O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

GRATIDÃO

Gratidão.

Este deveria ser o vosso sentimento, de cada vez que abris os olhos pela manhã; e a cada lufada de ar que inspirais e expirais de vossos pulmões. Gratidão por estardes vivos.

Gratidão pelo sol, que aquece o vosso planeta, e pela lua, que ilumina o céu noturno; pelos dias de trabalho e pelas noites de repouso. Gratidão pela natureza ao vosso redor.

Gratidão pela água e pelo alimento que sustentam o vosso corpo; pelos sentimentos que habitam em vossa alma e pelos pensamentos que se alternam em vossa mente.

Gratidão pelos dedos de vossas mãos e vossos pés; pelos olhos que veem a luz e pelos ouvidos que vos trazem os sons. Gratidão pelo coração, que bombeia o vosso sangue.

Gratidão pelo sorriso de vossos filhos; por sua alegria, que é a vossa própria alegria. Gratidão por vossos entes queridos; pelos amigos, que vos acompanham e confortam.

Gratidão pelas flores, que enfeitam e perfumam os vossos caminhos; pelo vento que acaricia os vossos cabelos e pela grama macia, onde podem pisar os vossos pés descalços.

Gratidão pelo sol e pela chuva, que vos aquecem e refrescam, enquanto mantêm a vida sobre a terra. Pela música e pelas artes, que fazem feliz a vossa alma.   

São muitos os motivos para serdes gratos e verdes a vida como o que realmente é: um presente que recebeis todos os dias, não importando o que façais para merecê-lo.

Aquele que é grato, é feliz. Porque o seu coração não conhece a frustração, nem a inveja; porque não se preocupa em desejar mais e mais. Agradece pelo que tem.

O homem grato é feliz. Sente-se bem e caminha com leveza todos os dias. Ama as pessoas e não se incomoda com o que têm, nem pensa no que lhe podem dar.

Sua alma canta a canção da alegria. E, porque está satisfeito, não procura defeitos; antes, encontra qualidades. Não reclama; em vez disso, oferece-se para ajudar.  

Não deseja aprisionar o pássaro; aprecia o seu canto. Não compara o seu filho, nem a sua casa, com o filho ou a casa do vizinho. Ama o que tem; e por isso dá o melhor de si.

Entretanto, nem sempre é assim que fazeis. Muitos esquecem o quanto recebem, e apenas reclamam do que falta. Não cultivam a gratidão, mas acolhem a frustração.

Sede gratos. E será muito mais fácil vos sentirdes felizes.

Música:


Link música

Link vídeo

34 Comentários:

Blogger Gilka disse...

Gratidão, por escrever coisas tão lindas!

6 de janeiro de 2023 às 22:18  
Blogger J.P. Alexander disse...

Buena reflexión, Siempre hay que ser gratos. Te mando un beso.

6 de janeiro de 2023 às 22:50  
Blogger chica disse...

Gratidão por poder te ler sempre a cada semana!
Temos tantos motivos pra gratos ser...
E tantas vezes nem disso lembramos, não é? Adorei! abração, tudo de bom,chica

7 de janeiro de 2023 às 06:39  
Anonymous Anônimo disse...

Gratidão é Amor é uma das coisas mais nobres! No despertar do dia e na dormida Gratidão...

7 de janeiro de 2023 às 15:34  
Blogger Fá menor disse...

E eu te fico grata por mais este belo ensinamento. Não que não saiba que assim é, mas quantas vezes cai no esquecimento!

Que a nossa alma se impregne sempre de gratidão e a vida melhor será.

Beijos e boa semana!

9 de janeiro de 2023 às 13:10  
Blogger Daniela Silva disse...

É nesses detalhes pequeninos, que podemos ver a existência de Deus.
Somos bem afortunados por termos um teto e comida na mesa e mesmo assim, muitos são os os cegos espirituais. Gostei muito, sejamos sempre gratos!
Uma boa semana
Beijinho meu | docejoornadablog.blogspot.com

9 de janeiro de 2023 às 13:19  
Blogger " R y k @ r d o " disse...

Gratidão e das palavras mais bonitas do nosso léxico. Infelizmente tão difícil de pronunciar. Gratidão por tão feliz texto.
Cumprimentos poéticos

9 de janeiro de 2023 às 13:21  
Blogger stella disse...

Gratitud es lo que siento yo después de leer tu entrada, y así es como debe ser
Gracias a la vida y cuanto nos regala, es un precioso regalo para el alma leerte, GRACIAS
Un abrazo

9 de janeiro de 2023 às 15:22  
Blogger Ailime disse...

Boa noite meu Amigo e bom Árabe,
Um texto que é uma pérola de conhecimento.
A gratidão deve estar constantemente no nosso coração, nos nossos gestos, no nosso olhar.
Tudo o que temos e somos deve ser motivo de gratidão, porque tudo provém do Criador que foi magnânimo com todos nós.
Ser grato, passa pela resiliência que decerto nos ajudará a ser mais felizes e menos exigentes com o que a vida nos oferece.
Muito obrigada, meu bom amigo, por tantos e tão belos momentos de aprendizado que me tem proporcionado ao longo do tempo.
Um beijinho e uma semana muito abençoada.
Feliz 2023 para você e sua Familia.
Ailime

9 de janeiro de 2023 às 18:27  
Blogger silvioafonso disse...

Se é para agradecer, obrigado.
Obrigado pela amizade, pela força
e pelas visitas sempre bem-vindas.
Pronto, meu amigo, está lá o texto.
Feito nas coxas, claro, mas fiz.
Um abraço e "tamo junto".
Por que "tamo junto" se escreve
separado e separado se escreve tudo
junto?
(silvioafonso)

10 de janeiro de 2023 às 10:11  
Blogger Ana Bailune disse...

Bom dia!
Cheguei até aqui através de seu comentário em um blog da Majo. E sou grata por isso.

10 de janeiro de 2023 às 12:00  
Blogger Mariazita disse...

Uma excelente reflexão - como é habitual, meu querido amigo.
Felizmente a gratidão é um sentimento inato em mim, pois sinto-me sempre muito grata por qualquer coisa boa que me façam, seja grande, seja pequena (até mesmo um simples gesto de simpatia. Maneiras de ser...

Continuação de boa semana.
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

10 de janeiro de 2023 às 15:14  
Blogger Majo Dutra disse...

Todos sabemos, mas com as ocupações diárias, esquecemos de agradecer a vida ao
Grande Criador e o seu brilhante texto tem o condão de nos fazer lembrar...
A minha sincera e sentida gratidão por este e por todos todos os generosos e excelentes artigos de ajuda que nos dedicou no ano que findou e pela sua dedicação à causa humanitária que abraçou...
Que o poderoso Coração do Universo o proteja na sua glória e permita que continue a emitir a sua luz resplendente e sábia. 🌟
O meu afetuoso abraço, amigo.
~~~~~~~~~~

10 de janeiro de 2023 às 20:57  
Blogger silvioafonso disse...

Falar antes já é difícil, mas falar
depois da Larissinha perscrutar sobre
o assunto é praticamente impossível e,
como diz um amigo meu, amanhã eu volto,
mas antes, Árabe, está lá o que o amigo
pediu.
Um abraço para ela e outro para você,
meu amigo.

12 de janeiro de 2023 às 18:09  
Blogger Wania Alves disse...

Eis a receita para a felicidade. Para a liberdade. Para nossa ascensão e nossa transformação naquilo que realmente somos. Lindas palavras, com amor incondicional atras de cada letra. Paz e muita Luz no seu coração meu amigo. Sempre.

12 de janeiro de 2023 às 22:17  
Blogger O Árabe disse...

Serei realmente eu que escrevo, Pinha? Essa é uma das minhas dúvidas. ;)

13 de janeiro de 2023 às 12:46  
Blogger O Árabe disse...

Sempre, JP. Gratidão, amiga; meu abraço, bom fim de semana.

13 de janeiro de 2023 às 12:47  
Blogger O Árabe disse...

Com certeza, Anônimo. O primeiro pensamento do dia, e o último da noite! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana!

13 de janeiro de 2023 às 12:48  
Blogger O Árabe disse...

Gratidão pelos amigos, Chica! Vocês são o alimento do nosso oásis. Temos, sim, muitos motivos para sermos gratos; e devemos lembrar disso, sempre! Obrigado, meu abraço; bom fim de semana.

13 de janeiro de 2023 às 12:50  
Blogger O Árabe disse...

Que assim seja, Fa! Com certeza, a vida será melhor! Obrigado, amiga; meu abraço, bom fim de semana!

13 de janeiro de 2023 às 12:51  
Blogger O Árabe disse...

Inteiramente de acordo, Daniela: é nos pequeninos detalhes, que descobrimos as grandes verdades! Obrigado, e volte sempre; o oásis é nosso! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

13 de janeiro de 2023 às 12:53  
Blogger O Árabe disse...

Gratidão a você, Ryk@rdo, pelos belos poemas que sempre nos traz! Meu abraço, amigo; bom fim de semana.

13 de janeiro de 2023 às 12:54  
Blogger O Árabe disse...

Como você bem disse, Carmen: gratidão à Vida, por tudo que ela nos dá! Meu abraço, amiga, obrigado; bom fim de semana.

13 de janeiro de 2023 às 13:29  
Blogger O Árabe disse...

Concordo, Ailime. Especialmente com estas frases: "Tudo o que temos e somos deve ser motivo de gratidão, porque tudo provém do Criador que foi magnânimo com todos nós. Ser grato, passa pela resiliência que decerto nos ajudará a ser mais felizes e menos exigentes com o que a vida nos oferece.". Obrigado, amiga; meu abraço, bom fim de semana.

13 de janeiro de 2023 às 13:34  
Blogger O Árabe disse...

Seu comentário, mestre Sílvio, me trouxe de volta a expressão "feito nas coxas", tão em voga no meu tempo. Pergunto-me: por que sumiu? Talvez pq, hoje em dia, tudo é feito nos lugares mais adequados?! ;) Brincadeiras à parte, vou ler; gosto muito de suas crônicas, e esse título promete! :) Meu abraço, obrigado; bom fim de semana!

13 de janeiro de 2023 às 13:39  
Blogger O Árabe disse...

A gratidão é mútua, Ana; alegria com sua visita. Volte sempre, o oásis é nosso! Meu abraço, bom fim de semana.

13 de janeiro de 2023 às 13:41  
Blogger O Árabe disse...

Bem como você disse, Mariazita: felizmente. Nós, que somos gratos, temos muitos momentos de felicidade, amiga! Obrigado, meu abraço; bom fim de semana.

13 de janeiro de 2023 às 13:42  
Blogger O Árabe disse...

Acho que você disse tudo, Majo: "Todos sabemos, mas com as ocupações diárias, esquecemos de agradecer a vida ao Grande Criador...". É bem assim, amiga; e quanta falta isto nos faz! Meu abraço, grato por sua amizade e gentileza; bom fim de semana, feliz 2023!

13 de janeiro de 2023 às 13:44  
Blogger O Árabe disse...

100% de acordo com você, Larissa: "A gratidão é a melhor forma de sermos felizes.
Quem cultiva a reclamação não é feliz, só tem ódio no coração.". E concordo também que o texto é pertinente, nestes dias turbulentos que vivemos! Obrigado, meu abraço; bom fim de semana.

13 de janeiro de 2023 às 13:47  
Blogger O Árabe disse...

Concordo, mestre Sílvio. Aliás, este é um motivo de orgulho para mim: ter reunido, em nosso oásis, não só grandes escritores; mas, principalmente, excelentes pessoas! Gratidão a todos vocês!

13 de janeiro de 2023 às 13:50  
Blogger O Árabe disse...

Gratidão, Wania, por sua gentileza e amizade! De coração, amiga, retribuo os seus votos. Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

13 de janeiro de 2023 às 13:52  
Blogger O Árabe disse...

Grande verdade, Rosélia: nada é exatamente como queremos. Mas sempre temos muitos motivos para ser gratos, amiga; apesar dos apesares. Quando perguntávamos a minha avó "Como está?", ela sempre nos respondia: "Não tão bem como queria... nem tão mal como merecia.". Foi uma das valiosas lições que me ensinou! :) Meu abraço, amiga, obrigado; bom fim de semana.

13 de janeiro de 2023 às 13:56  
Blogger Parapeito disse...

Eu sou grata.
Todas as noites agradeço o dia que passou.
Tenho pena que a gratidão não esteja muito em uso.
As pessoas esquecem de agradecer tudo o que tem de bom, não estão nem aí.
Eu sou grata a vida, a todos os que me amam, a todos os amanheceres da janela do meu quarto.
Gostei muito desta sua publicação.
Abraço e brisas doces **

27 de janeiro de 2023 às 09:58  
Blogger O Árabe disse...

Só hoje, Maria, vi este comentário; desculpa-me pela demora na resposta. Especialmente, adorei esta frase: "Eu sou grata a vida, a todos os que me amam, a todos os amanheceres da janela do meu quarto."; é bem por aí, amiga! Meu abraço, obrigado; boa semana.

6 de fevereiro de 2023 às 13:57  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky