O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 23 de junho de 2023

CALEIDOSCÓPIO


Cada caso de amor tem a sua própria história.

Existem alguns que têm a vida breve, como os rojões de São João. Mas, enquanto duram, alegram e iluminam o céu e as vossas vidas, com as suas luzes, os seus sons e as suas cores.

Existem aqueles que jamais se consumam; e outros que consomem a si próprios, como o fogo que se extingue, quando nada resta para queimar. As chamas do amor se tornam as cinzas da amizade.

Outros, ainda, permanecem como sonhos. E esses são os que durarão mais tempo; porque nada pode apagar um sonho, senão a realidade. Conservai-os como sonhos; assim seguirão convosco.

Sim: cada caso de amor tem a sua própria história. E todos são igualmente belos; não só no tempo em que existem, mas mesmo depois de passados, enquanto sobrevivem nas vossas lembranças.

Não vos falarei, entretanto, sobre os casos de amor. De que serviria, se cada um não liga senão para os seus próprios amores? Ou, melhor dizendo, para a sua própria maneira de ver e viver o amor.

Porque não sois iguais, entre vós; e, por isso, não poderiam ser iguais as histórias de vossos amores. Pois o amor é como um caleidoscópio, onde cada um de vós vê uma imagem diferente.

Esta é a verdade; e não deveis esperar que alguém retribua o vosso amor, da mesma forma que o entregais. Ainda que a tamareira assim o desejasse, nada vos poderia oferecer, senão tâmaras.

Se amais, nada vos cabe exigir; tudo que podeis fazer é entregar-vos ao amor. De nenhuma outra forma vos será dado desfrutar de suas emoções; da felicidade e das inquietações que ele vos traz.

Contentai-vos em amar, portanto; ainda que, de vez em quando, o orgulho e o medo de sofrer vos soprem aos ouvidos que pouco recebeis, em troca do que dais. Amar não é troca, mas entrega.

Contentai-vos em girar o vosso caleidoscópio; e encantar-vos com as imagens coloridas que ele vos mostra. Porque essas imagens trarão cor à vossa vida e vos farão cantar, enquanto caminhais.

Contentai-vos em sentir. Porque não podeis ser donos de alguém e muito menos possuir o amor ou o destino. Entretanto, os vossos sentimentos se enraízam em vossas almas. E ninguém os tira de vós.

Aprendei, portanto, que as vossas maiores riquezas não são as vossas posses; todas essas aqui ficarão, quando vos fordes. Nada podereis levar, senão o vosso aprendizado e as vossas lembranças.

Sim: sei que muitas vezes me repito. Assim preciso fazer, porém, para que as minhas palavras não se percam entre os ruídos do mundo e consigam chegar aos ouvidos do vosso verdadeiro Eu.

Para que possais girar o vosso caleidoscópio.

Música:

http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/1_eduardo_lages_eu_sei_que_vou_te_amar.mid

Link música

Link vídeo


36 Comentários:

Blogger J.P. Alexander disse...

Profunda reflexion . Te mando un beso.

23 de junho de 2023 às 22:22  
Blogger chica disse...

Que maravilha,Árabe!
E como é bom girar o caleidoscópio e valorizar, apreciar as cores dos momentos lindos vividos! ADOREI! abração, ótima semana, chica

24 de junho de 2023 às 01:25  
Blogger Mariete Salema disse...

** Existem aqueles que jamais se consumam; e outros que consomem a si próprios, como o fogo que se extingue, quando nada resta para queimar. As chamas do amor se tornam as cinzas da amizade**

Resume e abrilhanta todo o encantador texto. Simplesmente BRILHANTE

Abraço e feliz fim de semana

24 de junho de 2023 às 12:29  
Blogger Catiaho Reflexod'Alma disse...

Ei Árabe!
Vou deixar meu abraço de boa noite de domingo.
Já li o texto,
mas vou reler para
comentar.
Adorei o texto, e comentar para mim é algo
de muita responsabilidade, por
isso voltarei.
Bjins
CatiahoAlc.

25 de junho de 2023 às 20:37  
Blogger zaratustra disse...

gostei do texto sim
abraço

26 de junho de 2023 às 11:39  
Blogger Isis Gracielli - Heranças de Amor disse...

De fato, Árabe; não somos donos de ninguém. Apenas companheiros dessa estrada chamada vida, que a qualquer momento poderemos alcançar outras dimensões. Cabe-nos amar, porque essa foi a missão dada a todos nós.
É um texto encantador, colorido com uma musica encantadora e um vídeo que fecha com chave de ouro.

26 de junho de 2023 às 16:45  
Blogger A Casa Madeira disse...

Que belo texto, o amor é isso a não exigência posterior.
É muito bom quando se dá pra dividir a caminhada.
Boa continuação de semana.

26 de junho de 2023 às 18:17  
Blogger silvioafonso disse...




O comentário que vc fez na minha postagem
me reportou aos tempo de quartel quando eu,
sem forças para completar os cem metros
restantes dos 50km que a gente corria, era
abraçado, praticamente arrastado, por
dois amigos até o comandante obrigá-los a
me soltar. Dizia, muito zangado, que só
Macho chegava até aonde eu cheguei.
(completei a prova. Na terça-feira dei 2
saltos e na quinta os dois outros que
faltavam).
Graças a esses caras eu fui brevetado.
Agora vem você< ÁRABE, pra correr o restante
da prova abraçado comigo. Obrigado, amigo.
Obrigado.
Árabe. Vc sabe que eu posso continuar
escrevendo mesmo que as forças me faltem,
por isso o seu incentivo.
Um grande abraço e, tamojunto, sempre.

26 de junho de 2023 às 21:05  
Blogger São disse...

Belo e lúcido texto, SWami!

Te abraço com carinho

27 de junho de 2023 às 04:37  
Blogger Ailime disse...

Bom dia meu Amigo e bom Árabe,
Que maravilhoso texto sobre o amor!
Cada um de nós tem o seu jeito de amar e na forma como nos entregamos a ele estará a chave do sucesso, assim eu penso. Somos diferentes e o importante é entender que o outro nos ama, mesmo que em silêncio permaneça, mas deixe falar os seus olhos.
O amor é o sentimento mais lindo, e ao mesmo tempo complexo e só com o aprendizado da vida vamos reconhecendo como é tão importante na nossa vida e como vale a pena perseguir o sonho que um dia nos prendeu.
Lindas a música e o vídeo que não conhecia.
A imagem é também muito bela.
Beijinhos, meu amigo, e continuação de boa semana.
Ailimne

27 de junho de 2023 às 10:44  
Blogger Lucinalva disse...

Bom dia, Árabe
Gostei de conhecer sobre o caleidoscópio, linda postagem, interessante sua frase: "amar não é troca, mas entrega." O amor é belo, não exige nada, apenas acontece. Deus é amor e Ele deseja que esse amor possa fluir através de nós para os outros, um forte abraço.

27 de junho de 2023 às 10:53  
Blogger Alice Alquimia disse...

Tudo tem um
tempo certo para ser
vivido.

27 de junho de 2023 às 13:48  
Anonymous Anônimo disse...

Oi Árabe, amei a reflexão.
Girar o caleidoscópio é uma boa ideia já que não vamos levar nada daqui a não ser nossas obras boas e lembranças.
Bravo!

27 de junho de 2023 às 16:42  
Blogger stella disse...

Precioso texto Árabe, y es que amar no es tener la posesión del otro, sino intentar que sea feliz con aquello que su alma desea, es saber darte de verdad y aprovechar esos momentos maravilloso para recordar después.
Nada nos llevamos solo los sentimientos que el cora´zón guarde
Un fuerte abrazo

28 de junho de 2023 às 05:00  
Blogger Fá menor disse...

Muito bom!
Palavras que fazem bem à alma. Muito grata!
Abraços.

28 de junho de 2023 às 07:52  
Blogger She disse...

Olá, passando para conhecer seu cantinho e estou encantada com seu texto, que interessante a sua forma de abordar o assunto, curti muito.
Voltarei mais vezes.
Abraços e ótimo restinho de semana.
She

29 de junho de 2023 às 11:07  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, JP! Meu abraço, amiga; bom fim de semana,

29 de junho de 2023 às 15:54  
Blogger O Árabe disse...

Giremos, então, Chica, os nossos caleidoscópios; como são lindas as imagens que formam! Obrigado, amiga; meu abraço a você e ao Kiko, bom fim de semana!

29 de junho de 2023 às 15:55  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Mariete, pelas gentileza de suas palavras! Bom fim de semana, amiga; meu abraço.

29 de junho de 2023 às 15:57  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Catiaho; bom saber que você gostou, amiga! Meu abraço, bom fim de semana.

29 de junho de 2023 às 15:58  
Blogger O Árabe disse...

Bom saber, Zaratustra! Também gostei do seu blog, amigo! Obrigado, bom fim de semana; meu abraço.

29 de junho de 2023 às 15:59  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Isis! E inteiramente de acordo: " Cabe-nos amar, porque essa foi a missão dada a todos nós.". Acredito que é bem por aí! Meu abraço, bom fim de semana.

29 de junho de 2023 às 16:01  
Blogger O Árabe disse...

Muito bom, sim, Janicce! E você tem toda razão: amor não é exigência, apenas entrega. Sempre uma alegria a sua visita, amiga! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

29 de junho de 2023 às 16:03  
Blogger O Árabe disse...

Conto com isso, mestre Sílvio. É como lhe disse: gosto muito de ler os seus textos! E sou um bocado exigente, viu?! Pode acreditar: você é bom, mesmo! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

29 de junho de 2023 às 16:05  
Blogger O Árabe disse...

Grato, São! Meu abraço, querida amiga; bom fim de semana.

29 de junho de 2023 às 16:05  
Blogger O Árabe disse...

Bem por aí, Ailime: "O amor é o sentimento mais lindo, e ao mesmo tempo complexo e só com o aprendizado da vida vamos reconhecendo como é tão importante na nossa vida e como vale a pena perseguir o sonho que um dia nos prendeu.". Sempre sensatos e poéticos os seus comentários, amiga! Bom saber que você gostou das músicas. Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

29 de junho de 2023 às 16:07  
Blogger O Árabe disse...

Esta, também, é a minha crença, Lucinalva: "Deus é amor e Ele deseja que esse amor possa fluir através de nós para os outros". Deus é amor, sim, e uma centelha Dele existe em nós! Meu abraço, amiga; obrigado, bom fim de semana.

29 de junho de 2023 às 16:09  
Blogger O Árabe disse...

Com certeza, Alice! E é sempre uma alegria a sua presença, amiga! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

29 de junho de 2023 às 16:10  
Blogger O Árabe disse...

E isso é algo que sempre devemos ter presente, não é, Larissa? De nada vale o apego às coisas que deixaremos aqui no mundo! Obrigado, amiga; meu abraço, bom fim de semana.

29 de junho de 2023 às 16:13  
Blogger O Árabe disse...

Preciosa frase, Carmen: "... amar não é ter a posse do outro, mas tentar fazê-lo feliz com o que sua alma quer, é saber realmente se doar e aproveitar aqueles momentos maravilhosos para lembrar depois.". Isto é tudo que daqui levaremos de bom! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana, amiga.

29 de junho de 2023 às 16:16  
Blogger O Árabe disse...

Grato a ti, Fa, pela amizade e gentileza de sempre! Meu abraço, amiga; bom fim de semana.

29 de junho de 2023 às 16:17  
Blogger O Árabe disse...

Bom saber que você gostou, She! Volte sempre, sim; o oásis é nosso! Obrigado, meu abraço; bom fim de semana.

29 de junho de 2023 às 16:18  
Blogger O Árabe disse...

Bem conheces a área, Majo! Também considero Vinicius um dos maiores poetas do Brasil, em todos os tempos! Bom saber que gostaste, amiga! Meu abraço, boa semana; obrigado!

4 de julho de 2023 às 20:48  
Blogger Roselia Bezerra disse...

Olá, amigo Árabe!
"... não deveis esperar que alguém retribua o vosso amor, da mesma forma que o entregais. Ainda que a tamareira assim o desejasse, nada vos poderia oferecer, senão tâmaras."
Tâmaras são deliciosas...
Tão verdadeiro... Cada um só dá o que tem.
E o peso é relativo.
O pouco com Deus é muito.
Tenha dias abençoados!
Abraços fraternos

5 de julho de 2023 às 08:48  
Blogger Roselia Bezerra disse...

Voltei para lhe dizer que seu blog está aqui, amigo Árabe:

https://flordocampo3.blogspot.com/2023/07/florida-ramada.html

Boa noite e abraços fraternais

5 de julho de 2023 às 18:07  
Blogger O Árabe disse...

Indiscutíveis verdades, Rosélia: cada um dá o que tem, o peso é relativo e o pouco com Deus é muito. Felizes são aqueles que as conhecem e aceitam! Grato pela honra que me concedes, amiga; meu abraço, bom fim de semana!

7 de julho de 2023 às 15:23  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky