O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

A GRATIDÃO E A INSATISFAÇÃO

 


Por que não, simplesmente, agradecer?

Por que nos julgarmos tão infelizes, quando tantos motivos temos para sermos gratos? Por que achamos que todos os nossos desejos têm que ser satisfeitos?

Por que escolhemos nos sentir frustrados, quando tantos sucessos alcançamos na vida? Por que ficar na escuridão, quando é tão fácil acender uma lâmpada?

Triste é o semeador que se perde em lamentações, pelo trabalho na lavoura; esse não percebe a beleza do campo de trigo, agitado pelo sopro do vento.

Triste é o marinheiro que pragueja contra o trabalho com as velas; e, insatisfeito, não percebe a beleza do crepúsculo, quando o sol parece mergulhar no mar.

Triste é o viajante que reclama da dificuldade em escalar a montanha; e não se lembra de olhar em volta e desfrutar da maravilhosa paisagem que pode ver.

Triste daquele que lamenta as suas dores de amor, esquecendo a felicidade de que usufruiu, enquanto o seu coração cantava as mais belas e doces canções.

A insatisfação cega os nossos olhos, enquanto a gratidão nos faz enxergar tudo de bom e lindo que existe ao nosso redor. A diferença é feita por nossa escolha.

Existem o homem que desanima, ao ver o abismo que se abre à sua frente; e aquele que agradece pela árvore caída, usando-a como ponte para transpô-lo.

E, enquanto o primeiro se perde em lamentações à beira da estrada, o segundo prossegue em sua jornada, com a alma leve e o passo ligeiro do vencedor.

Não é sensato quem se sente frustrado por não ter o queijo, quando deveria alegrar-se e agradecer o pão, que o alimenta e garante a sua subsistência.

Nem o homem que reclama por não ter um rio em suas terras, enquanto o seu poço está cheio da água limpa e cristalina suficiente para matar a sua sede.

A verdade é que sempre haveremos de querer mais do que temos: isso está em nossa natureza e serve para nos impulsionar, buscando realizar nossos sonhos.

Mas – assim eu vos tenho dito – os sonhos duram enquanto são sonhos. E, se precisamos deles para seguir em frente, não nos devemos angustiar por eles.

Atentemos para o que temos, e veremos quão abençoados somos! Se, entretanto, nos martirizarmos pelo que não temos, a frustração crescerá em nós.

Feliz daquele que adota a gratidão, em todos os momentos da sua vida. Esse conhecerá todas as cores, sentirá todos os aromas e ouvirá todas as melodias.

Fazei, portanto, a vossa escolha. Lembrai-vos, porém, de que é breve o nosso tempo sobre a Terra. E não é sábio desperdiçar qualquer minuto em frustrações.

Curta é a nossa passagem. E não é sábio aquele que não a aproveita para ser feliz; porque ninguém pode dizer o que nos aguarda, depois da Grande Viagem.

Cultivemos a gratidão em nós. É assim que entenderemos a benção da vida; e tornaremos mais fácil e agradável a caminhada, nos dias que ainda nos restam.

Pois ninguém sabe a hora de partir.

Música:

http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/1_carmen_cavallaro_smoke_gets_in_your_eyes.mid

Link música

Link vídeo


28 Comentários:

Blogger chica disse...

Tão lindas palavras, Árabe! E qualquer um de nós que pense na sua vida, verá que temos tanto a agradecer a cada dia! Por que não faze-lo?


abração, tudo de bom,chica

11 de fevereiro de 2023 às 06:23  
Blogger Mariazita disse...

Excelente reflexão, meu caro Árabe!
Com todos os meus erros e defeitos (tal como qualquer outro ser humano), começo sempre o dia "agradecendo".
É uma forma de estar na vida que a torna mais leve e agradável. Em vez de ruminar rancores e sede de vingança, sentir gratidão pelo tanto que a vida nos oferece... faz com que a felicidade sorria mais facilmente.

Bom Fim de Semana.
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

11 de fevereiro de 2023 às 08:11  
Blogger - R y k @ r d o - disse...

Texto simplesmente brilhante que muito gostei de ler. A GRATIDÂO é dos mais belos afetos da vida. Infelizmente pouco usada.
As perguntas - muitos de difícil resposta - insertas no texto leva-nos para profundas e intensas divagações - muitas delas também no texto insertas - que nos devia fazer ser, em muitas ocasiões, mais humanos e agradecidos.
Sem dúvida um fantástico texto.
.
Feliz fim de semana… cumprimentos cordiais.
.

11 de fevereiro de 2023 às 09:28  
Blogger Margarida Pires disse...

Boa tarde Árabe!
A palavra gratidão já faz parte da minha caminhada.
Antes de dormir agradeço muito as maravilhosas coisas boas que Universo compartilhou comigo.
Dias felizes, recheados de gratidão!
Um grande beijinho!
❤❤❤Megy Maia

11 de fevereiro de 2023 às 12:07  
Blogger Vicky Cahyagi disse...

Great blog and video. Have a nice weekend

12 de fevereiro de 2023 às 05:51  
Blogger Fá menor disse...

Muito grata por tão belo texto com conselhos tão enriquecedores! Por vezes esquecemo-nos de que assim é...

Boa semana, amigo!

12 de fevereiro de 2023 às 17:27  
Blogger J.P. Alexander disse...

Es una buen reflexion yo creo que es una vitud ser agradecido. Te mando un beso.

12 de fevereiro de 2023 às 22:45  
Blogger silvioafonso disse...

E o que eu venho fazendo há tempos,
querido amigo. Só gratidão pelo que
me acontece a cada dia.
Obrigado por ser meu amigo.
Obrigado por ler as bobagens que digo
e muito obrigado por deixar o conforto
da sua página para dar forças a quem
pensava em desistir. (da escrita)
Obrigado de novo. Muito obrigado.

13 de fevereiro de 2023 às 19:04  
Blogger Roselia Bezerra disse...

Olá, amigo Árabe!
Li com atenção seu precioso post e fui me lembrando das minhas caminhadas onde eu olho a natureza e agradeço por cada dia vivido.
Também ao acordar e abrir a janela,mais um agradecimento ao Bom Deus.
Sim, a gratidão deve ser nossa meta.
Tenha dias abençoados!
Abraços fraternos

13 de fevereiro de 2023 às 22:18  
Blogger Majo Dutra disse...

Um ótimo texto e uma excelente e edificante proposta de reflexão...
Eu aprendi com um aforismo popular e recuso-me (terminantemente) a ''chorar sobre leite derramado''... Esta atitude tem me poupado muitos desgostos inúteis.
Também há um treino interessante que ensina a pessoa que se lamenta a pensar em sete coisas por que deve agradecer á providência divina...
As suas imagens e metáforas, além de clarificarem o objetivo do sentido do texto, tornam a sua leitura muito agradável...
E esse vídeo! Está realmente muito bem elaborado...
Tem um dia de S Valentim muito feliz, ainda que apenas em memórias e uma semana de verão leve na abertura de mais um Carnaval...
O meu abraço amigo.
~~~~~~~~~~~~~~~

14 de fevereiro de 2023 às 13:17  
Blogger Ailime disse...

Boa noite meu Amigo e bom Árabe,
Um texto brilhante e completo sobre o agradecimento.
Só o facto de termos nascido já é motivo de gratidão.
Tudo na vida nos é dado por Deus e a Ele devemos estar gratos por tanto que nos vai dando em cada dia.
Não só as coisas boas e belas, mas também as menos boas, que nos proporcionam grandes aprendizados.
Sejamos na verdade gratos, porque só assim a nossa vida fará sentido.
Não necessitamos de grandes coisas para nos sentirmos felizes.
Admirando os detalhes deste ainda tão belo mundo podemos considerar-nos pessoas abençoadas e por esse facto sejamos sempre agradecidos.
Beijinhos e continuação de boa semana.
Ailime

14 de fevereiro de 2023 às 20:07  
Blogger Beatriz Pin disse...

Olá Flavio,
Ler istes seus conselhos sempre nos pom no caminho correcto.
A gratidão é algo que nos fai sentir bem co que temos, co que recibimos.
Agradecer o que o nosso día nos deparóu.
Um prazer ler e agradecer o que nos vai deijando nos seus escritos.
Um abraço

16 de fevereiro de 2023 às 03:09  
Blogger Mariazita disse...

Meu caro Árabe
já li e comentei esta excelente reflexão.
Assim sendo... resta-me agradecer as tuas palavras de carinho para com a minha/tua "CASA".

Obrigada pela tua presença no Aniversário do meu blog. Ele agradece, e diz que gostou muito de te ver lá...😊

Continuação de boa semana.
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

16 de fevereiro de 2023 às 15:31  
Blogger O Árabe disse...

Como sempre, Chica, estás coberta de razão! E é uma pergunta tão simples, não é? Por que não?! Meu abraço, amiga, obrigado; bom fim de semana!

16 de fevereiro de 2023 às 16:02  
Blogger O Árabe disse...

Com certeza, Mariazita: "É uma forma de estar na vida que a torna mais leve e agradável."; agradecer é muito bom, sempre! Obrigado pela tua "casa", viu? É sempre um prazer estar por lá! Meu abraço, meus parabéns; obrigado por tudo e bom fim de semana!

16 de fevereiro de 2023 às 16:05  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Ryk@rdo; a admiração é mútua, amigo, bem o sabes! Meu abraço, bom fim de semana.

16 de fevereiro de 2023 às 16:06  
Blogger O Árabe disse...

Não poderia ser de outra forma, Megy: dias felizes, recheados de gratidão. É tão bom ser grato! Meu abraço, amiga, obrigado; bom fim de semana.

16 de fevereiro de 2023 às 16:07  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Vicky. Meu abraço, bom fim de semana!

16 de fevereiro de 2023 às 16:08  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Fa: às vezes, nos esquecemos das coisas mais simples e gratificantes! Obrigado, amiga, meu abraço; bom fim de semana.

16 de fevereiro de 2023 às 16:09  
Blogger O Árabe disse...

Com certeza, JP: uma importante virtude. Meu abraço, obrigado; bom fim de semana!

16 de fevereiro de 2023 às 16:10  
Blogger O Árabe disse...

Sabe, mestre Sílvio? Pessoas como nós não desistem de escrever. Até porque temos uma mensagem a ser passada; e gosto muito da sua forma de passar a mensagem, amigo! Obrigado por isso. Meu abraço, bom fim de semana!

17 de fevereiro de 2023 às 00:32  
Blogger O Árabe disse...

Inteiramente de acordo, Rosélia: a gratidão deve ser nossa meta! Obrigado, minha amiga; meu abraço, bom fim de semana.

17 de fevereiro de 2023 às 00:33  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Majo. Também me recuso a lamentar o leite derramado, amiga; acho muito mais sensato e produtivo trabalhar pelo novo leite! Meu abraço, amiga; bom fim de semana. Por aqui, quem gosta, já começou o carnaval! :)

17 de fevereiro de 2023 às 10:57  
Blogger O Árabe disse...

Preciso, Ailime, destacar 3 frases deste teu belo comentário! São: "Não só as coisas boas e belas, mas também as menos boas, que nos proporcionam grandes aprendizados.
Sejamos na verdade gratos, porque só assim a nossa vida fará sentido.
Não necessitamos de grandes coisas para nos sentirmos felizes.". É bem por aí, amiga; ser grato é o primeiro passo para ser feliz! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

17 de fevereiro de 2023 às 11:03  
Blogger O Árabe disse...

Como dizemos aqui no Brasil, Bea, "idem idem, na mesma data". :) É um prazer ler-te sempre, e admirar cada vez mais a tua Galícia! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

17 de fevereiro de 2023 às 11:04  
Blogger Parapeito disse...

:) Olá
Mais um belo momento.
Eu todas as noites agradeço o dia que tive.
As coisas boas por terem sido boas e as menos boas por não terem sido tão más.
Um dos males da humanidade, é ser pouco grato,
Abraço e brisas doces **

22 de fevereiro de 2023 às 19:29  
Blogger O Árabe disse...

Completamente de acordo, Maria! Sempre temos algo a agradecer. E sendo gratos, fazemos o mundo melhor! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

24 de fevereiro de 2023 às 12:42  
Blogger Vicky Cahyagi disse...

Great article. Have a nice weekend

11 de março de 2023 às 02:08  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky