O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 1 de setembro de 2023

O TEMPO E A VIDA

 


O tempo passa rápido.

E, embora as marcas que deixa sejam mais visíveis em vossos corpos, é em vossas almas que estão as mais profundas. Que existirão, enquanto caminhardes pelos Jardins da Eternidade.

Não estais subordinados ao tempo, mas não podeis impedi-lo de passar. E, se assim é, nada podeis fazer quanto ao corpo. Podeis, entretanto, tornar o tempo um valioso aliado de vossas almas.

Aprendei a usar o tempo em vosso favor. Lembrai-vos, sempre, que a vida é curta; e vivereis mais intensamente cada momento. Ligareis mais aos vossos instantes felizes do que aos tristes.

Pois jamais sabereis quando haverá de findar a vossa jornada. E desperdiçais grande parte do tempo que vos cabe, em zangas ou amarguras; entregai-vos mais às lágrimas, que aos sorrisos.  

Esqueceis que os sorrisos vos fazem muito bem, enquanto o choro vos magoa. Esqueceis que o perdão vos reúne novamente, enquanto o rancor vos mantém magoados, distantes e solitários.

Deixai-vos arrebatar pelas preocupações e pela frustração, quando podeis acreditar e trabalhar, para realizar os vossos desejos. E, se assim fizerdes, mais facilmente podereis alcançá-los.

E, ainda que não os alcanceis, sereis felizes enquanto durar a vossa procura e nela acreditardes. Porque o que existe, para cada homem, é o que ele acredita; sois os mestres da imaginação.

Tentais, talvez, esquecer que um dia vos ireis.  E por isso consagrai as vossas forças à procura de coisas que aqui deixareis; como se delas necessitásseis e as pudésseis ter para sempre.

Dia após dia, deixai-vos levar por essas ilusões. E as buscais cada vez mais intensamente; como se assim conseguísseis esquecer que um dia chegará, para vós, a partida. Vosso último dia.

Mas ele virá. Porque, embora a Vida seja eterna, cada uma das vossas jornadas de aprendizado tem um limite; e melhor fareis se utilizardes o tempo para serdes tão felizes quanto for possível.

Pois é entre dores e prazeres, angústia e felicidade, que aprendeis. Mas por que buscais a palmatória, se podeis aprender entre sorrisos e carinhos? Por que atormentar-vos e sofrer em vão?

Deixai que vos diga: ao gastar em vão o vosso tempo, sois como milionários que esbanjam as suas posses; e, na verdade, não sabeis de quanto tempo dispondes, ainda, nesta jornada.

Sede sensatos; lembrai-vos que sentimentos como o rancor e a inveja são como a sede insaciável, enquanto o perdão e o amor são como a água cristalina, que dessedenta o vosso verdadeiro Eu.

Aprendei a usar o vosso tempo.

E mais fácil será a vossa jornada.

Música:

http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/1_ernesto_cortazar_la_vida_es_bella.mid

Link música

Link vídeo

18 Comentários:

Blogger chica disse...

Mais uma vez aplaudindo daqui!
Precisamos bem aproveitar nossos dias, sem nos preocupar que possa o último ser! Há tanto de bom pra preencher e rechear nossas vidas!

abração praiano, tudo de bom,chica

2 de setembro de 2023 às 03:39  
Blogger J.P. Alexander disse...

Muy cierto cuando no perdonamos nosotros nos condenamos y no la persona que nos hizo daño. Te mando un beso.

3 de setembro de 2023 às 22:33  
Blogger Clarisa T. disse...

Gracias por el mensaje lleno de sabiduría y positividad. Disfrutar los días, sin empañarlos con pensamientos turbios y rencores. La luz siempre delante, la alegría alrededor, nuestras manos dispuestas al perdón, nuestro corazón grande... Buenos consejos.
Saludos. Le dejo mi admiración! 🌞

4 de setembro de 2023 às 10:58  
Blogger Roselia Bezerra disse...

Boa noite de paz, amigo Árabe!
"é entre dores e prazeres, angústia e felicidade, que aprendeis".
Assim se dá, entre desolações e consolações, vamos vivendo.
A vida é um sopro e arrepender não adianta mesmo.
Estive recordando hoje felicidades dos filhos pequeninos...
Tenha uma nova semana abençoada!
Abraços fraternos

4 de setembro de 2023 às 19:25  
Blogger Lucinalva disse...

Bom dia, Árabe
Linda postagem, a vida é um vapor, Deus sabe quando será o nosso último dia, precisamos aproveitar da melhor forma possível, viver com sabedoria cada momento, tendo leveza nas atitudes, perdoando sempre. Jesus foi preparar lugar, a vida eterna será maravilhosa, para todos que o receberem como Salvador, um forte abraço.

5 de setembro de 2023 às 09:01  
Blogger Fá menor disse...

Muito grata por mais um belo e assertivo texto, cheio de grandes verdades.
Boa semana!

5 de setembro de 2023 às 09:31  
Blogger silvioafonso disse...

É com armas, dos pés a cabeça,
que almejamos a paz e é com
sofrimento que a conservamos.
Viu, Árabe! Viu a diferença
entre o seu comentário, no meu
blog e o meu, aqui, na página
de bate-papo do seu?
O seu, uma aula de poesia ao
passo que o meu, um amontoado
de letras sem nexo e sentido.
Brincadeiras a parte, meu amigo.
Um abraço e muito obrigado.

5 de setembro de 2023 às 11:16  
Blogger Reflexos Espelhando Espalhando Amig disse...

Árabe,
Eu vejo o tempo passar e aprendo
com ele.
Peço que eu adquira sabedoria.
Pois com ela associada ao tempo
temos nossa calma
na alma e isso no acalma
e nos conduz a dias
serenos.
Bjins
CatiahoAlc.

5 de setembro de 2023 às 18:13  
Blogger Isis Gracielli - Heranças de Amor disse...

A nossa jornada, creio que nascemos com ela traçada. Trazemos nosso destino, conforme escolhemos antes do nascimento. Temos aprendizados e carmas que precisamos passar para nossa evolução espiritual. Cada lugar e cada pessoa que passa em nossa vida, tem um sentido e uma razão, porque nada é por acaso. Todas as nossas atitudes e ações têm um propósito e elas computarão para nossa evolução, ou não.
As lágrimas e os sorrisos, sempre se alternarão na vida e que bom que assim seja; porque precisamos expurgar o que nos incomoda e vivermos a plenitude do que nos faz feliz, sem magoarmos os outros. Mas, tudo a seu tempo e em seu momento.
Bjs

5 de setembro de 2023 às 18:52  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Chica: há tanto de bom, para preencher e rechear nossas vidas! Meu abraço, amiga; boa semana, bom resto de férias!

8 de setembro de 2023 às 14:55  
Blogger O Árabe disse...

Bem por aí, JP: o rancor magoa mais a nós mesmos, que àqueles de quem o guardamos! Obrigado, meu abraço; bom fim de semana.

8 de setembro de 2023 às 14:57  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Clarisa! E essa, com certeza, é a melhor maneira de aproveitar os nossos dias: sem inquietações ou rancores! Volte sempre, o oásis é nosso! Meu abraço, bom fim de semana.

8 de setembro de 2023 às 14:59  
Blogger O Árabe disse...

Tão bom recordar esses tempos de nossos filhos, não é, Rosélia?! E concordamos: a vida é um sopro, sim! :) Meu abraço, obrigado; bom fim de semana, amiga!

8 de setembro de 2023 às 15:01  
Blogger O Árabe disse...

Concordo inteiramente, Lucinalva: "... viver com sabedoria cada momento, tendo leveza nas atitudes, perdoando sempre."; esta é a melhor forma de seguirmos em nossa jornada! Obrigado, amiga, meu abraço; bom fim de semana.

8 de setembro de 2023 às 15:03  
Blogger O Árabe disse...

Grato a ti, Fa, pela amizade e gentileza constantes! Meu abraço, amiga; bom fim de semana.

8 de setembro de 2023 às 15:03  
Blogger O Árabe disse...

Você falou em diferenças, mestre Sílvio, mas a verdade é que tenho exatamente a mesma opinião: o homem fala de paz, mas faz questão de manter as armas! Somos uns bichinhos complicados, né? :) Meu abraço, amigo; bom fim de semana. E não há o que agradecer: eu, realmente, gosto de ler você!

8 de setembro de 2023 às 15:07  
Blogger O Árabe disse...

É o que eu faço, também, Catiaho! Acredito que a sabedoria nos conduz à paz, e isso torna os nossos dias melhores. Meu abraço, amiga; bom fim de semana, obrigado!

8 de setembro de 2023 às 15:09  
Blogger O Árabe disse...

Também assim acredito, Isis: "Cada lugar e cada pessoa que passa em nossa vida, tem um sentido e uma razão, porque nada é por acaso.". Creio que trazemos um plano geral traçado, sim; mas quero acreditar que as nossas ações podem alterar parte dele. É a questão do karma. Meu abraço, obrigado; bom fim de semana.

8 de setembro de 2023 às 15:13  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky