O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 21 de outubro de 2022

A NOSSA VIAGEM

 


Sim; às vezes, a vida nos traz imprevistos.

Joga por terra os nossos planos cuidadosamente formulados; derruba as nossas expectativas e nos coloca diante de um quadro inteiramente novo, onde nada é como pensávamos que seria.

Assim às vezes acontece. E nos sentimos perdidos, como se o solo fugisse sob nossos pés; como se uma bruma cinza surgisse à nossa volta e não pudéssemos ver sequer um novo caminho.

E, para isso, nem sempre é necessário um grande acontecimento. Em momentos de desânimo, um simples areal nos pode parecer um deserto; ou uma onda assemelhar-se a um tsunami.

Mas é nesses momentos, que mais precisamos ter calma. Porque, enquanto ruge a tempestade, de nada vale ao viajante assentar-se à beira da estrada; ou ao marujo encolher-se no barco.

Antes é necessário encontrar um abrigo, onde possa ficar até que o tempo se acalme; ou posicionar as velas e retirar da embarcação o excesso de água, para evitar que venha o naufrágio fatal.

Lembrai-vos disto, da próxima vez que assim vos ocorrer; e ocorrerá, porque a vida não é uma planície ou um lago. Assemelha-se a uma cordilheira; ou um rio, com trechos turbulentos e calmos.

Assim eu vos tenho dito. E também vos disse que não estamos aqui para sermos felizes, mas para aprendermos a sê-lo; os momentos de felicidade são o nosso bálsamo, entre as dores da jornada.

E é de nós que dependem a intensidade e a frequência das nossas tristezas e alegrias. Porque somos nós que semeamos e colhemos os frutos do que plantamos, em todos os nossos dias.

Pensemos sobre isto, e veremos que assim é. E esta descoberta nos mostrará que o importante não é QUANTOS ANOS vivemos, mas QUANTO vivemos. É, sim, o que fazemos da nossa vida.

Porque cada vida é uma viagem. E, em uma viagem, não ligamos tanto para a duração, mas para o que nos oferece; superamos dificuldades, porque estamos atentos às alegrias e descobertas.

Tratemos, portanto, a vida como trataríamos uma viagem; a nossa única viagem. Sejamos gratos pelos companheiros que temos; por cada nova paisagem que vemos, por cada dia que nasce.

Quando surgirem dificuldades, lembremos que podemos superá-las. Ainda que parte da bagagem se perca, que companheiros queridos se vão, vamos em frente. E aproveitemos a viagem.

Até porque não teremos outra. Ainda que a Eternidade nos pertença, o mesmo não acontece com o tempo; ele não retorna sobre os seus passos. E jamais trará de volta tudo que hoje temos.

Tudo passará. Aproveitemos a nossa viagem!

Música:

http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/EmiliePandolfi_SpeakSoftlyLove.mid

Link música

Link vídeo

23 Comentários:

Blogger chica disse...

Tanta verdade ,Árabe!

Nessa viagem que é a vida,tenhamos a calma necessária para tudo enfrentar e depois de cada
tempestade,poder tudo valorizar! abração!chica

22 de outubro de 2022 às 07:04  
Blogger Parapeito disse...

Olá :)
Quando acabei de ler, veio-me à lembrança uma música que tinha o refrão : Mas tudo passa, tudo passará
E nada fica, nada ficará...
Como sempre, sábias as suas palavras.
A nossa vida começa a ser uma viagem assim que nascemos.
Nada é por acaso: as pessoas, os lugares e tudo aquilo que nos acontece ao longo da vida.
Temos de aprender a respirar :) a ficar calmos, a perceber que não adianta remar contra a maré.
Não vale a pena transportar uma bagagem muito pesada!
Um dia em que nos entreguemos por completo é um dia bem vivido.
Como tão bem disse :O que importa não é quantos anos vivemos, mas quanto vivemos.
Abraço e brisas doces ***

22 de outubro de 2022 às 09:38  
Blogger Reflexos Espelhando Espalhando Amig disse...

Árabe querido amigo,
Seus textos realmente são sempre
alertas de questões que
temos necessidade de observar
e refletir.
Concordo que a duração do percurso
não é de fato tudo,
mas sim o como o fazemos.
E também é bem verdade
que nada é para sempre, nem
as alegrias e nem as tristezas.
Vivo no momento instantes
de recém perda, não por morte,
mas por perder uma ímpar companhia
durante os últimos 15 anos, nada
de grave aconteceu a não o
momento do caminho sem abrir em
dois. Entretanto quando
leio eu benfazejo texto tenho a certeza
de que fiz o meu melhor e me
mantive firme enquanto dependeu
de mim. O que me tranquiliza é que
a jornada foi excelente e as lembranças
positivas. Há uma verso que somado a
seu texto é perfeito: "No que depender de vós,
tende paz com todos".
Bjins de gratidão por tão
bem escrita mensagem.
CatiahoAlc./Reflexod'Alma

24 de outubro de 2022 às 12:53  
Blogger MARILENE disse...

Sábias colocações, meu amigo. Percalços fazem parte dessa nossa caminhada e nem sempre conseguimos vencê-los. Mas podemos e devemos mudar o rumo, para bem viver. Sempre colecionaremos alegrias e tristezas já que não há felicidade eterna por aqui. Que possamos nos alegrar com o que de bom a vida nos oferece. Grande abraço.

24 de outubro de 2022 às 18:33  
Anonymous Citu disse...

Profundo pensamiento. Te mando un beso.

24 de outubro de 2022 às 21:43  
Blogger São disse...

Grande lição de ânimo nos dás.

Sim, a vida é uma viagem e tem momentos felizes e monentos dolorosos.

Coberto de razão quando afirmas que importante não é quantidade , mas sim a qualidade doa anos que nos couberam.

Carinhoso e grato abraço, Swami

25 de outubro de 2022 às 07:03  
Blogger silvioafonso disse...

.



Árabe eu nunca me encolhi no canto de nada.
Sempre encarei meus problemas. Desde os 10 ou
12 anos, não lembro, que eu decidi ser assim.
Vou te contar; "um dia, depois de ter feito algo
errado, eu acendi uma vela pra Deus e de joelhos
pedi que minha mãe não me batesse quando soubesse,
mas ela bateu e bateu muito. Nunca apanhei tanto
por erro nenhum que eu tinha feito.
Foi quando decidi que não pediria mais nada a
ele a não ser para os outros.
Árabe, recentemente perdi dois "amigos", sabe
aqueles amigos que comem contido, que dormem
contigo e te traem quando vc menos espera?
Pois é, são eles. E se fizeram o estrago que
fizeram na minha vida era porque eu os amava.
Um abraço grande, meu analista e muito obrigado
por me ouvir.

25 de outubro de 2022 às 10:36  
Blogger Ailime disse...

Boa tarde meu Amigo e bom Árabe,
Um texto belo e muito profundo.
Assim é a nossa viagem, com percalços, altos e baixos.
Necessitamos ter um abrigo, um aconchego que nos ajude a superar quando as coisas menos boas nos acontecem.
Entretanto saibamos aproveitar cada momento o melhor possível.
Não são os anos que vivemos mas como os vivemos. Está em nós saber escolher como pretendemos seguir nossa viagem.
Sejamos, pois gratos, porque a vida é uma bênção que nos foi oferecida por Deus.
Um beijinho e continuação de boa semana.
Ailime

25 de outubro de 2022 às 16:15  
Blogger Ailime disse...

Virei ouvir a música e o vídeo mais tarde, porque estou no celular. Bjs

25 de outubro de 2022 às 16:17  
Blogger Ailime disse...

Amigo Árabe,
Acabei de ouvir a música linda e estou ainda ouvindo Unchained Melody do saudoso Elvis Presley, igualmente bela e como é bom recordá-la. Beijinhos. Ailime

25 de outubro de 2022 às 16:48  
Blogger stella disse...

El camono de la voda, ñps derrumbes a nuestros planes, las heridas que se abren, en verdad que nuestra preàración constante, todo lo podremos soslayar porque en nuestra mente y corazón tenemos las fuerzas y herramientas necesarias àra derribarlo y salir airosos
Leerte siempre es un regalo amigo Árabe, gracias por compartir
Un abrazo

26 de outubro de 2022 às 16:26  
Blogger O Árabe disse...

Sem dúvida, Chica, esse é o melhor procedimento; porque tempestades e bonanças sempre existirão, em nossa jornada! Obrigado, amiga, meu abraço; bom fim de semana.

28 de outubro de 2022 às 09:42  
Blogger O Árabe disse...

Conheço a música, Maria: "Tudo passará", de Nelson Ned; grande sucesso na época. :) Quanto ao comentário, concordo: "Temos de aprender a respirar :) a ficar calmos, a perceber que não adianta remar contra a maré. Não vale a pena transportar uma bagagem muito pesada!
Um dia em que nos entreguemos por completo é um dia bem vivido.". É bem por aí, amiga! Obrigado, meu abraço; bom fim de semana.

28 de outubro de 2022 às 09:44  
Blogger O Árabe disse...

Lamento a sua perda, Catiaho. Mas deixe-me dizer, amiga, que muitas vezes a perda de hoje nos trará um ganho maior, amanhã. Tudo vale a pena, quando seguimos em frente e conservamos as boas lembranças. Maturidade e sensatez no seu comentário e fico feliz que nosso texto tenha ajudado, acredite! Obrigado, meu abraço; bom fim de semana e muitos sorrisos no futuro!

28 de outubro de 2022 às 09:48  
Blogger O Árabe disse...

Esta, Marilene, é uma verdade absoluta: "Sempre colecionaremos alegrias e tristezas já que não há felicidade eterna por aqui. Que possamos nos alegrar com o que de bom a vida nos oferece.". Grande lição de vida, amiga! Obrigado, meu abraço; bom fim de semana.

28 de outubro de 2022 às 09:50  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, JP! Meu abraço, amiga; bom fim de semana.

28 de outubro de 2022 às 09:50  
Blogger O Árabe disse...

Esta é uma lição que aprendemos justamente com os anos, não é, Sâo? :) Meu abraço, amiga; bom fim de semana, obrigado!

28 de outubro de 2022 às 09:52  
Blogger O Árabe disse...

É uma grande verdade, mestre Sílvio: as únicas pessoas que nos podem magoar são aquelas que amamos; quanto maior o amor, maior será a mágoa. Mas, em contrapartida, maior também o aprendizado, acredite! Você me fez lembrar de um antigo ditado: "Deus me defenda dos amigos; dos inimigos, me defendo eu.". Mas é aquela história: somos felizes, porque sempre seguimos em frente; apesar dos percalços. Gosto muito da sua companhia, amigo; obrigado, meu abraço e bom fim de semana! Acabou o tempo desta nossa sessão. :)

28 de outubro de 2022 às 09:58  
Blogger O Árabe disse...

Irretocável o teu comentário, Ailime: "Não são os anos que vivemos mas como os vivemos. Está em nós saber escolher como pretendemos seguir nossa viagem. Sejamos, pois gratos, porque a vida é uma bênção que nos foi oferecida por Deus.". Lindas as músicas, não é, amiga?! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

28 de outubro de 2022 às 10:03  
Blogger O Árabe disse...

É exatamente assim que penso, Carmen: as feridas se abrem, mas temos a força para superar os cortes e seguir em frente! Obrigado, pela gentileza e amizade; meu abraço, bom fim de semana.

28 de outubro de 2022 às 10:06  
Blogger Majo Dutra disse...

Estou passando por uma fase muito difícil... Não é a doença que é perigosa, é o remédio!!
Sempre enfrentei os momentos difíceis como acidentes de percurso... Neste momento estou no centro da borrasca...
Desculpa, mas não encontro nada interessante para dizer...
Ontem andei a selecionar uma música da 'Unchained Melody' para o meu próximo poema...
Musicalmente, andamos sempre perto um do outro...
São dois belíssimos temas musicais! Atemporais!...
Tem um bom fim de semana com um domingo calmo e democrático.
O meu abraço amigo.
~~~~~~~~

28 de outubro de 2022 às 17:59  
Blogger O Árabe disse...

Lamento que assim seja, Majo, mas tenho certeza de que, em breve, essa fase difícil será passado. Pela minha experiência de muitas tempestades, amiga, sei que o principal é mantermos o controle das velas, entre o mar e os ventos bravios. Torço e oro por ti. Meu abraço, boa semana; obrigado!

29 de outubro de 2022 às 11:50  
Blogger Majo Dutra disse...

🙏💙🌷

29 de outubro de 2022 às 16:17  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky