O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 4 de novembro de 2022

CULTIVAI A GENTILEZA

 


Cultivai a gentileza.

Sim; sei que isto já vos disse. Porém, mais do que nunca, esse cultivo se faz necessário. Porque nada colhereis, além do que semeardes; e a violência se multiplica à volta daqueles que a praticam.

E, apesar de vossos louvores à paz, vejo que perseverais na prática da violência, contra aqueles que divergem dos vossos pensamentos, toda vez que são contrariadas as vossas vontades e ideias.

Julgais, acaso, que se plantardes espinhos podereis colher rosas? Ou que, se pedras semeardes nos caminhos dos vossos irmãos, eles retribuirão colocando pétalas macias nos vossos caminhos?

Só o mais insensato dos homens assim pensaria! E, entretanto, pareceis acreditar que isto possa acontecer; que todos se amedrontarão, aos vossos gritos, e em silêncio vos irão obedecer.

Despertai, eu vos peço! Porque o homem que não respeita as vontades alheias, não merece ter respeitadas as suas vontades; e aquele que esbraveja contra os outros, terá de volta os seus insultos.

Assim acontece, desde o início dos tempos. Este é o mundo do aprendizado; e aquele que não ouve a voz suave do Pai, decerto conhecerá os gritos e as amarguras com que a vida nos ensina.

Despertai: ainda é tempo. Se entrardes de um em um nas águas bravias do rio, certamente vos afogareis; mas, se fordes capazes de dar as mãos, construireis a ponte para atravessar em segurança.

Eu vos tenho dito: não são os imprevistos da vida, que decidem o vosso futuro; mas as maneiras como a eles reagis. Quando morre a plantação, podeis desesperar; ou plantar novas sementes.

Tende presente, sempre, que estais todos juntos, nesta jornada. Se cada um acender a sua lâmpada, iluminado ficará o caminho; mas, se por egoísmo a esconderdes, a escuridão virá sobre vós.

Cultivai a gentileza. Porque ao Pai não pode agradar que os filhos se maltratem entre si; todos lhe são igualmente queridos e aquele que trouxer lágrimas aos olhos de seu irmão, decerto virá a chorar.

Lembrai-vos desta verdade, da próxima vez que vos enfurecerdes ao ver contrariada a vossa vontade: apesar de ensurdecedor, o trovão não dura; mas a chuva viverá, nas plantas que faz nascer.

Cultivai a gentileza; e não vos voltareis uns contra os outros, dificultando reciprocamente as vossas vidas. Mas andareis de mãos dadas, um apoiando ao outro; e vencereis os perigos do caminho.

Cultivai a gentileza. Porque aqueles que trouxeram a guerra sobre o mundo, há tempos já jazem sob a terra; mas aqueles que vieram trazer o amor, ainda hoje permanecem vivos, em nossos corações.

Cultivai a gentileza. E tereis um mundo melhor.

Música:

http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/1_ernesto_cortazar_la_vida_es_bella.mid

Link música

Link vídeo

19 Comentários:

Blogger chica disse...

Que amor a imagem e teu texto é lindo e lembra o que parece por tantos esquecido nesse mundo cada vez mais frio, arrogante e aqui nesse Brasil dividido então,nem se fala!! Adorei! abração, lindo fds! chica

5 de novembro de 2022 às 06:56  
Blogger Parapeito disse...

Caro Árabe, tenho para mim que a gentileza é o perfume da alma.
Mais uma vez adorei ler algo tão sublime.
A minha avó materna, dizia muitas vezes, para termos cuidado com o que uma pessoa semeava.
Quem semeia colhe e como ela costumava dizer, às vezes também colhíamos o que não semeávamos .
O mundo anda todo a fazer má sementeira, e depois todos sofremos.
Penso que muitas vezes falta a gentileza nas pessoas por elas acharem ser um acto de fraqueza.
Cada vez mais as pessoas precisam umas das outras, cada vez mais são precisos laços de ternura, de gentileza de bem querer para que todos unidos consigamos fazer deste mundo o mais belo presente.
Abraço e brisas doces***

5 de novembro de 2022 às 12:28  
Blogger Reflexos Espelhando Espalhando Amig disse...

Árabe,
Maravilhosa experiência vir
aqui no seu espaço nesse
sábado que estou especialmente
em paz e calma.
E a gentileza faz parte
da prática de nós
seres humanos nos
sentirmos em paz e em harmonia.
Muito obrigada por
essa delicada publicação.
Bjins de bom fim de semana.
CatiahoAlc./Reflexod'Alma

5 de novembro de 2022 às 17:51  
Blogger Verena disse...

Cultivar a gentileza é fundamental.
Uma lástima que muitos não pensem assim.
Lindo texto.
Obrigada por compartilhar.
Um grande abraço
Verena.

5 de novembro de 2022 às 19:30  
Blogger J.P. Alexander disse...

linda reflexion. Te mando un beso.

6 de novembro de 2022 às 00:27  
Blogger Ailime disse...

Bom dia meu Amigo e bom Árabe,
Um texto repleto de pérolas de sabedoria.
Para mim a vida só tem sentido se formos gentis uns para com os outros, porque gentileza gera gentileza.
E como é triste ver os irmãos, todos em geral, tratar cada outro com maus modos, más palavras, com antipatia.
Tudo isto gera guerras internas e fácil se torna tornar o mundo mais agreste. É como o fogo pegando em floresta seca.
Sejamos gentis e bons para com todos e teremos de facto um mundo mais unido, mais pacífico.
Música e vídeos lindíssimos. Adorei o vídeo.
Desejo-lhe uma boa semana.
Ailime

8 de novembro de 2022 às 09:54  
Blogger São disse...

Ser gentil não custa rigorosamente nada .

Pena que haja tão pouca gentileza no geral.

Graças a Deus, tenho encontrado pessoas gentis , até mesmo na camada mais jovem, nestes tempos mais recentes: para elas a minha gratidão .

Para ti, meu querido Amigo, forte abraço e bom resto de semana.

Ah! Fica também a minha tristeza pela morte de Rolando Boldrin e Gal Costa : paz e luz !

10 de novembro de 2022 às 10:21  
Blogger Fá menor disse...

Muito pertinentes estes seus preciosos conselhos. Há que cultivar sempre a gentileza, ainda que por vezes ela não não surja do outro lado para nós. Acho que ser gentil acabará por desarmar o outro.
Muito grata.
Abraços.

10 de novembro de 2022 às 14:34  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Chica. E inteiramente de acordo: em 74 anos, nunca vi o nosso Brasil dividido como está. Realmente, a gentileza é essencial; mais do que nunca! Meu abraço, amiga, obrigado; bom fim de semana.

11 de novembro de 2022 às 18:04  
Blogger O Árabe disse...

Nunca havia pensado nisto, Maria; mas, agora que o fiz, creio que tens razão: a gentileza perfuma o nosso caminho e as nossas ações. E gostei muito desta frase: "Cada vez mais as pessoas precisam umas das outras, cada vez mais são precisos laços de ternura, de gentileza de bem querer para que todos unidos consigamos fazer deste mundo o mais belo presente."; excelente sugestão! Meu abraço, obrigado; boa semana.

11 de novembro de 2022 às 18:06  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado a você, Catiaho, pela gentileza e amizade. Meu abraço, amiga; obrigado, bom fim de semana!

11 de novembro de 2022 às 18:07  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Verena; com gentileza, tudo fica muito mais fácil! Muitas das pedras que encontramos pelo caminho, são colocadas por nós mesmos, infelizmente. Meu abraço, amiga, obrigado; bom fim de semana!

11 de novembro de 2022 às 18:11  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, JP. Meu abraço, amiga; bom fim de semana!

11 de novembro de 2022 às 18:12  
Blogger O Árabe disse...

Concordo inteiramente, Ailime: "E como é triste ver os irmãos, todos em geral, tratar cada outro com maus modos, más palavras, com antipatia. Tudo isto gera guerras internas e fácil se torna tornar o mundo mais agreste. É como o fogo pegando em floresta seca. Sejamos gentis e bons para com todos e teremos de facto um mundo mais unido, mais pacífico."! É bem por aí, amiga! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

11 de novembro de 2022 às 18:14  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, São: felizmente, a gentileza sobrevive! Uma das coisas que mais me chamou a atenção, na Europa (Itália, Portugal e França), foi que os jovens, aí, cedem os seus lugares aos idosos; aqui no Brasil, não existe esse cuidado. Uma questão de educação, talvez! Meu abraço, amiga; bom fim de semana, obrigado.

11 de novembro de 2022 às 18:17  
Blogger O Árabe disse...

Concordo inteiramente, Fa! Acho muito difícil que alguém seja capaz de retribuir com agressões, a quem lhe traz flores! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

11 de novembro de 2022 às 18:19  
Blogger Roselia Bezerra disse...

Olá, amigo Árabe!
aqueles que vieram trazer o amor, ainda hoje permanecem vivos, em nossos corações.

De todo post bem redigido como sempre o faz, o final me diz muito, de modo especial.
O Amor não morre...
Tenha um final de semana abençoado!
Abraços fraternos

12 de novembro de 2022 às 18:47  
Blogger O Árabe disse...

Também acredito nisso, Rosélia! O amor sobrevive, em nosso verdadeiro Eu! Meu abraço, obrigado; boa semana, amiga

15 de novembro de 2022 às 10:47  
Blogger Majo Dutra disse...

Aprendi muito novinha a ser gentil e a admirar o seu efeito...
É algo muito especial para mim, porque aprendi sozinha, ninguém me ensinou...
Cortazar mágico no seu piano, gostei do poema da canção...
Estou melhor, foram três semanas de antibiótico... Fiquei com a minha imunidade em baixo e enfraquecida... Continuo com suplementos e tratamento com produtos naturais.
Agradeço a tua atenção, apoio e carinho. Abraço de boa e sincera amizade.
~~~~

10 de dezembro de 2022 às 15:07  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky