O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 28 de abril de 2023

O VOSSO CONTROLE

 


Gostais de pensar que controlais as vossas vidas.

Entretanto, esta é mais uma das vossas ilusões. Porque de pouco adiantam os planos do navegador, quando os ventos se mostram contrários; ou os vossos desejos, perante os fatos da vida.

Podeis (e deveis!), fazer os vossos planos; escolher os vossos caminhos e traçar a vossa rota. Mas precisareis estar sempre atentos e aceitar as mudanças que, acaso, se façam necessárias.

Porque não controlais os vossos sentimentos; e muito menos os acontecimentos que surgem em vossos caminhos. De que vale o timoneiro em um barco sem leme, aos caprichos dos ventos?

Tudo que podeis fazer, é tentar ajustar o curso; e manter a calma, em busca da melhor solução. Porque aquele que desespera, em meio à viagem, tem menos chances de chegar ao porto final.

Abandonai, portanto, essa ilusão de controle. Ela não vos traz mais do que frustração e revolta, de cada vez que os ventos mudam; ou percebeis que as coisas não eram como pensáveis.

E, não vos enganeis: isto vos acontecerá muitas vezes. Porque a vida se encarregará de mostrar-vos que não sois os mestres, mas apenas alunos. E as respostas mudam, com as perguntas.

Controlai, pois, o vosso orgulho e o vosso medo; muitas vezes, são eles os maiores empecilhos ao aprendizado. E - mais uma vez - vos repito que aqui estais para aprender, em cada dia.

É mais fácil, para quem admite que não sabe tudo, aprender coisas novas. Pois aquele que tem dúvidas, acredita que existem respostas às suas perguntas; e as busca, para aceitá-las ou não.  

Entretanto, para quem se aferra às suas certezas, é mais difícil o aprendizado. Difícil abrir mão do seu orgulho e da vontade de “ter razão”; difícil superar o medo de mudanças; de um novo caminho.

Antes de tudo, pois, precisais aprender a mudar. E este, na verdade, é o grande desafio que surge à vossa frente, todos os dias. Porque o orgulho vos repete que estais certos e deveis ir em frente.

Eu vos sugiro que aprendais a ouvir com o coração e a mente; para que as palavras não resvalem em vossos ouvidos, mas alcancem o vosso Verdadeiro Eu. E sejam como novas sementes.

Eu vos sugiro que reconheçais a vossa pequenez; porque este é o primeiro passo para que possais conhecer a vossa grandeza. Pois, agora, enfrentais a mortalidade; mas tendes a Eternidade.

Sede humildes, para serdes grandes. Ignorantes, para serdes sábios. Porque a mudança é a base de tudo: aquele que não muda, não evolui; e aqui não estais, senão para que possais evoluir e seguir.

Rumo ao Coração do Universo. 

Música:

http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/1_andre_rieu_que_sera_sera.mid

Link música

Link vídeo (uma de minhas cantoras favoritas)


32 Comentários:

Blogger Mariete Salema disse...

*** Sede humildes, para serdes grandes. Ignorantes, para serdes sábios. Porque a mudança é a base de tudo: aquele que não muda, não evolui; e aqui não estais, senão para que possais evoluir e seguir.***

Este parágrafo resume todo o belo texto escrito. Como ninguém é dono de ninguém, assim são as vontades, as ideologias, quiçá inclusive quem se julga o/a mais sábio/a
Texto encantador muito interessante, direi mesmo que, obrigatório de ler.
*
Um Sábado fraterno em Paz e Amor.

ilusões e poesia intima – O lado negativo da Sedução
*/*

29 de abril de 2023 às 07:59  
Blogger chica disse...

Lindo,Árabe!
Belo recado > ouvir com o coração e a mente...
Isso aprendizado que ajuda pra toda vida! abração, lindo feriadão pra vocês, chica

29 de abril de 2023 às 08:13  
Blogger J.P. Alexander disse...

Profunda reflexion. Te mando un beso.

29 de abril de 2023 às 23:09  
Blogger Majo Dutra disse...

Estou sempre a aprender e consequentemente a mudar...
A partir das publicações que leio, parto muitas vezes, para a investigação na net...
O teu texto de ajuda é excelente, oxalá as pessoas tivessem as mentes abertas à aprendizagem...
Sara Brightman é uma das pessoas que devia ser imutável ao tempo, a canção é uma bela lição...
Também a de Doris Day, aqui musicada por ARieu.
Tem uma semana e um Maio muito agradáveis e felizes.
O meu abraço de boa e sincera Amizade.
~~~~~~~~
Além de estar no 'A Vivenciar', poderás apreciar a minha arte poética (kkkk...) no blog da amiga Gracita...
https://sonhossepoesia.blogspot.com/
~~~~~~~~~~

1 de maio de 2023 às 15:53  
Blogger silvioafonso disse...

.


Enquanto um diz, abre aspas, Deus ajuda
a Quem Cedo Madruga,
fecha aspas, o outro
responde, abre aspas, Devagar Também É
Pressa,
fecha aspas. Por isso, meu caro
Árabe é que eu falo, abre aspas, Em Time
Que Está Ganhando Não Se Mexe,
fecha aspas,
e eu respondo, abre aspas, Mexe Sim, Meu
Amigo, Mas Mexe Com Sutileza,
fecha aspas.
Um abraço e palmas para o texto.

1 de maio de 2023 às 18:38  
Blogger Fá menor disse...

Texto muito bom com belo ensinamento! Muito grata por isso.
Beijos e tudo de bom!

1 de maio de 2023 às 19:24  
Blogger São disse...

Mais uma bela lição, Swami!


Grato abraço e feliz Maio

2 de maio de 2023 às 10:54  
Blogger Ailime disse...

Boa tarde meu Amigo e bom Árabe,
Um texto repleto de pérolas de sabedoria.
Nós não controlamos a nossa vida, por mais que o desejássemos.
Somos muito pequeninos para que tal aconteça. Só Deus tem controlo sobre nós.
Temos que estar sempre dispostos a mudar, porque a vida é feita de muitas mudanças e temos que estar preparados para elas.
Concordo que o medo e o orgulho são obstáculos ao nosso viver e há que saber aceitar naturalmente e com humildade os nossos desígnios.
Gostei imenso da música e do vídeo.
Sara Brightman sempre um gosto ouvir.
Beijinhos e continuação de boa semana e feliz Maio.
Ailime

2 de maio de 2023 às 12:19  
Blogger " R y k @ r d o " disse...

Um texto que deve ser lido e relido. Quem assim escreve mostra ser um escritor de elevado gabarito. O meu aplauso e elogio. As pessoas que se gabam e pensam que sabem tudo, sabem muito menos que aquele que parece não saber nada. Tema super interessante.

Grande abraço

2 de maio de 2023 às 14:44  
Blogger Lucinalva disse...

Olá Árabe
Linda reflexão, fazemos planos, porém a resposta certa sempre vem de Deus, como é importante sermos humildes, todos os dias aprendemos coisas novas, abraços.

2 de maio de 2023 às 17:50  
Blogger Vanda Nicole disse...

Um texto que vale apena ler. Venho do blogue da Mariete =)
Venha-me visitar ?
Bisus

Intimidades e desabafos

2 de maio de 2023 às 18:13  
Blogger Roselia Bezerra disse...

"De que vale o timoneiro em um barco sem leme, aos caprichos dos ventos?"

Olá, amigo Árabe!
Deus é meu timoneiro, sem Ele, nada tem sentido para mim.
Sabe, Árabe, tive bons professores, meus filhos, eles não me deixam dar uma de "eu sei tudo"... de autoritária, graças a Deus!
Como eles me ensinam, sobretudo a não controlar ninguém e nem me deixar controlar por absolutamente ninguém.
Faz tempo que aprendi a não querer ter razão e sim ser e fazer feliz.
Somos pequenos e pós...
Ouvir e ver com o coração é pura sabedoria milenar.
Deus nos dê o dom da humildade.
Tenha um maio abençoado!
Abraços fraternos

2 de maio de 2023 às 20:43  
Blogger CÉU disse...

Olá, amigo!

Nós não controlamos absolutamente nada, porque somos simples mortais.
Gostei da música e ainda mais do vídeo com tradução.
Abraço e bom mês de Maio.

3 de maio de 2023 às 18:32  
Blogger stella disse...

Estupensa comparación nos haces en este relato, y si bien no podemos cambiar el rumbo si que podemos aceptar los cambios de viento y que nos haga el menos daño posible, seguro que llegaremos a buen puerto si no abandonamos la esperanza y nos hacemos fuertes
Siempre es un placer leerte
Un abrazo

4 de maio de 2023 às 05:25  
Blogger Catiaho Reflexod'Alma disse...

Árabe,
Até outro dia ou quando eu era jovem eu tentava fazer as coisas
de modo que as pessoas
que amava ou respeitava
ficassem confortáveis.
Era um forma de controlar
as questões.
Um dia deparei com a verdade
de que ninguém ligava
percebia ou valorizava esse
cuidado que eu tinha.
E ainda por cima pesavam a mão
no que chamavam ser um tipo de
alerta, segundo eles : para
meu bem.
Quando me entendi madura
passei a ver a vida como seu
texto diz e passei a me priorizar
e a ver meu bem antes dos outros
ou do outro.
Chamam de amor próprio.
Tem me feito muito bem, confesso.
Obrigada pelo texto.
Bjins
CatiahoAlc.

4 de maio de 2023 às 06:35  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Mariete. E de acordo: acho, também, que esse parágrafo resume bem o texto. Meu abraço, bom fim de semana.

5 de maio de 2023 às 10:47  
Blogger O Árabe disse...

Única forma de, verdadeiramente, ouvir; não é, Chica? Abração, amiga, obrigado; bom fim de semana!

5 de maio de 2023 às 11:24  
Blogger O Árabe disse...

Já tive o prazer de visitar a Gracita e ler o teu belo texto, amiga! Aprender e mudar... este deveria ser o nosso principal objetivo, sempre. Bom que gostaste das músicas; os nossos gostos sempre coincidem, no campo da música! Obrigado, meu abraço; bom fim de semana.

5 de maio de 2023 às 11:27  
Blogger O Árabe disse...

Você é sempre original e criativo, mestre Sílvio; e escreve bem pra caramba! Com ou sem aspas. :) Meu abraço, obrigado; bom fim semana, amigo.

5 de maio de 2023 às 11:29  
Blogger O Árabe disse...

Grato a ti, Fa, pela gentileza e amizade. Meu abraço, bom fim de semana!

5 de maio de 2023 às 11:30  
Blogger O Árabe disse...

E a melhor coisa, São, é que aprendemos juntos! Meu abraço, amiga; bom fim de semana.

5 de maio de 2023 às 11:31  
Blogger O Árabe disse...

Como sempre, Ailime, um comentário sensato: "Temos que estar sempre dispostos a mudar, porque a vida é feita de muitas mudanças e temos que estar preparados para elas.". É bem por aí, amiga! Obrigado, meu abraço; bom fim de semana.

5 de maio de 2023 às 11:33  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Ryk@rdo; a admiração é mútua, tenho certeza que o sabes! Meu abraço, amigo; bom fim de semana.

5 de maio de 2023 às 11:34  
Blogger silvioafonso disse...

.



Mentira da Cátia, mentira. Ele continua
amando os outros muito mais que a si
própria e se ela mente, não é para se
mostrar melhor que ninguém, mas por bondade,
pois continua a mesma menina que até um dia
desses, como ela diz, tinha uma boneca no colo
e hoje, tempos depois, têm os filhos, quiçá os
netos, marido e cachorros, se é que não os têm.
Um beijo para ela, mentirosa de carteirinha e
para o dono da casa, meu amigo e querido
Árabe brasileiro.

5 de maio de 2023 às 11:35  
Blogger O Árabe disse...

Grato pela visita, Nicole; volte sempre, o oásis é nosso. Já retribuí a visita... e também vale a pena, com certeza! Meu abraço, bom fim de semana.

5 de maio de 2023 às 11:36  
Blogger O Árabe disse...

Inteiramente de acordo, Rosélia: "... tive bons professores, meus filhos, eles não me deixam dar uma de "eu sei tudo"... de autoritária, graças a Deus! Como eles me ensinam, sobretudo a não controlar ninguém e nem me deixar controlar por absolutamente ninguém.
Faz tempo que aprendi a não querer ter razão e sim ser e fazer feliz.". São coisas que o tempo e os filhos nos ensinam, não é? :) Meu abraço, amiga, obrigado; bom fim de semana!

5 de maio de 2023 às 11:40  
Blogger O Árabe disse...

Essa é a verdade mais simples, Céu; só o orgulho impede que a aceitemos. Obrigado, amiga, meu abraço; bom fim de semana, alegria em rever-te!

5 de maio de 2023 às 11:41  
Blogger O Árabe disse...

É bem isso que precisamos, Carmen: cuidar para que as mudanças dos ventos nos causem o menor dano possível; muito bem dito! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

5 de maio de 2023 às 11:43  
Blogger O Árabe disse...

Também aprendi isso, Catiaho; e mais: que, quando somos autênticos e priorizamos a nós mesmos, amamos mais e melhor aqueles que nos cercam! Obrigado, amiga; meu abraço, bom fim de semana.

5 de maio de 2023 às 11:46  
Blogger Roselia Bezerra disse...

Bom sábado de paz, amigo Árabe!
Você está aqui, com carinho fraterno:
https://flordocampo3.blogspot.com/2023/05/buque-de-flores.html
Tenha um abençoado final de semana!
Abraços fraternos de paz

6 de maio de 2023 às 12:06  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Rosélia; para mim, amiga, é uma honra. Já lá estive e e deixei um comentário. Parabéns, o post ficou muito bom! Meu abraço, boa semana.

8 de maio de 2023 às 12:26  
Blogger O Árabe disse...

Plenamente de acordo, mestre e amigo Sílvio; essa, também, é a imagem da tenho da Cátia. Mas sei que você a conhece bem melhor do que, graças a essa longa amizade! Meu abraço, boa semana.

8 de maio de 2023 às 13:18  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky