O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

A PRESUNÇÃO E A HUMILDADE



 Arredai de vós a presunção.
Buscai, antes, cultivar em vós a modéstia e a humildade. Porque a presunção anda de mãos dadas com a ignorância e, pelos caminhos do engano, a lugar algum vos leva, senão à desilusão.

Não vos julgueis superiores a vossos irmãos. Ninguém é melhor do que ninguém, pois cada um possui habilidades próprias e aquele que suplantais em uma tarefa, em outras decerto vos suplantará.

Não vos julgueis detentores de liderança nata, principalmente ao lidardes com pessoas menos esclarecidas ou de parcos recursos financeiros, que forçosamente vos devem obedecer.
Pois liderar não é exercer comando, nem impor opiniões pessoais; é conduzir, em liberdade e harmonia, para que a soma das ideias seja acatada e indique o melhor caminho para o grupo.

Não vos acrediteis, portanto, melhores do que aqueles que vos cercam. Disponde-vos, antes, a repartir entre eles aquilo que vos sobra; se todos assim agirem, nada a ninguém faltará.
Se sábios vos julgais, compartilhai o vosso conhecimento; se a vossa beleza se sobressai, ensinai aos outros como mais belos se tornarem; se sois ricos, aprendei a dividir com quem precisa.

Porque a sabedoria de nada vale, se não contribuir para um mundo melhor; a beleza se extinguirá com o passar dos anos e a riqueza avaramente guardada é fonte de receios, egoísmo e solidão.
Dividir é a melhor forma de multiplicar, ensina a natureza. Pois os frutos e as flores que caem sobre a terra, em novas plantas se tornam; e a nuvem que em chuva se desfaz, gera outras nuvens.

Orgulhai-vos, sim, do que sois; cada um de vós é uma obra única do Universo e a Sua centelha vive em vossas almas. Amai a vós mesmos; é o primeiro passo para amardes os vossos irmãos.
Porque, eu vos tenho dito, aquele que não ama a si mesmo jamais será capaz de amar a outrem; o amor é como os círculos que na água mansa se formam e se vão expandindo ao seu próprio redor.

Amai-vos. Mas não vos centreis demasiado em vós mesmos, ou não formareis os vossos círculos de amor. Nem vos julgueis superiores, pois ninguém ama alguém que acredite ser-lhe inferior.          
Em verdade, a presunção é a maior das vossas ilusões. E é como a venda que, obstruindo a vossa visão, torna-se perigosa, ao conduzir-vos pela trilha agradável que conduz ao abismo fatal.

Porque vos leva a julgar-vos melhores do que sois; e, embora esta ilusão seja prazerosa ao vosso orgulho, dia virá em que a venda cairá dos vossos olhos, e sofrereis, ao descobrir o vosso engano.
Pois não podeis mentir ao vosso verdadeiro Eu.

Música:

Mais uma obra a quatro mãos; o conceito em destaque, que originou o texto, me foi trazido pelo amigo Manoel Messias, a quem muito agradeço.  

34 Comentários:

Blogger Unknown disse...

Árabe, o Texto é uma verdadeira lição de vida! Sim, somos todos iguais, perante Deus e Natureza tão somente!!! Falando sério, penso que neste mundo só existe um lugar em que todos os seres humanos se igualam, no Cemitério, infelizmente! Lá sim, se misturam o pobre o rico, o preto, o branco e os que se sentem importantes, melhores que todo mundo. De verdade, me identifico muito com pessoas simples, humildes, amo conviver de pertinho, com as plantas de modo geral, pássaros, rosas nem se fala, por razões fortíssimas! Para a Natureza somos todos iguais, nos recebem, nos ofertam com toda a sua beleza e perfume de forma simples e natural, os pássaros nos dão uma alegria enorme com seus cantos maravilhosos! Árabe, boa noite para você e tenha um final de semana com paz e melhoras! Tudo lindo, muito grata e desculpe o desabafo!

27 de fevereiro de 2016 às 01:53  
Blogger chica disse...

Puxa! Que beleza de texto! Quantos políticos deveriam lê-lo! E não só eles!

Quanta presunção e nada de humildade vemos circular em nossos dias!

Valeu! Muito bom o tema e as palavras! abraços, tudo de bom, chica

27 de fevereiro de 2016 às 05:38  
Blogger Lúcia Laborda disse...

Além de belo texto, detentor de uma grande verdade. A humildade sempre cabe em qualquer lugar. Ainda que tenhamos cargos superiores, ou que sejamos abastados.
Bom fim de semana Árabe! Fique com Deus, beijos

27 de fevereiro de 2016 às 07:05  
Blogger MEU DOCE AMOR disse...

Olá Árabe:

Presunção é o que mais existe.
Modéstia e humildade,pouco existem.E todos pensamos que a temos, mas esquecemo-nos das máscaras que as encobrem.Quando caem, vem a desilusão.
Ninguém é superior a ninguém-uma lei universal- mas o que é certo é que não é bem assim.Neste mundo de loucos existe em pessoas que se acham superiores e temos que saber lidar com isso.Grande trabalheira, não é?Muitos têm grandes possibilidades,mas têm medo de as colocar em prática.

"Não vos julgueis detentores de liderança nata, principalmente ao lidardes com pessoas menos esclarecidas ou de parcos recursos financeiros, que forçosamente vos devem obedecer. Pois liderar não é exercer comando, nem impor opiniões pessoais; é conduzir, em liberdade e harmonia, para que a soma das ideias seja acatada e indique o melhor caminho para o grupo"...
Isto para gente minimamente esclarecida, não? Muitos não querem aprender...não lhes interessa, por várias razões.Mas olha que liderar é exercer comando, pois o que seria um "exército" sem comando?

"Amai-vos"...pois! Mas hoje impera o egocentrismo, narcisismo...já fui"acusada" de egocêntrica" e fiquei muito triste.Nunca o fui.Mas nunca!Sei que fui e o que sou.Amanhã não sei!Muitas vezes esqueço-me de mim...pelos meus semelhantes.Isto é muito mau.Por isso fico doente e nem consigo aqui vir.

Mais não digo.Está tudo escrito no teu texto,mas como penso, há que abrir o coração e refletir muito bem nas tuas sensatas palavras.

Beijinho doce e obrigada pelas tuas visitinhas:)




27 de fevereiro de 2016 às 12:02  
Blogger CÉU disse...

Olá, estimado amigo!

Já está completamente bem da visão?

Por cá, se costumar dizer um provérbio k é: "Presunção e água benta, cada qual toma a que quer", e alguns o fazem, a tomam.

Há eu haver, em minha opinião, um equilíbrio. Nem tudo presunção, nem tudo humildade. Meio termo é o ideal. O nosso eu tudo vê, analisa e revela.

Bom final de semana .

Abraço.

27 de fevereiro de 2016 às 14:39  
Blogger Shirley Brunelli disse...

A presunção e o orgulho, não levam ninguém a lugar algum. Uma das mais belas virtudes é a humildade, é saber que temos muito a aprender.
Saúde e Paz, O Árabe!

28 de fevereiro de 2016 às 21:05  
Blogger Fá menor disse...

Quanta verdade para nela se meditar!...
Sejamos, pois, modestos e humildes; agradáveis para quem nos rodeia.

Boa semana, bom amigo!
Bj

29 de fevereiro de 2016 às 09:59  
Anonymous Helena disse...

A imagem já nos direciona a uma reflexão: quando nos olhamos ao espelho de coração aberto conseguimos ver o nosso outro lado, aquele que muitas vezes camuflamos pela necessidade de frequentar a vida, pois somos ora mansos e cordeiros ora deixamos o instinto falar mais alto... Coexistem em nós as dualidades que nos orientam a vida. Olhamos no espelho e vemos o nosso outro lado, aquele que sabotamos em prol de uma convivência de regras e etiquetas. Quem nos olha nem sempre vê aquilo que verdadeiramente estamos a mostrar, pois a aparência nem sempre é fiel à nossa essência.
A presunção, no sentido de arrogância/orgulho, é certamente condenável.
A presunção que nos diz que somos capazes de concluir um projeto, que a nossa ajuda pode fazer a diferença numa situação, que temos a habilidade necessária para levar adiante um empreendimento, eu vejo como uma atitude promissora.
A humildade, no entanto, não no sentido de menos valia, de se achar inferior aos outros, mas aquela que nos coloca num patamar de igualdade nos relacionamentos sem nos deixar pela vaidade de que podemos mais, somos mais, temos direito a mais, etc., esta sim se torna prejudicial.
Como a Céu disse, é necessário o equilíbrio, o meio termo, a atitude certa quando a situação requerer. Pelo menos aquela atitude que tomada com bom senso, não nos tornará presunçosos nem humildes, mas equilibrados emocionalmente.
Nos sorrisos e nas estrelas que deixo, meu carinho, querido amigo!
Helena

29 de fevereiro de 2016 às 18:32  
Blogger Arco-Íris de Frida disse...

Nessa jornada terrena poucos conseguem chegar ao estagio de serem totalmente humildes... muito o homem ainda tem que caminhar para aprender essa liçao...

Arabe, meu querido, espero que esteja totalmente restabelecido e que se encontre bem...

Beijos...

29 de fevereiro de 2016 às 21:22  
Blogger Silenciosamente ouvindo... disse...

Pois mais um bom texto, mas chegar totalmente a ser humilde

nos tempos que correm é coisa difícil.

Pela m/parte faço o que posso.

Amigo vou levar a imagem do gato para colocar num

blogue que tenho apenas dedicado a animais e aves.

Desejo que se encontre bem.

Abraço, amigo.

Irene Alves

1 de março de 2016 às 12:48  
Blogger vieira calado disse...

Olhe, e é o que muita gente faz: mentir a si próprio.
Os seus textos sempre me agradam muito!
Um forte abraço!

1 de março de 2016 às 15:52  
Blogger Ailime disse...

Boa tarde meu Amigo e bom Árabe,
Excelente texto muito atual que tanto pode ser observado a nível individual como coletivo segundo a minha humilde opinião.
Do que tenho vindo a observar nos últimos tempos pecamos precisamente por excessiva vaidade e ego muito elevados que só tem contribuído para que as desigualdades sociais e outros aspetos negativos para a humanidade sejam cada vez mais evidentes. Claro que os líderes mundiais se aproveitam das nossas "fraquezas" para imporem as suas ideias e o povo entra numa luta desmedida para ver quem é melhor do que o outro.
Seja em que área for e salvo honrosas exceções as pessoas são cada vez menos humildes e entram em confronto umas com as outras e até acham ridículo que haja pessoas com outros modos mais simples de encarar a vida.
Não sei se saí do tema, mas ao lê-lo foi o que me sugeriu,))!
Desta vez não consegui ouvir a música.
(Tive dificuldade em copiar o link;))!
Esperando que o meu amigo esteja em franca recuperação desejo-lhe continuação de boa semana.
Beijinhos,
Ailime

1 de março de 2016 às 15:59  
Blogger São disse...

Subscrevo!

Infelizmente, estes louvores à competitividade e à dita meritocracia só têm servido para que a arrogância e a ganância cresçam desmesuradamente .

Abraço carinhoso, meu amigo

2 de março de 2016 às 15:24  
Blogger Mariazita disse...

Não precisas esperar muito, Amigo... :) Apenas uns noventa minutos, pois às zero horas vai para o ar novo post.

Mais um belíssimo texto para reflectir.
Sempre ouvi dizer que a Humildade é uma grande virtude, que, infelizmente, poucos praticam. Já a arrogância... é uma farturinha!

Até amanhã, noite feliz.

Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

2 de março de 2016 às 19:36  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Maria Luzia, e concordo inteiramente com você: para a Natureza (e para o Coração do Universo), somos todos iguais! Bom fim de semana, minha amiga.

3 de março de 2016 às 16:33  
Blogger O Árabe disse...

Brigadão, Chica... e subscrevo sua opinião sobre os políticos, amiga! :) Bom resto de semana, abraços ao Kiko; fiquem bem.

3 de março de 2016 às 16:34  
Blogger O Árabe disse...

É isso, Olhos de Mel: superiores são os cargos... nunca as pessoas! Obrigado, bom resto de semana.

3 de março de 2016 às 16:35  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Doce Amor: infelizmente, nem todos pensam assim. Mas somos capazes de mudar isso... é só insistir! :) Bom resto de semana, obrigado.

3 de março de 2016 às 16:37  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Céu: meio termo é sempre o ideal... em tudo! Espero que estejas bem melhor, amiga! Bom fim de semana.

3 de março de 2016 às 16:39  
Blogger O Árabe disse...

Acho que este é o berço da humildade, Shirley: saber que temos muito a aprender! Obrigado, amiga; bom resto de semana.

3 de março de 2016 às 16:40  
Blogger O Árabe disse...

Sejamos, Fa... a vida será bem mais fácil para todos! Obrigado, bom resto de semana.

3 de março de 2016 às 16:41  
Blogger O Árabe disse...

Forçoso é concordar contigo e com a Céu, Helena: a verdade está nos meios, nunca nos extremos. Creio que sermos humildes não é nos desvalorizarmos, mas aceitar que cada um de nós tem o seu próprio valor! Obrigado, amiga; bom resto de semana.

3 de março de 2016 às 16:44  
Blogger O Árabe disse...

Estou bem, Arco-Íris; recuperando a visão integral aos poucos, e prosseguindo na caminhada. E você, amiga, como está? Obrigado, bom resto de semana.

3 de março de 2016 às 16:45  
Blogger O Árabe disse...

Bom saber que imagem te agradou, Irene! E concordo contigo: cabe a cada um fazer a sua parte. Obrigado, bom resto de semana.

3 de março de 2016 às 16:46  
Blogger O Árabe disse...

Uma honra, mestre e amigo Vieira Calado, que essa seja a tua opinião! Meu abraço, bom resto de semana.

3 de março de 2016 às 16:47  
Blogger O Árabe disse...

Grato pelo belo comentário e pelos votos, Ailime; só lamento que você não tenha conseguido ouvir a música, que é realmente linda! Obrigado, amiga; bom resto de semana!

3 de março de 2016 às 16:49  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, São: muitas vezes, esses louvores só servem para promover a mediocridade. Meu abraço, amiga; bom resto de semana!

3 de março de 2016 às 16:50  
Blogger O Árabe disse...

Em breve, Mariazita, terei o prazer de lê-lo, então. E concordamos: infelizmente, existem pouca humildade... e muita presunção! Obrigado, bom resto de semana.

3 de março de 2016 às 16:51  
Blogger MARILENE disse...

Um texto elaborado a quatro mãos, como mencionou, e de grande profundidade. É muito difícil ser líder e o fato de dirigir não significa maior conhecimento ou capacidade. Cada um de nós possui habilidades especiais e o líder apenas sabe como utilizá-las em prol do bem comum. Abraço.

3 de março de 2016 às 16:57  
Blogger Vera Lúcia disse...


Olá amigo Árabe,

Gostei demais do texto e do conceito em destaque, de autoria do Manoel Messias.
Li algo a respeito da presunção que, embora nada poético, traduz muito bem tendência de 'se achar'. "Na linguagem popular, é o indivíduo chamado de metido, metido a besta, pretensioso, fanfarrão e adjetivos outros que podem ser aplicados às pessoas que teimam em “aparecer” e se acham “as boas”."
O presunçoso está sujeito a derrapadas nada confortáveis na vida, enquanto a humildade somente engrandece.

Perfeita a imagem para o tema.

Excelente, caro amigo! Você e o Messias formam uma ótima dupla.

Adorei ouvir a música.

Abraço.(Espero que você esteja bem).

3 de março de 2016 às 18:13  
Blogger © Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

embora elaborado a 4 mãos é um texto muito bem escrito.
devia ser lido por quem exerce funções de chefia.
muito bom
beijinho
:)

6 de março de 2016 às 08:43  
Blogger O Árabe disse...

Belo comentário, Marilene! Concordo inteiramente: cada um de nós tem qualidades especiais, com certeza! Bom fim de semana, obrigado.

6 de março de 2016 às 14:19  
Blogger O Árabe disse...

Estou melhorando a cada dia, Vera; obrigado. Também achei ótimo o conceito do Messias, até porque é uma coisa que vemos todos os dias: gente que confunde liderar com impor. Linda a música, não? Bom fim de semana, amiga!

6 de março de 2016 às 14:21  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Piedade. Bom fim de semana!

6 de março de 2016 às 14:21  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky