O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 11 de março de 2022

TALVEZ



Poderíamos, talvez, transigir um pouco mais. 

Talvez a vida fosse mais fácil, se nos preocupássemos mais em ser felizes do que em “estarmos certos”. Talvez devêssemos atentar mais à amizade e ao amor, do que a “termos razão”.

Talvez possamos imaginar, hipoteticamente, que ninguém pode estar certo todo o tempo; e, partindo desse princípio, consigamos aceitar o fato de que, às vezes, também podemos errar.

E isso não nos diminui em nada. Talvez até nos engrandeça, termos a humildade de aceitar os nossos erros. Porque este é o princípio para que possamos mudar e começar a fazer certo.

Pessoalmente, desde que amadureci eu acredito que não vale a pena alguém discutir e colocar em risco amizades e amores, apenas para mostrar que ele, sim, “está certo”.

Porque estar certo faz bem ao nosso orgulho... e só a ele. Isto não torna alguém feliz, apenas “dono da verdade”; e ninguém gosta de ser chamado assim. Só queremos sê-lo.

Mas, pensando bem, talvez... e apenas talvez, isso não seja tão importante. Até porque pode afastar de nós pessoas que nos amam. Pois ninguém se conforma em estar sempre errado.

Ninguém se conforma em jamais ser ouvido. E, ainda que muitos se acostumem a fingir concordar, é difícil viver ao lado de quem sempre está certo; até porque não seria ao lado, mas abaixo.

Por tudo isto, acredito que não vale a pena arriscar relacionamentos, só para ter razão. A questão é que, ao nosso ver, os outros se comportam assim: sempre querem estar certos.

Talvez... e apenas talvez, pudéssemos pensar que não é bem assim. Talvez a teimosia e o orgulho que censuramos nos outros possam não estar apenas neles, mas também em nós.

Claro, é uma possibilidade remota: afinal, tendemos a achar que estamos certos. Mas, talvez, devamos tentar imaginar que, por mais improvável que seja, também erramos, às vezes.

Então, esta pode ser uma das raríssimas vezes em que nos enganamos. E talvez valha a pena parar um pouco e pensar no assunto; engolir o nosso orgulho e considerar todos os ângulos.

Talvez possamos fazer isto. E, se realmente o conseguirmos, talvez venhamos a descobrir o valor da tolerância; não só para a convivência, mas também para ampliar os nossos horizontes.

Talvez valha a pena considerar esta possibilidade: descer um pouco ao nível dos outros, para conviver com eles; errar às vezes. Ou talvez – quem sabe? – continuar tendo sempre razão.

Ainda que seja preciso viver só.

Música:

http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/1_ernesto_cortazar_autumn_rose.mid

Link para música

Link para vídeo 

38 Comentários:

Blogger Wania Alves disse...

Mais um texto perfeito...

11 de março de 2022 às 23:12  
Blogger J.P. Alexander disse...

Bella refelxion, me gusto el video. Te mando un beso.

11 de março de 2022 às 23:22  
Blogger chica disse...

Muioto bem explicado e colocado teu pensamento,àrabe! Nossas vidas são feitas de TALVEZ e SE...Saibamos viver com eles...
abração, tudo de bom,chica

12 de março de 2022 às 07:00  
Blogger Ateliê Tribo de Judá disse...

Quando a prioridade é viver e ser feliz as demais "razões" perdem o sentido,pois se assim não for perde-se tempo valioso com bobagens não vão fazer ninguém sorrir ou ter saudades.

Beijo
Joelma

12 de março de 2022 às 12:16  
Blogger Beatriz Pin disse...

Leo o seu texto e mesmo o traslado a países que se destruen porque não chegan a acordos pacíficos, porque cada ún pensa que está certo e que é o outro que esta errado. Se tudos souberamos perder un pouco dos nossos supostos direitos..mas o orgulho não deija opção.
Gostei muito saber da súa orige e percurarei o seu autor preferido.
Muitos psrabems por ter cinco livros escritos e publicados. Para tudos noss, é um honor ter você como amigo e tão entregado en cuanto a amizade por iste meio.
Um abraço e bom fim de semana, Flavio.

12 de março de 2022 às 15:46  
Blogger Roselia Bezerra disse...

Boa noite de sábado, amigo Árabe!
Faz um bom tempo que não faço a menor questão de ter razão, desde que percebi o que você explana aqui muito bem, com riqueza de detalhes.
Um excelente texto, como nos habituou.
Tenha um ótimo domingo de paz!
Abraços fraternos

12 de março de 2022 às 20:36  
Blogger Reflexos Espelhando Espalhando Amig disse...

Amigo Árabe,
Seu texto faz parte
de minha reflexão do momento
que estou vivendo.
É bom ler
e me sentir
agraciada.
Bjins
CatiahoAlc.

14 de março de 2022 às 20:04  
Blogger Fatyma Silva disse...

Querido amigo Árabe
Que belissimo seu poema, uma grande reflexão para mim.
Muito obrigada pela partilha.

Um abraço e boa semana.

14 de março de 2022 às 21:06  
Blogger Majo Dutra disse...

Ser intransigente, ter ideias fixas, julgar que está sempre certo, ser obstinado, orgulhoso e irónico, é apresentar um atestado de ignorância e falta de ética...
Também pode ser prenúncio de distúrbio mental, como aconteceu com um tio meu, todos fugiam porque ele sempre desconversava e pelos oitenta ficou demente...
Excelente texto de ajuda. É bom lembrar, porque não somos santos e, por vezes, falhamos.
O piano de Cortazar era divino!... E esta canção de Roberto Carlos é linda...
Boa semana, com o meu abraço afetuoso.
~~~~~~

14 de março de 2022 às 21:36  
Blogger São disse...

A humildade ( não a subserviência) engrandece sempre.

Chocam-me as pessoas que afirmam nunca pedir desculpa e ainda mais o argumento usado , isto é, não gostam de o fazer( como se alguém gostasse de admitir ter errado!).

Querido Amigo, beijinho e feliz semana :)

15 de março de 2022 às 07:25  
Blogger Mariazita disse...

Por norma não gosto de teimar - talvez dada a grande convivência que tive com uma amiga extraordinariamente teimosa, que achava que tinha sempre razão. E nem sempre tinha, é claro!
A minha táctica era insistir na minha ideia uma ou duas vezes; depois desistia, dizendo: Ok, fica na tua que eu fico na minha.
Mas ela era muito honesta, e quando via que estava enganada, dizia-me sempre: desculpa, tu tinhas razão, mas como é que eu estava tão convencida que estava certa???
Por isso, se estou perante uma pessoa de ideias fixas, eu mão teimo. Não vale a pena. Se for uma pessoa correcta, ela virá dizer que estava enganada. Se não vier... é porque não é muito inteligente, e essa convivência não me interessa.

Um abraço, amigo Árabe.

Votos de uma feliz Terça Feira e boa semana.
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

15 de março de 2022 às 08:13  
Blogger Ailime disse...

Boa tarde meu Amigo e bom Árabe,
Lindo este texto repleto de conhecimento e tão atual.
Ao lê-lo, talvez por estarmos num cenário de guerra na Ucrânia, me lembrei que o querer estar certo, ser o dono de tudo, nos remete para os déspotas e a sua intolerância aos outros e a vontade de serem donos do mundo.
Nada de mais errado.
Se houvesse amor nos seus corações, tolerância nas suas atitudes não teríamos todos estes trágicos acontecimentos.
Todos erramos, mas devemos ter a humildade de reconhecer nossos erros. A idade nos vai ensinando que o amor é o mais importante na vida e a tolerância e resiliência nossas melhores aliadas.
Lindos o vídeo e a música. Gostei imenso de recordar Roberto Carlos nesta belíssima canção.
Beijinhos e continuação de boa semana.
Ailime

15 de março de 2022 às 13:29  
Blogger Luiz Gomes disse...

Boa tarde. Parabéns pelo seu trabalho meu querido amigo Árabe. Seus textos publicados são maravilhosos.

15 de março de 2022 às 14:28  
Blogger Margarida Pires disse...

Boa noite, Árabe!
Por vezes vale a pena ficar só no nosso cantinho e somente olhar em redor sem pedir nada em troca!
A solidão por vezes é a mais verdadeira companhia!
Um abracinho!
Gratidão!
😊💙😊 Megy Maia

15 de março de 2022 às 17:18  
Blogger - R y k @ r d o - disse...

Um belo texto que me deixou em intensa e profunda reflexão. Gostei muito
.
Cumprimentos cordiais
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

16 de março de 2022 às 11:47  
Blogger Paloma Viricio disse...

Olá meu amigo. Essa questão das diferenças é tão paradoxal. Somos a mesma raça, mas com tantas nuances que parecemos mais individuais do q coletivos no final das contas.
Sobre estar certo ou errado, enfrentamos tantos paradigmas que realmente é melhor deixar para lá. Cada um vê a verdade pela sua própria visao de mundo.
Beijos!

16 de março de 2022 às 14:27  
Blogger Fá menor disse...

Um texto bem pertinente que me fez muito bem saborear. Grata!

Beijos.

16 de março de 2022 às 17:29  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Wania, pela bondade e gentileza de suas palavras; volte sempre, o oásis é nosso! Meu abraço, boa semana.

17 de março de 2022 às 15:51  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, JP. Bom que você gostou, amiga! Meu abraço, boa semana.

17 de março de 2022 às 15:52  
Blogger O Árabe disse...

TALVEZ não fosse tão boa, SE assim não fosse, não é, Chica? :) Meu abraço, amiga, obrigado; bom resto de semana.

17 de março de 2022 às 15:54  
Blogger O Árabe disse...

Inteiramente de acordo, Joelma: "Quando a prioridade é viver e ser feliz as demais "razões" perdem o sentido.". É bem por aí, mesmo! Meu abraço, obrigado; bom resto de semana.

17 de março de 2022 às 15:55  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Bea: como seria bom, se todos aceitássemos perder um pouco nossos supostos direitos! Quanto a Gibran, acredita: vale a pena buscá-lo; ele é simplesmente fantástico! Talvez encontres, na internet, "O Profeta"; é a principal obra dele. Quanto à honra, amiga, sou eu que me sinto honrado em vos ter como leitores; podes ter certeza! Meu abraço, obrigado; bom resto de semana.

17 de março de 2022 às 16:09  
Blogger O Árabe disse...

Custou-me muito, Rosélia, mas também aprendi isso: renunciei a "ter razão", em troca de ter paz. Felizes somos nós, que o percebemos! :) Obrigado, amiga; meu abraço, bom resto de semana.

17 de março de 2022 às 16:12  
Blogger O Árabe disse...

Agraciado sinto-me eu, Catiaho, por ter conseguido reunir vocês em nosso oásis! Aproveite o momento, amiga; a reflexão nos leva aos melhores caminhos, sempre. Meu abraço, obrigado; bom resto de semana.

17 de março de 2022 às 16:15  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Fatyma, pela gentileza e amizade! Meu abraço, amiga; bom resto de semana.

17 de março de 2022 às 16:16  
Blogger O Árabe disse...

Completamente de acordo, Majo! Acredito que, por orgulho, todos gostaríamos de estar sempre certos... mas a inteligência nos faz ver que não seria possível! É bom sermos capazes de recordar esta verdade. Bom saber que te agradaram as músicas, amiga; escolho-as com muito carinho! Meu abraço, obrigado; bom resto de semana.

17 de março de 2022 às 16:21  
Blogger O Árabe disse...

Inteligente, São; também faço essa ressalva. Quanto a pedir desculpas... acho que o homem nunca é tão grande e digno, como quando reconhece o seu engano; é o primeiro passo pra o caminho certo! Obrigado, amiga; meu abraço, bom resto de semana.

17 de março de 2022 às 16:24  
Blogger O Árabe disse...

Sólidos argumentos, Mariazita; não há como contestá-los. :) Ao menos, pelo que dizes, essa tua amiga reconhecia os erros; infelizmente, poucos são os que têm a hombridade de fazer isso! Eu até reconheço que sou teimoso... mas não discuto; prezo demasiado a paz! :) Meu abraço, obrigado; bom resto de semana.

17 de março de 2022 às 16:27  
Blogger O Árabe disse...

Muito boa, Ailime, a tua reflexão sobre os déspotas: "Se houvesse amor nos seus corações, tolerância nas suas atitudes não teríamos todos estes trágicos acontecimentos.
Todos erramos, mas devemos ter a humildade de reconhecer nossos erros. A idade nos vai ensinando que o amor é o mais importante na vida e a tolerância e resiliência nossas melhores aliadas.". Depois disso, acho que pouco resta a ser dito! Obrigado, amiga; meu abraço, bom resto de semana.

17 de março de 2022 às 16:29  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Luiz! Também aprecio muito o seu excelente trabalho, na divulgação das belezas e da cultura de nossa terra! Meu abraço, bom resto de semana.

17 de março de 2022 às 16:31  
Blogger O Árabe disse...

De acordo, Megy! Às vezes me quedo assim, sozinho, mesmo em meio a outras pessoas. Existem, sim, momentos em que a solidão é a melhor companhia! Meu abraço, obrigado; bom resto de semana.

17 de março de 2022 às 16:33  
Blogger O Árabe disse...

Honroso comentário, amigo Ryk@rdo; ainda mais, vindo de um mestre na arte da escrita! Obrigado, meu abraço; bom resto de semana.

17 de março de 2022 às 16:41  
Blogger O Árabe disse...

Muito bom rever você, Paloma! E estamos de acordo; é exatamente por isso, que não discuto: "Cada um vê a verdade pela sua própria visão de mundo.". É bem por aí! Obrigado, meu abraço; bom resto de semana.

17 de março de 2022 às 16:43  
Blogger O Árabe disse...

E como sempre, Fa, faz-me muito bem a tua presença gentil, amiga! Obrigado, meu abraço; bom resto de semana.

17 de março de 2022 às 16:44  
Blogger Marli Terezinha Andrucho Boldori disse...

Bom dia, amigo Árabe. Belo e reflexivo o seu texto.
Ele reflete a realidade de uma grande maioria de pessoas, penso que pela agitação, quando tudo parece voar, o tempo deixa de existir e as pessoas passam a ser inflexíveis. Também escolhi há tempos ser feliz e deixar de ter tanta razão. Não consegui abrir e ouvir Enesto Cortazar. Obrigada por copartilhar tão belo texto. Grande abraço!

18 de março de 2022 às 10:24  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Marli; alegria com a sua presença, amiga! Pena que você não conseguiu ouvir Cortazar, mas gostei de saber que concordamos: mais vale ser feliz, do que "ter razão". :) Meu abraço, bom fim de semana.

19 de março de 2022 às 11:10  
Blogger Parapeito disse...

Pois é. Talvez.
será sempre uma questão pertinente.
Talvez tudo fosse mais fácil.
Penso que nunca teremos a certeza.
Mas talvez o mais importante seja conseguirmos viver a nossa vida o melhor possível, acreditando que talvez estejamos no caminho certo :)
Brisas doces *

29 de março de 2022 às 17:07  
Blogger O Árabe disse...

Só hoje, amiga, vi o teu comentário; desculpa a demora na resposta. E concordo inteiramente: também acho que isso é o mais importante! :) Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

1 de abril de 2022 às 18:14  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky