O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 7 de julho de 2023

BALADA DO DESAPEGO


Pratiquemos o desapego.

Por maior que seja o nosso amor por alguém, ou o nosso desejo de algo. Porque desapegar não significa deixar de amar ou querer, mas saber que não podemos controlar tudo e todos.

Desapegar é convencer-nos de que ninguém ou nada nos pertence; até porque tudo que existe neste mundo é transitório, a começar por nós mesmos. Um dia, seremos só lembranças.

Apontai-me um homem que não precisou partir, quando chegou o seu dia. Ou, partindo, não deixou aqui todos e tudo que encontrou nesta jornada. Julgais que será diferente convosco?

Se assim pensais, podeis desiludir-vos. Porque todos nos iremos, um ou outro dia; e nada ou ninguém poderemos levar conosco. Tudo aqui ficará e voltaremos do mesmo jeito que viemos.

Praticar o desapego, portanto, é amar ou desejar com sensatez. Porque não é sensato o navegante que se irrita com as calmarias, ou o caminhante que pragueja contra o sol a pino.

Praticar o desapego é entregar-nos por inteiro aos nossos amores e a desfrutar do que temos, sabendo que um dia nos serão tirados. Sejamos conscientes, e mais aproveitaremos de tudo.

Porque – talvez não entendais – é a morte que dá sentido à vida; como é a escuridão que nos faz sentir a importância da luz. Acaso não é o tormento da sede, que nos leva a desejar água?

É por isto, que tantas vezes vos tenho repetido: o sentido da vida é apenas viver, da melhor forma que pudermos. Saber que o amanhã chegará, mas aproveitar o hoje, que é tudo que temos.

Não nos cabe temer pelo amanhã, tampouco ansiar por ele; como de nada nos adianta, agora, lamentar pelo ontem. Se o tivéssemos vivido de outra forma, decerto seria diferente o hoje.

Aprendamos, pois, que desapegar não é deixar de amar ou querer. Ao contrário: é entregar-se tanto, que nada importa senão o agora. Porque nele esquecemos o que passou, ou o que virá.

É amar ou querer, sem vínculos ou cobranças. Caminhar para o futuro, com o coração livre de medos ou remorsos; é saber que o importante não é ser feliz sempre, mas ser feliz agora.

Desapegar não é amar menos; é amar mais. É ser livre para querer; para confiar e sentir, sem temor de sofrer. Desapegar é acreditar em si mesmo; acreditar que é possível seguir em frente.

Sim: desapegar é ser livre. É escolher o amor, sem dependência e sem obrigações. É compreender que não podemos ter ou proteger quem amamos, mas podemos caminhar ao seu lado.

É sermos felizes, enquanto podemos.

Música:

http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/1_carmen_cavallaro_smile.mid

Link música

Link vídeo

23 Comentários:

Blogger J.P. Alexander disse...

Profunda r eflexion hay que tratar de ser felices y no lastimar a nadie. Te mando un beso.

7 de julho de 2023 às 21:51  
Blogger stella disse...

Totalmente de acuerdo contigo Árabe, sin nada vnimos al mundo y sin nada no vamos por mucho que nos afanemos en atsorar¡de nada sirve!, tus reflexiones siempre son interesantes, me afianzan en lo que pienso por eso amigo te doy las gracias
Un fuerte abrazo

8 de julho de 2023 às 05:27  
Blogger chica disse...

Lindo,Árabe e que aprendizado esse...
Ter que desapegar, saber ver que filhos e netos não são nossos, têm suas próprias vidas e precisam VOAR!
Adorei!
abração, tudo de bom,chica

8 de julho de 2023 às 06:51  
Blogger Margarida Pires disse...

A lei do desapego é importante porque nada nem ninguém é nosso!
É deixá - los voar sem imposições!
É aproveitar cada dia ao nosso ritmo!
Um beijinho, Árabe!
💞💞💞 Megy Maia

8 de julho de 2023 às 15:51  
Blogger A Casa Madeira disse...

O desapego é algo que doí;
Mas se não o fizer-mos a dor pode ser bem grande.
Sábias palavras.
Continuação de boa semana.

10 de julho de 2023 às 11:25  
Blogger São disse...

O desapego e a impermanência são dois conceitos budistas que adoptei, embora a sua prática não seja fácil...

Meu querido Amigo, te abraço, votos de excelente semana :)

10 de julho de 2023 às 12:38  
Blogger Roselia Bezerra disse...

Bom dia de paz, amigo Árabe!
Nada é nosso, definitivamente.
Filhos crescem e voam...
Netos crescem e voam...
Amores morrem e voam...

"... aproveitar o hoje, que é tudo que temos."

Assim é a vida, queiramos ou não, gostemos ou não...
O desapego vem de pedir a graça a Deus da libertação do coração, eu o pratico sempre pois tenho facilidade em me apegar (quem não ama não a tem).
Tenha uma nova semana abençoada!
Abraços fraternos




11 de julho de 2023 às 09:12  
Blogger Ailime disse...

Bom dia meu Amigo e bom Árabe,
Um texto que é uma autêntica lição de vida, repleto de pérolas conhecimento.
Praticar o desapego. Viver e deixar viver.
Não somos donos de ninguém e mesmo os que amamos não nos pertecem. Todos vivemos no mesmo mundo e há que saber vivenciá-lo aprendendo a ser livres e deixar que os que amamos se sintam também libertos.
Penso que nem sempre é fácil, porque acabamos por sentir uma certa dependência, mas há que saber geri-la de modo que cada um possa viver o melhor possível cada dia da sua existência.
Lindos o vídeo e a música.
Beijinhos e continuação de boa semana.
Ailime

11 de julho de 2023 às 11:01  
Blogger Lucinalva disse...

Bom dia, Árabe
Linda postagem, gostei muito da frase: desapegar não é amar menos; é amar mais. Que possamos viver cada dia com sabedoria, aproveitando o hoje, porque o dia da nossa partida está determinado por Deus, Ele tem o controle de todas as coisas, um forte abraço.

12 de julho de 2023 às 11:34  
Blogger silvioafonso disse...

Tu é phoda, heim, meu amigo.(risos)
Pode deixar que vou escrever. Faz
tempo que eu ando, tipo, meio
desanimado. A Cátia também me cobra
e como é minha amiga vive "mentindo"
que sente falta dos textos que escrevo.
Um abraço, meu amigo. Um abraço de
verdade.

12 de julho de 2023 às 13:42  
Blogger Fá menor disse...

Muito bonita reflexão, como sempre. Pois "o sentido da vida é apenas viver, da melhor forma que pudermos." Grata!
Abraços.

13 de julho de 2023 às 07:03  
Blogger O Árabe disse...

Isso é o mais importante, JP: ser feliz! obrigado, amiga; meu abraço, bom fim de semana.

14 de julho de 2023 às 11:19  
Blogger O Árabe disse...

Grato sou eu, Carmen, por essa amizade e gentileza; vocês me dão forças para continuar escrevendo. Meu abraço, amiga; bom fim de semana.

14 de julho de 2023 às 11:20  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Chica: aprendi que os filhos são aqueles que mais nos ensinam a desapegar; precisamos fazer isso, para vê-los felizes. Meu abraço, amiga; bom fim de semana, obrigado.

14 de julho de 2023 às 11:22  
Blogger O Árabe disse...

Perfeita síntese, Megy: devemos buscar a felicidade e aproveitar cada dia, ao nosso ritmo! Obrigado, meu abraço; bom fim de semana.

14 de julho de 2023 às 11:24  
Blogger O Árabe disse...

Acho que você colocou muito bem, Janicce: dói menos desapegar por opção, que por necessidade! Precisamos entender que nada nos pertence, esta é a verdade. Meu abraço, amiga, obrigado; bom fim de semana.

14 de julho de 2023 às 11:27  
Blogger O Árabe disse...

Realmente, São, não é uma prática fácil! Confesso, amiga: ainda derrapo, às vezes. :) Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

14 de julho de 2023 às 11:28  
Blogger O Árabe disse...

Sem dúvida, Larissa: depender de algo, ou alguém, é não ser livre. Ninguém pode voar, senão com as próprias asas. Obrigado, amiga; meu abraço, boa semana.

14 de julho de 2023 às 11:30  
Blogger O Árabe disse...

Também tenho essa facilidade, Rosélia; e foi exatamente isso que me despertou para a necessidade de querer diferente! Apenas querer, e aproveitar o momento. Obrigado, amiga; meu abraço, bom fim de semana!

14 de julho de 2023 às 11:33  
Blogger O Árabe disse...

Esta é a essência da ideia, Ailime: "Não somos donos de ninguém e mesmo os que amamos não nos pertecem. Todos vivemos no mesmo mundo e há que saber vivenciá-lo aprendendo a ser livres e deixar que os que amamos se sintam também libertos.". Todavia, é uma lição que custamos a aprender, amiga! Obrigado, meu abraço; bom fim de semana.

14 de julho de 2023 às 11:35  
Blogger O Árabe disse...

Que assim seja, Lucinalva: aproveitemos cada dia, porque nunca sabemos qual será o último! Obrigado, amiga; meu abraço, boa semana.

14 de julho de 2023 às 11:37  
Blogger O Árabe disse...

Pode crer, mestre Sílvio: com "ph", de pharmácia. :) Mas isso é porque concordo com a Catiaho: sinto falta de ler os seus textos! Não se engane: vou continuar cobrando. ;) Meu abraço, obrigado; boa semana.

14 de julho de 2023 às 11:39  
Blogger O Árabe disse...

Acredito realmente nisto, Fa: o que levamos da vida, é a vida que levamos! Obrigado, minha amiga; meu abraço, bom fim de semana.

14 de julho de 2023 às 11:41  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky