O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 19 de maio de 2023

LÁGRIMAS E SORRISOS

 


Ninguém existe, que seja completamente feliz.

Porque costumais acreditar que a felicidade esteja na satisfação dos vossos desejos. E vossos desejos são como flores: a cada um que desabroche e caia, surge um novo botão.

Sois insaciáveis, no que se refere a vossas vontades. E não vos dareis por satisfeitos, até que todas elas tenham sido atendidas; e a verdade, infelizmente, é que jamais o serão.

Para alguns, falta o amor. Para outros, a saúde; para outros, ainda, os bens materiais: as posses, o conforto, o bem-estar. E existem aqueles para quem falta o mínimo necessário.

Este não é o mundo da felicidade, eu vos tenho dito. É, antes, o caminho para o aprendizado; e este não se faz sem tropeços e dificuldades. Sem a escuridão, a luz não seria notada.

Entretanto, se ninguém existe que seja completamente feliz, também não há um ser humano que não tenha os seus momentos de felicidade, por mínimos que possam vir a ser.

Até porque todos os homens têm sonhos; por menores que sejam. E, enquanto duram, estes sonhos trazem a luz que ilumina os seus caminhos, mantendo vivas as suas esperanças.  

É assim que é. Como no mundo onde viveis se alternam o dia e a noite, o sol e a chuva, todos vós tendes os vossos momentos de alegria e de tristeza, de sorrisos e de choro.

Assim acontece a todos; e não depende da vossa vontade. Pudessem os marinheiros comandar os ventos e os caminhantes escolher as rotas, tranquilas seriam as viagens.

Não é assim, porém. Na maioria das vezes, a felicidade e o sofrimento vos visitam sem ligar para a vossa vontade. Qual de vós escolheria o choro, se pudesse ter apenas o sorriso?

Contudo, eu vos repito: se não podeis dominar os ventos, cabe-vos o controle das velas; e é delas que depende o curso do barco. Sede, então, sábios ao fazer as vossas escolhas.

Preservai os vossos sonhos. E, como fazem os generais com os guerreiros que tombam, tratai de substituir cada um deles, à medida que os fordes deixando cair ao longo da estrada.

E, se podeis escolher, aprendei com as mágoas e guardai com carinho as lembranças felizes. Por que carregar pedras, se podeis levar flores que perfumem a vossa jornada?

Seja ou não do vosso agrado, aqui viestes não para serdes felizes; mas para aprender. A felicidade não está ao vosso redor, mas dentro de vós; só em um lugar a encontrareis.  

Em vosso verdadeiro Eu.

Música:

http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/1_ernesto_cortazar_la_vida_es_bella.mid

Link música

Link vídeo

18 Comentários:

Blogger chica disse...

Beleza tuas palavras! Ainda que uma pessoa se considere permanentemente infeliz, algum momento de alegria deve viver. Basta olhar com lentes mas caridosas e bem limpas.Assim tudo poderá ver! Há sempre muitos motivos! abração, lindo fds! chica

20 de maio de 2023 às 07:08  
Blogger stella disse...

Blog de aprendizaje, siempre dejas en el señales a seguir y descubrir el camino a la felicidad amigo Árabe, es un placer pasar por tu casa , gracias una vez más por compartir
Un abrazo

21 de maio de 2023 às 11:56  
Blogger A Casa Madeira disse...

Com certeza não estamos aqui a passeio, belo texto;
até os mais belos jardins tem espinhos a grande questão é o
direcionamento dos desejos k;

Resp: Dedo verde? k acho que já contei que houve uma época
em que eu matava as plantas isso a alguns anos atrás k, fui me
aprimorando, conhecendo e estudando mas alguma coisa ou outra ainda vai
para os céus kkk.
Boa entrada de semana.

21 de maio de 2023 às 16:00  
Blogger Lucinalva disse...

Bom dia, Árabe
Linda postagem, nesta vida passamos por momentos de alegria e tristeza, lembrei do versículo que diz: "o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã." Salmo 30:5. Deus sempre nos fortalece, um forte abraço.

23 de maio de 2023 às 07:20  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Chica! Alegrias e tristezas se alternam, em nossa vida. Pessoalmente, prefiro dar mais realce às alegrias! :) Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

26 de maio de 2023 às 09:26  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Carmen. Sempre uma alegria receber a tua visita, amiga! Obrigado, meu abraço; bom fim de semana.

26 de maio de 2023 às 09:28  
Blogger O Árabe disse...

Não me lembro de o teres dito, Janicce; mas se assim era, amiga, por certo aprendeste rápido: são lindas as plantas do teu jardim! :) Meu abraço, bom fim de semana; obrigado!

26 de maio de 2023 às 09:30  
Blogger O Árabe disse...

Muito bem dito, Lucinalva: "".. o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.". Graças a Deus, isso sempre acontece! Meu abraço, amiga; bom fim de semana, obrigado.

26 de maio de 2023 às 09:32  
Blogger Roselia Bezerra disse...

Boa noite de paz, amigo Árabe!
"... vossos desejos são como flores: a cada um que desabroche e caia, surge um novo botão."
Gostei muito desde o início e teve um desfecho muito a meu gosto também:

"Por que carregar pedras, se podeis levar flores que perfumem a vossa jornada?"
Ah! Como é bom ter jardim dentro da nossa alma.
Vamos vivendo o melhor que pudermos entre lágrimas e sorrisos.
Tenha novos dias abençoados!
Abraços fraternais


26 de maio de 2023 às 18:05  
Blogger Ailime disse...

Boa noite Amigo e bom Árabe,
Que estranho não ver aqui meu comentário. Será que não foi para Spam?
Um beijinho e um bom domingo.
Ailime

27 de maio de 2023 às 20:43  
Blogger Parapeito disse...

Gosto tanto de aqui chegar,
Adorei ler.
"a cada um que desabroche e caia, surge um novo botão".
Uma bela aprendizagem. assim como se não houvesse escuridão não se notaria a luz,
Abraço e brisas doces ***

28 de maio de 2023 às 09:24  
Blogger Fá menor disse...

Que beleza de texto!

"Preservai os vossos sonhos. E, como fazem os generais com os guerreiros que tombam, tratai de substituir cada um deles, à medida que os fordes deixando cair ao longo da estrada."

Muito grata!

Abraços!

30 de maio de 2023 às 13:34  
Blogger O Árabe disse...

Esta é a receita, Rosélia: vivamos o melhor que pudermos, entre lágrimas e sorrisos! Meu abraço, obrigado; boa semana.

30 de maio de 2023 às 20:01  
Blogger O Árabe disse...

Não sei o que houve, Ailime; sou meio burrinho para internet. Mas uma coisa te garanto: é sempre um prazer a tua presença, amiga! :) Meu abraço, obrigado; boa semana.

30 de maio de 2023 às 20:06  
Blogger O Árabe disse...

Também gosto de ler-te, Maria! Meu abraço de parabéns, e que a vida te reserve muitos outros anos de alegria e aprendizado! Meu abraço, feliz aniversário; boa semana!

30 de maio de 2023 às 20:09  
Blogger O Árabe disse...

Grato sou eu, Fa, por tua amizade e gentileza! Meu abraço, amiga; boa semana.

30 de maio de 2023 às 20:10  
Blogger silvioafonso disse...

Por isso eu me "molho" de rir
de certas piadas, para não dizer
de qualquer uma.
Vejo graça em tudo e em todos
para não morrer de cara feia,
sisudo.
Um abraço, amigo e parabéns pela
postagem.

5 de junho de 2023 às 18:53  
Blogger O Árabe disse...

Sábia escolha, na minha opinião, mestre Sílvio! Também prefiro enxergar a graça nas coisas e nos imprevistos, do que fechar a cara; já sou feio de nascença! :) Meu abraço, bom resto de semana.

8 de junho de 2023 às 12:06  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky