O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 28 de abril de 2017

A ARTE DE OUVIR


A voz do homem é como o vento.
Nada produz e em nada se desfaz, ao chocar-se contra o muro compacto e insensível. Porém, ao encontrar o solo generoso, pode deixar cair a semente, da qual a planta bela e forte nascerá.
Necessitais aprender a ouvir. Porque os vossos ouvidos, quando de surdos se fazem, são como o muro contra o qual se desfazem as palavras, sem nada mudar ou produzir qualquer efeito.
Entretanto, quando de ouvidos e coração abertos escutais realmente o que vos dizem, a vossa mente torna-se o terreno fértil, onde a semente de uma ideia pode brotar e mudar a vossa vida.
É unicamente de vós, que depende fazer a diferença. Se, para expor as vossas próprias ideias, interrompeis aquele que vos fala, jamais o podereis entender, ou conhecer os seus pensamentos.
E, se apenas fingirdes escutar, sereis como o homem insensato, ocultando na boca a água que mitigaria a sua sede, para cuspí-la fora quando julga que ninguém o está mais observando.
Quando, entretanto, vos dispondes a verdadeiramente ouvir, as palavras não morrem em vossos ouvidos; novas ideias e novos sentimentos surgem, em vossa mente e em vosso coração.
Se alguma dúvida vos restar sobre o benefício de saber ouvir, recordai que é ouvindo, que a criança aprende a falar. Não vos encanteis pelo som da vossa voz, a ponto de desprezar as alheias.     
Aprendei a ouvir. Porque aquele que não ouve permanece preso às suas ideias e aos seus conceitos; e ninguém é dono da verdade, que nasce da junção de todas as verdades de cada um de vós.
Aprendei a ouvir. Porque o aprendizado é o objetivo da jornada, e o homem sábio é aquele que não aprende apenas com o sofrimento, mas também com tudo que lhe podem ensinar os seus irmãos.
Aprendei a ouvir. Porque não tropeçareis, se estiverdes avisados sobre a pedra. Não amargareis a sede, se souberdes onde encontrar o poço; nem a fome, se vos houverem ensinado o plantio.
Aprendei a ouvir. Porque mais facilmente entendereis a vós mesmos, se conseguirdes entender os vossos irmãos; é observando as estrelas, que se tem uma ideia da complexidade do céu.
Aprendei a ouvir. Porque os mesmos direitos que reclamais, assistem aos vossos irmãos; e decerto ninguém vos escutará, se vos furtardes a ouvir os outros quando lhes tocar a vez de falar.    
Ouvir é uma arte. Para que a possais praticar, necessitareis dominar o vosso orgulho, reconhecendo que não podeis estar sempre certos e abrindo a vossa mente para novas verdades.
Pois é assim que se processa o aprendizado.


Música:

28 Comentários:

Blogger Lúcia Laborda disse...

Belo post, linda inagem e musica!
Fique con Deus, beijos

28 de abril de 2017 às 23:21  
Blogger chica disse...

Adorei,Árabe! Realmente é preciso saber ouvir e pelo que ando vendo e constatando, cada vez menos se ouvem as pessoas... Pena! abração, lindo fds e nova semana! chica

29 de abril de 2017 às 06:42  
Blogger Zilani Célia disse...

OI ÁRABE!
SABER OUVIR É UMA ARTE DA QUAL NEM SEMPRE SOMOS ADEPTOS, MAS, COMO BEM O DIZES, OUVINDO, SEMPRE HAVERÁ ALGO A SER ASSIMILADO.
UM ÓTIMO TEXTO.
ABRÇS
http://zilanicelia.blogspot.com.br/

29 de abril de 2017 às 22:19  
Blogger Mariazita disse...

Olá, Árabe
Depois de uns dias de ausência, primeiro por umas mini férias, depois por doença, estou regressando, devagar...
Já me encontro melhor, terminei os antibióticos, agora é só restabelecer...

Ouvir é muito importante, mas, infelizmente, há muitas pessoas que gostam de se ouvir a si mesmas (caso de jornalistas, repórteres... ) , e, em consequência, dizem muitos disparates.
Por isso é preciso SABER ouvir e interiorizar o que se ouve, pois é uma grande fonte de aprendizagem.
GOSTEI!

Votos de um Domingo feliz
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS



30 de abril de 2017 às 06:37  
Blogger Silenciosamente ouvindo... disse...

A arte de ouvir é muito importante.

É preciso saber ouvir os outros.

Há pessoas que gostam muito de se
ouvir a si próprias.

O amigo escreve sempre textos muito valiosos.

Um abraço amigo.

Irene Alves

30 de abril de 2017 às 13:22  
Blogger MEU DOCE AMOR disse...

Olá:

Aprender a ouvir...considero que assim deve ser.Será por isso que temos dois ouvidos e uma só boca?Ouvir mais e falar menos.

Tens toda a razão.Cansa tanto ouvir aqueles que falam...falam...e falam... e falam...

Beijinho doce

30 de abril de 2017 às 18:35  
Blogger CÉU disse...

Olá estimado amigo!

E ouvi, ouvi mesmo uma linda música, por aqui, que encantou meus sentidos.

Ouvir e escutar são verbos semelhantes, mas não têm, exatamente, o mesmo significado, e vocês, brasileiros, distinguem-nos, mto bem.

Saber ouvir é mesmo um dom, uma arte como você afirma.

Um grande abraço.

2 de maio de 2017 às 15:19  
Blogger Marina Filgueira disse...

Nos dejas un precioso texto,, Árabe. Es toda una verdad lo que expones, hay quien oye mucho, mas no escucha nada, es algo parecido al que ve mucho, lo malo es que no mira nada!
Todo es querer, poner atención en todas las cosas que nos deben importar en la vida diaria. Te dejo mi felicitación por tu buen hacer.

Un abrazo, mi gratitud y estima.

Se muy, muy feliz.

3 de maio de 2017 às 06:41  
Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Saber ouvir é sem dúvida um dom!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

3 de maio de 2017 às 15:26  
Blogger Lia Noronha disse...

Árabe: sábias palavras...a arte da escutatória está a cada dia menos sendo praticada.Somos pessoas ansiosas por falar...bem antes de acabarmos de ouvir já estamos pensando o que vamos dizer.
abraços meus diretamente do meu Cotidiano.

3 de maio de 2017 às 19:13  
Blogger Smareis disse...

Saber ouvir uma benção. Hoje é o que menos acontece Árabe.
Saber ouvir hoje em dia é uma obra de arte. Triste fato.
Uma ótima semana!
Um ótimo mês
Um abraço, e um sorriso!
Blog da Smareis

4 de maio de 2017 às 00:50  
Blogger Vera Lúcia disse...


Olá amigo Árabe,

De fato, nossas postagens trazem sintonia, pois ambas procuram mostrar a importância da arte de saber ouvir.
Quando se ouve com atenção, além de ampliar-se o leque de conhecimentos, ainda se pratica o respeito por quem fala. Muitas vezes uma pessoa deseja alguém que lhes ouça com afeto e interesse, seja para um desabafo, seja para compartilhar alguma alegria. E não consegue, pois depara com os muros do egoísmo e do desinteresse. Claro que o retorno chega, pois haverá um momento em que quem não sabe ouvir também não conseguirá ser ouvido.

Bela postagem e lindíssima música!

Abraço.

4 de maio de 2017 às 12:47  
Blogger Ailime disse...

Boa tarde meu amigo e bom Árabe,
Um texto muito completo e sabio sobre o tema.
Saber ouvir é uma virtude. Penso que há pessoas que nascem já com este dom. No entanto penso que com trabalho de interiorização e vontade poderemos todos tornar-nos melhores ouvintes. Neste mundo conturbado bem necessitamos reflectir neste assunto, uma vez que cada vez mais se ouvem só gritos. Há necessidade de calma e ponderação para nos escutarmos uns aos outros.
A música é linda!
Beijinhos e aproveito desde já para lhe desejar um óptimo fim de semana
Ailime

4 de maio de 2017 às 17:21  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Olhos de Mel; você também, bom fim de semana!

5 de maio de 2017 às 18:44  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Chica! Parece que a arte de ouvir as pessoas está desaparecendo, cada vez mais rápido; infelizmente. :( Bom fim de semana, amiga!

5 de maio de 2017 às 18:45  
Blogger O Árabe disse...

Sempre Zilani! Como é preciso ler, para saber escrever, é preciso saber ouvir, para saber falar! Obrigado, amiga; bom fim de semana.

5 de maio de 2017 às 18:46  
Blogger O Árabe disse...

Lamentei saber que estiveste adoentada, Mariazita, e sinto-me feliz em saber que já te estás recuperando. E concordamos: ouvir é uma das melhores formas de aprender! Grato, amiga; bom fim de semana.

5 de maio de 2017 às 18:48  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Irene! E não há como negar: muitas são as pessoas que parecem apaixonadas pelo som da própria voz! Bom fim de semana, amiga; fica bem.

5 de maio de 2017 às 18:49  
Blogger O Árabe disse...

Acho que assim deve ser, sim, Doce Amor... como é sábia a Natureza! :) Obrigado, bom fim de semana.

5 de maio de 2017 às 18:50  
Blogger O Árabe disse...

Com certeza, Céu! E concordo: aqui no Brasil, este sentido é bem diferenciado. Pena que a maioria escuta, mas não ouve. :) Bom saber que a música foi do teu agrado, bom fim de semana.

5 de maio de 2017 às 18:53  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Marina: também no ouvir, querer é poder! Acostumemo-nos a ouvir, e logo esta arte fará parte de nós. Obrigado pela amizade e gentileza, bom fim de semana.

5 de maio de 2017 às 18:54  
Blogger O Árabe disse...

É, Teresa Isabel; e como acontece com todos os dons, só temos a ganhar, se o cultivarmos! Obrigado, bom fim de semana.

5 de maio de 2017 às 18:55  
Blogger O Árabe disse...

Acho que você está certa, Lia: muitas vezes, antes de acabarmos de ouvir, já pensamos no que vamos falar. E como podemos entender alguém, assim? :( Obrigado, amiga; bom fim de semana.

5 de maio de 2017 às 18:56  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Smareis. E estou completamente de acordo: que triste fato! :( Obrigado, bom fim de semana.

5 de maio de 2017 às 18:58  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Vera! E destaco esta frase, que achei interessantíssima: "Muitas vezes uma pessoa deseja alguém que lhes ouça com afeto e interesse, seja para um desabafo, seja para compartilhar alguma alegria. E não consegue, pois depara com os muros do egoísmo e do desinteresse.". Triste verdade! Obrigado, bom fim de semana.

5 de maio de 2017 às 18:59  
Blogger O Árabe disse...

Mais uma vez, Ailime, é cheio de sensatez o teu comentário: com trabalho de interiorização e vontade poderemos todos tornar-nos melhores ouvintes. Há necessidade de calma e ponderação para nos escutarmos uns aos outros. Obrigado, amiga; bom fim de semana!

5 de maio de 2017 às 19:01  
Blogger cantinhovirtualdarita disse...

Boa noite meu querido amigo, assim todos pudesse ouvir
um pouco sobre tudo, seria um mundo bem melhor, um post
maravilhoso!
Abraços com carinho!

└──●► *Rita!!

5 de maio de 2017 às 20:03  
Blogger O Árabe disse...

Alegria com a sua visita, Rita. E concordo: se ouvíssemos uns aos outros, o mundo seria bem melhor! Bom fim de semana, amiga.

6 de maio de 2017 às 12:26  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky