O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 2 de junho de 2017

AS ESCOLHAS E O FUTURO


Ah! Se vos fosse dado adivinhar o amanhã!
Por certo, não teríeis tomado muitas das decisões que ontem tomastes. Pois os caminhos que percorrestes vos custaram as lágrimas que derramastes e os tropeços que vos magoaram os pés.
Lembrai-vos, entretanto, dos sorrisos que também encontrastes pelo caminho; da brisa que vos acariciou o rosto, das flores que perfumaram os vossos dias e dos córregos onde vos banhastes.
Não lamenteis o leite derramado. Porque o homem que vive a deplorar o passado, não consegue sequer desfrutar do presente; e muito menos será capaz de construir um futuro melhor.
Lembrai-vos da relação entre custo e benefício. E percebereis que, para cada espinho da coroa que colocastes à vossa própria fronte, houve uma gota de mel que adoçou os vossos lábios.
Assim seria, para qualquer caminho que houvésseis escolhido. Outros seriam, decerto, os males e outras as vantagens; mas é fora de quaisquer dúvidas que a ambos encontraríeis na jornada.
Outros, talvez, teriam sido os vossos amores e desamores; outras as vossas esperanças e outras as vossas desilusões. Outros teriam sido os vossos sucessos e outros os vossos fracassos.
Não julgueis, porém, que as coisas seriam mais fáceis, se outras houvessem sido as vossas escolhas. O choro e o ranger de dentes, o sorriso e a alegria, fazem parte de todas as estradas.
É assim que é. A felicidade não habita em vosso mundo, mas no Jardim do Amanhã; e não vos é dado permanecer a seu lado, mas desfrutar dos breves momentos em que ela vos visita.   
Afastai de vossos olhos a venda da inveja, que torna dourado o jardim do vizinho. E vereis que as suas flores, como as do vosso jardim, reclamam os mesmos cuidados e o mesmo trabalho.
Ninguém existe, que ande todo o tempo por um vale plano, ensombrado e coberto de grama. Todos os caminhos têm as suas montanhas e os seus abismos; em todos, sol e chuva se alternam.   
Assim acontece, porque outro meio não tendes de aprender aquilo que necessitais saber. Eu vos tenho dito que ninguém sente senão a sua dor; e não aprende senão com a sua experiência.
Nenhum homem constrói senão a si próprio; e o que hoje sois é fruto das experiências que acumulastes durante a caminhada. Não seríeis o que sois, se houvésseis escolhido outro caminho.
Não lamenteis, pois, as vossas escolhas; aceitai que as fizestes. Agradecei pelos benefícios que trouxeram e aprendei com os males que causaram; é assim que aprendeis a escolher melhor.
Pois não vos é dado adivinhar o amanhã. 


Música:
http://ohassan.dominiotemporario.com/marco/1_raul_di_blasio_travessia.mid

29 Comentários:

Blogger Lúcia Laborda disse...

Creio que ainda que alguém tente mudar a rota, certamente caíra nela de um jeito, ou outro. Acho que cada um nasce com um destino traçado. Reclamar apenas serve de desabafo.
Belo post, como sempre!
Bom fim de semana! Beijos

2 de junho de 2017 às 22:19  
Blogger Lúcia Laborda disse...

Essa musica é muito linda! Beijos

2 de junho de 2017 às 22:25  
Blogger chica disse...

Há um leque de opções abertas em nossas vidas. Escolher é preciso e depois assumir, sem invejar a dos demais... LINDA! abração, tudo de bom, já de volta mas logo teremos as grandes,rs..chica

3 de junho de 2017 às 06:01  
Blogger © Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

Assim é, não podemos mudar o lema da vida, mas vamos limando as coisas que fizemos mal, para não as voltarmos a repetir.
Muito assertivo e sábio o texto.
Bom final de semana.
Beijinhos
:)

3 de junho de 2017 às 12:33  
Blogger CÉU disse...

Olá, estimado amigo!

Tudo serve, o bem e o mal, para alicerçar o indivíduo, mas nossa mente parece não estar preparada pra tal. O tempo, todavia, se encarrega de ajeitar e superar tudo isso.

Grande abraço e bom fim de semana.

3 de junho de 2017 às 13:05  
Blogger cantinhovirtualdarita disse...

Amei o texto simplesmente divino
e tudo se ajeita como é nosso caminho
Perfeito
Bjuss de
🌿Bom dia de domingo!!🦋🌿

4 de junho de 2017 às 11:53  
Blogger Marina Filgueira disse...

Maestro, siempre tus post son una bonita e importante lección de vida, claro está que de las caídas se aprende, tanto como de las cosas buenas, todo lo que sucede a nuestro alrededor, es un aprendizaje diario.

Me ha encantado leerte.
Te dejo mi inmensa gratitud por tu buen hacer y por tu huella en mi espacio.
Se muy, muy feliz

6 de junho de 2017 às 06:31  
Blogger São disse...

Mais uma lição de sensatez e sabedoria

Bem hajas, querido amigo

6 de junho de 2017 às 07:13  
Blogger Unknown disse...

Bom dia meu amigo!

Pois é Árabe, somos livres no que diz respeito as nossas escolhas, no entanto, nem todas são como queremos. Quanto o futuro a Deus pertence! Uma ótima semana, abração e muito obrigada! Amei tudo, mesmo!

6 de junho de 2017 às 12:35  
Blogger Ailime disse...

Boa tarde meu Amigo e bom Árabe,
Mais um texto maravilhoso que trata de um tema que penso que a maioria de nós já se deparou com ele.
Porque “estas escolhas” e não outras?
Tudo o que escreve de forma sublime é real. Assim penso também.
As escolhas que fazemos têm aspetos positivos ou negativos com maior ou menor evidência e se fossem outras as escolhas assim seria também.
Como diz no final “agradecei pelos benefícios que trouxeram e aprendei com os males que causaram; é assim que aprendeis a escolher melhor.”
Assim deve ser meu amigo. Não posso deixar de estar mais de acordo.
A música é maravilhosa! Uma travessia linda de se ouvir.
Beijinhos e continuação de boa semana.
Ailime

6 de junho de 2017 às 16:03  
Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Entendo tão bem as tuas palavras...

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

6 de junho de 2017 às 16:44  
Blogger Ateliê Tribo de Judá disse...

A vida é construída através das escolhas que fazemos sempre, então antes de escolher é bom parar e pensar depois de um caminho tomado os demais já não são importantes .
Belíssimo texto meu querido.
beijos
Joelma

6 de junho de 2017 às 18:28  
Blogger Vera Lúcia disse...


Olá amigo Árabe,

Concordo! Qualquer escolha pode gerar consequências felizes ou não. Portanto, arrepender-se ou imaginar que tudo poderia ter sido diferente é mera ilusão. Que consequências adviriam se outras decisões tivessem sido tomadas no passado? Impossível saber! Poderiam até ser mais desastrosas. O importante é seguir em frente, desligar-se do passado e procurar assimilar o que os equívocos nos trouxeram de lição. Como você muito bem salienta, " Todos os caminhos têm as suas montanhas e os seus abismos."
Como sempre, um belo texto e uma excelente reflexão.
Adoro a música.

Ótimos dias!

Abraço.

7 de junho de 2017 às 00:42  
Blogger O Árabe disse...

Eu acredito que temos um plano geral de jornada, sim, Olhos de Mel; mas podemos modificar alguns detalhes dele, usando o nosso livre arbítrio. Acredito que, em uma certa medida, é no hoje que construímos o amanhã. E a música é linda, mesmo, não é? Obrigado, bom resto de semana!

8 de junho de 2017 às 12:39  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Chica! E lamento que as férias praianas tenham acabado... mas logo, logo, vocês vão lá de novo! :) Bom resto de semana.

8 de junho de 2017 às 12:40  
Blogger O Árabe disse...

Essa é a ideia, Piedade: aprender sempre, para não repetir os erros. :) Obrigado, bom resto de semana!

8 de junho de 2017 às 12:41  
Blogger O Árabe disse...

Concordo inteiramente, Céu. Este é o grande remédio para tudo em nossas vidas: o tempo! :) Obrigado, amiga; bom resto de semana.

8 de junho de 2017 às 12:42  
Blogger O Árabe disse...

Assim é, Rita: tudo se ajeita, ao longo do caminho. Bom resto de semana, obrigado!

8 de junho de 2017 às 12:43  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Marina: aprendemos com as coisas que nos acontecem, tanto as boas como as ruins. E é como você disse: um aprendizado diário. Grato pela gentileza, amiga; bom resto de semana!

8 de junho de 2017 às 12:47  
Blogger O Árabe disse...

E mais uma bela demonstração da tua amizade e da tua gentileza, São; bom resto de semana, minha amiga!

8 de junho de 2017 às 12:48  
Blogger O Árabe disse...

Sábia frase, não, Maria Luzia? "O futuro a Deus pertence"; uma verdade indiscutível! Bom resto de semana, amiga; obrigado!

8 de junho de 2017 às 12:50  
Blogger O Árabe disse...

Com certeza, Ailime! Qualquer que seja o caminho onde nos lançar cada escolha, nele encontraremos alegrias e tristezas, pontos positivos e negativos. É assim que se constrói o aprendizado! Quanto à música, realmente uma linda travessia, não é? :) Obrigado, bom fim de semana!

8 de junho de 2017 às 12:54  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Teresa Isabel; acredito que o entendimento se torna mais fácil, quando as ideias são semelhantes. Obrigado, bom resto de semana!

8 de junho de 2017 às 12:55  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Joelma! Depois que escolhemos um caminho, o nosso foco principal deve ser em percorrê-lo, e aprender ao longo da caminhada. Obrigado, minha amiga; bom resto de semana.

8 de junho de 2017 às 12:57  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Vera, e concordo inteiramente: não há como saber quais teriam sido as consequências (boas ou más), se outro fosse o caminho escolhido. Assim, não nos cabe lamentar as escolhas, mas tentar levar a bom termo a jornada. A música, acho que é uma das mais belas de nossa MPB! Bom resto de semana, amiga.

8 de junho de 2017 às 13:00  
Blogger Fá menor disse...

Muito bom texto. É assim que é, não há como fugir disso.

Grata.

9 de junho de 2017 às 06:55  
Blogger O Árabe disse...

Não há, Fa; escolher é nosso direito, viver com as escolhas é nosso dever. Obrigado, bom fim de semana.

9 de junho de 2017 às 15:17  
Blogger Marli Terezinha Andrucho Boldori disse...

Boa tarde, Árabe
ah! se soubessemos escolher sempre que caminho tomar,
que decisão seria a mais acertada, porém,temos o livre arbítrio para escolher
o que quisermos, mas temos que arcar com as consequências, porque a semeadura é opcional, mas a colheita não.
Temos que saber agradecer por nossas escolhas equivocadas ou não, por isso, nos cabe sempre fazer boas ações. Abraços!

9 de junho de 2017 às 16:41  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Marli: é preciso agradecer por nossas escolhas; equivocadas ou não, todas elas nos ensinam alguma coisa! Obrigado pela presença constante, bom fim de semana.

9 de junho de 2017 às 22:05  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky