O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 11 de novembro de 2022

O DESEJO DE CONTROLE

 



Abandonai o vosso desejo de controle.

Pois a lugar algum ele vos levará, senão à frustração. Não é possível que sejais incapazes de perceber que são poucas as coisas sobre as quais podeis ter algum controle, ainda que mínimo.

Porque não controlais o sol, nem a chuva; nem o vento, nem as marés e nem os acontecimentos da vossa vida. Nem mesmo podeis controlar ou, sequer, saber o dia em que vos ireis da Terra.

E digo mais: na maior parte do tempo, não sois capazes de controlar os vossos sentimentos e as vossas reações. Não controlais as vossas vontades, nem as vossas ambições e esperanças.

Se não podeis controlar a vós mesmos, como esperais controlar as pessoas e as coisas que vos cercam? Insensato é aquele que assim julga poder fazer; todavia, todos vós o desejais.

Mesmo sem sentir, a maioria de vós busca controlar os que os cercam. Influir nas suas escolhas, no seu comportamento e até nas suas atitudes. Busca controlar os amores, parentes e amigos.

Vede: tentais, desde o início, controlar os vossos filhos. Decidir por eles, fazê-los seguir a vida que escolherdes. Julgais fazê-lo por amor; para torná-los felizes, evitando-lhes sofrimentos.

Deixai que eu vos pergunte, entretanto: esqueceis, acaso, que os vossos filhos são outras pessoas, não o prolongamento de vós? E, se assim é, como sabereis o que realmente os faz felizes?

Esquecestes, acaso, que os vossos erros e os vossos acertos, as vossas dores e as vossas alegrias vos tornaram as pessoas que sois? Que vos ensinaram tudo aquilo que hoje sabeis?

E como poderíeis negar a vossos filhos o direito de também aprenderem? Se a Vida é a jornada do aprendizado, de que adiantaria mantê-los sob vossas asas, negando-lhes o Conhecimento?

Recordai, sempre: o pássaro que não deixa o ninho, não aprende a voar. E, além de não conhecer o mundo que o cerca, torna-se presa fácil dos predadores que rastejam por entre os galhos.

E é graças ao calor da forja e à dureza da bigorna, que o ferro se transforma em aço. Se aqueles que amais encontrarem unicamente rosas, jamais aprenderão como proteger-se dos espinhos.

Renunciai ao vosso desejo de controle; abraçai, antes, a certeza de que a Vida trará, para cada um de vós, aquilo que trouxer. Acautelai-vos contra os riscos, mas não espereis poder evitá-los.

Porque sensato é o homem que se abriga sob uma árvore, quando o fustiga a tempestade. Tresloucado, entretanto, seria aquele que imaginasse poder impedir que um raio a venha atingir.

Abandonai o desejo de controle. Concentrai-vos em viver.

Música:

http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/FaustoPapetti_Feelings.mid

Link música

Link vídeo

26 Comentários:

Blogger chica disse...

Tão verdadeiras tuas palavras e tão certos teus conselhos de não querer a tudo controlar. Temos que lembrar que somos humanos, não máquinas e a vida assim é... Lindo! Reflexivo! abração, chica

12 de novembro de 2022 às 06:15  
Blogger Beatriz Pin disse...

Gostei da imagem, do video Skyline pigeon do Elton así como do tema do control que teimamos por ejercer nas pesoas que nos rodeian.
Uma interesante reflexão que devemos ter em conta.
Um abraço

12 de novembro de 2022 às 11:31  
Blogger Fá menor disse...

Tão verdade!

"na maior parte do tempo, não sois capazes de controlar os vossos sentimentos e as vossas reações. Não controlais as vossas vontades, nem as vossas ambições e esperanças." Isto é mesmo marcante! Grata!

Gostei muito de mais este belo texto.

Abraços e tudo de bom!

12 de novembro de 2022 às 17:05  
Blogger Roselia Bezerra disse...

Boa noite de paz, amigo Árabe!
o pássaro que não deixa o ninho, não aprende a voar.

Gosto muito dos pássaros, eles vêm ao meu encontro sempre. Temos sintonia.
Controlar os demais é terrível, é a insulina dos autoritários.
Tenha um domingo abençoado!
Abraços fraternos

12 de novembro de 2022 às 18:50  
Blogger J.P. Alexander disse...

Profunda reflexion, te mando un beso.

14 de novembro de 2022 às 00:21  
Blogger Parapeito disse...

Saio sempre daqui com a certeza que as suas palavras me tocaram fundo.
Houve uma altura, entretanto fui aprendendo, que não adianta querermos evitar que as coisas aconteçam aos que nós amamos.
Foi difícil e ás vezes ainda caio nesse erro, mas muito menos.
Não podemos , não conseguimos controlar a vida dos outros.
Ao ler estas sábias palavras, lembrei me de algo que escrevi faz alguns anos :"mas de novo me faço árvore vestida de mil folhas de esperança, meus ramos abraçam o vento à procura de notícias tuas e de novo o meu coração se torna ninho, à espera da tua chegada."
Hoje consigo aceitar que partam e que façam os seus caminhos, aprendendo com a vida, mas a querer sempre que saibam que sou árvore, onde podem voltar sempre a descansar, no ninho do meu coração. ( não sou perfeita )

Obrigada pelas suas palavras.
Deixo abraço e brisas doces

14 de novembro de 2022 às 12:59  
Blogger Megy Maia disse...

Boa tarde, Árabe!
Gosto de mimar os meus, mas não controlo!
Dou somente a minha opinião, a escolha fica ao critério de cada um!
Um doce abracinho!
💟😀💟 Megy Maia

15 de novembro de 2022 às 08:55  
Blogger São disse...

Lamento muito a necessidade que certas pessoas têm de controlar tudo ... como se vida fosse controlável e/ou as outras pessoas não tivessem direito ao seu poder de decisão.

Querido Swami, forte e carinhoso abraço

15 de novembro de 2022 às 12:18  
Blogger Ailime disse...

Boa tarde meu Amigo e bom Árabe,
Um texto muito belo repleto de pérolas de conhecimento.
Assim é, na verdade. Não temos controle sobre coisa alguma e até sobre a nossa vida.
Sobre os filhos, o que me tocou mais o coração, é assim como diz! Temos que os deixar sair do ninho para que aprendam seus próprios voos. Assim, eles aprenderão a defenderem-se dos obstáculos e contrariedades que a vida decerto lhes trará. E isso só beneficiará a sua construção como seres humanos responsáveis!
Adorei recordar a música e gostei imenso do vídeo. Não conhecia e está em completa sintonia com o texto.
Beijinhos e continuação de boa semana.
Ailime

15 de novembro de 2022 às 14:08  
Blogger Verena disse...

Aprendi que não posso controlar o outro.
Tenho que respeitar o seu modo de pensar e agir.
Agradeço a sua gentil visita.
Gostei imenso do seu verdadeiro texto, Árabe.
Obrigada pela sua visita.
Um grande abraço
Verena.

15 de novembro de 2022 às 15:33  
Blogger silvioafonso disse...

Com os pés do meu pai dançar não
dancei, mas com os meus dançaram
meus filhos.
Árabe, meu rapaz. Um abraço para
o amigo. (meu blog deu chabu e só
agora conseguiu resolver)

16 de novembro de 2022 às 10:04  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Chica: não adianta querer controlar os ventos da vida; precisamos é posicionar do melhor jeito possível as nossas velas! Meu abraço, amiga, obrigado; bom fim de semana.

18 de novembro de 2022 às 12:56  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Bea; meu abraço, amiga. Bom fim de semana!

18 de novembro de 2022 às 12:57  
Blogger O Árabe disse...

Característica do ser humano, Fa: não conseguimos controlar a nós mesmos, mas queremos controlar os que nos cercam! :) Grato por tua gentileza e amizade; bom fim de semana.

18 de novembro de 2022 às 13:00  
Blogger O Árabe disse...

Gostei da comparação, Rosélia: a insulina dos autoritários. Talvez todos o sejamos, ao menos um pouco. :) Meu abraço, obrigado; bom fim de semana, amiga.

18 de novembro de 2022 às 13:01  
Blogger O Árabe disse...

Grato, JP. Meu abraço, obrigado; bom fim de semana!

18 de novembro de 2022 às 13:02  
Blogger Roselia Bezerra disse...

Muito saudável é reconhecermos que somos "pecadores". Sim, de TUDO temos um pouco. Assim é.🙏🕊️

18 de novembro de 2022 às 13:04  
Blogger O Árabe disse...

Muito belo o teu comentário, Maria. Principalmente este trecho: "mas de novo me faço árvore vestida de mil folhas de esperança, meus ramos abraçam o vento à procura de notícias tuas e de novo o meu coração se torna ninho, à espera da tua chegada.". Realmente, o mais difícil é aprendermos a não interferir na vida dos filhos. :) Meu abraço, amiga, obrigado; bom fim de semana.

18 de novembro de 2022 às 13:52  
Blogger O Árabe disse...

Também assim tento fazer, Megy. Mas confesso: não sei se sempre consigo! :) Meu abraço, amiga, obrigado; bom fim de semana.

18 de novembro de 2022 às 13:53  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, São. Agora mesmo, aqui no Brasil, vivemos uma fase difícil, por conta dessa ânsia de controle; são dois lados opostos, tentando impor a sua vontade! :( Obrigado, amiga; bom fim de semana, meu abraço.

18 de novembro de 2022 às 13:56  
Blogger O Árabe disse...

Bom saber que foram do teu agrado, Ailime. Quanto aos filhos, aprender a deixá-los voar é, realmente, o mais difícil; sempre temos medo de que caiam e se magoem. Mas... assim é a vida! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana, amiga!

18 de novembro de 2022 às 13:59  
Blogger O Árabe disse...

São coisas que a vida nos ensina, Verena; e, às vezes, não são fáceis de aprender. ;) Meu abraço, amiga, obrigado; bom fim de semana!

18 de novembro de 2022 às 14:00  
Blogger O Árabe disse...

Por coincidência, amigo Sílvio, uma das minhas filhas adorava dançar sobre os meus pés; literalmente. :) Bom saber que o blog já está de volta à ativa; gosto muito do que você escreve, mestre! Bom fim de semana, meu abraço; obrigado.

18 de novembro de 2022 às 14:02  
Blogger O Árabe disse...

Assim é, Rosélia. E reconhecer essa verdade faz parte do nosso crescimento. Meu abraço, amiga!

18 de novembro de 2022 às 14:04  
Blogger Reflexos Espelhando Espalhando Amig disse...

Árabe,
Seus textos são balsâmicos.
Muitas vezes eu leio e não
tenho como expressar ou seja
as palavras não expressariam
o que me causou a leitura.
Esse texto é diferente porque
tenho vontade de pontuar vários
parágrafos com passagens que
vivi. Porém não vou faze-lo,
vou somente agradecer por me
acalmar a alma com sua escrita.
Bjins de afeto e gratidão.
CatiahoAlc./Reflxod'Alma.

18 de novembro de 2022 às 16:59  
Blogger O Árabe disse...

Agradeço a você, Catiaho, pela gentileza e amizade de sempre. Muito generosas as suas palavras, amiga! Meu abraço, bom fim de semana.

18 de novembro de 2022 às 22:07  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky