O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 22 de julho de 2022

UMA RECEITA PARA A PAZ

 


Cultivai a paz, em vossa alma.

Porque nenhum motivo existe, que possa justificar a violência. Nada pode ser mais importante, para o ser humano, do que estar bem consigo mesmo. Nada vos deve trazer a inquietude.

Controlai, portanto, os vossos medos e o vosso orgulho. Porque são eles, mais comumente, os pais das vossas zangas e dos vossos aborrecimentos. Vigiai-os e, decerto, vivereis em paz.

Lembrai-vos, ainda, de praticar o desapego. Pois, enquanto caminhais no mundo da matéria, é normal que vos preocupeis demasiado com as vossas posses; que não passam de ilusões.

Ou julgais, acaso, que alguma delas podereis levar convosco, quando chegar a vossa hora? Se assim for, desiludi-vos: nus, chegais a este mundo; nus estareis, quando dele vos fordes.

Esta deveria ser a maior das vossas verdades; porque, se o fosse, outra seria a vossa conduta e outros os vossos cuidados. O que parece, porém, é que vos esforçais para esquecê-la.

De que isto vos serve, entretanto? A verdade continua a ser a verdade, por menos que a desejeis. E, como a poeira escondida sob o tapete, um dia se fará incomodamente presente.

Aprendei a aceitar a verdade. Por mais sedutora que pareça a mentira, dia virá em que precisareis deixar os seus braços; e só a verdade será capaz de iluminar os vossos caminhos.

Longe estou de ser um sábio, mas de coração vos repito aquilo que me ensinou a vida: o desprendimento, a verdade, a humildade e a coragem são os vossos grandes guias para a paz.

Recebei-os, em vossa alma; se o fizerdes com sinceridade, as inquietações vos deixarão. Porque o egoísmo, a mentira, o orgulho e o medo são as causas de todos os desassossegos.

Renunciai a eles, portanto, se pretendeis alcançar a paz. E, acreditai-me, nada perdereis com essa renúncia; antes, sereis melhores. E mais fácil será, daí em diante, a vossa jornada.

Esta, todavia, é uma decisão que necessitareis tomar. Porque a paz não virá ao vosso encontro; antes, cabe a cada homem o encontrá-la em si mesmo e espalhá-la ao seu redor.

Decerto já percebestes que, desde que o mundo é mundo, o homem tece rasgados elogios à paz; e, entretanto, as guerras e a violência se repetem, todos os dias, em todos os cantos.

E assim acontece, porque ninguém se dispõe a renunciar. Esqueceis o quão transitória é a vossa passagem e pareceis acreditar que ficareis para sempre a caminhar sobre esta Terra.

Quando, na verdade, caminhais pela Eternidade.

Música:

http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/1_carmen_cavallaro_smoke_gets_in_your_eyes.mid

Link música

Link vídeo

 

25 Comentários:

Blogger - R y k @ r d o - disse...

Comentei e o comentário desapareceu

23 de julho de 2022 às 06:12  
Blogger Ateliê Tribo de Judá disse...

Se eu não consigo nem fazer bolo seguindo receita imagine o restante rssss,por enquanto sigo tentando não me meter em encrencas já é um começo para minha paz rssss
Beijos
Joelma

23 de julho de 2022 às 10:36  
Blogger Fatyma Silva disse...

Cultivar a paz que existe em nós, nos leva a fazer o bem sem olhar a quem, mas para muitos isso é difícil porque o ser humano é egoísta.
Devemos cultivar e semeiar a paz. Sempre.

Amigo Árabe, te desejo um feliz domingo.
Um abraço.

23 de julho de 2022 às 19:00  
Blogger Roselia Bezerra disse...

Nada pode ser mais importante, para o ser humano, do que estar bem consigo mesmo

Olá, amigo Árabe!
A paz Deus quis para nós.
Nada deveria pertirbá-la. Tudo ou todos que no-la gente tirar, deve ser descartado com sabedoria.
A renúncia nos traz imensos benefícios.
Tenha um anoitecer abençoado!
Abraços fraternos

25 de julho de 2022 às 16:03  
Blogger Ailime disse...

Bom dia meu Amigo e bom Árabe,
Um texto repleto de pérolas de sabedoria.
A paz é tudo o que de melhor podemos ter em nossas vidas.
Se sentirmos a paz em nós mada mais nos é necessário, porque em plenitude vivemos.
Para quê disputas, ódios violências, se tudo isso provoca instabilidade e infelicidade no homem gerando em seu redor tantos sofrimentos.
Saibamos despirmos de vaidades, de orgulhos, de materialismos que só nos sufocam.
Nada como a humildade e o desprendimento como muito bem diz!
A vida é efémera e há que a saber viver com dignidade e com a consciência tranquila. Assim teremos paz.
Lindos o vídeo e música!
Desejo-lhe continuação de uma boa semana.
Beijinhos,
Ailime

26 de julho de 2022 às 09:13  
Blogger Parapeito disse...

Que maravilha ler as suas palavras , escutando Enya. Não sei se já disse mas gosto muito dela.
Um momento muito sereno, que convida como sempre a reflectir naquilo que nos oferece.
Numa altura que tanto e tanto se fala na guerra, melhor era que se falasse em como construir a paz.
Aprender primeiro a viver em paz consigo próprio, em sua casa em seu redor.
Penso que sejam estes os principais ingredientes para uma boa receita.
Gostei muito caro Árabe.
Grata pela presença amiga no Parapeito, continuação de uma semana cheia de brisas doces***

26 de julho de 2022 às 09:23  
Blogger Semplicemente Donna disse...

Bellissimi pensieri caro amico Árabe, è proprio come scrivi , che la pace va innanzitutto coltivata dentro di noi , nella nostra anima , per poi riuscire ad espanderla a chi incontriamo .

Un abbraccio augurandoti buona fine mese di Luglio.

Rosy

27 de julho de 2022 às 07:21  
Blogger Maria Luzia disse...

Lindo texto Árabe, muito lindo! Penso que, a paz e a saúde caminham juntos. Nada melhor que a gente deitar com a consciência e o Espírito em paz. Amei tudo! Muito grata e um abraço.

27 de julho de 2022 às 22:16  
Blogger Fá menor disse...

Quanta verdade! Grata por nos lembrares!
Se queremos a paz, cada um de nós tem de fazer por isso, sim.

Abraços e tudo de bom!

28 de julho de 2022 às 16:48  
Blogger O Árabe disse...

Nem imagino o que tenha acontecido, Ryk@rdo, mas foi bom que o registraste. É importante a tua presença! Meu abraço, amigo, obrigado; bom resto de semana!

29 de julho de 2022 às 09:50  
Blogger O Árabe disse...

Cá pra nós, Joelma, somos dois: duvido que eu conseguisse fazer um bolo, seguindo receita! :) No mais, você está certa: não se meter em encrenca, já é um bom começo para alcançar a paz! Meu abraço, obrigado; bom resto de semana.

29 de julho de 2022 às 09:54  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Fatyma: devemos cultivar e semear a paz. Sempre! Meu abraço, amiga; bom resto de semana. Obrigado!

29 de julho de 2022 às 10:05  
Blogger O Árabe disse...

Concordo, Rosélia: devemos descartar tudo que nos roube a paz! E afastar-nos das pessoas que o fazem, também. Grato, minha amiga; bom resto de semana, obrigado!

29 de julho de 2022 às 10:08  
Blogger O Árabe disse...

Endosso as tuas palavras, Ailime. Principalmente estas: "A paz é tudo o que de melhor podemos ter em nossas vidas. Se sentirmos a paz em nós nada mais nos é necessário, porque em plenitude vivemos.". É bem por aí, amiga! Obrigado, meu abraço; bom resto de semana.

29 de julho de 2022 às 10:10  
Blogger O Árabe disse...

Fantástica a Enya, não é, Maria? As músicas dela me transmitem, coincidentemente, paz. :) E repito o que disseste: "Numa altura que tanto e tanto se fala na guerra, melhor era que se falasse em como construir a paz.". Bem melhor seria! Meu abraço, amiga, obrigado; bom resto de semana.

29 de julho de 2022 às 10:13  
Blogger O Árabe disse...

Assim acredito, Rosy: a paz, como o amor, só podem ser construída dentro de nós! Obrigado, amiga; meu abraço, bom resto de semana!

29 de julho de 2022 às 10:18  
Blogger O Árabe disse...

Sempre uma alegria rever você, Maria Luzia! E muito bom saber que você gostou! Meu abraço, amiga, obrigado; bom resto de semana.

29 de julho de 2022 às 10:20  
Blogger O Árabe disse...

Acho que disseste tudo, Fa: se queremos a paz, cada um tem que fazer a sua parte! Obrigado, amiga; meu abraço, bom resto de semana.

29 de julho de 2022 às 10:22  
Blogger Beatriz Pin disse...

Olà, ja lá vou!
Adorei a cançao Only time de Enya
Eu ja ando a soltar lastre e vaziar minha cassa de coisas inúteis.
Crear espaço em branco. Aligeirar equipagem e ficar nua como vim ao mundo para asim alonjarme del algum día.
Tomei boa nota, amigo. Seguirei seus conselhos.
Desejo-te um feliz fim de semana. Espero que o meu também o seja!
Meu abraço

29 de julho de 2022 às 10:39  
Blogger Majo Dutra disse...

A Paz é realmente o valor mais elevado que devemos cultivar individualmente, porque globalmente ela já foi consagrada nos Direitos Humanos...
O desapego não é nada fácil. Nascemos com essa enorme limitação, ligados aos nossos afetos e ao que conquistamos...

É interessante constatar que escolhemos ambos, Enya. Perduram as nossas afinidades musicais.
Bom fim de semana e dias de profunda paz...
O meu abraço, estimado amigo. 🤍
~~~~~~~

29 de julho de 2022 às 12:55  
Blogger Majo Dutra disse...

Agradeço os votos de boas férias que me desejaste no início de julho e convido-te a colaborar na minha celebração da Amizade.
O meu abraço afetuoso.
~~~~~~~

29 de julho de 2022 às 13:20  
Blogger Fatyma Silva disse...

Olá, amigo Árabe!
Ler-te me traz paz.

Peço licença para destacar e concordar plenamente com você!

"Longe estou de ser um sábio, mas de coração vos repito aquilo que me ensinou a vida: o desprendimento, a verdade, a humildade e a coragem são os vossos grandes guias para a paz."

Desejo-lhe um final de semana com saúde e muita paz.

Um abraço.

29 de julho de 2022 às 15:13  
Blogger O Árabe disse...

Acredito, Bea. Acho, amiga, que és uma privilegiada por morar na Galícia: embora não a conheça pessoalmente, tenho a imagem (por teus posts) que é um lugar, realmente, favorável à espiritualização e ao desapego, por suas lindas paisagens! Obrigado, amiga; meu abraço, bom fim de semana!

29 de julho de 2022 às 18:02  
Blogger O Árabe disse...

Alegre em ver-te de volta, Majo; como eu te disse, fazes falta! Realmente, nossos gostos musicais parecem bem semelhantes, e isso me honra. Concordo, quanto à paz e ao desapego, e terei imensa alegria em participar da tua celebração da amizade; aguarda-me em breve. Meu abraço, obrigado; bom fim de semana!

29 de julho de 2022 às 18:05  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Fatyma! Paz é o que sinto, também, ao visitar o seu blog; acho que até já lhe disse isto, não foi? Continuemos o nosso trabalho, a crescer juntos, amiga! Meu abraço, bom fim de semana!

29 de julho de 2022 às 18:07  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky