O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 12 de maio de 2023

BALADA DA INTENSIDADE


O que importa não é a duração, nem a quantidade. Mas a intensidade.

Mais valem menos anos, bem vividos, do que uma vida longa e sem experiências memoráveis. Mais vale chorar de saudade, ao lembrar momentos doces, do que não os haver vivido.

Viver é sentir; sentir é viver. Tudo aquilo que não chegais a sentir, não vos atinge; nada chega a vós, senão através da alma, ainda que dor e satisfação possam vir através do corpo.

O que importa não é a quantidade de pessoas que amamos, mas o quanto amamos. Porque as relações vazias se perdem nas brumas do tempo, mas os amores persistem.

As tempestades mais breves, não raro, são as que deixam mais claras as suas marcas. E a verdadeira paz, ainda que vivida por momentos, é uma sensação que jamais se esquece.

Relanceai o pensamento sobre o vosso passado. E percebereis que a maioria do tempo que vivestes não mais está em vossas memórias. Guardais, porém, instantes inesquecíveis.

Momentos que, na ocasião, talvez não julgastes tão importantes. Entretanto, nos quais vivestes com intensidade a vossa felicidade ou a vossa mágoa; e, por isto, se eternizaram em vós.

Tudo passa, para o corpo; é a alma que vive para sempre. Por isto, é no verdadeiro Eu que guardais o que realmente importa para vós. E nada pode ser mais importante que a Vida.

Aprendei esta verdade, pois ela vos poupará de sofrimentos inúteis. Em vez de tanto vos angustiardes pelas coisas do mundo, buscai sentir mais intensamente as emoções da alma.

Pois este é o caminho para serdes felizes; e alcançardes o aprendizado. Daqui nada levareis, senão o que puder carregar o vosso verdadeiro Eu; assim, ireis fazer a vossa bagagem.

Assim compondes a mochila que levareis aos ombros, na próxima jornada. Pois as vossas recordações e o vosso aprendizado se juntarão àqueles que vêm de viagens já passadas.

E, ainda que não vos seja dado lembrar outras jornadas, é o conhecimento acumulado que influenciará a vossa atitude e o vosso jeito de ser, de cada vez que andardes sobre a Terra.            

Lembrai-vos, portanto, de que aqui não estais para acumular riquezas ou amores; ou para buscar a satisfação ou as alegrias do corpo. Mas para viver a Vida, em sua intensidade.

Pois de nada mais pode necessitar o vosso verdadeiro Eu. São as emoções que o fazem mais forte e o conduzem de volta à fonte da Vida, de onde emana a essência de todos nós.

O Coração do Universo.

Música:

http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/1_eduardo_lages_emocoes.mid

Link música

Link vídeo. Recorrente, eu sei. Mas amo essa música! 

 FELIZ DIA DAS MÃES!  

21 Comentários:

Anonymous Citu disse...

Profunda reflexion te mando un beso. https://enamoradadelasletras.blogspot.com/

12 de maio de 2023 às 22:35  
Blogger chica disse...

Sempre lindos lembretes de vida e parendizados,Árabe!
Cada dia deve ser VIVIDO realmente e não apenas deixando o tempo passar. Adorei! abração, lindo fds! chica

13 de maio de 2023 às 07:01  
Blogger Isis Gracielli - Heranças de Amor disse...

Graças a Deus, Árabe, o texto se refere ao bem estar pessoal, a estar realizado e viver intensamente! E isso, não significa ter dinheiro, ou fazer viagens, mas viver intensamente, o possível e está a seu alcance. Afinal, o que interessa a Deus, não é quem tem mais, mas quem aprende a viver e sabe viver com o que tem; agradecer e amar.
A vida nos dá um desafio diário e saber resolvê-lo nos fortalece e não saber, nos faz um desafio para que alcancemos a sabedoria necessária a vida. Somos apenas passageiros do destino e estamos todos numa escola, para evoluir.
Gratidão por nos fazer pensar.

13 de maio de 2023 às 08:50  
Blogger Roselia Bezerra disse...

Olá, amigo Árabe!
Estou vendo um musical da Rita Lee, prestando atenção em certas letras que dizem verdades e que foram tão rechaçadas de início e venho ler aqui e encontrar mais substância como nos convém.
"Mais vale chorar de saudade, ao lembrar momentos doces, do que não os haver vivido."
Foi um dos posts mais lindos que já li por aqui.
Os anos pouco contarão, se foram vividos sem emoção intensa.
Também só se chora de saudade por algo ou alguém que tatuou nossa alma.
O começo do seu post já me instigou a leitura. A intensidade é urgente e, concomitantemente, natural e espontânea. Depende do tanto que se ama... Flui naturalmente.
Gostei do início ao fim da abordagem do tema da vez.
Tenha dias abençoados!
Abraços fraternos

13 de maio de 2023 às 23:32  
Blogger São disse...

Concordo em parte com a importância dada à qualidade do tempo que se vive, mas tem que existir continuidade...caso contrário , as coisas não resultam muito bem.

Refiro-me especialmente à relação entre a criança e as figuras parentais.

Beijinho, Swami, boa semana

15 de maio de 2023 às 18:07  
Blogger Lucinalva disse...

Bom dia, Árabe
Que linda postagem. Que possamos viver intensamente, tudo nesta vida passa... mas o amor de Deus permanece para sempre e Ele nos ensina a amar o próximo verdadeiramente. Um forte abraço.

16 de maio de 2023 às 08:21  
Blogger Ailime disse...

Boa tarde meu Amigo e bom Árabe,
Um texto repleto de pérolas de conhecimento que resumo aqui neste belo trecho: «Tudo passa, para o corpo; é a alma que vive para sempre. Por isto, é no verdadeiro Eu que guardais o que realmente importa para vós. E nada pode ser mais importante que a Vida».
Absolutamente, meu amigo, é tantas vezes nas coisas mais simples da Vida que encontramos a beleza dos sentimentos e das coisas do mundo que guardamos na nossa alma.
Viver não são só os momentos físicos, efémeros, mas essencialmente os que ficam gravados na nossa alma.
Emoções e My way sempre um gosto ouvir. São lindas!
Desejo-lhe continuação de boa semana.
Beijinhos,
Ailime

16 de maio de 2023 às 13:43  
Blogger Fá menor disse...

Mais um belo texto cheio de imensa sabedoria.
Muito grata!

Abraço e boa semana!

16 de maio de 2023 às 13:46  
Blogger Margarida Pires disse...

Eu desta vida somente quero levar sabedoria, para poder partilhá - la com os povos das estrelas!
Um doce sorriso repleto de estrelas!
😍💔😍Megy Maia

19 de maio de 2023 às 09:00  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, JP. Meu abraço, amiga; bom fim de semana.

19 de maio de 2023 às 13:08  
Blogger O Árabe disse...

Com certeza, Mariete: é bem mais fácil falar do que fazer; mas vamos avançando, cada dia um pouco. A mesma coisa acontece com os sonhos: é preciso trabalhar, para realizá-los; mas eles são o princípio de tudo! Devagar, chegaremos lá. :) Obrigado, amiga; meu abraço, bom fim de semana!

19 de maio de 2023 às 13:12  
Blogger O Árabe disse...

Bem como você disse, Chica: cada dia que não VIVEMOS é desperdiçado; e, depois, não poderemos lamentar esse desperdício! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

19 de maio de 2023 às 13:58  
Blogger O Árabe disse...

Concordo inteiramente com você, Luz: "Somos apenas passageiros do destino e estamos todos numa escola, para evoluir.". É bem por aí; façamos a nossa parte! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

19 de maio de 2023 às 13:59  
Blogger O Árabe disse...

Belo comentário, Rosélia! Felizes somos aqueles que vivemos doces momentos, e guardamos lindas recordações! Obrigado, amiga; meu abraço, bom fim de semana!

19 de maio de 2023 às 14:01  
Blogger O Árabe disse...

Sob esse aspecto, São, concordo com você. E como são importantes, para nossas vidas, essas figuras! Meu abraço, amiga; bom fim de semana, obrigado!

19 de maio de 2023 às 14:03  
Blogger O Árabe disse...

Que jamais esqueçamos essa verdade, Lucinalva: amar ao próximo faz parte de amar a Deus! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

19 de maio de 2023 às 14:05  
Blogger O Árabe disse...

Como sempre, Ailime, encontras frases que me fazem pensar: "Viver não são só os momentos físicos, efémeros, mas essencialmente os que ficam gravados na nossa alma.". Esta, amiga, é a pura verdade! Bom saber que gostaste das músicas; meu abraço, bom fim de semana.

19 de maio de 2023 às 14:06  
Blogger O Árabe disse...

Grato sou eu, Fa, por toda essa amizade e gentileza! Meu abraço, bom fim de semana.

19 de maio de 2023 às 14:07  
Blogger O Árabe disse...

Eu também, Megy. Acredita: eu também! ;) Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

19 de maio de 2023 às 14:08  
Blogger stella disse...

Una nueva enseñanza para ir acumulando riqueza en sabiduria y aprendizaje para caminar siempre en busca de la felicidad ansiada
Es hermoso leerte amigo Árabe, un abrazo agradecido

21 de maio de 2023 às 12:00  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Carmen, pelas gentis palavras! Meu abraço, amiga; boa semana!

22 de maio de 2023 às 11:06  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky