bjins
CatiahoAlc.

7 de março de 2022 às 05:03  
Blogger stella disse...

Efectivamente, todos somos necesarios dentro de nuestra diversidad, cada uno tiene su tarea y como bien dices nada ni nadie es superior a la otra u otro, solo necesitamos tolerar, comprender, y ser hombres y mujeres de paz
Es un placer leerte O´Arabe dejas siempre buenas enseñanzas
Un abrazo
Carmen

7 de março de 2022 às 15:09  
Blogger Mi nombre es Mucha disse...

Las diferencias nos hacen ser lo que somos Un gran abrazo para usted guapo

7 de março de 2022 às 20:37  
Blogger Beatriz Pin disse...

O mundo oferece a oprtunidade do diverso.
Seguindo com ejemplos: que serían os blogs se tudos trataran da mesma coisa?
Na variedade está o enriquecemento.
Gosto das suas ensinanças e sento grande curiosidade por saber se as tem tudas recolhidas num livro ou se teim algo a ver co Corão ou livro sagrado...
como você se fai chamar O Árabe...eu pensei...
Disculpe a minha curiosidade.
Um abraço, amigo, Flavio.

8 de março de 2022 às 00:22  
Blogger Ailime disse...

Bom dia meu Amigo e bom Árabe,
Um texto repleto de pérolas de conhecimento!
O mundo com sua diversidade nos oferece toda a beleza que o Criador nos ofereceu.
É nas diferenças que encontramos a complementaridade que nos faz felizes!
Que o respeito e o amor sejam o elo que nos impulsione a viver com as diferenças que essenciais são à nossa vida.
O mundo seria ainda mais cinzento se diferenças não existissem e assim podemos dizer e sentir que vivemos num mundo maravilhoso de simbiose e cor.
Gostei imenso da música e do vídeo. Sempre boas escolhas.
Beijinhos e uma semana abençoada.
Ailime

8 de março de 2022 às 12:14  
Blogger Fá menor disse...

Belíssimo texto, com tão perfeito ensinamento! è muito bom poder relembrar o que bem sabemos mas que tantas vezes não lembramos. Grata!

Abraços.

9 de março de 2022 às 17:31  
Blogger Smareis disse...

Um lindo texto de ensinamento.
Entre as principais riquezas da humanidade está a diversidade entre os povos, isso tornam o mundo mais interessante e repleto de aprendizagens.
Boa semana Amigo Árabe.
Abraço!

9 de março de 2022 às 17:49  
Blogger São disse...

Concordo contigo, Swami : as diferenças são naturais e só enriquecem a Humanidade.

E , citando de coro cantor Sting , "partilhamos a mesma biologia, independentemente da ideologia " ( e da cor de pele e do sexo , acrescento eu).

Meu querido Amigo, forte abraço e bom resto de semana :)

10 de março de 2022 às 16:20  
Blogger São disse...

ERRATA :
" De cor o cantor" , não "de coro cantor"

10 de março de 2022 às 16:22  
Blogger Mariazita disse...

Se as pessoas fossem todas iguais o mundo seria uma monotonia.
É exactamente nas diferenças que reside o encanto nas relações entre as pessoas, permite troca de ideias muito mais interessantes, e assim aumentar os nossos conhecimentos.
Excelente reflexão, querido amigo Árabe.

Bom Fim de Semana.
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

11 de março de 2022 às 07:25  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, JP! Eu também acho que só temos a aprender, ouvindo aqueles que são ou pensam diferente! Meu abraço, amiga, obrigado; bom fim de semana!

11 de março de 2022 às 14:43  
Blogger O Árabe disse...

Como você bem disse, Chica: por vezes ficam esquecidos esses conceitos básicos de viver. É pena, sim! Obrigado, amiga, meu abraço; bom fim de semana.

11 de março de 2022 às 14:45  
Blogger O Árabe disse...

Concordo inteiramente, Joelma: " Abençoado é o olhar da criança que vive com naturalidade diante das diferenças, e que bom que ainda existam adultos (mesmo que poucos)com olhos de criança.". Bom fim de semana, obrigado. Meu abraço.



11 de março de 2022 às 14:47  
Blogger O Árabe disse...

E elas realmente são, Rainbow! Obrigado, amigo; meu abraço, bom fim de semana.

11 de março de 2022 às 14:53  
Blogger O Árabe disse...

E é sempre bom contar com a sua presença, Catiaho. Meu abraço, obrigado; bom fim de semana!

11 de março de 2022 às 14:54  
Blogger O Árabe disse...

É um prazer ter você conosco, Carmen, e achei muito interessante o seu comentário: todos somos necessários, dentro da nossa diversidade! Obrigado, meu abraço; bom fim de semana.

11 de março de 2022 às 14:56  
Blogger O Árabe disse...

Muito bem colocado, Mucha: as diferenças nos fazem quem somos! Meu abraço, amiga, obrigado; bom fim de semana.

11 de março de 2022 às 14:57  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Bea: na variedade está o enriquecimento. Quanto às suas perguntas, amiga, já publiquei 5 livros e este estilo tem a ver com as obras de Gibran Khalil Gibran, meu escritor preferido. O pseudônimo é uma homenagem a ele, que era libanês, e a meu bisavô, um árabe que se radicou em Itabuna, Bahia, Brasil. Que mistura, não é? Olha a diversidade aí! :) Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

11 de março de 2022 às 15:02  
Blogger O Árabe disse...

Desta vez, Ailime, preciso destacar quase todo o seu comentário: "É nas diferenças que encontramos a complementaridade que nos faz felizes!
Que o respeito e o amor sejam o elo que nos impulsione a viver com as diferenças que essenciais são à nossa vida.
O mundo seria ainda mais cinzento se diferenças não existissem e assim podemos dizer e sentir que vivemos num mundo maravilhoso de simbiose e cor.".
Como sempre, foram muitos felizes as suas palavras, amiga! E é muito bom saber que você gostou das escolhas musicais. Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

11 de março de 2022 às 15:05  
Blogger O Árabe disse...

Bem como você disse, Fa: precisamos lembrar o que já sabemos, mas às vezes esquecemos. Obrigado, amiga; meu abraço, bom fim de semana.

11 de março de 2022 às 15:06  
Blogger O Árabe disse...

Concordo, Smareis: uma das maiores riquezas da humanidade está justamente na diversidade! Obrigado, meu abraço; bom fim de semana, amiga.

11 de março de 2022 às 15:07  
Blogger O Árabe disse...

Muito bom o teu comentário, São: partilhamos a mesma biologia; as diferenças são naturais e só nos enriquecem! Meu abraço, amiga, e obrigado; bom fim de semana!

11 de março de 2022 às 15:12  
Blogger O Árabe disse...

Assino embaixo do teu comentário, Mariazita, se mo permites: se as pessoas fossem iguais, o mundo seria de uma monotonia só! :) Meu abraço, amiga, obrigado; bom resto de semana.

11 de março de 2022 às 15:17  
Blogger AnaMar (pseudónimo) disse...

Belíssimo para reflexão.
E nas diferenças podemos encontrar-nos e completar-nos.

11 de março de 2022 às 15:31  
Blogger Roselia Bezerra disse...

Boa noite d sábado, amigo Árabe!
Gostei muito do que disse sobre a beleza do arco-iris no quesito cores diversificadas.
Ah! Se nós lembrássemos sempre delas não haveria preconceito.
Tenha um domingo abençoado de paz!
Abraços fraternos

12 de março de 2022 às 20:35  
Blogger O Árabe disse...

Grato, AnaMar. E inteiramente de acordo: graças às diferenças, é que podemos completar-nos! Meu abraço, boa semana.

14 de março de 2022 às 18:40  
Blogger O Árabe disse...

Muito bem dito, Rosélia! Se lembrarmos o quanto somos idênticos, não haveria preconceitos contras as diferenças! Obrigado, meu abraço; boa semana.

14 de março de 2022 às 18:42  
Blogger Majo Dutra disse...

Não pareceu na celebração que eu fiz ao meu amigo afro-brasileiro...
Ainda está a tempo de a apreciar, tem a data de 7...
Foi ele que me incentivou a abrir o blog e depois a escrever poesia...
Pelos comentários que eu fazia, ele acreditou que eu era capaz de a escrever...
Devo-lhe muito. Somos muito diferentes, não apenas na cor, mas une-nos uma grande amizade.
Gosto muito do vídeo que deixou... Fico sempre comovida...
A nós, une-nos uma grande afinidade...
Tudo bom, um abraço de grande cordialidade.
~~~~~

14 de março de 2022 às 20:49  
Blogger O Árabe disse...

Só hoje, Majo, vi este comentário. Normalmente venho ao blog apenas na sexta, para responder aos comentários e fazer a nova postagem, à noite, e às segundas ou terças, para ler os blogs dos amigos. Procurarei ver a postagem que falas; gosto muito do que escreves! Meu abraço, boa semana.

21 de março de 2022 às 14:21  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky