O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

PARÁBOLA DAS SETE ESPOSAS



Sete esposas tive.

E a cada uma amei de uma forma, e cada uma de uma forma me amou. E a todas amei da mesma forma, e todas da mesma forma me amaram.

Porque o amor, que é sempre diferente, jamais deixa de ser igual.

Sete esposas tive.

E, nelas, setenta virtudes encontrei; como encontrei setenta defeitos.

E antes houvéssemos casado apenas as nossas virtudes, pois jamais conseguimos combinar os nossos defeitos.

Sete esposas tive.

E a cada uma dei um filho, e cada uma um filho me deu.

Pois uma união sem filhos é como uma árvore sem frutos; e quando morrem as árvores, é da semente dos frutos que outras árvores nascerão.

Sete esposas tive.

E a cada uma jurei dedicar a minha vida; e todas me juraram dedicar as suas vidas.

E, entretanto, assim estamos hoje; cada um vivendo a sua própria vida.

Pois as pessoas não sabem entrelaçar as suas vidas.

Sete esposas tive.

E, se tive sete esperanças, hoje tenho sete lembranças.

E, se foram sete os meus sonhos, sete foram os meus despertares; cada um dos quais me preparava para viver um novo sonho.

Sete esposas tive.

E, se voltasse a vida, a todas sete outra vez tomaria.

Pois onde, senão nos meus sofrimentos e nas minhas alegrias, iria eu aprender o que hoje sei?

Sete esposas tive.

Pois apenas com o Amor me casei.

Texto do livro A Sabedoria de Hassan

Música:

35 Comentários:

Blogger Lúcia Laborda disse...

Ainda bem que escolheu o amor. Linda parábola, Arabe!
Bom fim de semana, feliz carnaval! Beijos

25 de fevereiro de 2017 às 00:53  
Blogger Unknown disse...

Kkkkkk amei! Que prevaleça o amor, aquele amor sem anseio por nenhum outro amor, aquele que invade o nosso coração e não encontra nenhuma portinha para fugir, kkkk. Ótimo feriado, ótimo carnaval pra você. Muito grata e um abração.

25 de fevereiro de 2017 às 14:15  
Blogger chica disse...

O amor é sempre a melhor escolha!Adorei! abração, tudo de bom,chica

25 de fevereiro de 2017 às 18:23  
Blogger Marli Terezinha Andrucho Boldori disse...

Boa noite, amigo Árabe
amei, no passado, sete esposas, porém o que ficou
o amor, o resto o tempo levou. O amor a tudo vence. Bela parábola.
Abraço!

25 de fevereiro de 2017 às 19:39  
Blogger CÉU disse...

Pois, nos países árabes, é legalmente permitido ter 4 esposas, fora concubinas e etc. então, se o meu amigo teve sete, então, está em vantagem. Por que será dado ao homem, em determinadas culturas, essa possibilidade? Então, e por que não podem ter as mulheres, legalmente, quatro maridos. Sónia Braga, teve dois(rs). Nada mau, hein!

Não concordo com o parágrafo iniciado por: "uma união...nascerão. Penso que a árvore pode, por opção, não desejar ter filhos e ser mto bela, frondosa e harmoniosa e em minha opinião há pessoas k não se deveriam reproduzir, por não reunirem as condições mínimas.

Abraços e boa semana. E se aprecia carnaval, se divirta!

26 de fevereiro de 2017 às 21:28  
Blogger CÉU disse...

Observação: o meu comentário acima está repleto da palavra então. As minhas desculpas!

26 de fevereiro de 2017 às 21:30  
Blogger Arco-Íris de Frida disse...

As vezes se tem as sete esposas em uma so... aquela que mais se amou...

Arabe,meu bom amigo... que sua semana seja de paz...

Beijos...

27 de fevereiro de 2017 às 03:27  
Blogger Silenciosamente ouvindo... disse...

7 esposas é coisa a mais? Não sei!!!
Amar um pouco de cada uma para somar
nas 7 o ideal?
Não sei.
Abraço amigo.
Irene Alves

28 de fevereiro de 2017 às 11:40  
Blogger Lia Noronha disse...

Árabe: amo parábolas e seus desdobramentos...

abraços carinhosos meus.

28 de fevereiro de 2017 às 23:05  
Blogger Lia Noronha disse...

Adoro essa música...traz tantas boas lembranças!!!
Grata por todo carinho no meu Cotidiano querido amigo.
abraços carinhosos meus.

28 de fevereiro de 2017 às 23:07  
Blogger Fá menor disse...

Sete é um número cheio de simbologia. E o amor... ah! o Amor nunca acabará!

«O amor é paciente,
o amor é prestável,
não é invejoso,
não é arrogante nem orgulhoso,
nada faz de inconveniente,
não procura o seu próprio interesse,
não se irrita nem guarda ressentimento.
Não se alegra com a injustiça,
mas rejubila com a verdade.
Tudo desculpa, tudo crê,
tudo espera, tudo suporta.» (1.ª Coríntios 13,4-7)



1 de março de 2017 às 11:45  
Blogger Ailime disse...

Boa tarde meu Amigo e bom Árabe,
Hoje deixou-me aqui num dilema.
Sete esposas no mundo árabe é possível.
Se a capacidade de amar cada uma das esposas foi igual e a retribuição idem, então abençoado amor!
Sempre bom recordar My Way, uma música lindíssima.
Um beijinho e continuação de boa semana.
Ailime

1 de março de 2017 às 13:47  
Blogger A Casa Madeira disse...

Me lembrei de meu colega de trabalho que disse
uma vez: "No meu 5 casamento parei de reclamar e
olhar para dentro de mim mesmo e aí descobri que o problema
era eu" k. "E então me deu vontade de voltar para o
primeiro casamento" k.

Mas entendo que existe culturas e maneiras diferentes de se viver as
relações. Cada um sabe de si.
Mas somos seres humanos no fundo a vida sempre manda a conta de uma maneira
ou outra. E aí já não estou falando mais dos povos e suas culturas.
Tem um ditado que diz: "Cada um sabe onde aperta o sapato". k
Bom começo de março.
PAZ E BEM.
Abraços.

1 de março de 2017 às 14:53  
Blogger São disse...

Lindissimo texto, Swami!


Viva o Amor !!


Beijinhos e feliz Março :)

2 de março de 2017 às 09:09  
Blogger Marina Filgueira disse...

Precioso lo que has escrito, Árabe. Un hombre que es capaz de amar fielmente a siete mujeres, merece un monumento!!! Hoy día, tanto el hombre como la mujer, no entiende la palabra amor, o más bien la distorsionan o confunde con sexo y, este solo es un complemento. Que hay una gran diferencia, por eso se casan creyendo que se aman y no es así y, al poco tiempo se separan. Así está puesto este mundo...

Gracias por tu buen hacer y por tu huella en mi puerto.

2 de março de 2017 às 09:22  
Blogger Vera Lúcia disse...


Olá amigo,

Uma linda parábola, embalada por uma bela música.
Entrelaçar vidas é um processo de difícil aprendizado, mas tudo é possível para quem escolhe o amor.

Abraço.

2 de março de 2017 às 23:00  
Blogger Mariazita disse...

Olá, Árabe
ADOREI esta parábola, tão cheia de sabedoria!
Porque o verdadeiro Amor ama as virtudes... mas também os defeitos (pelo menos aceita-os...)
Saber entrelaçar os dois é o segredo para a Felicidade.

Bom Fim-de-semana
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

3 de março de 2017 às 09:00  
Blogger O Árabe disse...

Acredito que, no fundo, é o que escolhemos sempre, Olhos de Mel... cada um à sua maneira. Obrigado, bom fim de semana!

3 de março de 2017 às 09:29  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado a você, Maria Luzia; espero que o seu Carnaval tenha sido cheio de alegria, e o joelho esteja cada vez melhor! Bom fim de semana, amiga.

3 de março de 2017 às 09:31  
Blogger O Árabe disse...

Sempre, Chica! Tenho certeza de que você bem sabe disso! :) Obrigado, bom fim de semana para vocês.

3 de março de 2017 às 09:31  
Blogger O Árabe disse...

Bem resumido, Marli: o amor a tudo vence. Obrigado, bom fim de semana!

3 de março de 2017 às 09:32  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Céu: a árvore que não produz frutos também pode ser bela e frondosa; mas... estará completa? Deu-me o que pensar, confesso. E não há o que desculpar, porque adorei o comentário; então, uma palavra, não é tão importante, não é? :) Bom fim de semana, minha amiga!

3 de março de 2017 às 09:40  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Arco-Íris. E assim é, enquanto dura o Amor. Como bem disse Vinícius: "Que não seja imortal, posto que é chama, mas que seja infinito enquanto dure!". Sempre uma alegria saber de você, amiga; bom fim de semana, fique bem.

3 de março de 2017 às 09:43  
Blogger O Árabe disse...

E como saber do Amor, Irene? Ele tem o dom de confundir as nossas cabeças! :) Obrigado, amiga; bom fim de semana!

3 de março de 2017 às 09:44  
Blogger O Árabe disse...

Alegria em rever você, Lia. E quanto ao carinho, não há o que agradecer; você bem o merece! Obrigado, bom fim de semana.

3 de março de 2017 às 09:45  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Fa: 7 é um número cheio de simbologia. E, sobre o Amor, é magistral essa descrição da Epístola aos Coríntios! Obrigado, bom fim de semana.

3 de março de 2017 às 09:49  
Blogger Unknown disse...

Melhorando árabe, começando a dobrar o joelho com as fisioterapias.
Obrigada e ótimo final de semana!

3 de março de 2017 às 09:53  
Blogger O Árabe disse...

Realmente, Ailime: essa pluralidade de esposas é algo que parece impensável aos ocidentais. Mas o interessante é que eles só podem ter, pela lei, quantas esposas possam sustentar e oferecer o carinho suficiente. Dá o que pensar, não é? :) Obrigado, minha amiga; bom fim de semana.

3 de março de 2017 às 09:54  
Blogger O Árabe disse...

Pura verdade, Janicce: somos livres para fazer o que quisermos... mas a Vida sempre manda a conta! Muito bom rever você, acredite; bom fim de semana e obrigado.

3 de março de 2017 às 09:55  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, São! Pessoalmente, não cheguei às 7... mas aprendi um bocado, com cada uma delas! :) Bom fim de semana, querida amiga.

3 de março de 2017 às 09:57  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Marina! Mas acredite: não é difícil amar as mulheres, por sua graça e sensibilidade. Difícil, mesmo, é conviver com os nossos defeitos, somados ao do parceiro. Esta não é a ciência do amor, mas da Vida! :) Bom fim de semana, fique bem.

3 de março de 2017 às 10:02  
Blogger O Árabe disse...

É bem como você disse, Mariazita! Lembro-me de haver lido que "Não é difícil amar alguém, se considerarmos as suas qualidades; mas é preciso amá-lo muito, para aceitar os seus defeitos". Interessante, não é? :) Obrigado, bom fim de semana!

3 de março de 2017 às 10:04  
Blogger O Árabe disse...

Feliz por você, Maria Luzia! E insista com a fisioterapia, amiga; recentemente, pude ver quanto ela é importante! Em breve você vai estar 100%, tenho certeza!

3 de março de 2017 às 10:05  
Blogger © Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

que belo texto.
não o li como texto mas como um poema
gostei muito
bom final de semana.

beijinho

:)

3 de março de 2017 às 15:48  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Piedade. Bom saber que foi do teu agrado, bom fim de semana!

3 de março de 2017 às 18:22  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky