O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 30 de setembro de 2022

A PAZ INTERIOR



Buscai preservar a vossa paz.

Porque a paz interior é o primeiro requisito para alcançar a Felicidade e o Conhecimento. Ninguém pode ser feliz ou conhecer a si mesmo, se a sua alma não abrigar a paz.

Buscai-a, portanto. E descobrireis que a paz, ao contrário do que muitos pensam, não é a imobilidade. Não é a ausência do vento, mas uma brisa suave e acariciante.

A paz não está em deixar de existir, ou desejar, ou sonhar os vossos sonhos. Está, sim, em aprender a existir; em aprender a desejar e aprender a sonhar os vossos sonhos.

A paz não é a completude, mas a descoberta de que dela não necessitais. Não é satisfazer todos os vossos desejos, mas saber que nem todos serão satisfeitos.

A paz não é a extinção de conflitos, mas a convicção tranquila de que não há motivo que os justifique. Não é eliminar as diferenças, mas admiti-las.

A paz não é caminhar por um prado, pisando na grama macia e sentindo o agradável aroma das flores. É saber que existem pedras e montanhas, mas podeis superá-las. 

A paz não virá de vos julgardes superiores aos outros; nem de acumular mais posses, mais sabedoria, ou mais amores. Para alcançá-la, precisais saber que sois todos iguais.

Para alcançardes a paz, não precisais acreditar que as vossas posses superam as de vossos vizinhos. Mas saber que as dividireis com eles, se assim se fizer necessário.

A paz não está nos dogmas, nos rituais ou nos templos de qualquer religião; não é aí que a encontrareis. Mas na certeza de que o coração do Universo existe; e vela por vós.  

Pois a paz não consiste em ter, mas em não necessitar; nem em acautelar-vos contra os perigos, mas em vencer os vossos medos. Nem mesmo em acreditar, mas em sentir.

Quando sentis, não tendes necessidade de acreditar. Não é preciso usar argumentos, para convencer a vossa mente: o sentimento fala ao vosso verdadeiro Eu.

Buscai preservar a vossa paz. Lembrai-vos, contudo, de que a paz não é uma dádiva, ou uma vitória; é uma conquista. E não basta chegar a ela; é preciso mantê-la.

E, para isto, dependeis de vós. Porque a verdadeira paz não está sujeita aos acontecimentos do dia, ou às coisas e pessoas que vos cercam; é dentro de vós, que ela está.

Se desejais encontrá-la, isolai-vos do vento que turbilhona em vossos caminhos; esquecei-vos do medo que vos congela e dos desejos que gritam aos vossos ouvidos.

E em vossa alma a encontrareis.

Música:
http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/carmen_cavallaro-nocturne.mid


Link música

Link vídeo

22 Comentários:

Blogger chica disse...

Muito lindo,Árabe!

Importante encontrarmos e mantermos nossa paz interior. Ela servirá para momentos em que tudo fora de nós está "bagunçado"...Então ,teremos nosso cantinho e podemos nos reenergizar!
Lindo e feliz OUTUBRO! abração, chica

1 de outubro de 2022 às 07:02  
Blogger Parapeito disse...

Olá :)
Dizia a minha avó materna : primeiro temos de criar a paz na nossa casa,para depois haver pelo mundo.
Gostava de escutar as citações dela, que em grande parte das vezes não as dizia como metáforas.
Como sempre, sábias as suas palavras.
É em nós que temos de cultivar a semente da Paz.
Depois saber colher e saber repartir generosamente sempre ao sabor das brisas doces :)
Deixo um abraço e um Gosto muito desta sua Paz Interior***

1 de outubro de 2022 às 15:52  
Blogger MARILENE disse...

Muito verdadeiras suas colocações para o sentimento de paz. Creio que apreciar o que temos e aceitar que bens não proporcionam paz, nos tornam realizados. Havemos que cultivá-la para nosso necessário bem estar. Abraço.

1 de outubro de 2022 às 18:04  
Blogger Reflexos Espelhando Espalhando Amig disse...

Árabe querido amigo,
Diz um sábio verso bíblico:
"Quando depender de vós;
tende paz com todos".
Seu texto lindo segue
para essa reflexão.
Bjins de boa nova semana
CatiahoAlc.

3 de outubro de 2022 às 09:33  
Blogger J.P. Alexander disse...

Genial reflexion. Te mando un beso.

3 de outubro de 2022 às 21:53  
Blogger Ailime disse...

Bom dia meu amigo e bom Árabe,
Um texto muito belo e profundo.
Entendo que a paz é um estado de alma.
Se conseguirmos neutralizar tudo aquilo que produz ruídos em nosso redor, não valorizar determinados acontecimentos, não dar ouvidos a maledicências e procurar viver em conexão com o coração do Universo conseguiremos ter paz.
A paz o maior bem que nos ajuda a sentirmo-nos felizes.
Beijinhos e uma ótima semana com muita paz.
Ailime
(Virei ouvir a música e o vídeo mais tarde).

4 de outubro de 2022 às 08:16  
Blogger silvioafonso disse...

Não é bíblico o que eu vou dizer,
mas plagiando o autor romano, "Flávio
Vegécio", do século IV ou V, que diz,
em latim: Si vis pacem, para bellum
que na língua da gente nada mais é senão:
"Se quer paz, prepare-se para a guerra"
Um abraço, amigo.

4 de outubro de 2022 às 19:37  
Blogger Fatyma Silva disse...

Verdadeiras palavras, meu amigo Árabe!
Texto para uma profunda reflexão!
A paz está em nós, em nosso silêncio e nos pequenos momentos que contemplamos.
Ex: sinto paz ao observar o mar, sentir a brisa suave, sinto paz poder ficar em silêncio curtindo a natureza no parque.
A paz para todos!

Feliz Outubro a você e família!

Um forte abraço.

5 de outubro de 2022 às 19:25  
Blogger Fá menor disse...

Muito grata por mais esta tão bela partilha!

Nada como manter a paz interior para que a vida nos flua bem.

Abraços

6 de outubro de 2022 às 13:14  
Blogger Beatriz Pin disse...

Sentirse em paz é algo que da felicidade, sosego, confiança...
Sentirse em paz é sentirse bem co momento no que estamos.
Eu ja me sinto em paz cuando leo istes conselhos.
Um abraço e bom fim de semana, meu amigo.

7 de outubro de 2022 às 10:12  
Blogger O Árabe disse...

Você sabe das coisas, Chica! Enquanto a paz existir em nós, sempre poderemos encontrar um novo caminho. Obrigado, amiga, meu abraço; bom fim de semana!

7 de outubro de 2022 às 11:38  
Blogger O Árabe disse...

Impressionante a sabedoria dos nossos avós, não é, Maria? Às vezes, me pergunto porque ainda não a consegui atingir! :) Concordo contigo: precisamos encontrar a paz em nós, e distribui-la aos que nos cercam! Meu abraço, amiga, obrigado; bom fim de semana!

7 de outubro de 2022 às 11:42  
Blogger O Árabe disse...

Também acho que é por aí, Marilene: "Creio que apreciar o que temos e aceitar que bens não proporcionam paz, nos tornam realizados.". A idade nos leva muitas coisas, mas também nos ensina outras tantas! Bom fim de semana amiga; obrigado, meu abraço.

7 de outubro de 2022 às 11:44  
Blogger O Árabe disse...

Sábia reflexão, Catiaho! Jamais teremos paz, se ela não existir em nós. Meu abraço, amiga; bom fim de semana. Obrigado!

7 de outubro de 2022 às 11:45  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, JP. Meu abraço, amiga; bom fim de semana!

7 de outubro de 2022 às 11:46  
Blogger O Árabe disse...

É bem assim, Ailime: "Se conseguirmos neutralizar tudo aquilo que produz ruídos em nosso redor, não valorizar determinados acontecimentos, não dar ouvidos a maledicências e procurar viver em conexão com o coração do Universo conseguiremos ter paz.". Acredito mesmo nisso, amiga! Obrigado, meu abraço; bom fim de semana.

7 de outubro de 2022 às 11:48  
Blogger O Árabe disse...

Estudei em colégios militares, mestre Sílvio; conheço muito bem essa citação. E acredito que funcione, no mundo em que vivemos. Mas, dentro de nós, acho que "preparar-se para a guerra" já é meio "estar em guerra"; será que não? :) Sempre inteligentes seus comentários, amigo; obrigado! Meu abraço, bom fim de semana.

7 de outubro de 2022 às 11:52  
Blogger O Árabe disse...

"A paz está em nós, em nosso silêncio e nos pequenos momentos que contemplamos.
Ex: sinto paz ao observar o mar, sentir a brisa suave, sinto paz poder ficar em silêncio curtindo a natureza no parque.". Eu também, Fatyma; é nesses momentos, que encontramos a paz em nós! Obrigado, amiga, meu abraço; bom fim de semana.,

7 de outubro de 2022 às 11:53  
Blogger O Árabe disse...

Mais uma vez, Fa, nos trazes uma bela reflexão: "Nada como manter a paz interior para que a vida nos flua bem.". A paz, amiga, é o começo de tudo! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

7 de outubro de 2022 às 11:55  
Blogger O Árabe disse...

Concordo, Bea, com o que dizes: "Sentirse em paz é algo que da felicidade, sosego, confiança.
Sentirse em paz é sentirse bem co momento no que estamos.". E fico feliz, ao saber que te sentes em paz no nosso oásis! Meu abraço e obrigado, amiga; bom fim de semana.

7 de outubro de 2022 às 11:57  
Blogger Majo Dutra disse...

Um texto de ajuda belíssimo e pleno de sabedoria...
A humanidade bem necessita de uma Paz gloriosa e perene.
Pode ser que um dia, nenhum vizinho se lembre de assaltar a casa do outro... E com isto estamos aa assistir ao massacre de um povo, ameaçados de bomba atómica...
Falas de paz e eu falo-te de guerra, talvez por isso, não tenhas gostado do meu poema, mas olha que é verídico -- eu passei por isso.
Gostei dos temas musicais belos e atemporais...
Dias realmente bons. Eu estou passando uns dias de crise... O meu abraço.
~~~~~~~~~~

13 de outubro de 2022 às 17:51  
Blogger O Árabe disse...

Sabes, Majo? Não me recordo de não gostar de algo que tenhas escrito; mais provável é que, por qualquer motivo que não recordo, o comentário não tenha ido. Mas vou verificar isso. Meu abraço, amiga, obrigado; bom fim de semana!

14 de outubro de 2022 às 13:30  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky