O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 14 de abril de 2023

PENSANDO SOBRE O AMOR

 



Há muitos anos, caminho por este mundo.

Embora longe esteja de ser um sábio, algo tenho aprendido sobre a Vida; e, decerto, algo aprendi sobre o Amor, que tenho buscado incessantemente durante esta minha jornada.

Deixai-me, pois, falar-vos um pouco sobre ele; mesmo sabendo que de pouco adianta. Porque cada um aprende apenas com as próprias experiências e do seu próprio jeito de ser.

Primeiro, devo dizer-vos que não é uma pessoa que vos atrai, mas sim a ideia do Amor. Ainda que isto vos possa parecer confuso, é assim que é: buscais a possibilidade de amar.

Eis que alguém vos chama a atenção, pela beleza ou inteligência; ou, até, por um gesto especial. E vos desperta a esperança de haver encontrado o Amor que há tempos procuráveis.  

Não é a alguém que amais, mas sim aos vossos sonhos, que projetais sobre a pessoa. Se assim não fosse, não tentaríeis mudar os vossos parceiros, mas os aceitaríeis como são.

E, por isto, não é o Amor que vos desilude; mas as pessoas, que não podem ser como as imaginais. Porque, lembro-me de já vos haver dito, não há realidade que se iguale a um sonho.

Sonhais, portanto, os vossos parceiros; e, quando os descobris como são, caem por terra os vossos sonhos. Então, vos dizeis desiludidos; e dizeis sofrer por causa do Amor.

Porém, devo recordar-vos que o Amor é um sentimento; e terá a importância que lhe atribuirdes. Não o deveis colocar como razão de viver, mas sim como um complemento da vida.

Sim: o Amor não é o alimento que vos sustenta; mas o bombom delicado, cujo sabor adoça a vossa alma e vos torna felizes. Não necessitais dele, mas viveis bem melhor com ele.

Colocai o Amor em seu devido lugar. E não mais o vereis como vosso senhor, e sim como vosso aliado; assim acontece com o tempo. Ambos trabalham para o vosso crescimento.

Lembrai, porém, que o crescimento leva à poda. De quando em quando as árvores devem ser podadas, para que possam continuar crescendo; e assim também vos acontece.

É isso que o Amor faz convosco: ele vos faz crescer, como seres humanos. E, de cada vez que ocorre a poda, mais ferteis ficais para que novas folhas e flores possam brotar em vós.

Porque amadureceis, entre sonhos e decepções; como a planta amadurece, entre o sol e a chuva. A cada decepção, mais prontos estareis para viver a beleza de um novo sonho.  

 Sonhar faz parte de vós. E do vosso encanto.

Música:

http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/EmiliePandolfi_SpeakSoftlyLove.mid

Link música

Link vídeo

30 Comentários:

Anonymous Citu disse...

Buena reflexion. Te deseo un buen fin de semana y te mando un beso

14 de abril de 2023 às 22:21  
Blogger chica disse...

Tão lindas as tuas palavras sobre o AMOR e o AMAR! Perfeitas eu diria até! Adorei mais uma vez e o amor realmente é um bombom nos nossos dias...Saibamos vivê-lo e senti-lo docemente...
abração, linda semana nova! chica

15 de abril de 2023 às 07:32  
Blogger Catiaho Reflexod'Alma disse...

Árabe,
É muito clara sua
definição de Amor.
Gosto também da definição
de Coríntios 13, que
é parecida com a sua.
Ah o Amor...
Bjins de bom domingo
e véspera de feriado.
CatiahoAlc.

16 de abril de 2023 às 06:30  
Blogger Fatyma Silva disse...

Olá amigo, Árabe!
Que linda reflexão sobre o amor, o mesmo é uma definição muito forte e intenso que resiste a grandes provações.

Desejos de boa semana.
Um abraço.

16 de abril de 2023 às 19:37  
Blogger Fá menor disse...

Muito belo e verdadeiro. Concordo inteiramente.

Beijinhos e boa semana!

17 de abril de 2023 às 16:47  
Blogger Roselia Bezerra disse...

Olá, amigo Árabe!
"O Amor é um sentimento; e terá a importância que lhe atribuirdes."
Assim sinto no coração também.
Adorei a metáfora do bombom...
O Amor merece ser amado sempre.
Ele nos imensa.
Tenha uma nova semana abençoada!
Abraços fraternos de paz

17 de abril de 2023 às 20:41  
Blogger " R y k @ r d o " disse...

0 amor é lindo...saber vivê-lo é sublime
Texto lindíssimo sobre o amor, quiçá inclusive para refletir sobre o chegar, o partir, o reencontrar. O meu elogio.
Cumprimentos poéticos

18 de abril de 2023 às 04:25  
Blogger Lucinalva disse...

Bom dia, Árabe
Linda reflexão, em I Coríntios 13:13 diz: "Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior deles é o amor." Um forte abraço.

18 de abril de 2023 às 06:19  
Blogger Ailime disse...

Bom dia meu Amigo e bom Árabe,
Um texto repleto de pérolas de conhecimento.
Não tinha pensando o amor dessa forma e claro que o meu amigo tem toda a razão. Projetamos numa pessoa o sonho do amor e por vezes nos desiludimos.
Mas algo existe e que será sempre duradouro e nos une a essa pessoa (única) que nos vai fazendo crescer no amor indissociável do sentimento que nos une.
«sim: o Amor não é o alimento que vos sustenta; mas o bombom delicado, cujo sabor adoça a vossa alma e vos torna felizes. Não necessitais dele, mas viveis bem melhor com ele»
Assim é meu amigo e bom Árabe e que assim seja sempre.
Lindo sempre recordar Love storye e Olhos nos olhos.
Beijinhos e continuação de uma boa semana.
Ailime
Ailime

18 de abril de 2023 às 09:59  
Blogger São disse...

O Amor é a fonte de tudo quanto enobrece o ser humano.

Na actualidade , tenho a suspeita de que nas relações de casal , as pessoas estão confundindo paixão com amor, pois os relacionamentos acabam rapidamente e , na maior parte das vezes, sucedem-se a uma velocidade impressionante.

Swami, abraço com estima .

18 de abril de 2023 às 12:57  
Blogger Beatriz Pin disse...

Olá amigo Flavio,
Gostei muito do seu texto. Sintonizo co que nel expõe. As veçes não percebemos como são as coisas do amor ate que alguém, como no seu caso, nos lembra a realidade.
Obrigada por tam bos conselhos e pela sabiduría da súa experencia.
Um abraço

18 de abril de 2023 às 13:10  
Blogger silvioafonso disse...

Falar em amor não é coisa fácil principalmente para aquele que ama no dia a dia tudo que tem e vê pela frente e eu fugiria às regras se me omitisse. Por isso, meu caro peota, eu lhe digo que ainda amo as mulheres que povoam as minhas lembranças como amo meus filhos e aos meus pais, mas para cada um deles eu tenho um amor diferente. Aos filhos eu tenho uma coisa tão forte que se for preciso eu chego a morrer para tê-los melhores e vivos perto de mim. As mulheres que eu tive e as que por um descuido se tornarem minhas num futuro não tão distante eu me dou por inteiro e pelos meus pais eu me torno, a cada dia, o melhor e o mais poderoso para saberem que a nova edição, que eles pensam ser melhorada, não degenerou. Enfim, eu não matei e também não morri por ninguém até o momento, mas, como você costuma dizer, meu poeta, fico a cada dia mais forte e apaixonado com o amor que tenho por tudo que é meu e por tudo que um dia haverá de ser.
Um abraço e muito obrigado, pela amizade.

19 de abril de 2023 às 11:03  
Blogger stella disse...

El amor es el sentimiento mas hermoso que nace en el ser humano, es entrega, dar felicidad, compartir sueños y esperanzas, soñar juntos intentando que ese sueño se realice, nunca puede ser imposición, ni cmabio, si respeto y aceptación
Un precioso mensaje a poner en practica amigo Árabe
Un abrazo

20 de abril de 2023 às 12:19  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, JP. Meu abraço, amiga; bom fim de semana!

20 de abril de 2023 às 15:03  
Blogger O Árabe disse...

Plenamente de acordo, Chica: saibamos saborear o mais doce dos bombons que a vida nos traz! Obrigado, amiga; meu abraço, bom resto de semana.

20 de abril de 2023 às 15:05  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Catiaho: l'amour, toujours l'amour! ;) Meu abraço, obrigado; bom resto de semana, amiga!

20 de abril de 2023 às 15:06  
Blogger O Árabe disse...

Sem dúvida, Fatyma: ele nos faz mais fortes, capazes de resistir a praticamente tudo! Alegria em rever-te, amiga; meu abraço, obrigado e bom resto de semana!

20 de abril de 2023 às 15:08  
Blogger O Árabe disse...

Bom saber que te agradou, Fa! Obrigado, amiga; meu abraço, bom resto de semana!

20 de abril de 2023 às 15:09  
Blogger O Árabe disse...

Só posso concordar, Rosélia: "O Amor merece ser amado sempre. Ele nos imensa." E imenso é o seu poder sobre nós! Meu abraço, obrigado; bom resto de semana, amiga.

20 de abril de 2023 às 15:11  
Blogger O Árabe disse...

Assim é sempre o Amor, Ryk@rdo: o chegar, o partir, o reencontrar. Muito bem definido, poeta! Meu abraço, obrigado; bom resto de semana.

20 de abril de 2023 às 15:13  
Blogger O Árabe disse...

Torcendo e orando por tuas melhoras, Mariazita; que sejam breves e duradouras! E completamente de acordo com o teu pensamento: "...o Amor é o sentimento mais nobre que existe. Dele emanam outros igualmente belos, como bondade, solidariedade, sentido de justiça... enfim, todos aqueles que, idealmente, governariam o mundo.". Meu abraço, amiga, obrigado; bom resto de semana!

20 de abril de 2023 às 15:16  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Lucinalva! E me permito dizer: do amor, também decorrem a fé e a esperança! Meu abraço, amiga, obrigado; bom resto de semana.

20 de abril de 2023 às 15:18  
Blogger O Árabe disse...

Sensata reflexão, Ailime! Projetamos, sim, em alguém o sonho do amor... mas vezes existem em que este sonho perdura e nos faz felizes, embora não seja exatamente como o idealizamos, a princípio! Bom saber que gostaste das músicas, amiga. Meu abraço, obrigado; bom resto de semana!

20 de abril de 2023 às 15:21  
Blogger O Árabe disse...

Concordo, São: nestes tempos, cada vez mais rápidos, confunde-se muito o amor com a paixão, quando uma é apenas parte do outro. Como disse o mestre Vinícius: "A vida é a arte do encontro. Pena que haja tantos desencontros!". Meu abraço, amiga, obrigado; bom resto de semana.

20 de abril de 2023 às 15:24  
Blogger O Árabe disse...

Mas assim costuma acontecer, Bea: sabemos das coisas, sim, mas é preciso que alguém nos lembre, às vezes! Meu abraço, obrigado; bom resto de semana, amiga!

20 de abril de 2023 às 15:26  
Blogger O Árabe disse...

Cada vez mais, mestre Sílvio, me convenço do seu dom para a crônica e a poesia! Em um simples comentário, você coloca diante de nós tudo que o Amor é, e as várias formas que ele pode ter! Obrigado, mestre e amigo; meu abraço, bom resto de semana.

20 de abril de 2023 às 15:29  
Blogger O Árabe disse...

E um belo comentário, Carmen! A vida nos ensina que o verdadeiro amor não pode sustentar-se sobre outras bases, que não respeito e aceitação. Apenas estas o fazem perdurar! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana, amiga.

20 de abril de 2023 às 15:32  
Blogger Majo Dutra disse...

A natureza humana é como afirmas: mão nos apaixonamos pela pessoa, mas pelo que idealizamos sobre ela...
A maturidade pode contribuir para algum possível senso, mas a paixão humana é, mesmo, assim. É um fenómeno psicológico caracterizado por um estado de exaltação muito peculiar...
E sempre se pensa que é eterno e a desilusão é sempre muito dolorosa...
Desta vez deixo-te uma música e uma canção...
https://www.youtube.com/watch?v=OOO4ROO_sPM
https://www.youtube.com/watch?v=UPG28YB2J8k
Dias agradáveis e felizes. O meu abraço.
~~~~~~~~~~

20 de abril de 2023 às 17:39  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, não é, minha amiga? Tendemos a nos apegar mais às nossas ilusões; costumam ser mais atrativas que a realidade. Obrigado por tua presença e pelos links; vou assistir aos vídeos, com certeza! Meu abraço, bom fim de semana.

21 de abril de 2023 às 11:52  
Blogger O Árabe disse...

Muitos bons os vídeos, Majo! Temos, realmente, o mesmo gosto musical! Obrigado, meu abraço.

21 de abril de 2023 às 11:55  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky