O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 21 de abril de 2023

EXTREMOS QUE SE COMPLETAM

 


Alguns dizem que a vida é como um palco. 

E, nele, cada um de nós tem um papel determinado, com início, meio e fim; como se não pudéssemos alterar os nossos destinos. Mas me recuso a crer nisto; acredito que para nós é diferente. 

Porque, para os personagens de estórias, o autor é como se fosse Deus. Ele cria os seus destinos; determina os acontecimentos – e mais - as suas reações, a cada fato que ocorre em suas “vidas”.

Entretanto, eu vos recordo: não é assim que ocorre com cada um de nós. Porque não determinamos o que nos acontecerá, no dia de amanhã. Mas podemos escolher como reagiremos.

Sim: sei que me repito. Mas o que vos quero mostrar é que o Coração do Universo não é apenas um Autor; é, antes, um Professor. Porque nos concede a dádiva de escolher a nossa reação.

E isto não acontece à toa, mas porque a nossa história ainda não está escrita; nós mesmos a escrevemos, em cada dia que se passa. E podemos escrever o final que daremos à nossa jornada.

Eis que me agarro a esta esperança, buscando uma razão de ser. Porque não entendo o sentido da Vida, se tudo se acaba em um dia. Se não entendemos a razão de cada um de nossos retornos.

É assim que é. Não há como perceber o contexto da Vida, se não entendermos que as folhas que caem no outono servem de adubo a outras folhas; que a onda morre na praia e faz nascer outra onda

Não há como entender a Vida, se não aceitarmos que ela se renova. Que as plantas renascem; que as flores e frutos nos encantam e alimentam cada dia. Que nada é eterno, mas tudo é perene.

Se não entendermos a ideia da morte, não teremos como aceitar a ideia da vida. Precisamos saber que não ficaremos aqui para sempre, mas continuaremos vivos nas sementes que plantarmos.

Hoje sinto, a afagar minha alma, amores que já se foram. E percebo que seguem presentes em minhas lembranças; nos momentos que passamos juntos. Sinto que continuam vivos, na saudade.

E espero que assim aconteça, quando eu me for. Pois não pretendo ser um exemplo a ser citado, mas alguém a ser lembrado. Exemplos são ideias que se foram; saudades são lembranças que ficam.

Não espero ter pessoas que se alternem a carregar o meu caixão, sentindo o peso em suas costas. Prefiro aquelas que se lembrarão de mim com leveza, nas ideias e nos sorrisos que trocamos um dia.

É difícil definir vida e morte; mais ainda, quando a fronteira a cada dia está mais próxima. Deixai-me dizer que um dia descobrireis que uma e outra não são os opostos que pensais, mas complementos.

Porque a Vida sempre segue em frente. 

Música:

http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/1_roger_willians_las_hojas_verdes_del_verano.mid

Link música

Link vídeo


29 Comentários:

Blogger chica disse...

Ap0lausindo daqui! Lindo e a vida segue de verdade, parece cada vez mais apressadinha... Que saibamos ouvir o coração do Universo e com ele aprender para bem seguir! abração, lindo fds! chica

22 de abril de 2023 às 07:12  
Blogger Fá menor disse...

Belíssima perspectiva!

Abraços e tudo de bom!

22 de abril de 2023 às 11:16  
Blogger J.P. Alexander disse...

Profunda reflexion te mando un beso.

22 de abril de 2023 às 23:07  
Blogger Mariete Salema disse...

Texto encantador de ler. O mundo é feito de contrastes, opiniões, iniciativas, trabalho, dedicação, AMOR, e muito mais, Conhecendo fiquei maravilhada e fã do seu blogue.
.
Abri um blogue de poesia. Gostava que o conhecesse, visitando. Obrigada.
-
ilusoesepoesiaadulta – (sem vernáculo)
.

24 de abril de 2023 às 10:23  
Blogger Mariete Salema disse...

A foto é deslumbrante

24 de abril de 2023 às 10:24  
Blogger A Casa Madeira disse...

Oi Árabe;
Como vão as coisas desse lado de cá? espero que bem;
Um texto maravilhoso...
Santo Agostinho em um dos seus poemas diz que a morte não existe
só passamos para o lado de lá; eu compartilho dessa ideia;
Acho que não estávamos acostumados a falar sobre morte até o covid;

Então... A casademadeira não é um local aberto a visitação é uma tiny house
com um pequeno jardim que considero simples em um local de campanha, onde a ideia
é compartilhar o "faça você mesmo" mas com certeza quando tu vieres ao RS podes nos visitar sim; Gosto de ressaltar que é um local simples mas amigos serão sempre bem vindos.
(vinho de colônia, pão e cuca, shimier sempre tem kkk)
Boa entrada de semana.
PAZ E BEM.
janicce.

24 de abril de 2023 às 11:39  
Blogger Roselia Bezerra disse...

"Prefiro aquelas que se lembrarão de mim com leveza, nas ideias e nos sorrisos que trocamos um dia."

Olá, amigo Árabe!
Chorar ou lamentar após morte não tem o mesmo valor para mim também.
Tudo deve ser feito em vida, vivido com intensidade e lembrado com todo nosso carinho, valorado.
A imagem é muito sugestiva, gostei.
Ouço sempre suas músicas, são muito boas.
Tenha uma nova semana abençoada!
Abraços fraternos de paz

24 de abril de 2023 às 18:23  
Blogger " R y k @ r d o " disse...

O texto é muito bom de ler. Sem dúvida uma bela prespetiva. Mas a imagem supera tudo. Tão simples e perfeita que emociona
Parabéns pela sensibilidade.
Cumprimentos poéticos

24 de abril de 2023 às 20:07  
Blogger Reflexos Espelhando Espalhando Amig disse...

Árabe,
Aprecio pra direção
que ele no condiz,
quase como uma dança.
Eu realmente não quero ser
lembrada só depois,
quero muito a valorização
no hoje quando posso sentir o abraço,
o afago e o afeto.
Quem quiser me amar que o faça
nesse tempo que chamamos de hoje e
agora.
Pode ser uma utopia,
mas é o que eu sinto e
peço.
Adorei refletir aqui.
Bjins de boa
nova semana
CatiahoAlc

24 de abril de 2023 às 20:15  
Blogger Ailime disse...

Bom dia meu Amigo e bom Árabe,
Que texto tão belo e profundo repleto de sabedoria.
Assim é a vida!
«Que nada é eterno, mas tudo é perene. Se não entendermos a ideia da morte, não teremos como aceitar a ideia da vida. Precisamos saber que não ficaremos aqui para sempre, mas continuaremos vivos nas sementes que plantarmos»!
É isso bom Amigo, como diz também que deixemos saudades e sejamos lembrados com leveza.
Este texto é muito profundo e me leva a pensar que a nossa vida na terra nos leva à eternidade!
Beijinhos e continuação de boa semana.
Ailime

25 de abril de 2023 às 10:11  
Blogger stella disse...

Árabe
Reflexión como siempre con sabor a enseñanza, estoy segura que nuestra actitud ante las circunstancias que nos presenta la vida, tiene mucho que decir en nuestra historia, yo tambien quiero ser recordada por mis actos, la huella que deje al partir..
La música que nos dejas...¡madre mia! la he oido cientos de veces, la pelicula tambien la he visto mas de una vez...
Un abrazo amigo

26 de abril de 2023 às 14:41  
Blogger AnaMar (pseudónimo) disse...

Excelente reflexão profunda sobre a vida e a morte, e como elas se entrelaçam para formar a experiência humana.

27 de abril de 2023 às 10:56  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Chica: parece que o tempo passa cada vez mais rápido, né? Sinal de que estamos vivendo bem, amiga! ;) Meu abraço, obrigado; bom fim de semana!

28 de abril de 2023 às 13:48  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Fa, pela amizade e gentileza de sempre! Meu abraço, amiga; bom fim de semana!

28 de abril de 2023 às 13:49  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, JP. Meu abraço, amiga; bom fim de semana!

28 de abril de 2023 às 13:49  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Mariete; será um prazer conhecer o seu blog; breve, lá estarei! Meu abraço, bom fim de semana; também adorei essa foto.

28 de abril de 2023 às 13:51  
Blogger O Árabe disse...

Grato pelo convite, Janicce; adorarei conhecer essa casa, que tanto já admiro por conta das fotos! Uma visita a Gramado está nos meus planos; se possível, irei aproveitar o vinho e a companhia. Quanto a vida e morte, compartilhamos a mesma ideia, acredite! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

28 de abril de 2023 às 13:54  
Blogger O Árabe disse...

Aplaudindo esta tua frase, Rosélia: "Tudo deve ser feito em vida, vivido com intensidade e lembrado com todo nosso carinho, valorado.". Também assim acredito, amiga! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

28 de abril de 2023 às 13:55  
Blogger O Árabe disse...

Também adorei a imagem, Ryk@rdo, e faço minhas as suas palavras: parabéns pela sensibilidade! Meu abraço, amigo, obrigado; bom fim de semana.

28 de abril de 2023 às 13:57  
Blogger O Árabe disse...

Longe de ser uma utopia, Catiaho; é o que mais necessitamos, para sermos felizes! Obrigado, amiga; meu abraço, bom fim de semana.

28 de abril de 2023 às 13:58  
Blogger O Árabe disse...

Também gosto de pensar assim, Ailime! De acreditar que a Eternidade nos pertence e o que chamamos de "vida" é apenas uma das nossas jornadas; passearemos sempre, pelos Jardins do Amanhã! Meu abraço, amiga; bom fim de semana, obrigado.

28 de abril de 2023 às 14:01  
Blogger O Árabe disse...

Com certeza, Carmen; passamos, sim, mas devemos procurar deixar sempre o melhor, nas nossas pegadas. Isto é o principal! Obrigado, meu abraço; bom fim de semana.

28 de abril de 2023 às 14:03  
Blogger O Árabe disse...

Sempre uma alegria a tua visita, AnaMar, e completamente de acordo: vida e morte se entrelaçam, para formar a experiência humana! Meu abraço, amiga, obrigado; bom fim de semana.

28 de abril de 2023 às 14:05  
Blogger São disse...

A nossa vida, na sua maior parte, é determinada pelo livre arbítrio que temos . Na restante é resultado do facto de vivermos com outros seres humanos.

Querido Amigo, grato abraço por mais um belo texto.

28 de abril de 2023 às 15:01  
Blogger O Árabe disse...

Essa é uma boa reflexão, São. Tudo que nos acontece, aconteceu; não o podemos mudar. Contudo, é de como reagirmos que dependerá o que vier a acontecer. Traçamos o futuro, a cada dia. Obrigado, amiga querida; meu abraço, bom fim de semana.

28 de abril de 2023 às 17:59  
Blogger silvioafonso disse...

.


Vi no seu texto várias nuances que me permitem comentar. Não sei se o mundo é palco ou se faz parte da plateia, mas que a vida, a minha, pelo menos, é um tablado, um palco ou picadeiro, como vc queira chamá-la, isso eu garanto que sim. Um espaço (palco) de muitos monólogos e não só seu, meu ou de alguém, como das outras 2 personagens que cada um assume quando se vê obrigado. Por exemplo. Quando estamos no banheiro fazendo o que não se faz na frente dos outros eu sou o silvioafonso e você é o Árabe que conhecemos, mas quando lutamos por alguma coisa, tipo, arrumar uma mulher melhor do que as que tivemos, a gente finge ser o que não é para impressioná-la, e por último, a gente é o que os outros acham da gente mediante o que demonstramos e o que dizem de nós.
Quanto ao desenvolvimento do texto, do seu texto, eu concordo, mesmo que a minha vaidade sofra ao dizer que vc conta história melhor do que eu.
Um abraço, obrigado pela amizade e tamojunto, sempre.

28 de abril de 2023 às 18:38  
Blogger Majo Dutra disse...

Penso que nem o livre arbítrio é autêntico, nem o determinismo...
Não podemos escolher nossas famílias, nem as nossas capacidades, nem o meio em que viemos ao mundo... Podemos dar a volta apenas em adultos, já bastante marcados...
É um bom texto de ajuda, principalmente no que se concerne á aceitação da morte... O ser humano adapta-se a tudo e com a idade aceita a morte, porém há crianças e jovens com doenças incuráveis...
Aplaudo as propostas musicais -- são ótimas e muito adequadas.
O meu abraço amigo. 🌿🌻
~~~~~~~~~~




1 de maio de 2023 às 17:13  
Blogger O Árabe disse...

Entendo seu raciocínio, mestre, mas preciso fazer uma ressalva: difícil alguém contar uma história melhor do que você! Eu, pelo menos, sou fã. ;) Meu abraço, obrigado; boa semana.

2 de maio de 2023 às 14:12  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Majo. E devo dizer que eu, também, acredito em meio-termo; não sou muito chegado aos extremos. ;) Meu abraço, amiga; boa semana, obrigado.

2 de maio de 2023 às 14:14  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky