O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 8 de setembro de 2023

A VELHICE E O DESAPEGO

 


A meio da vertente íngreme, o velho fatigado deteve os seus passos.

E relanceou os olhos pelo vale, que se estendia ao pé da montanha: a relva verde e macia, os animais que pastavam, as crianças alegres que corriam e as flores que coloriam a paisagem.

Sentiu o impacto da beleza e do cansaço; abrigou-se à sombra amiga de uma árvore. Fechou os olhos, recordando o passado. E orou, com gratidão e fé, do fundo de seu coração.

“Obrigado, Senhor. Eu vos agradeço, por cada novo dia.

Por cada novo amanhecer e por cada novo anoitecer. Pelas oportunidades, que me dão, de aproveitar as belezas deste mundo; de contemplar a vida ao meu redor, falar de amor e sentir o amor.

Mas a verdade é que estou cansado. E que viver o amor, em todas as suas faces e todos os seus encantos, é um privilégio dos jovens. Aos velhos, o que resta é o consolo das lembranças.

Talvez esteja na hora de ir-me. De abandonar esta jornada, enquanto me é possível andar com os meus próprios pés; enquanto caminho pelo mundo, vendo as suas flores e os seus desertos.

Pois de pouco vale seguir, sem as forças necessárias para viver uma vida plena. E é muito triste perceber que a decrepitude nos limita, a cada dia tolhendo um pouco mais os nossos passos.

Cansado estou de ser forte e seguir em frente, quando muitas vezes quero deixar-me cair ao lado do caminho; cansado de conviver com as idades diferentes do meu corpo e do meu coração.

Cansado estou; e pronto para retirar-me agora, enquanto ainda dependo apenas de mim mesmo. Enquanto ainda sou capaz de viver, caminhar e atender às minhas próprias necessidades.

Pois, embora os meus sonhos não morram nunca, torno-me cada vez mais difícil de entender, para aqueles que me querem bem, por mais que seus corações me tenham afeição e estima.  

E prefiro ser uma doce lembrança, que sobreviva ao tempo; não um pesado encargo, que se leva às costas. É bem melhor ser um sonho que se foi, do que um pesadelo presente e real.

Estou cansado. E, ainda que seja infinitamente agradecido por tudo que vivi e vivo, por cada dia passado no mundo, estou pronto para ir; antes que me torne um peso para pessoas que amo.

Agradeço por tudo que tenho vivido; pelo carinho que encontrei, pelos sorrisos de que desfrutei. Pelo afeto e pela companhia, durante o tempo que vem durando esta minha longa jornada.

Mas é mais difícil, a cada dia, conviver com as limitações do meu corpo e as inquietações de minha alma; estou cansado e pronto para chegar ao oásis do nada, onde dormirei uma longa noite.

Necessito repousar, antes de iniciar uma nova caminhada. E, se ela vier, espero que eu possa ser mais sábio e não repita os mesmos erros; para que não precise caminhar por tanto tempo.

Talvez este cansaço, que me invade, seja a chegada do aprendizado, a mostrar-me que também esta jornada se finda. Afinal, um dia ou outro, todos retornaremos ao Coração do Universo.

O que varia é o tempo de cada viagem.”.

Música:

http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/JaimeVillalba-Nocturne.mid

Link música

Link vídeo


25 Comentários:

Anonymous Citu disse...

Hay que cuidar a los seres que amamos sean mayores. Te mando un beso.

8 de setembro de 2023 às 23:23  
Blogger Catiaho Reflexod'Alma disse...

Árabe,
Quisera eu ter essa
condição e essa força para
me ver nessas condições
descritas...
Me sinto ainda sem esse direito.
Seu texto é fantasticamente
REAL.
Sou grata por ler aqui e
por ter consciência que
demonstro nesse meu comentário.
Bjins de um extraordinário
fim de semana.
Em tempo: é importante o agradecer
a força no catucar nosso "amigo".
Ele tem produzido bastante.
CatiahoAlc.

9 de setembro de 2023 às 00:08  
Blogger chica disse...

Árabe, cheguei a arrepiar aqui...

Quem como esse velho, não tem dias de cansaço e a fadiga querendo tomar conta?
Ele faz bem em agradecer pela jornada até aqui, cheio de razão quanto a saber ser melhor partis, antes de virar um fardo pesado para a família...Desapegar, estar pronto para a grande viagem...Porém ,não cabe a nós decidir a hora ...Há quem o faça!


Lindo sempre te ler!

abração praiano,chuca

9 de setembro de 2023 às 06:17  
Blogger Majo Dutra disse...

É uma felicidade, chegar a idoso tão realizado e tão feliz com o que a vida proporcionou...
A vida é, em geral, bem difícil e diferente da que se sonhou...
Porém, chega uma idade em que parece que as pessoas se conformam com o que lhes coube...
A propósito, a minha solidariedade com o povo de Marrocos... Eu senti o sismo. Estava deitada de costas e, de súbito, senti a cama a ''embalar-me´´...
Tem um domingo e uma semana ótimos e felizes.
O meu abraço.
~~~~~~~~~

9 de setembro de 2023 às 21:13  
Blogger São disse...

Subscrevo integralmente.

Tudo quanto escreveste neste belissimo texto é o que eu sinto.

Forte e carinhoso baraço, querido Swami!

12 de setembro de 2023 às 06:12  
Blogger Lucinalva disse...

Bom dia, Árabe
A vida é breve, é um sopro, chegar a velhice é bênção de Deus, ter um coração grato faz toda diferença. A boa noticia é que existe a vida eterna, Jesus foi preparar lugar. Em Apocalipse 21:4 diz: "E lhes enxugará dos olhos toda lágrima. E já não existirá mais morte, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram." Obrigada pelas palavras gentis no meu blog, eu também achei ótimo encontrar o seu, você escreve muito bem, um forte abraço.

12 de setembro de 2023 às 07:09  
Blogger Fá menor disse...

Gostei muito de ler este seu texto/oração/carta/reflexão. Quem nos dera chegar a esse tempo de vida com tamanha lucidez, discernimento, amor. Saibamos bem viver o caminho que nos é dado percorrer em direcção aos braços do Amor Maior!

Beijinhos.

12 de setembro de 2023 às 14:29  
Blogger silvioafonso disse...

Acho que te vi ontem cedo, perto daquele
blog da esquina e pelo que conheço do
amigo era você, com certeza.
Quanto a sua postagem eu pouco tenho a
dizer, mas garanto não ter a idade daquele
coroa que o amigo aponta no testo, mas as
dores, pelo menos as dores são bem parecidas.
Um abraço e obrigado, sempre.

12 de setembro de 2023 às 17:37  
Blogger " R y k @ r d o " disse...

Por vezes falar é fácil. Fazer melhor é bem mais difícil. Um texto que merece uma profunda reflexão. Parabéns. Cumprimentos poéticos

13 de setembro de 2023 às 13:54  
Blogger Roselia Bezerra disse...

Boa tarde de paz, amigo Árabe!
"Estou cansado. E, ainda que seja infinitamente agradecido por tudo que vivi e vivo..."
Um post com uma experiência de passagem nesta vida sem desistir, mas saciado com o que se viveu.
Muito lúcido e elegante sua forma se tratar an descida que chega novamente à base da montanha que subimos por uns anos e descemos com galardão.
Serviu-me de inspiração.
Ao ver se aproximar com calma os sete entas, vemos tudo mais nitidamente.
Tenha dias abençoados!
Abraços fraternos


14 de setembro de 2023 às 12:12  
Blogger Isis Gracielli - Heranças de Amor disse...

Tristinho, mas um belo post! Bjs

14 de setembro de 2023 às 16:30  
Blogger CÉU disse...

Olá, amigo Árabe!
Creio que é assim que se sentem todos os idosos, salvo raras exceções.
Há que agradecer por cada dia vivido, mas o cansaço de viver é natural, sobretudo quando se está dependente de outros.
Que o Coração do Universo nos aceite e nos dê sossego.
Gostei da música, mas mais do vídeo, cuja tradução ajudou imenso.
Abraços e bom resto de semana.

14 de setembro de 2023 às 16:49  
Blogger silvioafonso disse...

Seu artigo, muito bem escrito, levou-me às lembranças de Rocky Balboa escalando a escadaria do Art Museum, na Califórnia. A diferença é que um era atleta naquilo que faz e o outro naquilo que fez.
Oh, parabéns...

15 de setembro de 2023 às 09:55  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, JP. Ao ajudar aqueles que amamos, ajudamos a nós mesmos! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

15 de setembro de 2023 às 15:06  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Catiaho. Fico também grato, pela sensatez e gentileza que você mostra nos comentários. Quanto ao mestre Sílvio, é um prazer voltar a ler as suas páginas; não há o que agradecer. Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

15 de setembro de 2023 às 15:09  
Blogger O Árabe disse...

Boa pergunta, Chica! E acho que essa sensação retorna com mais frequência, à medida que envelhecemos. :) Quanto a decidir a hora... o Coração do Universo é quem a determina! Meu abraço, amiga, obrigado; bom fim de semana.

15 de setembro de 2023 às 15:11  
Blogger O Árabe disse...

Alegria em rever-te, Majo! Espero que tenham sido ótimas as férias! Quanto à idade, acho que aprendemos a posicionar as velas, já que não podemos controlar os ventos! ;) Também lamento a triste ocorrência que castigou o Marrocos, amiga! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

15 de setembro de 2023 às 15:14  
Blogger O Árabe disse...

É o que sentimos, São; a velhice nos torna mais sábios... ao menos, um pouco! ;) Meu abraço, amiga, obrigado; bom fim de semana.

15 de setembro de 2023 às 15:15  
Blogger O Árabe disse...

A admiração é mútua Lucinalva. E concordo inteiramente com você: um coração grato faz toda a diferença! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana, amiga.

15 de setembro de 2023 às 15:17  
Blogger O Árabe disse...

Faço minhas as tuas palavras, Fa: "Saibamos bem viver o caminho que nos é dado percorrer em direcção aos braços do Amor Maior!". Grato, amiga; meu abraço, bom fim de semana.

15 de setembro de 2023 às 15:18  
Blogger O Árabe disse...

Gosto das verdades que você diz, naturalmente, mestre Sílvio: as dores são bem parecidas, sim, amigo; somos todos bem semelhantes. Quanto ao Rocky Balboa... bem, cada um tem a sua escalada, não é? Graças a Deus! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana

15 de setembro de 2023 às 15:21  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Ryk@rdo! E você tem razão, amigo; fazer é sempre bem mais difícil! Meu abraço, bom fim de semana.

15 de setembro de 2023 às 15:22  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Rosélia! Depois que passei dos 70, amiga, percebi uma grande mudança nos meus pontos de vista; muda a perspectiva, acredito! Obrigado, meu abraço; bom fim de semana.

15 de setembro de 2023 às 15:24  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Ísis. Não sei se eu diria triste, até porque acredito no retorno; acho que são muitas as nossas viagens, e uma tem que findar, para que outra possa começar. Obrigado pelo carinho; meu abraço, bom fim de semana.

15 de setembro de 2023 às 15:27  
Blogger O Árabe disse...

Acompanhei os últimos anos de minha mãe, Céu; ela se foi aos 99. E, apesar de cercada por todo o carinho, pude perceber que ela assim se sentia; é natural, acredito também. Sempre uma alegria a tua presença, amiga, e bom saber que gostaste do vídeo; gosto muito dele! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

15 de setembro de 2023 às 15:31  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky