O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 7 de outubro de 2022

O AMOR E OS CAMINHOS


Às vezes as pessoas se perdem, ao longo do caminho.

Em outras, talvez, jamais se tenham realmente encontrado. Talvez tenha havido um encontro de sonhos e de desejos; não das pessoas que na verdade eram. Ou pode ser que o tempo mude as pessoas.

Perdem-se, uma da outra; ou, talvez, deixam que se perca o amor entre elas. E seja substituído pela amizade, que os mantém unidos; pelo rancor, que traz o ódio; ou pela indiferença, que os separa.

A verdade é que os casais sonham, juntos, muitos sonhos. E esses sonhos os levam até certo ponto; até onde o Amor os conduz, com suas asas douradas. Mas, se um dia ele se vai, os deixa no chão.

É aí, que precisam aprendam a caminhar com as suas próprias pernas. Quando cai o véu da paixão, que nublava a visão; quando se desfaz o arco-íris de sonhos, que coloria o mundo visto a dois.

Então, é preciso aceitar a realidade. Se o amado não é um príncipe, isto não o torna um sapo; e, mesmo sem coroa, a princesa é uma mulher. São pessoas de verdade, com defeitos e qualidades.

Este é o momento em que lhes é dada a oportunidade de reconhecerem a falência dos seus sonhos. E seguirem em frente, aceitando a verdade de que aquele ser que julgavam ter, jamais existiu.

Ou buscarem novos caminhos, perseguindo novos sonhos. Vestindo as capas de príncipe ou as coroas de princesa em outras pessoas; das quais um dia também as despirão, se outro sonho acabar. 
 
É perigoso esperar que os sonhos se realizem. Aquele que sempre idealiza o seu castelo, jamais terá tempo para construí-lo. E, ainda que comece, verá que a realidade nunca se pode igualar ao sonho.

E cada um necessita ter o seu castelo. Onde se refugie das batalhas diárias, contemplando a lua através das janelas; ou dormindo em segurança, entre os seus lençóis, ainda que um sono sem sonhos.

Não é sábio, aquele que espera que o Amor construa ao seu redor um castelo encantado; ou o abrigue em suas asas e o carregue pelos ares e entre as estrelas, por todo o tempo que durar a sua vida.

Sensato é o homem que vive a felicidade de um sonho; mas sabe que os sonhos não duram para sempre. Assim estará pronto para escolher o seu caminho, se o Amor o deixar cair sobre o chão.

Porque este é um risco sempre presente, quando se lida com o Amor. Ele traz encantamento, felicidade e plenitude; mas em nenhum momento assegura que durará pela Eternidade, entre aqueles que toca.

Às vezes as pessoas se perdem uma da outra, ao longo do caminho. E precisam aceitar esta realidade, para que possam decidir se seguirão juntas. Ou se cada uma deve escolher o seu novo caminho.

Mas, em qualquer caso, devem agradecer ao Amor.

Que, um dia, as levou aos céus. 

Música:
http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/emiliepandolfi_speaksoftlylove.mid

Link para música

Link para vídeo.

Texto antigo, que resolvi tirar do ineditismo. 

25 Comentários:

Blogger chica disse...

Falaste muito bem sobre esse tema que infelizmente tantas vezes acontece entre os casais. Saber quando chega a hora de cada um viver a vida por si m é preciso. Caso contrário , os dois infelizes serão! abração, ótimo fds! chica

8 de outubro de 2022 às 06:44  
Blogger stella disse...

Como siempre dejas buenos consejos en tu escrito, Cuando decidimos tener compañero o compañera desde el primer instante debemos aceptarlo tal como es, nunca debemos hacer el intento de cambiar a las personas, si la amamos comprendemos que en ella hay virtudes y defectos, igual que en nosotros mismos, caminar juntos amandose, tolerandose, comprendiendose es un regalao de Fios, pero si todo se rompe que nunca entre el odio ni el rencor en nuestro corazón, eso nos quitaría la paz interior
Me ha gustado leerte, un buen fin de semana y un abrazo

8 de outubro de 2022 às 07:12  
Blogger Roselia Bezerra disse...

"Cada um necessita ter o seu castelo. Onde se refugie das batalhas diárias, contemplando a lua através das janelas"

Boa tarde de sábado, amigo Árabe!
Que lindo o parágrafo acima!
O príncipe do nosso coração jamais deixará de sê-lo.
Ótimo textos, excelentes abordagens!
Tenha um final de semana abençoado!
Abraços fraternos

8 de outubro de 2022 às 13:52  
Blogger Parapeito disse...

:) olá
"Tenho amor a isto, talvez porque não tenha mais nada que amar " Livro do Desassossego
Muitas vezes é o que acontece entre duas pessoas.
É preciso conseguir ter lucidez para perceber que em dada altura. deixaram de caminhar lado a lado e começaram a caminhar longe um do outro.
É preciso ter um conhecimento profundo sobre o amor que sentem, para conseguirem continuar lado a lado se acontecer o príncipe virar sapo e a princesa gata borralheira :)
Penso que quando aquilo que une um casal é mais do que aquilo que os separa, há chance de continuarem a fazer caminho, a planear trilhos, e a chegaram ao sitio que ambos sonhavam.
Gostei muito do que aqui nos deixou.
Abraço e brisas doces **

8 de outubro de 2022 às 16:19  
Blogger J.P. Alexander disse...

Profunda reflexion te mando un beso.

9 de outubro de 2022 às 00:18  
Blogger Beatriz Pin disse...

Uma p0stabem que chega no momento oportuno á minha vida. Nao porque nao soubera iso, que o sei. Mas, as vezes nos deijamos ir da loucura de sonhos e desejos porque somos persoas que necessitamos aos demais, e, a vezes, necessitamos que nos queirana, que nos arrolen, que nos digan coisas que gostamos ouvir.
Mas, agradezo ista recordaçao para non cair na trampa uma vez mais.
Ja la deijei novo post para voçé ler en detrimento dunha cozinha que pede por orde! Ja, ja,ja.
Bo día. Meu abraço também.

11 de outubro de 2022 às 08:45  
Blogger Ailime disse...

Boa tarde meu Amigo e bom Árabe,
Um texto sobre os caminhos do amor repleto de aprendizado e muito completo.
Assim é na verdade.
Durante o nosso percurso de vida nem sempre somos a princesa ou o príncipe com que sonhámos para a vida inteira, e muitos facilmente desanimam e deixam a relação. O amor também implica sacrifícios de adaptação. Cabe-nos, se não houver problemas com gravidade que a isso obriguem, nos ir adaptando com carinho procurando no outro e vice-versa descobrir os laivos do amor que um dia nos uniu. Para nossa surpresa a semente do amor continua intacta no mais profundo do nosso ser.
Adorei o vídeo e a música!
Beijinhos e continuação de uma boa semana.
Ailime

11 de outubro de 2022 às 13:49  
Blogger São disse...

Querido Amigo, me parece haver actualmente uma enorme confusão de sentimentos na esmagadora maioria das pessoas, isto é, toma paixão por amor.

E a paixão é de tal modo intensa que passa rapidamente porque ninguém consegue aguentar muito tempo. O amor é sereno e constrói-se ... e isso requer tempo.

Swami, te abraço com amizade e carinho.

11 de outubro de 2022 às 14:17  
Blogger MARILENE disse...

As pessoas mudam e, por vezes, percebem que precisam de outro caminho. Não se pode idealizar o outro porque também temos defeitos. É o conhecimento da verdade de cada um que proporciona a manutenção do amor. E uma grande capacidade de perdão e de aceitação. Uma ótima postagem, meu a amigo. Abraço.

11 de outubro de 2022 às 17:03  
Blogger Margarida Pires disse...

Meu querido amigo Árabe!
Por vezes encontramos um doce amor, mas nem tudo é eterno.
O amor vai e vem como as ondas do mar, à que saber mergulhar!
Um doce beijinho!
💟😀💟 Megy Maia

11 de outubro de 2022 às 18:52  
Blogger Fá menor disse...

Gostei muito deste seu texto. Tudo verdades que soube bem apreciar. Grata por tê-lo publicado!

Abraços!

12 de outubro de 2022 às 13:39  
Blogger Majo Dutra disse...

Penso que todos que vivem um grande amor mútuo e em comum, pensam que é para sempre, que entre eles vai ser sempre diferente e especial e de nada dianta dar conselhos... Terão que aprender por si. È assim a natureza humana.
Tudo o que referiu é sensato, mas a paixão é que não é.
Não obstante, um inteligente e impecável texto de ajuda.
A música que nos deixou é do melhor bom gosto. Agradeço.
Dias bons, sempre apaixonado pela música e pela vida. Abraço
~~~~~~

13 de outubro de 2022 às 17:55  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Chica! Só é preciso viver o amor intensamente, enquanto o sentimos. Como disse Vinicius: "Que não seja imortal, posto que é chama, mas que seja infinito enquanto dure!". Meu abraço, amiga, obrigado; bom fim de semana.

14 de outubro de 2022 às 13:35  
Blogger O Árabe disse...

Inteiramente de acordo, Carmen: é preciso aceitar o outro como é; quando se tenta mudá-lo, não é amor. E, sempre, devemos guardar as melhores recordações; o ressentimento só magoa a nós mesmos. Obrigado, amiga, meu abraço; bom fim de semana!

14 de outubro de 2022 às 13:38  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Rosélia, pela gentileza e amizade de sempre. Bom saber que você gostou do texto, amiga; sua opinião é importante para mim. Meu abraço, bom fim de semana!

14 de outubro de 2022 às 13:40  
Blogger O Árabe disse...

Como sempre, Maria, apreciei todo o teu comentário. Mas destaco, principalmente, esta frase: "Penso que quando aquilo que une um casal é mais do que aquilo que os separa, há chance de continuarem a fazer caminho, a planear trilhos, e a chegaram ao sitio que ambos sonhavam."; acho que ela resume todo o texto! Meu abraço, amiga, obrigado; bom fim de semana.

14 de outubro de 2022 às 13:43  
Blogger O Árabe disse...

Grato, JP. Meu abraço, amiga, bom fim de semana!

14 de outubro de 2022 às 13:43  
Blogger O Árabe disse...

Feliz em saber disso, Bea; sei, por experiências próprias, que há palavras que às vezes nos chegam exatamente quando nos podem ajudar. E isso, amiga, é o que mais realiza aquele que as proferiu! Vou ler o novo post, sim; até porque não posso desfrutar das delícias que cozinhas! :) Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

14 de outubro de 2022 às 13:47  
Blogger O Árabe disse...

De todo o seu acertado comentário, Ailime, esta foi a frase que mais me marcou: "Para nossa surpresa a semente do amor continua intacta no mais profundo do nosso ser.". É a pura verdade, amiga; e somos afortunados por isto! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

14 de outubro de 2022 às 13:49  
Blogger O Árabe disse...

Inclino-me a concordar contigo, São, mais uma vez. E acrescento: não são poucas as vezes em que dizemos buscar o amor, quando em verdade apenas queremos saciar as nossas carências. O amor, enquanto verdadeiro, basta-se... e nos basta. :) Meu abraço, amiga, obrigado; bom fim de semana.

14 de outubro de 2022 às 13:53  
Blogger O Árabe disse...

Ótima colocação, Marilene; com a sensibilidade da escritora e a lógica da advogada: "É o conhecimento da verdade de cada um que proporciona a manutenção do amor. E uma grande capacidade de perdão e de aceitação.". É bem por aí, amiga! Ninguém pode amar de verdade, sem conhecer e aceitar ao outro... e a si mesmo. :) Meu abraço, obrigado; bom fim de semana!

14 de outubro de 2022 às 13:55  
Blogger O Árabe disse...

"Por vezes encontramos um doce amor, mas nem tudo é eterno.
O amor vai e vem como as ondas do mar, à que saber mergulhar!".

Poético e verdadeiro, Megy; bem ao teu jeito! :)

Meu abraço, obrigado; boa semana.

14 de outubro de 2022 às 13:57  
Blogger O Árabe disse...

Verdades que a vida nos ensina, não é, Fa? E, apesar das lágrimas, vale a pena o aprendizado! Obrigado, amiga, meu abraço; bom fim de semana!

14 de outubro de 2022 às 13:58  
Blogger O Árabe disse...

Excelente esta frase, Majo: "Tudo o que referiu é sensato, mas a paixão é que não é.". Bem mostra a tua sensibilidade e experiência de vida, amiga! Meu abraço, bom fim de semana; obrigado.

14 de outubro de 2022 às 14:00  
Blogger Majo Dutra disse...

Sim, felizmente conheço bem a paixão intensa e arrebatadora,
mas tenho filhos e sobrinhos... Tenho-as visto de perto...
Tudo bom, amigo.
~~~~~~

28 de outubro de 2022 às 18:28  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky