O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 13 de outubro de 2023

OS LÍRIOS DO CAMPO

 


Duas maneiras existem de viver.

Uma é com leveza, vendo a cada momento novas oportunidades de ser feliz e encontrando realizações a cada passo. A outra é enxergando dificuldades; colecionando aborrecimentos e preocupações.

Cabe-nos, apenas, escolher uma das duas. E é esta escolha que determinará o ritmo de nossa vida; o que faremos no mundo e a imagem que deixaremos, quando dele nos formos até a próxima jornada.

Muitas vezes, vos tenho falado sobre esta escolha. E falarei, enquanto me quiserdes ouvir; porque isto é tudo que aprendi e o que vos tenho a ensinar: cada um determina o seu curso, conforme vê a Vida.

É certo que não podemos controlar o destino, nem evitar as surpresas que ele nos traz, boas ou ruins. Mas nos cabe o manejar das velas e do leme; escolhemos a rota, apesar dos ventos que sopram ao redor.

E a maior de todas as verdades é que não devemos esperar a felicidade depois da vida; precisamos dela, enquanto vivemos. Pois a felicidade não está no ponto de chegada, mas sim na viagem em si mesma.

Aquele que espera ter a felicidade como recompensa, ao final da Grande Viagem, é como o insensato que vende fiado o que possui e entrega tudo de que poderia ter desfrutado, por uma promessa vazia.

Porque – e este é o ponto – nenhum homem existe, que saiba quando chegará a sua hora de partir. E, se assim é, dizei-me: como todos escolheríamos passar nosso último momento; acabrunhados ou felizes?

Por isto, vos repito sempre: não aguardeis pelo dia que virá, para serdes felizes; ele pode nunca chegar. Buscai, portanto, ser felizes agora; este é o momento exato para sorrir e cantar, com alegria e esperança.

Não espereis o amanhã, que talvez não chegue; tudo que precisais é estar prontos, para quando ele chegar. Prontos para transformá-lo em outro hoje, no qual devereis também cuidar de serdes felizes e gratos.

Porque estes precisam ser os focos da nossa vida: a felicidade de sermos gratos, e a gratidão por sermos felizes. Estes devem ser os nossos primeiros e últimos pensamentos, em cada um dos nossos dias.

Sejamos gratos; e seremos felizes. E, se somos felizes, não há porque não sermos gratos. Cuidemos, apenas, de não nos perdermos nos nossos medos, nas nossas inseguranças e nas nossas carências.

Não nos preocupemos em ser felizes; e o seremos. Não temamos as privações e trabalharemos com afinco e alegria, para não passar por elas. Não abriguemos o medo da morte; e ela deixará de existir para nós.

Este – eu também vos tenho dito – talvez seja o segredo da vida: não calcular, não exigir, não recear. Aprender com os lírios do campo; ver como florescem e são lindos, apenas por aceitarem a própria existência.

Talvez o segredo seja somente viver.

Música:

http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/richardclayderman_nocturne.mid

Link música

Link vídeo

22 Comentários:

Anonymous Citu disse...

Teines razón uno debe ser feliz con lo que es. Te mando un beso.

13 de outubro de 2023 às 23:34  
Blogger chica disse...

Sempre lindas e verdadeiras tuas palavras! Tentemos ser gratos e viver com esperanças e curtir cada alegria que nos chega! De pedacinho em pedacinho chegaremos lá!

abração praiano, chica

14 de outubro de 2023 às 05:36  
Blogger Roselia Bezerra disse...

Boa tardinha de Paz, amigo Árabe!
Um belo dia aprendi que minha consigna é O Senhor é o meu Pastor e anda me faltará, assim tenho vivido...
Quando parece que tudo me falta, lá vem a Providência com abundante momento de felicidade e de pequena em pequena felicidade, vou vivendo.
No mais, o aguardo do inesperado seja de felicidade por gratidão a Deus que nos cuida como se fôssemos únicos no mundo.
Tenha dias abençoados na nova semana!
Abraços fraternos

16 de outubro de 2023 às 17:17  
Blogger Lucinalva disse...

Boa noite, Árabe
Linda postagem, é gratificante viver com leveza, tendo um coração grato, Deus cuida de nós em cada detalhe, um forte abraço.

16 de outubro de 2023 às 18:47  
Blogger Isis Gracielli - Heranças de Amor disse...

Belas palavras, amigo!
Somos viajouros do tempo. Não escolhemos o caminho nessa vida, mas aqui chegamos com ele traçado. Temos por missão, cumprir o percurso, tentando melhorar o aprendizado, atravessando mares e rios, percalços e carmas, sorrindo e chorando.
As pessoas que passam em nossas vidas, não são acasos, mas assim estava escrito. Se em algum percurso encontramos espinhos, assim teria que ser. Felizes são aqueles que conseguem passar e sentar a beira do caminho para tira-los dos pés. Sem praguejar, sem se revoltar e ainda agradecer a Deus, pela oportunidade.
São as reflexões que nos levam ao crescimento.

16 de outubro de 2023 às 19:27  
Blogger Ailime disse...

Bom dia meu amigo e bom Árabe,
Mais um post repleto de conhecimento.
O medo e as inseguranças são na verdade grandes entraves para que possamos desfrutar bem nossos dias.
O ideal é mesmo não pensar muito e olhar em nosso redor e observar quanta beleza e coisas lindas nos rodeiam e o quanto devemos estar gratos por tudo.
Vamos vivendo cada dia apreciando o que de melhor a vida tem e, tantas vezes, são as coisas mais simples que nos proporcionam alegria e felicidade.
Obrigada Amigo, por este post que muito adorei ler e refletir.
Lindos o video e a música.
Tenha continuação de boa semana.
Beijinhos,
Ailime

17 de outubro de 2023 às 10:13  
Blogger São disse...

Seria tão bom se pudéssemos ser como os lírios do campo , isto é, existir e nada mais....


Querido Amigo, forte abraço

17 de outubro de 2023 às 12:00  
Blogger silvioafonso disse...

Olha o meu braço, oh! Todo arrepiado.
Professor, o senhor é o dono da palavra,
parabéns. (um dia quero ser como você)kkkk
(Se Israel te chamar, não vá! Muito menos
se for o Hamas
).
Conselho de amigo, viu!

18 de outubro de 2023 às 11:40  
Blogger Fá menor disse...

Somos destinados à felicidade, hoje e sempre.
Mas não busquemos falsas felicidadezinhas.
Sim, amar e ser grato é a melhor maneira de alcançar a felicidade.
Tenhamos presente as Bem-Aventuranças do sermão da Montanha e não tenhamos medos de seguir em frente.
E é tão linda a passagem da Bíblia sobre os lírios do campo!...
Leveza de vida! Felicidade pura!

Grata pela reflexão proporcionada.
Abraços.

19 de outubro de 2023 às 13:37  
Blogger O Árabe disse...

Grato, JP. E acho que você tem razão: precisamos nos aceitar e sermos felizes com o nosso verdadeiro Eu. Meu abraço, amiga, obrigado; bom final de semana.

20 de outubro de 2023 às 13:50  
Blogger O Árabe disse...

Essa é exatamente a ideia, Chica: viver bem, um dia de cada vez. Assim, viveremos bem a vida inteira. ;) Meu abraço, obrigado; que a praia continue maravilhosa, amiga! Bom fim de semana.

20 de outubro de 2023 às 13:52  
Blogger O Árabe disse...

É algo que também já observei, Rosélia: a Providência nunca nos falta, e as pequenas alegrias nos ajudam a viver. Em suma, a Vida é maravilhosa! Meu abraço, amiga, bom fim de semana; obrigado.

20 de outubro de 2023 às 13:55  
Blogger O Árabe disse...

Faço minhas as suas palavras, Lucinalva: "... é gratificante viver com leveza, tendo um coração grato"; é bem por aí, amiga! Meu abraço, bom fim de semana, obrigado.

20 de outubro de 2023 às 13:57  
Blogger O Árabe disse...

Gostei muito deste trecho, Ísis: "Felizes são aqueles que conseguem passar e sentar a beira do caminho para tira-los dos pés. Sem praguejar, sem se revoltar e ainda agradecer a Deus, pela oportunidade.". É um aprendizado difícil, mas compensador! Obrigado, meu abraço; bom fim de semana.

20 de outubro de 2023 às 14:00  
Blogger O Árabe disse...

Acho que é exatamente assim, Ailime: "O ideal é mesmo não pensar muito e olhar em nosso redor e observar quanta beleza e coisas lindas nos rodeiam e o quanto devemos estar gratos por tudo.
Vamos vivendo cada dia apreciando o que de melhor a vida tem e, tantas vezes, são as coisas mais simples que nos proporcionam alegria e felicidade.". Parece tão simples, não é? Mas como demoramos para aprender isso! Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

20 de outubro de 2023 às 14:02  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, São. E este, talvez, seja o grande segredo da Vida! Obrigado, amiga, meu abraço; bom fim de semana!

20 de outubro de 2023 às 14:03  
Blogger O Árabe disse...

Primeira vez que faço arrepiar braço de homem, mestre Sílvio; mas, no caso, é uma honra! :) Deus me livre do Hamas; sou alguém que apenas ama! Obrigado, meu amigo; bom fim de semana, grande abraço!

20 de outubro de 2023 às 14:06  
Blogger O Árabe disse...

Concordamos, Fa, é linda, sim a passagem sobre os lírios do campo! E, como dizes, "... amar e ser grato é a melhor maneira de alcançar a felicidade.". Com certeza! Meu abraço, amiga; bom fim de semana, obrigado.

20 de outubro de 2023 às 14:08  
Blogger Alice Alquimia disse...

Gostei muito de ler e aprender
aqui com seu texto. Bjus

31 de outubro de 2023 às 07:55  
Blogger A Casa Madeira disse...

Gostei da citação dos lírios do campo.
Isso é uma coisa que me chama a atenção o "existir" e ponto.

31 de outubro de 2023 às 13:04  
Blogger O Árabe disse...

Sempre um prazer a sua presença, Alice; aprendemos juntos, pode crer! :) Meu abraço, bom resto de semana.

1 de novembro de 2023 às 10:24  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Janicce. E, se formos realmente sábios, deve ser tudo a chamar nossa atenção, não é? Bem como fazes com os teus jardins! :) Meu abraço, obrigado; bom resto de semana, amiga.

1 de novembro de 2023 às 10:25  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky