O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 8 de abril de 2022

O FUTURO DE NOSSOS FILHOS



Desejamos traçar o futuro de nossos filhos.

Não o podemos fazer, entretanto. Assim como nós, eles se encarregarão de determinar os seus rumos. Porque está escrito que cada homem precisa escolher o seu próprio caminho.

Bem sei que queremos protegê-los de tudo e de todos. Reflexo, talvez, do tempo em que eram pequeninos e se aconchegavam em nossos braços, tão dependentes de nós.

Devemos, porém, reagir a esse desejo. Porque também o sentiam os nossos pais; e o tempo provou que não seria acertado, acaso o houvessem conseguido transformar em realidade.

Somos o produto do que vivemos, durante todas as jornadas. Como o fruto não é resultado apenas da semente, mas também do solo; e da chuva e do sol que caem sobre a árvore.

Pois, eu vos tenho dito, aqui estamos para aprender; e não aprendemos senão com as nossas próprias experiências. Só as nossas vitórias e derrotas nos ensinam sobre a Vida.

Não choramos, senão por nossas próprias dores; e não sorrimos senão por nossas alegrias. Ainda que, muitas vezes, as dores e alegrias tenham como causa os nossos filhos.

Assim é. Porque os filhos, quando crianças, dependem inteiramente de nós; mas dependemos deles, durante toda a vida. Da felicidade deles, depende a nossa felicidade.

Todavia, ainda que assim seja, não nos cabe o direito de impor-lhes as nossas vontades e opiniões. Porque cada um tem um jeito próprio de ser feliz; e o nosso pode não ser o deles.

Como nos ensinou o Profeta, os filhos não vêm de nós, mas através de nós; e, embora vivam conosco, não nos pertencem. São os filhos e as filhas das ânsias da Vida, por ela mesma.

Por isto, têm os seus próprios desejos e as suas próprias ânsias. E não nos cabe determinar os seus caminhos, ou carregá-los em nossos braços; ensiná-los a andar é o nosso papel.

Assim como nos forçamos a assistir aos seus primeiros passos, quando eram crianças, é que precisamos fazer, enquanto começam a assumir os seus papéis nesta jornada.

Precisamos assistir aos seus tropeços e às suas quedas, porque existirão; e não os poderemos evitar. Podemos, depois de cada um, ajudá-los a levantar e voltar a seguir em frente.

Porque não podemos sentir as suas dores, embora doam também em nós; nem viver a sua felicidade, embora ela nos torne igualmente felizes. Cada um deve aprender as suas lições.

Como tem sido, desde o início dos tempos.

Música:
http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/1_andre_rieu_que_sera_sera.mid


Link música

Link vídeo

48 Comentários:

Blogger Gilka disse...

Perfeito!

8 de abril de 2022 às 22:07  
Blogger Unknown disse...

Muito bom

8 de abril de 2022 às 22:39  
Blogger J.P. Alexander disse...

Buena reflexion los niños son el mañana . Pero hay que educarlos bien. Te mando un beso

8 de abril de 2022 às 22:44  
Blogger Lucy disse...

Maravilhoso 👏👏 gratidão!!

8 de abril de 2022 às 22:54  
Blogger chica disse...

Falaste tudo! Não podemos fazê-los fazer o que nós achamos certo.Eles escolhem e assim, entre erros e acertos, crescem ... abração, tudo de bom,chica

9 de abril de 2022 às 06:54  
Blogger Ateliê Tribo de Judá disse...

"Filhos... Filhos? Melhor não tê-los! Mas se não os temos como sabê-los? "Vinícius de Moraes

Beijos
Joelma

9 de abril de 2022 às 06:59  
Blogger " R y k @ r d o " disse...

Como Pai digo que aos filhos nada se deve exigir, mas sim, SEMPRE aconselhar. Não, não é fácil educar um ( ou mais ) filho/s mas com arrogância e intolerância. Ensiná-los a escolher um caminho que seja bom para eles. Não exigir esse caminho pois assim não fará feliz a escolha do filho/s. Texto muito bom (super bem escrito) que muito gostei de ler. Parabéns pelo discernimento.
.
Um Sábado feliz … Cumprimentos poéticos
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

9 de abril de 2022 às 07:48  
Blogger São disse...

Totalmente de acordo!

Grato abraço por o lembrares, Amigo

9 de abril de 2022 às 14:19  
Blogger Beatriz Pin disse...

Asím è,amigo.Os filhos e filhas não noss pertencen. Vejamos o ejemplo nos outros animais. Ensinar a voar, a valerse por si mesmos/as.
Mas a nossa vida fica sempre com eles e elas.
Uma interesante postagem.
Qué serão, serão tambem é uma bela canção que gostei voltar escutar.
Feliz domingo, Flavio.
Beijo

10 de abril de 2022 às 03:00  
Blogger Ailime disse...

Boa tarde meu Amigo e bom Árabe,
Um texto repleto de conhecimento que adorei ler.
Os filhos são os nossos maiores tesouros e os amaremos para sempre!
Mas dentro desse amor cabe também o respeito que lhes devemos por serem quem são e cada um com suas características e diferenças.
Cabe-nos desde que nascem alimentá-los, cuidá-los e a pouco e pouco ensiná-los a voar.
Os seus rumos terão que ser eles a decidir e nós só temos que aceitar.
Nem sempre acertam, mas cabe-nos apoiar nos momentos de dúvidas, porque haverá tempos em que pedirão conselhos e/ ou ajuda. Se não acatarem e errarem isso só os ajudará a caminhar mais firmes e os fortalecerá!
Gostei imenso da música pela orquestra de André Rieu e recordar a saudosa Dorys Day na mesma canção.
Beijinhos e uma boa semana santa.
Ailime

11 de abril de 2022 às 12:54  
Blogger Roselia Bezerra disse...

Boa noite de paz, amigo Árabe!
Fazia tempo que não vinha aqui.
Nós dependemos sim dos nossos filhos a vida toda. Eles crescem e são livres.
A história se repete de geração em geração.
Eles nos ensinam muito.
Tenha uma Semana Santa Abençoada com saúde, paz e Amor!
Abraços fraternos

11 de abril de 2022 às 17:51  
Blogger Amélia disse...

Um texto maravilhosamente bem escrito.
Concordo plenamente.
Abraço e feliz semana.

11 de abril de 2022 às 18:19  
Blogger silvioafonso disse...

Filho não é a continuação dos pais
ou pai também não seria.
Ele não daria continuidade naquilo
que acha errado, ultrapassados e
sem propósito. O pior é que, sem
se dar conta, fará com os filhos tudo
o que os pais fizeram com ele.
Sou pai de 4 e de cada um eu fui herói
por um tempo. Depois me tornei amigo e
por fim, um chato, e até caduco eu
acho que já me julgaram.
Fiz isso com meus pais e eles com os
seus. A vida é assim, meu caro Árabe.
Uma imensa roda, gigante, a girar, girar
e girar.
Um abraço bem carinhoso para você, meu
amigo.

(Uso os braços na prática do boxe e
as pernas na capoeira.
Com as pernas atinjo o boxer antes que
ele se prepare para apanhar).
(risos)
Um abraço, Árabe, ao som do berimbau.

11 de abril de 2022 às 19:53  
Blogger Semplicemente Donna disse...

Sagge parole , sentimenti d'amore , trovo in questo tuo post caro amico Árabe.
I nostri figli devono percorrere il cammino che li aspetta , come a sua volta Noi abbiamo fatto.
I genitori per loro ci saranno sempre , anche se per una madre è tremendamente difficile tagliare quel cordone ombelicale ....senza soffrirne più del dovuto .


Un abbraccio augurandoti una serena S.Pasqua di Resurrezione.

Rosy

12 de abril de 2022 às 11:29  
Blogger Fá menor disse...

Como me soube bem ler este teu texto. Verdadeiro, real, perfeito.
Mãe de três, costumo dizer-lhes: se estiverem bem, eu também. As suas dores são as minhas, a sua felicidade é a minha. Viver a vida deles não posso. Têm asas, têm de empreender os seus próprios voos.

Beijinhos. Uma Santa Semana!
Uma boa e Santa Páscoa!

Abraços.

12 de abril de 2022 às 11:52  
Blogger Parapeito disse...

Boa tarde Árabe :)
Um texto que me tocou bastante.
Não tenho por hábito ler os comentários que estão publicados, mas neste caso eu li. :)
Sou mãe de 3 filhas maravilhosas e avó de 3 rapazitos e duas meninas.
Ao ler tão sábias palavras. não pude deixar de sorrir.
Concordo com todas elas, mas tem sido uma luta minha conseguir desligar me das minhas filhas e netos.
Sei que é assim a vida, sei que tem de voar...
Mas eu como escrevi faz tempos, teimo em ser sempre ninho, e aqui que ninguém nos escuta, quando alguém diz e muito bem que os filhos não são nossos...eu digo sempre : Os meus são meus sim :) sempre!.
brisas doces e uma Páscoa serena *

12 de abril de 2022 às 12:41  
Blogger Luma Rosa disse...

Oi, Árabe!
Ajudamos na formação do caráter e na educação para o mundo, o resto entregamos para Deus!! (rs*)
Mais um texto sábio. Ensinamentos que somente com o tempo aprendemos!!
Beijus,

12 de abril de 2022 às 15:11  
Blogger Luiz Gomes disse...

Boa tarde meu querido amigo Árabe. Obrigado pelo texto maravilhoso. Bom seria que os pais e filhos pudessem lê-los e colocar em prática. Minha promessa está de pé. Serei seu guia com todo prazer.

12 de abril de 2022 às 17:05  
Blogger Margarida Pires disse...

Meu querido Árabe, hoje em dia, as crianças vivem num mundo onde as coisas acontecem muito rápido!
E onde a tristeza mora perto delas!
Espero que com o tempo tudo mude!
A ignorância brota muito hoje em dia!
Um beijinho!
Gratidão!

12 de abril de 2022 às 18:58  
Blogger Mariazita disse...

Não podemos viver avida dos nossos filhos, são eles que têm de a viver.
O nosso papel é cuidar e amparar, educar e, mais tarde, aconselhar, mas nunca impor a nossa vontade.
Cada um é senhor de si mesmo e da sua vida.

Um abraço, amigo Árabe.

Estou torcendo por ti.

Continuação de boa semana.
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

13 de abril de 2022 às 15:20  
Blogger Wania Alves disse...

Gratidão meu amigo Árabe por mais um texto que nos toca tanto...
Ah, mas como é difícil fazer o que é certo...filhos, deixar que voem, ainda mais em tempos tão escuros e difíceis...mas é preciso, pois não somos eternos nesse plano.
É preciso confiar na base que lhes demos e no amparo Superior.
Creio que as famílias formam-se num plano além, para a evolução de todos.
Cair e levantar, aprender por si mesmo.
Hoje eles são nossos filhos, com o tempo muitas vezes as posições se invertem de algum modo.
Um forte abraço!

14 de abril de 2022 às 01:04  
Blogger Rainbow Evening disse...

we support them....

love the way you write about future of our kids ....

Have a wonderful day

14 de abril de 2022 às 08:05  
Blogger O Árabe disse...

Nada é, nunca. Mas, com certeza, ter filhos é uma das melhores coisas do mundo. Obrigado! ;) Meu abraço, boa semana.

14 de abril de 2022 às 10:58  
Blogger O Árabe disse...

Bom que você gostou, Desconhecido (a). :) Meu abraço, boa semana.

14 de abril de 2022 às 10:59  
Blogger O Árabe disse...

Com certeza, JP; dse nós, depende o futuro deles... e do mundo! Meu abraço, obrigado; boa semana.

14 de abril de 2022 às 11:00  
Blogger O Árabe disse...

Não tem de que, Lucy. Com certeza, você é um grande exemplo de mãe! Boa semana, meu abraço.

14 de abril de 2022 às 11:01  
Blogger O Árabe disse...

Pura verdade, Chica! Já sabemos disso, com todos eles crescido, não é? :) Meu abraço, amiga, obrigado; bom resto de semana!

14 de abril de 2022 às 11:03  
Blogger O Árabe disse...

Vinicius sempre genial, Joelma! Mas, com certeza, a vida não seria a mesma, sem eles ou elas! Meu abraço, obrigado; bom resto de semana!

14 de abril de 2022 às 11:05  
Blogger O Árabe disse...

Concordo, Ryk@rdo! Esse é o caminho: aconselhar sempre; assim, eles farão as suas próprias melhores escolhas! Meu abraço, amigo, obrigado; bom resto de semana.

14 de abril de 2022 às 11:07  
Blogger O Árabe disse...

Às vezes precisamos que nos lembrem, não é, São? :) Nós, que temos filhos, dificilmente escapamos à tentação de tentar decidir por eles! Faz parte, acho. :) Meu abraço, amiga, obrigado; bom resto de semana.

14 de abril de 2022 às 11:10  
Blogger O Árabe disse...

Bom saber que gostaste e concordas, Bea. Os filhos são o nosso maior patrimônio... e a nossa maior dependência, sempre! :) Meu abraço, obrigado; bom resto de semana.

14 de abril de 2022 às 11:12  
Blogger O Árabe disse...

Muitas verdades nestas tuas frases, Ailime: "Os filhos são os nossos maiores tesouros e os amaremos para sempre!
Mas dentro desse amor cabe também o respeito que lhes devemos por serem quem são e cada um com suas características e diferenças.
Cabe-nos desde que nascem alimentá-los, cuidá-los e a pouco e pouco ensiná-los a voar.
Os seus rumos terão que ser eles a decidir e nós só temos que aceitar.". Assim é, amiga; e sabê-los felizes é a nossa maior recompensa! Meu abraço, obrigado; bom resto de semana.

14 de abril de 2022 às 11:14  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Rosélia; sentimos a sua falta, amiga. E gostei muito, especialmente, destas suas palavras: "Nós dependemos sim dos nossos filhos a vida toda. Eles crescem e são livres.
A história se repete de geração em geração. Eles nos ensinam muito". Muito bem descrito, amiga! Obrigado, meu abraço; bom resto de semana, feliz Semana Santa junto aos seus!

14 de abril de 2022 às 11:17  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Amélia! Meu abraço, amiga; boa semana.

14 de abril de 2022 às 11:19  
Blogger O Árabe disse...

Com seu estilo único, mestre Sílvio, você nos deu uma bela descrição do que é ser pai. Empatamos em tudo, meu amigo... até no número de filhos; e também atravessei (e ainda atravesso) todas essas fases. Aliás, essa é a graça da coisa! :) Meu abraço, obrigado; bom resto de semana.

14 de abril de 2022 às 11:28  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Rosy: acredito que, para uma mãe, seja ainda mais difícil. Porém, deixá-los viver as suas próprias vidas (apoiando-os sempre), talvez seja a maior expressão do nosso amor. Meu abraço, amiga, obrigado; bom resto de semana, feliz Páscoa!

14 de abril de 2022 às 11:32  
Blogger O Árabe disse...

Bem como disseste, Fa: as dores deles são nossas, a felicidade deles é a nossa. Mas, como as asas lhes pertencem, têm direito aos seus próprios voos; o que nos cabe é mostrar a direção. Meu abraço, amiga, obrigado; bom resto de semana, feliz Páscoa!

14 de abril de 2022 às 11:34  
Blogger O Árabe disse...

Perdes para mim no número de filhos, Maria (tenho 2 homens e 2 mulheres), e empatamos no de netos, se não contarmos uma "postiça" que também mora no meu coração. De resto, concordo: é sempre uma luta para apoiarmos as suas escolhas... até porque há uma parte de nós que sempre os acha "nossos", sim! :) Mas é como bem definiste: sejamos "ninho"; assim, eles podem voar mais longe! :) Meu abraço, obrigado; boa semana.

14 de abril de 2022 às 11:41  
Blogger O Árabe disse...

Alegria em rever você, Luma! E de acordo: nossa missão é formar o caráter e pedir a Deus por eles; mas só o tempo nos ensina essa verdade! :) Meu abraço, amiga, obrigado; boa semana.

14 de abril de 2022 às 11:44  
Blogger O Árabe disse...

Vou cobrar essa promessa, Luiz, acredite! :) No mais, amigo, os pais têm que colocar em prática, sim; não tem jeito! :) Meu abraço, obrigado; bom resto de semana.

14 de abril de 2022 às 11:55  
Blogger O Árabe disse...

Verdades, Megy. :( Mas vamos mudar isso, sim; depende de nós! Meu abraço, amiga, obrigado; bom resto de semana.

14 de abril de 2022 às 11:56  
Blogger O Árabe disse...

Frase lapidar, minha amiga: "Cada um é senhor de si mesmo e da sua vida."; mas quanto tempo levamos, para entender isso! Um pouco de dor por aqui e cegueira (parcial, espero) no olho operado. Mas tudo sob controle, obrigado! Meu abraço, bom resto de semana.

14 de abril de 2022 às 11:59  
Blogger O Árabe disse...

Difícil, realmente, Wania! Mas também acredito que as famílias se formam em outro plano; e isso é algo que precisamos aprender, para evoluir. Meu abraço, obrigado; bom resto de semana.

14 de abril de 2022 às 12:02  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Rainbow. E essa, realmente, é a nossa missão: formar e apoiar. A nossa responsabilidade pelo futuro! Meu abraço, bom resto de semana.

14 de abril de 2022 às 12:04  
Blogger Majo Dutra disse...

E se não se tornarem independentes, ficam doentes psicologicamente... Sei de um caso em familiares não consanguíneos...
Um belo texto pleno de verdades e sabedoria...

Eu, em menina, cantava este tema de Doris Day, 'Que sera, sera', en português.
Desejam-se dias tranquilos e reflexivos...
Tudo pelo melhor. O meu abraço, estimado amigo.
~~~~~~~~

14 de abril de 2022 às 14:58  
Blogger Fatyma Silva disse...

Amigo Árabe, os filhos são bênçãos de Deus em nossas vidas. A nossa felidades depende da felicidades deles.
Ajudamos na formação de homens e mulheres de bem, na boa formação para a vida.

A você e sua família desejo continuação de feliz semana Santa e uma Feliz Pascoa.

Um abraço.

14 de abril de 2022 às 18:40  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Majo; às vezes acontece, sim. Creio que, embora sejamos gregários, o homem sente necessidade de ser independente, e quando não se sente assim, pode ser traumático. Lembro-me bem do sucesso canção, quando éramos garotos! :) Obrigado, minha amiga; bom fim de semana, meu abraço.

14 de abril de 2022 às 23:43  
Blogger O Árabe disse...

São Fatyma. E, ao ajudarmos na formação de nossos filhos, estamos ajudando na formação do futuro... e da nossa própria felicidade. Obrigado, amiga, meu abraço; feliz Semana Santa, e ótima Páscoa!

14 de abril de 2022 às 23:45  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky