O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

OS VOSSOS SENTIMENTOS




Ocultais os vossos sentimentos.
Como se deles vos envergonhásseis, ou confessá-los vos tornasse mais frágeis. E, entretanto, são eles que vos fazem mais fortes e vos levam a seguir os vossos caminhos.

Não vos deveis envergonhar do que sentis. Nem esconder os vossos sentimentos; pois esta é a causa maior de mal-entendidos, que vos causam sofrimentos desnecessários.
Como a represa não consegue suportar a pressão das águas que se avolumam, também a vossa alma tem os seus limites e não sufoca para sempre os sentimentos que guarda.

Esta, muitas vezes, é a causa da angústia imprecisa que vos invade a alma. Porque mais fácil é para um homem enfrentar o mundo, do que viver em desarmonia com ele mesmo.
Apenas em si mesmo, cada um pode encontrar a paz; assim eu vos tenho dito. E, para que possais viver em paz, é preciso que aprendais a demonstrar os vossos sentimentos.

Acreditais que alguém possa entender-vos, sem saber o que se passa em vosso íntimo? Ou compreender as vossas ações, desconhecendo as suas causas e motivações?
Assim como abris os portões das vossas casas, para que as conheçam os vossos amigos, deveis abrir os portões da vossa alma, para que vos entendam aqueles que vos são caros.

Abandonai o medo de vos mostrardes como sois. De nada adiantam as máscaras com que cobris os vossos rostos, pois é certo que não as podereis usar durante todo o tempo.
Deveis acostumar-vos a viver sem elas; ou correreis o risco de que ninguém vos reconheça, quando as retirardes. Ou de que vós mesmos não vos reconheçais, no espelho.

Demonstrai os vossos sentimentos. E não temais parecer fracos, ou vulneráveis; nenhum homem é tão forte, como aquele que conhece a si mesmo e sabe traçar o seu caminho.
Sede pacientes, todavia; entendei que ninguém está obrigado a corresponder aos vossos sentimentos, apenas porque os destes a conhecer. Sentir não é possuir, mas querer viver.

Demonstrai os vossos sentimentos. Não sufoqueis as vossas lágrimas, nem disfarceis os vossos sorrisos; não oculteis os vossos sonhos, ou talvez jamais possais vê-los realizados.
Demonstrai os vossos sentimentos. Ocultá-los não é apenas reconhecer que deles vos envergonhais; é reprimir a parte mais autêntica de vós, negar a vossa própria identidade.

É negar o vosso verdadeiro Eu. 

19 Comentários:

Blogger Lúcia Laborda disse...

Lindo Árabe! A verdade é que vivemos melhores e mais felizes, quando somos verdadeiros. Porque encobrir o que se passa na alma, só nos traz sofrimentos. Poxa Árabe, adoro essa musica!
Fiquei emocionada. Bom fim de semana! Beijos

22 de janeiro de 2016 às 23:10  
Blogger chica disse...

Lindo e muito certas tuas palavras,Árabe! Encarar e escancarar nossos sentimentos!


abração, novamente agradecemos teu carinho e feliz em estar de volta! chica e Kiko)

23 de janeiro de 2016 às 05:39  
Blogger Mariazita disse...

Concordo, dum modo geral, com as tuas palavras, caro amigo Flávio.
Mas... nem sempre podemos, ou devemos, mostrar tudo o que nos vai na alma.
Refiro-me, particularmente, a sentimos de repulsa, ódio, desagrado...enfim, sentimentos negativos.
Se forem bons... quanto mais os expusermos melhor será.

Votos de bom Domingo.
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

23 de janeiro de 2016 às 16:10  
Blogger CÉU disse...

Olá, estimado Flávio!

Um texto bem interessante e reflexivo, aliás como sempre, mas creio que poucas pessoas se mostram, ou seja, muitas vezes, colocam a máscara.
Vocês, brasileiros, têm uma maneira muito peculiar de dizer as "coisas", mormente, as negativas. Será que são mesmo assim? E agora estou pensando na alta criminalidade que há na sua Pátria. Estou lhe dizendo aquilo que penso, portanto estou sem máscara, estou lhe mostrando meu sentimento, minha duvida em relação a esse facto.

Eu não mostro todos os meus sentimentos, tanto os positivos, qto os negativos. Se chamo a atenção de alguém para algo que está menos bem, ou mesmo mal, a pessoa finge aceitar, mas fica aborrecida e deixa até de falar comigo. Minha mãe dizia-me muitas vezes: quem te faz "chorar" é quem te quer bem.

A sociedade, nós, estamos envoltos em véus de hipocrisia, infelizmente, e assim vamos seguindo caminho, até ao Grande Dia.

Abraço e bom final de semana.

23 de janeiro de 2016 às 16:55  
Blogger Arco-Íris de Frida disse...

Acredito que mostrar o que se sente, é ser o mais verdadeiro possivel...tanto sentimentos bons, quanto os menos dignos...o importante é saber como expressa-los...

Um otimo domingo para vc, Arabe...

Beijos...

23 de janeiro de 2016 às 16:56  
Blogger Ailime disse...

Meu amigo e bom Arábe, uma reflexão soberba sobre a qual estou completamente de acordo.
Só que pela minha experiência tenho chegado à conclusão que a sociedade (e a própria familia muitas vezes) não está receptiva a que nos expressemos como somos e há uma tendência para a introversão. Noto isso até mais em evidência nas camadas mais jovens. Expressar sentimentos não é de bom tom. Bonito é reprimir as lágrimas, não falar de tristezas, até rir alto fica mal, enfim um conjunto de novas regras que não se coadunam com a minha forma de ser. Facilmente interajo e deixo meus sentimentos soltarem-se, mas muita incompreensão e intolerância existe.
Fruto dos tempos? Um tema sobre o qual me tenho debruçado ultimamente, porque no fundo estas atitudes vão gerar mais solidão.
Não sei se me afastei do tema, mas foi o que me ressaltou.
Beijinhos, amigo.
Bom domingo e semana.
Ailime

23 de janeiro de 2016 às 23:21  
Blogger Silenciosamente ouvindo... disse...

Pois é amigo: falar dos sentimentos/mostrar os sentimentos...
parece um tema fácil, mas não é na vida real.
Como sempre o seu texto, merece uma boa reflexão.
Abraço amigo.
Irene Alves

24 de janeiro de 2016 às 17:15  
Blogger ONG ALERTA disse...

Verdadeiro importante mesmo é querer viver, abraço Lisette.

25 de janeiro de 2016 às 09:36  
Blogger São disse...

Compreendo que algumas pessoas até não mostrem o que sentem, sabes?

Amigo , grande abraço e que seja muito boa a tua semana

25 de janeiro de 2016 às 14:04  
Blogger Marina Filgueira disse...

¡Hola Árabe!!!

Nos dejas un texto como siempre educativo, mostrar lo uno siente es lo ideal, pero habremos de conocer muy bien a quien hemos de mostrarlos. Lo que si se debe ser sincero primero con uno mismo.

Ha sido un placer.
Te dejo mi gratitud y mi estima.
Se muy muy feliz.

25 de janeiro de 2016 às 14:05  
Blogger Shirley Brunelli disse...

É bom ser verdadeiro e transparente.
O Árabe, lindo, lindo!
Beijos!

25 de janeiro de 2016 às 16:54  
Blogger Vera Lúcia disse...


Olá amigo Árabe,

De fato, a transparência dos sentimentos proporciona relações bem resolvidas e mais saudáveis. Confesso que não tenho facilidade em expor sentimentos. Muita vezes me calo, seja com qualquer pessoa querida, não por medo, mas para não gerar conflitos, magoar ou preocupar. Sei que não é a conduta ideal, pois somente demonstrando nossos reais sentimentos as situações de conflito podem ser esclarecidas, proporcionando paz ao coração e entre as partes.

Ótima reflexão e linda música.

Feliz semana.

Abraço.

25 de janeiro de 2016 às 23:30  
Blogger MARILENE disse...

Demonstrar sentimentos, com autenticidade, é a melhor forma de tratarmos a nós mesmos e aos demais. Um belo texto! Abraço.

26 de janeiro de 2016 às 14:31  
Blogger cantinhovirtualdarita disse...

Bonito mostrar os sentimentos, valoriza
a pessoa, adorei o texto cheio de encantos


Abraços com carinho!

└──●► *Rita 🌱🌻

26 de janeiro de 2016 às 17:19  
Blogger MEU DOCE AMOR disse...

Olá Árabe:

Mesmo quando mostramos o que somos ou sentimos há gente que não nos entende.

O que fazer?

Beijinho doce

27 de janeiro de 2016 às 13:34  
Blogger © Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

é bom ser genuíno, mas nem sempre todos conseguimos ser.
um belo texto.
um beijo
:)

27 de janeiro de 2016 às 15:38  
Blogger Unknown disse...

"Demonstrai os vossos sentimentos. Não sufoqueis as vossas lágrimas, nem disfarceis os vossos sorrisos; não oculteis os vossos sonhos, ou talvez jamais possais vê-los realizados."


Sou de falar e demonstrar o que sinto. Se gosto, falo que gosto, se não gosto sou de falar também que não gosto. Ser franca e verdadeira, faz parte do meu viver. Amei o texto, amei tudo, a musica é linda!!! Obrigada e bom resto de semana Árabe! Grande abraço!

28 de janeiro de 2016 às 13:10  
Blogger helia disse...

Lindo Texto ! É certo que não devemos encobrir o que se passa na Alma!
Linda mísica !

29 de janeiro de 2016 às 07:01  
Blogger Fá menor disse...

Sejamos transparentes e puros como água cristalina.

12 de fevereiro de 2016 às 12:03  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky