O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 28 de outubro de 2022

SONHOS E SONHADORES

 


Pessoas existem, que são naturalmente sonhadoras.

E neste seu jeito de ser, sem dúvida, reside a sua maior fraqueza; mas, também, a sua maior força. É por conta dele que, frequentemente, caem; mas graças a ele sempre se reerguem.

Porque se abstraem em mundo só seu. E, embora o mundo real as possa magoar, logo voltam a refugiar-se em seus castelos dourados, entre as nuvens; e assim se consolam das dores.

É assim que são; e de nada adianta tentar fazer com que mudem. Porque a tamareira não pode produzir senão tâmaras, assim como a figueira apenas dá figos. Não podem fazer diferente.

Aprendei, portanto, a conviver com elas. Porque não podeis mudar as árvores do vosso pomar; e, acreditai-me, os seus frutos são extremamente doces. Cuidai-as bem e sereis mais felizes.

Atentai, acima de tudo, para os seus sentimentos. Cercai-as de carinho e atenção e as mantereis alegres e realizadas; aos sonhadores interessam mais as emoções, que coisas do mundo.

Não incorrei no erro de julgá-las inúteis; ou, sequer, menos valiosas do que vós. É a diversidade que forma a completude do todo; necessitais caminhar juntos, e cada um tem a sua própria função.

Se semeais, cultivais, colheis, torrais e moeis o trigo, aos sonhadores cabe a invenção das maneiras de tornar mais saboroso o pão; se construís as paredes, é porque alguém imaginou a casa.

Lembrai-vos de que toda realização não passava de um sonho, antes de nascer. Porque, desde que o homem observou as aves e os peixes, desejou ser capaz de voar e atravessar os oceanos.

Sim; é bem verdade que nem todos os sonhos se realizam. Mas o sonho é como a lâmpada, que mesmo à distância ilumina os caminhos de quem a acende e de todos aqueles que vão a seu lado.

E, ainda que o sonhador jamais chegue a alcançar o seu sonho, valerá a pena tê-lo sonhado. Por todas as esperanças que lhe trouxe e pelos sorrisos que, enquanto durou, fez nascer em seu rosto.

Não menosprezeis, portanto, os sonhos e os sonhadores. Porque assim foram chamados aqueles mestres que vieram trazer a luz a este mundo, além dos homens e mulheres que os seguiram.

E, entretanto, apesar dos séculos que se passaram, a verdade das suas palavras permanece viva em nossas almas e em nossos dias. Enquanto os ditadores e exércitos da época há muito se foram.

Que vos sirva esta lição: respeitai a força dos sonhos; e agradecei aos sonhadores, que os mantêm vivos em nosso mundo. Há sonhos que valem por uma vida, mesmo que durem um momento. 

Mas nenhuma realidade se equipara a um sonho.

Música:

http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/1_roger_willians_the_impossible_dream.mid

Link música

Link vídeo 

14 Comentários:

Blogger chica disse...

Que bom que sonhos e sonhadores existam e tomara todos possam alcançar os seus !
Se assim não for, valeu o tempo que sonhou! Chega uma fase que nem sonhamos mais! abração, lindo fds! chica

29 de outubro de 2022 às 07:07  
Blogger Beatriz Pin disse...

Tempo para sonhos nesta parte do hemisferio. Outono, romántico e sonhador. Un votarse cara adentro de noss. Nao fica mal fazer iso.
Na scola, ha ja, de pequeninos, "daydreamers", que se distraen com facilidade da tarefa escolar. Tal vez estao inventando couisas importantes que se faráo ou nao realidade.
É interesante sonhar espertos/as.
Gostei do video também.
Voçe sonha com Galiza?
Eu sonho com o Brazil.
Sonhamos co que nao temos.
Meu grande abraço, amigo Árabe

29 de outubro de 2022 às 08:42  
Blogger Fá menor disse...

Concordo plenamente.
Muito belo e reflexivo o seu texto. Muito grata por nos ter permitido saboreá-lo.

Abraço, amigo!

30 de outubro de 2022 às 19:47  
Blogger Ailime disse...

Bom dia meu Amigo e bom Árabe,
Um texto belo e muito reflexivo!
Assim devemos proceder. Sonhar é bom, mesmo que nem sempre os sonhos se concretizem.
Mas, enquanto durou a expetativa, foi como se vivenciássemos esse sonho e ficamos alegres por podermos ter ido nas suas asas.
Diz um Poeta português: «enquanto o homem sonha, o mundo pula e avança».
Que não percamos a capacidade sonhar.
Beijinhos e continuação de uma boa semana.
Ailime
(Virei ouvir a música e o vídeo mais tarde)

2 de novembro de 2022 às 11:55  
Blogger Parapeito disse...

Olá caro Árabe.
Mais um belo ensinamento.
O homem é o único que sonha e almeja.
Sonhar e fazer acontecer está na posse de cada um de nós.
E caso não se concretize o sonho, valeu pelo momento.
Cada vez menos se sonha...porque cada vez se acredita menos...e sempre que se diz que não se acredita em fadas...uma fada morre :)
É preciso sonhar.
"Tenho em mim, todos os sonhos do mundo" F.P.
Abraço e brisas doces ***

3 de novembro de 2022 às 08:04  
Blogger Majo Dutra disse...

Não sou uma sonhadora, talvez porque tive uma vida profissional ativa e exigente, mas acho que sem sonhos a vida seria muito cinzenta... Por natureza, precisamos de algo colorido, mas são os sonhos que orientam a maioria das nossas realizações.
Mais uma das tuas admiráveis publicações que gostei de apreciar.
O frio chegou a Portugal...
Feliz primavera e bons sonhos... Abraço amigo.
~~~~~~~~~~

3 de novembro de 2022 às 21:18  
Blogger São disse...

Uma das piores e mais cruéis afirmações que ouvi sobre o tema foi de um padre católico que deliberadamente deixou uma criança de dez anos passar uma noite numa das piores esquadras de Lisboa para "deixar de sonhar!"

Abraço, Swami,tudo de bom e também boa sorte para o Brasil!

4 de novembro de 2022 às 14:53  
Blogger O Árabe disse...

A todo custo, Chica, precisamos evitar essa fase! Sonhar é uma das coisas mais importantes, para nos mantermos vivos! Meu abraço, amiga, obrigado; bom fim de semana!

4 de novembro de 2022 às 15:20  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Bea: aqui não temos diferenças entre as estações; mas aí, na Galicia, o outono deve ser, realmente, uma estação de sonhos! Sonho com a Galícia, sim; as tuas fotos e crônicas me despertaram a curiosidade de conhecê-la! Quanto aos teus sonhos com o Brasil, será um prazer ter-te como hóspede; só espera passar esta fase, que está muito confusa! :) Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

4 de novembro de 2022 às 15:24  
Blogger O Árabe disse...

Grato a ti, Fa, pela amizade e gentileza de sempre! Meu abraço, amiga; bom fim de semana. obrigado!

4 de novembro de 2022 às 15:24  
Blogger O Árabe disse...

Hoje, Ailime, escolhi estas duas frases tuas, para transcrever: "Diz um Poeta português: «enquanto o homem sonha, o mundo pula e avança». Que não percamos a capacidade sonhar.". Que assim seja, amiga: que jamais a percamos! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

4 de novembro de 2022 às 15:26  
Blogger O Árabe disse...

Sim, Maria: é preciso sonhar; sempre. Felizes daqueles que, como Pessoa, têm em si todos os sonhos do mundo! Obrigado, amiga, meu abraço; bom fim de semana!

4 de novembro de 2022 às 15:27  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Majo. E concordo inteiramente: "Por natureza, precisamos de algo colorido, mas são os sonhos que orientam a maioria das nossas realizações."; assim é! Espero que já estejas bem, amiga; muito peço por isto. Meu abraço, obrigado; bom fim de semana!

4 de novembro de 2022 às 15:29  
Blogger O Árabe disse...

Terrível, São, que um padre seja capaz de tentar sufocar os sonhos de uma criança! Afinal, depois do Amor, talvez as religiões estejam entre os nossos maiores sonhos! Obrigado, amiga; do jeito que as coisas andam insanas por aqui, creio que vamos precisar de muita sorte! :( Mas poderia ter sido pior. Meu abraço, boa semana.

4 de novembro de 2022 às 15:33  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky