O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 9 de junho de 2023

GRATIDÃO

 


Sou grato, a cada um de vós.

A todos que se reúnem em nosso oásis, e a todos que aqui já estiveram, para compartilhar experiências e trocar ideias. É a vossa presença que o mantém vivo, sempre verde e pujante.

Pois outra não é a função de um oásis, senão lembrar que flores e frescor podem existir, em meio a um deserto. Porque a água e as frutas são como dádivas, reanimando o viajante cansado.

E, de cada vez que nos reunimos e dividimos aquilo que sabemos, aprendemos algo de novo. Porque, como a chuva fertiliza o solo,  as palavras fazem nascer novas ideias em nossa mente.

Ninguém existe que não aprenda mais um pouco, de cada vez que se dispõe a ensinar. As palavras que espalhamos ao nosso redor voltam a nossos ouvidos e visitam também nosso coração.

Refleti; e vereis que esta é uma verdade. Muitas foram as vezes em que as vossas próprias palavras mudaram os vossos rumos; e vos fizeram descobrir caminhos que não havíeis visto.

Sou grato por tudo que me ensinastes. De cada vez que vos visitei, em vossas moradas, me recebestes com carinho; e as palavras que me dissestes fizeram nascer em mim novas ideias.

E, em cada vez que aqui viestes, os vossos comentários alegraram a minha alma; e lançaram uma nova luz sobre as ideias que vos havia exposto. É preciso ouvir os amigos, não só falar-lhes.

Acredito que, ao longo destes anos, crescemos juntos. E ainda cresceremos, expondo as nossas dúvidas e questionando as nossas certezas; porque de cada pergunta vem uma resposta.

E ninguém aprende, sem a coragem de fazer as suas perguntas e encarar as suas respostas. Como a planta brota do solo e da semente, o Conhecimento vem da ignorância e do desejo de saber.

Eu vos agradeço, portanto. Porque sou somente um lavrador, que lançou uma simples semente; e ela não teria florescido, sem os vossos cuidados. Sois o solo generoso, a chuva e o sol.

Certo é que nunca sabemos o que nos espera, no futuro; e jamais pretendi que tanto tempo durasse o nosso oásis. Apenas comecei a falar-vos, como uma forma de falar também a mim mesmo.

E até hoje, assim o faço. Não vos enganeis, quando vos falo em “vós”; eis que me incluo no que vos digo, porque nenhuma diferença existe entre nós. Nunca abriguei a presunção de ensinar-vos.

Gosto de pensar que aprendemos juntos. E por isso agradeço a todos que me ajudam ou ajudaram, nesta jornada. Minha gratidão, a todos com quem alguma vez dividi a fogueira e as ideias.

Sigamos em frente, enquanto nos permitir o Coração do Universo.

Música:

http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/canto_gregoriano_all_by_myself (1).mid

Link música

Link vídeo

Em 13/06/2007, comecei este blog. Obrigado!  

28 Comentários:

Blogger J.P. Alexander disse...

Profunda reflexion uno siempre debe ser grato con dios y con los demás seres que nos rodean. Te mando un beso.

9 de junho de 2023 às 22:18  
Blogger stella disse...

Estás agradecido y estamos muy agradecidos por compartir, crecer, y no solo oirte sino hacer que la semilla crezca en cada palabra, que nos cambie todo lo que tengamos que cambiar y hagamos de nuestra vida buena semilla para todos
Gracias a ti amigo Árabe por cada entrada que cnos compartes dejando paz..
Un abrazo

10 de junho de 2023 às 05:45  
Blogger chica disse...

Mais uma vez arrasas nas palavras,Àrabe! E desses 13 anos de blog, tenho a alegria de ter estado aqui há muitos e muitos deles,sempre aprendendo, me deliciando com textos e verdades! Que venham mais e mais anos pra comemorar por aqui! Parabéns pelos 13! abração, tudo de bom,chica

10 de junho de 2023 às 06:25  
Blogger Mariete Salema disse...

Texto assacador no mais belo e exemplar sentido. Sem dúvida que nunca ninguém sabe tudo. Só Deus sabe tudo. Aprendemos sempre alguma coisa uns com os outros. Como a ignorância, a sabedoria nunca acaba. E é por sermos "ignorantes" em muitas matérias que estamos sempre a aprender. Sim, é um facto que, aqui neste blogue fantástico, aprende-se sempre alguma coisa. Deixo o meu apreço e elogio.
*
Fim de semana com Saúde, Paz e Amor.
*/*
Poema:- Sonho Sensual
*/*

10 de junho de 2023 às 07:46  
Blogger Fá menor disse...

Muitos parabéns e gratidão por tanto que nos tens ofertado com as tuas palavras cheias de significado e vida.
Pois é certo que, ao levar-nos à reflexão, também depois as nossas "próprias palavras mudam os nossos rumos". Muito gratapor tanto!

Abraços e boa continuação, sempre!

10 de junho de 2023 às 13:36  
Blogger Reflexos Espelhando Espalhando Amig disse...

Querido amigo Árabe,
Tudo nessa vida é Conquista.
ou infinitamente grata por tudo
que aqui leio, reflito, assimilo e
passo adiante.
Quero confessar que por muitos
bons anos li e comentei aqui, almejando
muito receber sua visita nos lugares onde
humildemente escrevo. Como raramente
desisto de meus objetivos, não desisti
ano após ano. Até que um dia ao abrir
a pg do Espelhando lá estava Você se
expressando a respeito do lido.
Muito contente aqui estamos nós trocando mais
que palavras, já que foi através
de seu espaço e seus textos
que um elo se refez e se fortaleceu,
sem contar na alegria do reencontro
que por aqui também aconteceu, creia.
Oasis sim como o Espelhando é Cidade Refúgio.
Gratidão tenho eu e seus
leitores por sua sábia companhia.
Bjins de bom domingo.
CatiahoAlc.

10 de junho de 2023 às 22:29  
Blogger Roselia Bezerra disse...

"... não é a função de um oásis, senão lembrar que flores e frescor podem existir, em meio a um deserto. Porque a água e as frutas são como dádivas, reanimando o viajante cansado."

Olá, amigo Árabe!
Gosto de passar assim em cada blog que leio, como buscando água fresca e só voou onde a encontro.
A vida por si já nos deixa exaustos, para que buscar mais deserto e aridez? A troco de quê?
Gratidão por nos ser oásis em palavras e refazer nossos passos de andarilhos, às apalpadelas, em busca da paz e do bem.
Tenha dias abençoados na nova semana!
Abraços fraternos

12 de junho de 2023 às 12:31  
Blogger Lucinalva disse...

Olá, Árabe
Parabéns pelos 13 anos de blog, lugar encantador, aqui aprendemos muito, a blogosfera nos une, obrigada pelos comentários, gosto muito da sua visita, um forte abraço.

12 de junho de 2023 às 18:17  
Blogger " R y k @ r d o " disse...

Aprendemos todos uns com os outros. É à lei da vida. Mais um texto deslumbrante de ler. Feliz semana

13 de junho de 2023 às 03:19  
Blogger J. S. Vila disse...

Has escrito un bonito y correcto planteamiento de vida. Y de acuerdo con ello diré que ser positivo es una de las mejores cosas que una persona puede tener en la vida tanto para sí mismo como para los demás. Gracias por inspirarme este recuerdo mediante tu artículo.

13 de junho de 2023 às 11:15  
Blogger Ailime disse...

Boa tarde meu Amigo e bom Árabe,
Os meus Parabéns pelo Aniversário deste oásis maravilhoso, no qual tenho bebido das suas águas refrescantes tantos ensinamentos, que me têm sido tão úteis desde que comecei a lê-lo, talvez desde 2012, quando me aposentei.
Estou-lhe muito grata por tudo o que me tem transmitido e da forma tão sublime como o faz.
Por vezes parece que está escrevendo para mim palavras e conceitos que me fazem pensar e refletir no momento.
Bem-haja!
Que possamos ir trocando aqui nossas ideias por muitos e bons anos, os que Coração do Universo achar por bem.
Adorei a música tão a meu gosto, assim como recordar a canção linda de Roberto Carlos.
Beijinhos e continuação de uma boa semana.
Ailime

13 de junho de 2023 às 13:42  
Blogger Majo Dutra disse...

É realmente uma mensagem belíssima, com elevado sentido ético, no respeito pela prática de valores nobres...
Pela parte que me toca, adoro ensinar, mas também adoro aprender e aprecio muito a permuta de conhecimentos. Quantas vezes, tenho de me informar sobre um assunto, para poder comentar uma postagem! Não sou capaz de escrever qualquer baboseira, apenas para fins estatísticos, somas que não me interessam.

Amigo, os meus parabéns pelo aniversário do teu blogue. Já está um homenzinho!...
Tu agradeces a minha atenção, eu agradeço a tua paciência em me aturar, a tua perseverança, delicadeza, apoio e incentivo. Também a leitura de textos de rara beleza e significado.
Então, que estejamos juntos por muitos e felizes aniversários.

As músicas e a canção belas e emocionantes.
Um grande abraço, estimado amigo.
~~~~~~~~~~~~~

15 de junho de 2023 às 12:14  
Blogger CÉU disse...

Olá, amigo Árabe!
Parabéns pelo aniversário do blog e que venham muitos mais anos.
Tenho certeza que tem mais de um milhão de amigos, como canta Roberto Carlos.
Abraço cordial.

15 de junho de 2023 às 16:47  
Blogger Isis Gracielli - Heranças de Amor disse...

Parabéns, Árabe! Que possamos desfrutar da sombra dessa árvore, por muito tempo. Obrigada

16 de junho de 2023 às 12:07  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, JP: a gratidão é importante e faz bem para nossa alma! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

16 de junho de 2023 às 13:26  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado a você, Carmen, pela gentileza e amizade constantes; é assim que vocês nos incentivam a prosseguir a caminhada! Meu abraço, bom fim de semana.

16 de junho de 2023 às 13:28  
Blogger O Árabe disse...

Assim é, Chica; já um bom tempo dura a nossa amizade. Que continue, por muitos e muitos anos! Meu abraço, amiga, obrigado; bom fim de semana!

16 de junho de 2023 às 13:29  
Blogger O Árabe disse...

Devemos ter sempre presente o que disseste, Mariete: "Como a ignorância, a sabedoria nunca acaba. E é por sermos "ignorantes" em muitas matérias que estamos sempre a aprender.". É importante que nos convençamos dessa verdade, amiga! Obrigado, meu abraço; bom fim de semana.

16 de junho de 2023 às 13:31  
Blogger O Árabe disse...

Esta é uma das razões pelas quais gosto da nossa reflexão conjunta, Fa: "... as nossas próprias palavras mudam os nossos rumos". Obrigado, amiga; meu abraço, bom fim de semana!

16 de junho de 2023 às 13:33  
Blogger O Árabe disse...

Honrado por suas palavras, Catiaho; e grato pela companhia constante. Grato, também, pelos seus escritos, que muitas vezes me trazem novas ideias! Meu abraço, que sempre possamos contar com você no oásis; por minha parte, pretendo continuar "espelhando", por muito tempo! :) Bom fim de semana, amiga!

16 de junho de 2023 às 13:38  
Blogger O Árabe disse...

Grato sou eu, Rosélia, por tão carinhosas palavras: "A vida por si já nos deixa exaustos, para que buscar mais deserto e aridez? A troco de quê?
Gratidão por nos ser oásis em palavras e refazer nossos passos de andarilhos, às apalpadelas, em busca da paz e do bem.".
Você é, realmente, uma grande poetisa e uma bela alma, amiga! Obrigado por isso. Meu abraço, bom fim de semana.

16 de junho de 2023 às 13:40  
Blogger O Árabe disse...

Na verdade, Lucinalva, são 16; a Chica se enganou nas contas. Mas não conta pra ela, não, viu? ;) Quem não se engana, uma vez ou outra? ;) Não agradeça pelos comentários; gosto do que você escreve! Obrigado, meu abraço; bom fim de semana.

16 de junho de 2023 às 13:44  
Blogger O Árabe disse...

Bem como dizes, Ryk@rdo: aprendemos uns com os outros. Obrigado por tua companhia e por tudo que me transmitem os teus poemas! Meu abraço, amigo; bom fim de semana.

16 de junho de 2023 às 13:46  
Blogger O Árabe disse...

Fico feliz com a sua visita, J,S.; e ainda mais feliz, por ter contribuído para trazer uma boa lembrança! Volte sempre, o oásis é nosso. Meu abraço, obrigado; bom resto de semana.

16 de junho de 2023 às 13:48  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Ailime: há muito tempo, desfrutamos a alegria mútua de nossa companhia e da leitura de nossos escritos! Faço minhas, portanto, as tuas palavras: "Que possamos ir trocando aqui nossas ideias por muitos e bons anos, os que Coração do Universo achar por bem."; que assim seja, querida amiga! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

16 de junho de 2023 às 13:52  
Blogger O Árabe disse...

Um homenzinho, sim, Majo; graças à vossa companhia amiga e atenciosa. Agradeço-te, também, amiga, pela leitura dos teus posts, sempre agradáveis; muitas vezes acrescentam-me ideias que, não raro, transformo em novos textos. Grato, também, por isto! Meu abraço, bom fim de semana.

16 de junho de 2023 às 13:57  
Blogger O Árabe disse...

Sempre uma alegria a tua presença, Céu; ainda mais, quando comemoramos o nosso aniversário! Não creio que tenha um milhão de amigos, mas contento-me em ter a companhia de pessoas selecionadas pelo caráter e pela sensibilidade, assim como és! Meu abraço, amiga, obrigado; bom fim de semana!

16 de junho de 2023 às 14:00  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Luz; que assim seja, e continuemos refletindo juntos! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

16 de junho de 2023 às 14:02  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky