O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 18 de novembro de 2022

A PRÁTICA DO DESAPEGO


Praticai o desapego.

Assim eu vos tenho dito. Porque, se algo existir depois do porto que agora vos parece o final, precisareis estar livres para seguir novos caminhos; sem mágoas, ressentimentos ou frustrações.

E o apego às coisas do passado, ou a revolta pelo que julgais haver perdido, seriam como grilhões em vossos pés. E vos manteriam a olhar para trás, impedindo-vos de ver o futuro.

De tempos em tempos, portanto, devo falar-vos sobre o desapego. Porque, ainda que nada exista após a Grande Viagem, melhor é que a realizeis de alma leve, livre de preocupações e em paz.

E não o poderíeis fazer, se aos ombros levásseis a mochila carregada de cuidados. Como ingressar em outro mundo, sob a carga opressiva daquele mundo que deixastes para trás?

Não. Qualquer que seja o vosso rumo após encerrada esta jornada, melhor é que estejais livres, soltos para voar. Até porque de nada serve ao viajante aquilo que não lhe é possível carregar.

Praticai, pois, o desapego; e não espereis que a velhice vos encontre, para isto. Porque quanto mais cedo o adotardes, mais natural ele se tornará para vós; e menos dependereis deste mundo.

Não me entendais mal, todavia. Quando vos falo em desapego, não quero dizer que a nada ou ninguém vos deveis afeiçoar; necessitais, sim, ter os vossos afetos e manter os vossos sonhos.

Sem eles, não teríeis motivações para prosseguir na jornada. Não viveis por vossos trabalhos, nem por vossas necessidades; o que vos faz seguir em frente são os amores e as esperanças.

Entregai-vos a eles, vivei-os intensamente. Lembrai-vos, entretanto, de que nada ou ninguém vos pertence; as pessoas são vossas companheiras de viagem e os bens são coisas que vos servem.

A tudo e todos, aqui deixareis. E este, longe de um pensamento triste, deve ser um motivo de gratidão; porque assim sereis gratos, em todo instante, às pessoas e coisas que vos fazem companhia.

Recordai que usufruir não significa possuir. O canto do pássaro que voa, livre, entre as árvores, vos deixa felizes; talvez assim não acontecesse, se o mantivésseis preso em uma gaiola.

E, embora não vos pertença o mar, podeis refrescar-vos nas suas águas; ou viajar sobre elas. E o céu, que tão longe se encontra de vós, traz paz à vossa alma, com o seu azul e as suas nuvens.

É este, o desapego de que vos falo. Não é deixar de amar; é, sim, amar profundamente, enquanto podeis. Mas ter presente que, a qualquer dia, tudo e todos vos podem ser tirados.     

Praticai o desapego. E sereis gratos por tudo que tendes.

Música:

http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/1_roger_willians_las_hojas_verdes_del_verano.mid

Link música

Link vídeo

28 Comentários:

Anonymous Citu disse...

Buena reflexion, te un genial fin de semana. https://enamoradadelasletras.blogspot.com/

18 de novembro de 2022 às 22:54  
Blogger chica disse...

Linda e tão emocionante reflexão.Sempre nos encantas com tuas palavras! Adorei! abração, lindo fds! chica

19 de novembro de 2022 às 07:09  
Blogger - R y k @ r d o - disse...

"" É este, o desapego de que vos falo. Não é deixar de amar; é, sim, amar profundamente, enquanto podeis. Mas ter presente que, a qualquer dia, tudo e todos vos podem ser tirados.

Praticai o desapego. E sereis gratos por tudo que tendes ""
.............
Este parágrafo resume e encerra todo o fascinante texto. Mais uma prosa que me deslumbrou ler. O meu elogio pela sua fabulosa forma de escrever.
.
Feliz fim de semana … (14 anos)
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

19 de novembro de 2022 às 07:29  
Blogger Reflexos Espelhando Espalhando Amig disse...

Árabe, amigo querido,
A prática do desapego
é um grande avanço
na nossa vida tanto espiritual
quanto material.
Seu texto é um lembrete
para que tenhamos a certeza
de que nada nos é de fato
nossa propriedade, mas que
devemos sim praticar o amar
e o olhar para os outros com
afeto, respeito e cuidado.
Hoje, sábado comecei minha leitura
aos blogs que aprecio por aqui
e fiz muito bem.
Ótimo fim de semana.
Bjins
CatiahoAlc./Reflexod'Alma

19 de novembro de 2022 às 08:12  
Blogger stella disse...

Desnudos, sin nada material llegamos a esta vida, este viaje como dices en el que iremos aprendiendo a amar aunque a veces nos cueste lágrimas, la intensidad de nuestros sentimientos, de nuestros actos,respetando tambien la de los otros es lo wque nos hará felices, no necesitamos grandezas, solo apreciar lo que se nos ha dado y dar gracias
Te las doy a ti ahora por este bello texto de ayuda
Un abrazo

19 de novembro de 2022 às 08:36  
Blogger Parapeito disse...

Olá,
caro Árabe
Que bela lição.
Não é fácil esta matéria :)
É uma lição que temos de aperfeiçoar, dia a dia.
De facto , não adianta carregarmos nos ombros a mochila carregada.
O que vale mesmo é mantermos os nossos afectos e não desistir dos nossos sonhos.
Penso que o Árabe é um grande professor.
Saio sempre daqui um pouco mais preenchida.
Foi muito bom ler as suas sábias palavras.
Deixo abraço e brisas doces**

19 de novembro de 2022 às 17:25  
Blogger São disse...

Excelente lição de vida, Swami!

O desapego é necessário : eu tento, mas ainda existem coisas de que não consigo afastar-me.Como por exemplo, os meus livros e CDs.


Te abraço, semana feliz

21 de novembro de 2022 às 14:20  
Blogger Margarida Pires disse...

Obrigada por me avisar quanto aos comentários, caro amigo Árabe!
Lindo texto sobre o desapego!
Na minha viagem somente quero levar os que mais amo!
Beijinhos!
💜😺💜Megy Maia

21 de novembro de 2022 às 16:44  
Blogger Amélia disse...

Excelente reflexão sobre o desapego.
Adorei ler do início ao fim.
Votos de uma excelente semana

21 de novembro de 2022 às 19:08  
Blogger Ailime disse...

Bom dia meu amigo Árabe,
Um texto repleto de pérolas de conhecimento.
Seguir a nossa vida sem nos apegarmos às coisas materiais, mas antes seguindo amando e percorrendo os caminhos da paz e do amor.
Só assim seguiremos leves para prosseguir a jornada e chegar ao fim libertos de cargas inúteis.
Virei ouvir a música e vídeo mais tarde.
De momento estou no celular.
Beijinhos e uma ótima semana.
Ailime

22 de novembro de 2022 às 09:02  
Blogger Beatriz Pin disse...

Olá, caro amigo, como dizer que eu são moi apegada as cousas. Tudo guardo. Cuando tento desfazerme do que me rodea, comezo o travalho da escolha e tudo fica onde está. Preciso ter esa paisagem que conforma o meu transcorrer pela vida.
Mais, acho que não faz mal ter cousas materiais. Por outro lado, penso que ha que liberar espaço, deijar lugar par novas coisas que entram ou so polo espaço libre que nos descansa.
Uma contradição que não atino a resolver.
Por iso gosto de caminhar pela Natureza onde está so o justo.
Uma grande aperta

22 de novembro de 2022 às 12:00  
Blogger Mariazita disse...

Boa tarde, meu caro amigo Árabe
O meu blog continua em modo de “pausa” e penso que assim continuará por mais algum tempo.
Os meus planos de mudança de casa sofreram algumas alterações que levaram ao atraso da sua realização. Nem sempre as coisas são tão fáceis como inicialmente parecem, e, como tenho a actual casa “de pernas para o ar”, abrigando familiares que tinham as suas próprias casas… o ambiente e consequente disposição para alimentar o blogue não são os ideais.
Mas não percamos a esperança. Tudo se resolverá a contento, e a normalidade surgirá (não há quem ainda espere pelo regresso de D. Sebastião 😊)
Entretanto… irei aparecendo sempre que possível – para mostrar que não vos esqueci, mas principalmente para que não me esqueçam 😉
Um saudoso abraço e até sempre.
Continuação de boa semana.
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

24 de novembro de 2022 às 16:31  
Blogger Fá menor disse...

Pois. São bons os seus conselhos, mais difícil será pô-los em prática. Mas sim, é preciso fazer por isso. Muito grata!

Beijinhos.

24 de novembro de 2022 às 17:03  
Blogger CÉU disse...

Não sofro de apego a coisas ou pessoas, mas preciso de as amar. Um dia, ficarei sem nada, nem ninguém.
Gostei mto da música, mais que do vídeo.
Abraços e dias felizes.

24 de novembro de 2022 às 20:03  
Blogger O Árabe disse...

Grato, JP. Meu abraço, amiga; bom fim de semana!

25 de novembro de 2022 às 11:13  
Blogger O Árabe disse...

E sempre me encanta a sua gentileza, Chica. Meu abraço, amiga, bom fim de semana; obrigado!

25 de novembro de 2022 às 11:14  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Ryk@rdo. A admiração é mútua, amigo; tenho certeza de que o sabes! Meu abraço, bom fim de semana.

25 de novembro de 2022 às 11:16  
Blogger O Árabe disse...

É muito bom saber que você gosta do nosso oásis, Catiaho; obrigado, amiga! Meu abraço, bom fim de semana.

25 de novembro de 2022 às 11:18  
Blogger O Árabe disse...

Inteiramente de acordo, Carmen: apenas precisamos apreciar o que a vida nos dá, todos os dias! Meu abraço, amiga, obrigado; bom fim de semana.

25 de novembro de 2022 às 11:20  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Maria, pela gentileza. Eu acredito que aprendemos juntos, amiga, e hoje achei fantástica esta tua frase: "O que vale mesmo é mantermos os nossos afectos e não desistir dos nossos sonhos.". Também acredito que esse é o caminho! Meu abraço, bom fim de semana.

25 de novembro de 2022 às 11:23  
Blogger O Árabe disse...

Todos temos dificuldades com isso, São; eu também tenho cá os meus apegos! :) Meu abraço, amiga, obrigado; bom fim de semana.

25 de novembro de 2022 às 11:28  
Blogger O Árabe disse...

Não há de que, Megy; também tenho interessa, amiga, porque gosto do que escreves! Se não podemos levar os que amamos para a Grande Viagem, levamos a lembrança. Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

25 de novembro de 2022 às 11:33  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Amélia; alegre com a tua presença, amiga! Meu abraço, bom fim de semana.

25 de novembro de 2022 às 11:34  
Blogger O Árabe disse...

Espero que tenhas conseguido ouvir, Ailime. E concordo inteiramente: "Seguir a nossa vida sem nos apegarmos às coisas materiais, mas antes seguindo amando e percorrendo os caminhos da paz e do amor. Só assim seguiremos leves para prosseguir a jornada e chegar ao fim libertos de cargas inúteis.". Sempre valiosos os teus comentários! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

25 de novembro de 2022 às 11:39  
Blogger O Árabe disse...

Também me deparo, às vezes, com essa contradição, Bea! :) És afortunada: podes desfrutar de toda essa bela natureza da tua Galícia! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana!

25 de novembro de 2022 às 11:41  
Blogger O Árabe disse...

Sem risco de esquecer-te, Mariazita, embora sintamos a tua falta. Espero que tudo se resolva a contento, o mais breve possível, amiga! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

25 de novembro de 2022 às 11:43  
Blogger O Árabe disse...

Com certeza, Fa: o desapego é um dos aprendizados mais difíceis; até porque, neste mundo em que vivemos, somos educados no sentido inverso. Mas aqui viemos para aprender, afinal! ;) Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

25 de novembro de 2022 às 11:46  
Blogger O Árabe disse...

Alegria em rever-te, Céu! E, como sempre, tens razão: amar é uma necessidade do ser humano. Meu abraço, obrigado; bom fim de semana!

25 de novembro de 2022 às 11:53  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky