O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 14 de outubro de 2022

A DISCUSSÃO E A LUZ


Evitai as discussões estéreis.

Assim como não lançaríeis as vossas sementes sobre o lajedo, ou no solo infértil que nada produz, não devereis pronunciar as vossas palavras para ouvidos que não estejam dispostos a acolhê-las.

E, assim como não apurais os vossos ouvidos para escutar o som da tempestade distante, também não os deveis oferecer às palavras que vos digam, sobre ideias e assuntos que não vos interessem.

Assim fazendo, não apenas poupais o vosso tempo e o daqueles que vos falam. Livrai-vos, também, de desgastar à toa os vossos relacionamentos e envolver-vos em debates que a nada levam.

Reza um antigo provérbio que “da discussão nasce a luz”. Entretanto, como virá a luz para aquele que mantém seus olhos cerrados, negando-se a enxergar novos caminhos ou novas ideias?

De que adianta qualquer discussão, a menos que os participantes se disponham a realmente abrir os seus olhos e as suas mentes, em vez de apenas aferrar-se aos próprios conceitos e opiniões?

Tende em mente estas perguntas, antes de envolver-vos em quaisquer discussões. Iniciar um debate é como acender uma lâmpada: de nada adianta, se não estiverdes de olhos abertos.

Se assim não for, se cada um não se dispõe a ouvir o outro, aqueles que discutem são como dois cegos, buscando caminhar por caminhos paralelos: jamais se conseguirão encontrar.

Deveis preservar as vossas opiniões; mas estar abertos a novas ideias, que possam ampliar os vossos horizontes. Assim avançais na trilha do aprendizado, que vos conduz ao Conhecimento.

Antes, entretanto de iniciar qualquer discussão, perguntai-vos: estais realmente dispostos a ouvir e pensar sobre o que ouvireis? Ou apenas desejais manifestar a vossa opinião, sem ouvir o outro?

Porque, para que qualquer debate seja produtivo, ambos devem falar e ouvir. Cada um por sua vez, para que não vos seja necessário gritar, abafando a voz que vos diz o que não desejais escutar.

Se assim não acontecer, não haverá uma discussão, mas apenas uma guerra de opiniões; e, provavelmente, ambos estareis errados. Porque a razão não necessita gritar, para se fazer ouvir.

Guardai convosco esta verdade; e sabei que a razão de nada precisa, senão do tempo, para se fazer notada. Lembrai-vos, também, de que ninguém pode estar certo durante todo o tempo.

Aprendei, pois, a ser humildes e aceitar que, em algumas ocasiões, podeis enganar-vos e estar errados. E o primeiro passo para corrigir qualquer erro é reconhecer a sua existência.

Ninguém é dono da verdade. Mas sempre se pode encontrar uma nova verdade.

Música:

http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/canto_gregoriano_imagine (1).mid

Link música

Link vídeo

23 Comentários:

Blogger Fatyma Silva disse...

Meu amigo, Árabe!
O mundo seria bem melhor se todos tivessem o dom de escutar e a humildade de reconhecer o próprio erro.

Tenha um feliz fim de semana.
Um abraço.

14 de outubro de 2022 às 23:05  
Blogger chica disse...

Muito lindas tuas palavras e bem apropriadas para a atual etapa que vivemos. Tudo vira discussão e mimimis...Haja! Ficar quieto é o melhor...H[á quem não consiga enxergar ,nem ouvir! abração, lindo fds! chica

15 de outubro de 2022 às 06:38  
Blogger Fá menor disse...

Muito grata por mais este seu belo ensinamento.
Muito bom mesmo, o seu texto. Vou guardar comigo estas verdades, como bem nos diz.

Abraços e boa semana!

16 de outubro de 2022 às 16:56  
Blogger São disse...

Sim, Swami, é bom ter a humidade de reconhecer os erros e existem discussões perfeitamente inúteis.

Há dias vi-me envolvida numa sobre os abusos sexuais de crianças na Igreja Católica, que acabei dizendo à criatura que eu não tenho capacidade para falar com pessoas como ele.

Beijinho, meu amigo, boa semana

17 de outubro de 2022 às 12:08  
Blogger silvioafonso disse...

Gostei dessa aula, meu querido amigo.
Gostei, muito, mesmo.
Um abraço do sapo, da borboleta e meu
para não falar na lagarta e no seu namorado.

17 de outubro de 2022 às 14:58  
Blogger MARILENE disse...

Por vezes é melhor ouvir e fica calado rss. Não vamos mudar as "certezas" de ninguém, principalmente quando não há disposição para um diálogo. Ter opiniões diferentes é natural, mas não devemos entrar em uma discussão por causa delas. Um excelente texto, meu amigo. Abraço.

17 de outubro de 2022 às 17:43  
Blogger Ailime disse...

Bom dia meu Amigo e bom Árabe,
Um texto repleto de pérolas de conhecimento.
De nada vale uma discussão ou debate se não estamos predispostos a ouvir o outro e queremos só impor nossas ideias.
Às tantas gera-se uma confusão e ninguém consegue entender nada e uma guerra se instala.
Há que ser humilde e prestar atenção ao outro se queremos chegar a bom porto.
De resto serão apenas palavras soltas que a ninguém dá proveito, antes pelo contrário.
Termina de forma brilhante: «E o primeiro passo para corrigir qualquer erro é reconhecer a sua existência. Ninguém é dono da verdade. Mas sempre se pode encontrar uma nova verdade».
Adorei a versão de Imagine em Canto Gregoriano, assim como o vídeo de Maria Bethânia.
Um beijinho e continuação de boa semana.
Ailime

18 de outubro de 2022 às 07:55  
Blogger Parapeito disse...

Olá :)
Vou já dizendo que para mim, grande parte das vezes da discussão não nasce a luz.
A maior parte das vezes acontece é um curto circuito :)
Como sempre, sábias as suas palavras.
Pegando nelas " de que adianta qualquer discussão, a menos que os participantes se disponham a realmente abrir os seus olhos e as suas mentes, em vez de apenas aferrar-se aos próprios conceitos e opiniões?"
É isto mesmo.
Algures no meio das discussões, a procura da verdade parece ser substituída pelo desejo de "vencer" o outro, de mostrar que "se eu estou certo, tu estás errado". Aliás, a maioria das discussões nem sequer começa com o objectivo de apurar alguma verdade.
O principal é falar e escutar com o coração.
Abraço e brisas doces****

18 de outubro de 2022 às 16:22  
Blogger Beatriz Pin disse...

Gostei muito diste seu conselho. A discussão que trae luz é boa porque enriquece.
Lembro sempre uma dica dum professor de Hª " Não des margaridas aos porcos”, ou algo asim.
Obrigada pela súa contribução á um vivir em paz e harmonía.
Meu abraço

20 de outubro de 2022 às 10:39  
Blogger Mariazita disse...

Para além da qualidade de textos a que já nos habituaste, há neste uma variedade de conselhos que muito podem contribuir para a felicidade e bem estar de quem os seguir.
É bem verdade que "da discussão nasce a luz", mas é necessário não esquecer que, para isso acontecer - nascer a luz - a discussão deve ser moderada, em tom ameno.
Em tempos li algures, e não mais esqueci, um conselho muito útil. Rezava assim:
- "Quando se sentir muito irritado, prestes a explodir, ao defender as suas ideias faça-o em voz muito baixa. Verá que, do outro lado, prestarão mais atenção às suas palavras, e a tensão desaparecerá!" - Achei muito certo.

O meu blog continua em standby. Os meus "problemas" particulares ainda não tiveram resolução. Aparecerei sempre que possível.

Continuação de boa semana.
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS


20 de outubro de 2022 às 16:11  
Blogger O Árabe disse...

Com certeza, Fatyma! Entretanto, amiga, essas são habilidades que a maioria só exige dos outros! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

21 de outubro de 2022 às 12:50  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Chica. E, nos dias que correm, mais do que nunca, esta é a situação no Brasil. Oxalá já passe esta eleição, para os ânimos serenarem um pouco! Obrigado, amiga; meu abraço, bom fim de semana.

21 de outubro de 2022 às 12:52  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Fa, pela gentileza e amizade de sempre! Bom fim de semana, amiga; meu abraço!

21 de outubro de 2022 às 12:53  
Blogger O Árabe disse...

Acredita, São: esta é uma atitude que tenho tomado muitas vezes, nestes últimos dias, principalmente com relação à política. E olha que trabalho como assessor de marketing político e comunicação social. ;) Meu abraço, amiga, bom fim de semana; obrigado!

21 de outubro de 2022 às 12:56  
Blogger O Árabe disse...

Muito boa aquela estória do sapo, mestre Sílvio! :) Já que não deu de um jeito, vai de outro! :) Meu abraço, amigo, obrigado; bom fim de semana.

21 de outubro de 2022 às 12:57  
Blogger O Árabe disse...

É exatamente assim que penso, Marilene! Cada um deve ter a própria opinião; mas ainda acredito que aqueles que mais brigam para impor seus pontos de vista, na verdade buscam convencer a si mesmos! ;) Meu abraço, amiga, obrigado; bom fim de semana.

21 de outubro de 2022 às 12:59  
Blogger O Árabe disse...

Com certeza, Ailime, esta é a receita: "Há que ser humilde e prestar atenção ao outro se queremos chegar a bom porto. De resto serão apenas palavras soltas que a ninguém dá proveito, antes pelo contrário."! Tão simples, não é, amiga? E, entretanto, a maioria faz diferente! Bom saber que você gostou das músicas, amiga; escolho com muito carinho! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

21 de outubro de 2022 às 13:18  
Blogger O Árabe disse...

Gostei da ideia do "curto circuito", Maria! :) Parece piada, mas é o que muitas vezes acontece, na verdade. De resto, concordo inteiramente com você: o principal é falar e escutar com o coração! Meu abraço, amiga, obrigado; bom fim de semana.

21 de outubro de 2022 às 13:21  
Blogger O Árabe disse...

Também penso assim, Bea: a discussão é boa, quando faz nascer a luz; de nada adianta, quando cada um se encarcera nas trevas do orgulho e da presunção. Obrigado a você, amiga, pela gentileza e amizade. Meu abraço, bom fim de semana!

21 de outubro de 2022 às 13:23  
Blogger O Árabe disse...

Além da alegria em "ver-te", Mariazita, bem sabes quanto me agrada a sensatez dos teus comentários! Desejo de coração, amiga, que todos os problemas sejam solucionados em breve; não só pelo teu bem-estar, como também para que tenhamos de volta os teus posts, que me fazem falta! Adorei o teu conselho e vou tentar pô-lo em prática; acredito que dê muito certo, na prática. Meu abraço, amiga, obrigado; bom fim de semana, fica bem!

21 de outubro de 2022 às 13:28  
Blogger Fatyma Silva disse...

Olá meu amigo, Árabe!
Passando para desejar um
Excelente fim de semana!

Tenha dias abençoados, paz e luz.
Um abraço.

21 de outubro de 2022 às 18:41  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Fatyma. Espero que tenha sido maravilhoso o teu fim de semana, amiga! Meu abraço, boa semana.

24 de outubro de 2022 às 09:50  
Blogger Majo Dutra disse...

Um texto de ajuda pleno de sabedoria, escrito com talento e esmero.
Como sempre, gostei de te ler, amigo.
Também apreciei a música e o vídeo... São do melhor bom gosto.
Um grande abraço de boa e sincera amizade...
~~~~~

28 de outubro de 2022 às 18:17  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky