O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 9 de setembro de 2022

FUTURO, PRESENTE E PASSADO


Pergunto-me porque desejais prever o futuro.

Acaso não vedes que parte do encanto da Vida reside exatamente na incerteza do que haverá de vir? Não percebeis como seriam monótonos os vossos dias, sem as surpresas que surgem?

Indagai-vos, então, como seria a vossa vida, se acaso soubésseis hoje o que vos acontecerá amanhã. Se teríeis os mesmos amigos e nutriríeis os mesmos sentimentos que tendes agora.

E indagai-vos mais: como seria, se vos fosse dado saber o dia e a hora em que sereis chamados à Grande Viagem? Como ficaria a vossa mente, à medida que se aproximasse o desenlace?

Perguntai-vos, ainda: iniciaríeis os vossos amores, se porventura soubésseis como terminarão? E, se não os houvésseis começado, como aprenderíeis tudo que hoje conheceis sobre o amor?

Teríeis experimentado o enlevo da companhia e a tristeza da solidão? Conheceríeis a ânsia do desejo e a plenitude do carinho? A inquietude do ciúme e a alegria de saber-vos amados?

Decerto, não haveríeis de tomar muitas das iniciativas que tomastes. E, se não o houvésseis feito, acaso seríeis hoje o que sois? Como sentir a doçura da vitória, sem conhecer a derrota?

Qual o mérito daquele que vence, sem se haver esforçado para isso? Como aprender, sem erros e acertos? Como saber o que é certo, sem sentir as consequências dos erros?      

Meditai sobre essas interrogações. E findareis por perceber que só uma coisa necessitais saber sobre o futuro: é que, um dia, ele se tornará o vosso presente. E, depois, estará no passado.

Nada mais precisais saber sobre o tempo, senão que ele passa; e, um dia, findará o tempo de vossa jornada. Conhecendo esta verdade, sabereis aproveitar melhor os vossos momentos.

Nada precisais saber sobre a vossa estrada, além do que aprendereis à medida que a percorrerdes. O Conhecimento não pertence a quem começa a jornada, mas sim àquele que a conclui.

Abandonai, pois a vontade infantil de antever o futuro; e concentrai-vos na sabedoria adulta de viver o presente. A verdade é que não vedes o porvir, mas o construís em cada momento.

E isto é o que precisais saber, para que o futuro não vos inquiete: se o construís minuto a minuto, tudo o que tendes a fazer é viver cada instante da melhor maneira que vos for possível.

Esta, sim, é a sabedoria da vida; que os anos nos transmitem. Quanto mais cedo a aprendermos, mais cedo começaremos a viver; e mais tempo teremos, para nos sentirmos felizes.

Porque nada temos, senão o presente.

Música:

http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/1_pianos_magicos_the_impossible_dream.mid

Link música

Link vídeo 

30 Comentários:

Blogger chica disse...

Só posso aplaudir daqui tuas palavras!
O melhor a fazer é não ficar imaginando o que vai nos chegar no dia seguinte... Levar e viver um dia após outro ,bem viver cada momento...Aí poderemos não ficar pelo caminho,rs... abração, lindo fds! chica

17 de setembro de 2022 às 06:35  
Blogger Beatriz Pin disse...

Muito bom iste texto. Aínda bem que o futuro não se deija conhezer por msis que tentemos. Por tanto, não ha casso nisse sentido, mas ajudam istes conselhos taõ certos.
Bom fim de semana, amigo.
Beijinhos

17 de setembro de 2022 às 07:03  
Blogger Fá menor disse...

Belíssimo e verdadeiro texto!
Muito grata pelos seus sempre enriquecedores ensinamentos!

Abraços e tudo de bom!

17 de setembro de 2022 às 10:39  
Blogger J.P. Alexander disse...

Profunda reflexion, hay que vivir Plenamente. Te mando un beso.

17 de setembro de 2022 às 21:49  
Blogger Parapeito disse...

Um tema que eu gosto muito :) Excelente a sua partilha
Credo, que chatice seria se soubéssemos o futuro!
Sempre disse que se houvesse forma de viajar no tempo, queria antes ir ao passado :)
Gosto do hoje.
Hoje sim.
Nunca fui muito de pensar no futuro, as pequenas coisas que faço a pensar em adiantar "trabalho" acabam sempre "furadas".
Comigo funciona o agora.
Abraço e brisas doces,caro Árabe ****

18 de setembro de 2022 às 12:44  
Blogger Majo Dutra disse...

Realmente, curiosidades infantojuvenis...
Ainda assim, um tema para uma boa reflexão que gostei de acompanhar.
Simone tem uma voz ótima e poderosa! Não conhecia a música do Sonho Impossível dos Pianos Mágicos, ficava bem com o meu novo poema... Não gostaste dele?!
Votos de uma primavera alegre e feliz para ti e teus.
Um abraço de sincera estima.
~~~~

19 de setembro de 2022 às 17:32  
Blogger Reflexos Espelhando Espalhando Amig disse...

Árabe,
Hoje vim ler sua publicação,
vou relfetir
e voltarei para comentar de fato.
Estou relendo seu livro.
Deixo
Bjins
CatiahoAlc.

20 de setembro de 2022 às 06:50  
Blogger " R y k @ r d o " disse...

Mais um texto brilhante que me fascinou ler.
.
Uma semana feliz
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

21 de setembro de 2022 às 14:20  
Blogger MARILENE disse...

Uma ótima postagem, meu amigo. Se soubéssemos o que nos reserva o amanhã perderíamos todo o sentido da luta e do aprendizado.E nossas pequenas conquistas, pequenas alegrias, não nos seriam oferecidas com surpresa e encantamento. Abraço.

21 de setembro de 2022 às 17:23  
Blogger silvioafonso disse...

Hoje tirei o dia pra confessar
aos amigos o que aprendi com eles.
Com você, Árabe, eu aprendi a
escrever com coerência e se não
escrevo não é por outra razão
senão preguiça, mesmo. (risos)
Um abraço, querido amigo.

22 de setembro de 2022 às 17:29  
Blogger São disse...

Só temos o presente, tens razão : o passado foi-se e o futuro ainda não está.

Sigamos o ensinamento do budismo zen e vivamos conscientemente cada segundo.

Beijinho de feliz Primavera, meu Amigo :)

23 de setembro de 2022 às 08:20  
Blogger CÉU disse...

Um texto interessantíssimo, como sempre.
Não quero saber nada do futuro e o passado já é pretérito. Quero o agora.
Abraços e bom fim de semana.

23 de setembro de 2022 às 13:28  
Blogger O Árabe disse...

Exatamente isso, Chica: viver bem cada momento. Se não o fizermos... será muito tempo perdido! Meu abraço, obrigado. Bom fim de semana!

23 de setembro de 2022 às 16:09  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Bea! Mas, às vezes, a obsessão de alguns em conhecer o futuro chega a atrapalhar a caminhada; esse é o perigo! Meu abraço, amiga, obrigado; bom fim de semana

23 de setembro de 2022 às 16:10  
Blogger O Árabe disse...

Grato a ti, Fa, pela amizade e gentileza constantes! Meu abraço, bom fim de semana!

23 de setembro de 2022 às 16:11  
Blogger O Árabe disse...

De acordo, JP: temos, sim, que viver plenamente! Meu abraço, amiga; bom fim de semana, obrigado!

23 de setembro de 2022 às 16:12  
Blogger O Árabe disse...

Padecemos mesmo mal, Maria: "Nunca fui muito de pensar no futuro, as pequenas coisas que faço a pensar em adiantar "trabalho" acabam sempre "furadas".". Sorri, ao ler o teu comentário. :) Meu abraço, obrigado; bom fim de semana!

23 de setembro de 2022 às 16:14  
Blogger O Árabe disse...

Gosto muito dos Pianos Mágicos, Majo... assim como gosto de tudo que escreves! Não comentei o teu novo poema? Estou certo de que sim, mas sou meio burrinho de internet. Vou verificar. Meu abraço, amiga, obrigado; bom fim de semana!

23 de setembro de 2022 às 16:18  
Blogger O Árabe disse...

Bom saber que você gostou, Catiaho. Sua opinião é muito importante para mim, amiga! Obrigado, meu abraço; bom fim de semana.

23 de setembro de 2022 às 16:19  
Blogger O Árabe disse...

Alegre com a tua presença e a tua opinião, Ryk@rdo; sei que és um mestre no assunto, amigo! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

23 de setembro de 2022 às 16:20  
Blogger O Árabe disse...

Você, Marilene, sempre objetiva e certeira: "... nossas pequenas conquistas, pequenas alegrias, não nos seriam oferecidas com surpresa e encantamento.". É exatamente este o ponto, amiga! Obrigado, meu abraço; bom fim de semana!

23 de setembro de 2022 às 16:22  
Blogger O Árabe disse...

Bem coerente o comentário, mestre Sílvio! ;) E sempre uma alegria a sua honrosa presença, amigo! Meu abraço, bom fim de semana!

23 de setembro de 2022 às 16:24  
Blogger O Árabe disse...

Confesso, São: aprecio muitíssimo os ensinamentos do budismo. Particularmente as 4 Grandes Verdades; acredito que a felicidade, ou a sua ausência, em grande parte, dependem de nós. É preciso viver com consciência cada segundo! Obrigado, amiga; de coração, retribuo o beijinho e os votos. Meu abraço, boa semana!

23 de setembro de 2022 às 16:27  
Blogger O Árabe disse...

Grande alegria em rever-te, Céu! E esta, amiga, é uma das maiores marcas do ser humano: sempre queremos o agora; e, na verdade, é tudo que podemos ter! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

23 de setembro de 2022 às 16:29  
Blogger Ateliê Tribo de Judá disse...

Tudo que Deus fez é perfeito mas tem dias coisas que eu me encanto em especial:
#Não saber o dia de ir embora-( Eu acabaria indo 15 dias antes)
#Não conhecer os pensamentos alheios -(Eu estaria em apuros, raramente me precipito em dar uma resposta malcriada mas ela é formulada imediatamente)
Beijos
Joelma

25 de setembro de 2022 às 07:29  
Blogger O Árabe disse...

Taí, Joelma: são duas coisas que eu também prefiro não saber! :) Meu abraço, obrigado; boa semana.

26 de setembro de 2022 às 10:37  
Blogger Roselia Bezerra disse...

Olá, amigo Árabe!
Logo no início, gostei da questão da surpresa do que haverá de vir. Seria mesmo monótono tudo tão previsível.
"O futuro: é que, um dia, ele se tornará o vosso presente. E, depois, estará no passado."
Bravo!
Fazendo o bem, teremos um bom futuro se Deus quiser!.
Senão, fizemos o melhor que deveríamos.
Tenha dias abençoados!
Abraços fraternos

26 de setembro de 2022 às 17:07  
Blogger O Árabe disse...

Inteiramente de acordo, Rosélia: "Fazendo o bem, teremos um bom futuro se Deus quiser!
Senão, fizemos o melhor que deveríamos."; é bem por aí, amiga! Obrigado, meu abraço; boa semana.

26 de setembro de 2022 às 23:33  
Blogger Majo Dutra disse...

Ainda bem que gostaste. És um bom amigo, F.
Desejei ótima primavera em dose dupla, oxalá ela te seja muito feliz.
Tudo bom para ti, para os teus e para o Brasil. Bem mereceis.
Tenho festinha no A Vivenciar. Encontramo-nos lá...
~~~~~~~

29 de setembro de 2022 às 16:46  
Blogger O Árabe disse...

Já lá estive, Majo. Contudo, desculpo-me pela demora na resposta; só hoje, amiga, vi este comentário. Meu abraço e grato pelos votos, que retribuo de coração! Obrigado, boa semana.

3 de outubro de 2022 às 16:41  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky