O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 23 de setembro de 2022

A FELICIDADE E O TEMPO


Hoje, quero falar-vos da felicidade.

Que é o maior dos nossos sonhos, mas insiste em não caminhar sempre pelos nossos caminhos. Que, às vezes, nos visita e envolve em seus braços cálidos, iluminando o nosso mundo.

E, logo em seguida, nos abandona e volta a perder-se nas curvas do caminho, deixando-nos ansiosos por sua nova visita. Porque, depois de havê-la conhecido, sempre a buscaremos.

Deixai-me dizer-vos, entretanto, que não é nas grandes realizações que a encontraremos. Porque ela se esconde nas pequeninas coisas: um abraço, um sorriso, um beijo, um olhar.

Às vezes, até mesmo um gosto ou um cheiro de café; uma flor que brota, uma lembrança que volta. Mais facilmente a encontramos em uma esperança, do que em uma sólida realização.  

Porque a felicidade não está ao nosso redor, mas dentro de nós. Não surge das coisas do mundo, mas da nossa alma. Não resulta das nossas vitórias, mas de sentimentos e emoções.

As coisas do mundo podem trazer-nos alegrias, mas não nos farão felizes. Porque a Felicidade mora na Mansão do Amanhã, que apenas o nosso verdadeiro Eu consegue visitar.

Assimilemos esta verdade; e entenderemos porque não podemos viver felizes sempre. A felicidade não é senão um estado de espírito; e não estará conosco, senão enquanto este perdura.

Imaginai um lago encantado de águas límpidas, tranquilas e cristalinas; assim é a nossa alma, quando nos sentimos felizes. Basta, porém, um leve sopro de vento, para agitar as águas serenas.

E esta é a nossa maior dificuldade, para sermos felizes. Porque nos entregamos facilmente aos ventos da inquietude, angustiando o nosso verdadeiro Eu e turvando a nossa paz interior.

Aceitemos o fato de que a felicidade não pertence a este mundo. E, paradoxalmente, a teremos mais perto de nós; mais constantes serão suas visitas, mais fortes seus abraços.  

Cuidemos, sim, de aproveitar o nosso tempo; isto é o que vos tenho dito, ao longo de todo este tempo. Não nos cabe trazer de volta o passado, mas podemos tornar melhor o nosso presente.

Cada minuto que não empregamos em ser felizes, é um minuto desperdiçado. Cada momento em que não nos sentimos gratos por, simplesmente, estar vivos, é um momento que perdemos.

Porque sentir-se feliz é fácil: é estar em paz consigo; é sentir-se bem e em harmonia com o Universo; é sentir a Vida que existe em nós e pulsa ao nosso lado, diante de nossos olhos.

É ser capaz de viver!

Música:

http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/ray_conniff_edelweiss115.mid

Link música

Link vídeo

26 Comentários:

Blogger chica disse...

Muito lindo e tantas verdades encontro sempre aqui! A felicidade todos queremos, mas temos que lembrar que ela não se mostra sempre...Nossa vida é feita de pequenos momentos dela e no "frigir dos ovos", ao final de cada dia, vamos nos dando conta de que os tivemos e por eles agradecemos. Aparecem nas e das pequenas coisas!

abração, tudo de bom,chica

24 de setembro de 2022 às 06:41  
Blogger - R y k @ r d o - disse...

"" Porque a felicidade não está ao nosso redor, mas dentro de nós. Não surge das coisas do mundo, mas da nossa alma. Não resulta das nossas vitórias, mas de sentimentos e emoções.""
.
Este parágrafo diz tudo. A felicidade está em cada segundo na nossa vida. Simplesmente por vezes nos esquecemos de olhá-la bem de frente.

Mas um texto brilhante que muito gostei de ler. O meu elogio

Cumprimentos ... feliz fim de semana.

24 de setembro de 2022 às 14:34  
Blogger MARILENE disse...

A felicidade, por inteiro, não pertence, de fato, a esse mundo. Mas podemos vivê-la em pequenos bocados se em nós morar o sentimento de gratidão. Ótima postagem! Abraço.

25 de setembro de 2022 às 16:53  
Blogger silvioafonso disse...

A melhor coisa que Deus fez nesse
mundo não foi a mulher, apesar de
ser louco por elas, mas o amigo.
Amigo fala o que esperamos que fale
e quando não fala, escreve. (risos)
Obrigado, meu amigo, mas não vou
lhe dar dicas da motorista. Ah, isso
não dou, mesmo?

26 de setembro de 2022 às 15:15  
Blogger Roselia Bezerra disse...

Bom fim de noite, amigo Árabe!
Pequeninas coisas: um abraço, um sorriso, um beijo, um olhar.

Depois, você vai elencando umas delicadezas preciosas. Ah! Um cheirinho de café, uma chuvinha fina, um jardim bem florido, etc...
Estar em paz é possível. A paz interior é benção das grandes. Deus no-la concede.
Tenha dias felizes e abençoados!
Abraços fraternos de paz

26 de setembro de 2022 às 17:11  
Blogger São disse...

Temos momentos felizes e são esses que devemos aproveitar e recordar.

Meu querido Swami, abraço-te, feliz semana :)

27 de setembro de 2022 às 05:34  
Blogger Ailime disse...

Bom dia meu Amigo e bom Árabe,
Que texto tão belo repleto de aprendizado.
Não posso estar mais de acordo com suas preciosas palavras.
Assim entendo a felicidade. Ela está dentro de nós e nas pequeninas coisas que nos rodeiam. Na natureza, no ar que respiramos, no sol que nos ilumina ou na chuva que rega os campos secos. As pequeninas coisas são as que mais nos fazem felizes. Uma flor, um beijo, uma carícia, tudo é bênção de Deus. Tudo o que concorre para termos paz é quanto basta.
A felicidade que o mundo nos dá é passageira e vã ilusão.
Lindos o vídeo e a música.
Beijinhos e uma boa semana, amigo.
Ailime

27 de setembro de 2022 às 10:17  
Blogger Parapeito disse...

Olá caro Árabe :)
Como alguém disse : Exercite sua felicidade cada dia! Não espere que ela venha até você!
Para mim, são as pequenas gotas não as enchentes que me dão felicidade.
Gostei muito do que aqui nos deixou, que nunca perca essa luz tão envolvente que a todos aconchega.
Bela a música e o vídeo.
Abraço e brisas doces ***

27 de setembro de 2022 às 12:31  
Blogger Fá menor disse...

Agradabilíssimo texto!
A felicidade "se esconde nas pequeninas coisas: um abraço, um sorriso, um beijo, um olhar. Às vezes, até mesmo um gosto ou um cheiro de café; uma flor que brota, uma lembrança que volta." Tão bom! É isso mesmo. :)

Abraços, amigo! Boa semana!

27 de setembro de 2022 às 16:12  
Blogger Beatriz Pin disse...

Excelente definiçom do que é a felicidade.
Fico com:
A felicidade está dentro de noss
A felicidade aliméntase das pequeninas coisas.
A felicidade é um lago calmo que se altera pelo mínimo soplo de vento.
A felicidade não é um estado perdurabel.
A felicidade não depende tamto dos e das demais.
Obrigada pelas leçoes tam úteis para a alma.
Um abraço que alimente a nossa felicidade.

28 de setembro de 2022 às 06:01  
Blogger Majo Dutra disse...

Não me sinto confortável com este seu texto... Realmente cita muitas verdades, como enumerou a Beatriz Pin, mas há algo fundamental em que discordo, eu penso que a felicidade pertence a este mundo, onde nada é permanente, tudo é mutável...
Também há a natureza humana, eu gosto muito de mel, mas se comesse só mel, enjoava, como enjoaria o chocolate ou outro alimento.
Há que saber como cultivar um ambiente feliz... Ensinam-nos tanta coisa na escola, mas isto infelizmente não.
Gosto da Edelweiss... Desejo-lhe uma ótima primavera com música no coração...
O meu abraço amigo. 🌼
~~~~~~~

29 de setembro de 2022 às 16:32  
Blogger AnaMar (pseudónimo) disse...

A felicidade é mesmo um estado de alma. Em instantes. Mais texto para reflectir. Que gostei de ler.

30 de setembro de 2022 às 08:59  
Blogger O Árabe disse...

Verdade verdadeira, Chica! :) Quantas vezes, em nossas vidas, já não dissemos: "Eu era feliz e não sabia!"? Aproveitemos, então, os nossos instantes de felicidade! Obrigado, meu abraço; bom fim de semana.

30 de setembro de 2022 às 11:50  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Ryk@rdo! E inteiramente de acordo com você, amigo: na maior parte do tempo, não sabemos a felicidade que nos visita! Meu abraço, bom fim de semana.

30 de setembro de 2022 às 11:51  
Blogger O Árabe disse...

Esse é exatamente o ponto, Marilene: não devemos esperar que ela esteja conosco sempre, mas agradecer por cada vez que ela nos visita! Assim seremos, talvez, mais felizes. ;) Meu abraço, amiga, e obrigado; bom fim de semana!

30 de setembro de 2022 às 11:59  
Blogger O Árabe disse...

Entendo, mestre Sílvio: não devemos facilitar aos concorrentes o acesso ao nosso patrimônio, não é? ;) Mesmo assim, é sempre uma honra e um prazer a sua visita, amigo! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

30 de setembro de 2022 às 12:01  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Rosélia: ela vem do Coração do Universo. Apenas precisamos reconhecê-la e sermos gratos por ela! Meu abraço, amiga, obrigado; bom fim de semana!

30 de setembro de 2022 às 12:02  
Blogger O Árabe disse...

É exatamente assim que penso, São! As boas lembranças são o melhor que podemos levar da vida! Meu abraço, amiga, obrigado; bom fim de semana!

30 de setembro de 2022 às 12:04  
Blogger O Árabe disse...

Magnífico, Ailime! " (a felicidade) está dentro de nós e nas pequeninas coisas que nos rodeiam. Na natureza, no ar que respiramos, no sol que nos ilumina ou na chuva que rega os campos secos. As pequeninas coisas são as que mais nos fazem felizes. Uma flor, um beijo, uma carícia, tudo é bênção de Deus. Tudo o que concorre para termos paz é quanto basta.". Não consigo definir melhor, minha amiga! Obrigado, meu abraço; bom fim de semana.

30 de setembro de 2022 às 12:05  
Blogger O Árabe disse...

Também penso assim, Maria: "Para mim, são as pequenas gotas não as enchentes que me dão felicidade.". E procuro sorvê-las devagarinho, deliciando-me com cada uma delas! :) Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

30 de setembro de 2022 às 12:07  
Blogger O Árabe disse...

É isso mesmo, Fa! Sabes? Muitas vezes, as tuas fotos me trazem vislumbres de beleza e felicidade; obrigado por isto, amiga! Meu abraço, por fim de semana.

30 de setembro de 2022 às 12:09  
Blogger O Árabe disse...

Não sei bem se seriam lições, Bea, mas obrigado! São coisas que a Vida nos ensina, não é? Tenho certeza de que o sabes; percebe-se, pelos teus posts! Meu abraço, amiga, bom fim de semana.

30 de setembro de 2022 às 12:11  
Blogger O Árabe disse...

Entendo o que dizes, Majo: se nada neste mundo é permanente, natural que a felicidade também não o seja, não é isto? Fica à vontade para discordar, sempre que o desejares, amiga; esta é a base da amizade... e do nosso oásis! Obrigado, meu abraço; bom fim de semana.

30 de setembro de 2022 às 12:14  
Blogger O Árabe disse...

Sempre uma alegria a tua visita, AnaMar! E muito bom saber que gostaste, amiga! Meu abraço, obrigado; boa semana.

30 de setembro de 2022 às 12:16  
Blogger Majo Dutra disse...

🌿🌼🌷🌿🌿🌺🌸🍀🤗

13 de outubro de 2022 às 17:34  
Blogger O Árabe disse...

Grato pela lembrança, amiga; meu abraço!

14 de outubro de 2022 às 13:27  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky