O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

FAZEIS O VOSSO MUNDO

 



Este não é o mundo da felicidade.

Tampouco é o mundo dos amores, da tolerância ou da paz. Não deveis esperar que assim seja, ou as desilusões magoarão a vossa alma; e, com o tempo vos levarão a serdes descrentes.

Entretanto, também não imagineis que seja o mundo do sofrimento, do desamor, da intolerância ou da violência. Porque, se assim pensardes, que motivações tereis para seguir em frente?

Se bem refletirdes, vereis que este mundo se assemelha ao Éden, do qual falam as vossas tradições religiosas. Porque ele vos foi dado para que o semeásseis, de acordo com vossa vontade.

Sois os responsáveis pelo que o mundo se torna. Porque dentro de vós estão todas as sementes, tanto as boas como as menos agradáveis; tudo depende de lançá-las a vosso redor.

E, assim como vos foram entregues as sementes, recebestes também o direito de escolher aquelas que plantareis. Podeis espalhar o amor ou o ódio, a compaixão ou a indiferença.

Em todos os momentos da vossa vida, espalhais sementes sobre aqueles com quem conviveis. Cabe-vos escolher violência ou paz, vingança ou perdão, tristeza ou alegria, medo ou fé.

É assim que é: fazeis o mundo onde viveis; como as pessoas arrumam as suas casas. É justo, pois, que cada homem viva de acordo com a sua escolha;  e colha sempre o que plantou.

Lembrai-vos desta simples verdade, da próxima vez em que vos sentirdes indecisos, sobre o que devereis fazer a seguir: o que recebereis, na colheita, é aquilo que houverdes plantado.

Lembrai-vos, disto, se vos julgardes injustiçados; se a mágoa vos buscar, ou vos doer a solidão. Mas lembrai-vos, também, em cada abraço que receberdes, em cada alegria que vier a vós.

Lembrai-vos de perdoar, a cada vez que fordes perdoados; de compreender, quando fordes compreendidos; de amar, a cada vez que vos sentirdes amados. De viver, a cada instante da vida.

O tempo não para. E o arrependimento não traz o passado de volta; amargura o vosso presente, embora vos torne mais sábios no futuro. Não deveis perder nem uma chance de serdes melhores.  

Porque é assim que tornareis melhor este mundo; que vivereis melhor. Não é o mundo que vos faz; sois vós que o fazeis, com os vossos pensamentos e as vossas atitudes de todos os dias.

Eu vos digo: este não é o mundo da felicidade; mas não precisa ser o do sofrimento. É a vós que cabe torná-lo um mundo de amor ou de ódio, de paz ou de violência, de prantos ou sorrisos.

Pois cada um pode criar o seu próprio mundo.

Música:

http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/1_orquestra_caravelli_czardas.mid

Link música

Link vídeo

22 Comentários:

Blogger chica disse...

Linda imagem e tuas palavras sempre verdadeiras! Colhemos o que plantamos...Isso é uma grande responsabilidade... Façamos nosso melhor portanto. Na fase de vida que estou, com 74, quase só tempo de colher,rs... abração, lindos dias de MOMO. Aqui ficamos longe das muvucas e aglomerações. chica

18 de fevereiro de 2023 às 06:56  
Blogger Majo Dutra disse...

Como saberemos se o terreno é bom para lançarmos as nossas sementes? Vou lançando e desvendando que tipo de chão é, colhendo desgostos pelo caminho que felizmente são em número irrisório, em relação às boas colheitas...
«Pois cada um pode criar o seu próprio mundo»
Eu tento, sou muito seletiva, gosto de me rodear de pessoas que se distinguem por nobreza de sentimentos, a única nobreza que reconheço...
É verdade, estou magoada, pela rotura com uma pessoa que classifica as pessoas pelo seu 'status'... Um dia contarei esta história, pois é deveras caricata.
Foi um convívio de 10 anos...
Tem um bom descanso nesse período conturbado de calor e Carnaval baiano.
O meu abraço, de boa e sincera estima.
~~~~~~~~~

19 de fevereiro de 2023 às 23:53  
Blogger Margarida Pires disse...

Colhemos o que semeamos!
Se semearmos luz colheremos rios de felicidade!
Um abracinho recheado de gratidão, Árabe!
💝💕💝Megy Maia

20 de fevereiro de 2023 às 19:37  
Blogger Fá menor disse...

Muito bom! Concordo plenamente.

"este não é o mundo da felicidade; mas não precisa ser o do sofrimento. É a vós que cabe torná-lo um mundo de amor ou de ódio, de paz ou de violência, de prantos ou sorrisos. Pois cada um pode criar o seu próprio mundo."
Muito grata por nos lembrar sempre as verdades que não deveríamos esquecer nunca!

Abraços e tudo de bom!

21 de fevereiro de 2023 às 17:01  
Blogger Ailime disse...

Bom dia meu Amigo e bom Árabe,
Um texto muito belo repleto de verdades irrefutáveis.
O mundo somos nós que o fazemos. Para que tenhamos um mundo melhor o amor terá que fazer parte de nós espalhando-o em nosso redor.
Assim como a paz. Se a paz existir em nós, aliada ao amor, ela se refletirá em quem nos rodeia e assim o mundo poderá converter-se num local maravilhoso onde todos podemos viver com tranquilidade.
Mas nem sempre o homem é correto e parece gostar de viver na confusão, em guerras permanentes, colocando uns contra os outros. Difícil saber viver neste mundo.
Penso que se cada um fizer a sua parte em prol da felicidade, todos poderemos um dia desfrutar de um mundo mais aprazível onde todos possamos viver em paz.
Lindos o vídeo e a música que gostei de recordar.
Desejo-lhe continuação de boa semana.
Beijinhos,
Ailime

22 de fevereiro de 2023 às 11:46  
Blogger Roselia Bezerra disse...

Boa noite de toda paz amigo Árabe!
"que motivações tereis para seguir em frente?"
Tenho filhos e netinhos para me motivarem o suficiente para querer viver.
Tão bom termos um objetivo de vida, pessoas que nos amam e por nós são muito amadas.
São a razão do nosso viver, estímulos e carícias na alma do nosso coração.
Um texto sublime, como sempre.
Tenha uma Quaresma abençoada!
Abraços fraternos

22 de fevereiro de 2023 às 18:43  
Blogger Parapeito disse...

Olá caro Árabe :)
Grande verdade o que escreveu.
Gostei muito.
Se cada um de nós se preocupasse um pouquinho que fosse em cuidar daqueles que nos rodeiam, seria um bom caminho para iniciar uma boa sementeira.
O mundo precisa de florescer.
Temos de tomar consciência, que vivemos no mundo que fazemos.
Deixo abraço e brisas doces ***

22 de fevereiro de 2023 às 19:23  
Blogger stella disse...

Hola amigo mío, ¡que bien lo dices! el mundo lo hacemos nosotros con nuestras aptitudes, sean de amor o de violencia, cierto es que depende de nosotros que al menos el circulo cercano a nosotros perciba amor y paz, es muy sencillo, podemos entregar lo que realmente somos, sembrar todo lo que se nos ha dado y todo cambiará
Leerte siempre es enseñanza
Un abrazo

23 de fevereiro de 2023 às 12:22  
Blogger silvioafonso disse...

Toda vez que leio o que vc escreve
eu sinto uma vontade danada de continuar
escrevendo para, quem sabe um dia escrever
como você mesmo sabendo que para isso eu
precisaria viver mais de cem anos.
Obrigado, meu amigo, por confiar em mim
falando tudo o que disse.

23 de fevereiro de 2023 às 19:37  
Blogger O Árabe disse...

74, Chica? Somos contemporâneos, amiga; fecho 75 em julho, se Deus quiser. São muitas as coisas que aprendemos com o tempo, né? Meu abraço, obrigado; bom fim de semana!

24 de fevereiro de 2023 às 09:10  
Blogger O Árabe disse...

Complicado, não é, Majo? Muitas vezes, só descobrimos como é o terreno, depois de lançarmos as sementes... infelizmente. Mas precisamos semear, sempre; como disseste, as boas colheitas sempre superam as más. Lamento por ti: as separações sempre nos magoam... embora aprendamos com elas. Meu abraço, amiga; obrigado, bom fim de semana.

24 de fevereiro de 2023 às 09:15  
Blogger O Árabe disse...

Semeemos luz, então, Megy... e a felicidade virá ao nosso encontro! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana!

24 de fevereiro de 2023 às 09:16  
Blogger O Árabe disse...

Bem como disseste, Fa: às vezes, é bom que nos lembrem as verdades que nunca deveríamos esquecer! Grato pela gentileza e amizade; meu abraço, bom fim de semana.

24 de fevereiro de 2023 às 09:18  
Blogger O Árabe disse...

Com certeza, Ailime: "Penso que se cada um fizer a sua parte em prol da felicidade, todos poderemos um dia desfrutar de um mundo mais aprazível onde todos possamos viver em paz.". Lutemos para merecer esse estágio, e o alcançaremos! Meu abraço, amiga, obrigado; bom fim de semana.

24 de fevereiro de 2023 às 09:21  
Blogger O Árabe disse...

Achei fantástico este trecho do teu comentário, Rossélia: "Tão bom termos um objetivo de vida, pessoas que nos amam e por nós são muito amadas. São a razão do nosso viver, estímulos e carícias na alma do nosso coração.". Com certeza, amiga, assim é! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

24 de fevereiro de 2023 às 09:23  
Blogger O Árabe disse...

Pura verdade, Maria: fazemos o mundo onde vivemos. Façamos, pois, um bom trabalho! ;) Meu abraço, amiga, obrigado; bom fim de semana.

24 de fevereiro de 2023 às 09:26  
Blogger O Árabe disse...

Com certeza, Carmen: semeemos as boas sementes e logo teremos um mundo melhor! Obrigado, amiga; meu abraço, bom fim de semana.

24 de fevereiro de 2023 às 09:28  
Blogger O Árabe disse...

Eu não chamaria bem de confiança, mestre Sílvio; tá mais pra admiração. Sinceramente, amigo, admiro a forma como você escreve; é um mestre da crônica, na minha opinião. E olhe que ganho a vida escrevendo, viu? ;) meu abraço, bom fim de semana!

24 de fevereiro de 2023 às 09:31  
Blogger Beatriz Pin disse...

Gostei muito dista postagem que nos fai responsábeis de escolher o que queremos recolher. Os que mandam no mundo deberían tambem ler, escutar, apreender istes planteamentos.
Um abraço e bom fim de semana, Flavio

24 de fevereiro de 2023 às 14:43  
Blogger Gilka disse...

Perfeito, toca a nossa alma. Cada um colhe o que semeia. Parabéns Árabe!

24 de fevereiro de 2023 às 22:12  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Bea. Na verdade, amiga, tenho pena desses que "mandam no mundo"... muitas vezes, não mandam sequer neles próprios. Felizes somos nós, que nos apaixonamos por flores, pessoas e rios! ;) Meu abraço, boa semana.

27 de fevereiro de 2023 às 12:37  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Pinha: cada um colhe o que semeia. O bom é que plantamos novos campos, todos os dias! :) Meu abraço, boa semana.

27 de fevereiro de 2023 às 12:43  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky