O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

A PERFEIÇÃO


Não deveis buscar a perfeição
.
Pois não a encontrareis, em vós ou nos outros. E o homem insensato, que acalenta um sonho impossível de realizar, nada mais faz do que cultivar a própria desilusão.

Ensina o ditado que a semeadura é livre, mas a colheita será obrigatória; assim, aquele que imagina alguém perfeito colherá, em um dia cruel, a decepção inevitável e dolorosa.

Deveis, sim, procurar tornar-vos melhores a cada dia. Porque, se olhardes à vossa volta, vereis que tudo caminha para a evolução; nada existe que seja hoje como era ontem.

Aceitai-vos como sois; este é o primeiro passo para que vos torneis melhores. Sede como o rio, que segue o seu leito, mas escava as suas margens, buscando o crescimento.

Aceitai-vos como sois; necessitais perceber que tendes defeitos, para que os possais corrigir. E, uma vez reconhecidas as vossas falhas, mais tolerantes sereis com as alheias.

Aceitai-vos como sois; deveis conhecer as vossas forças, as vossas fraquezas e os vossos objetivos, para que possais estabelecer o vosso curso e escolher os melhores caminhos.

De nada adianta à estrela pensar que sua luz ilumina todo o universo, ao rio acreditar que suas águas possam vencer a força do mar, ou ao orgulho julgar-se mais forte que o amor.

Cada homem tem os seus ideais, as suas crenças, os seus princípios e as suas capacidades. E eles vos impõem limites, que só com o tempo e o esforço podeis superar.

Aprendei esta lição. E não busqueis ser perfeitos; ou encontrar alguém que o seja, em vosso caminho. Melhorai e tornai melhores os que vos cercam, um pouco em cada dia.

Esta é a missão de quem caminha sobre a terra. E, se é verdade que a cada um cabe melhorar a si próprio, é também verdade que juntos mais facilmente o conseguireis.

Abandonai a busca da perfeição. Como o fruto não amadurece senão no tempo certo, o vosso verdadeiro Eu não estará pronto para ela, senão ao adquirir o Conhecimento.

Nenhum viajante atravessará o deserto, sem percorrê-lo passo a passo; e precisará estar abastecido, enchendo o seu cantil com a água que encontrar em cada oásis.

Detende-vos, para abastecer o vosso cantil com a água pura dos oásis de sabedoria que encontrardes, ao longo do caminho. É assim que atravessareis o deserto do aprendizado.

E chegareis ao Conhecimento. 


Música:
http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/1_jean_claude_borelly_concierto_de_aranjuez.mid

26 Comentários:

Blogger Lúcia Laborda disse...

Grande verdade Árabe! A perfeição não é desse mundo. Aqui cabe-nos viver conforme o Pai nos ensinou e aproveitar o que for possível.
Bom fim de semana! Beijos

20 de janeiro de 2017 às 23:24  
Blogger chica disse...

Muito certo e lindo teu texto...Se ficarmos tentando a perfeição, esquecemos de viver...Vivamos e aprendamos, isso sim! abração praiano,chica

21 de janeiro de 2017 às 07:12  
Blogger CÉU disse...

Olá, estimado amigo!

Li o seu belíssimo e significativo texto ao som de "Aranjuez, Mon Amour" e fiquei, assim como k embalada nestes maravilhosos sons. Adoro esta canção, tão somente!
Uma cidade espanhola, aparentemente igual a tantas outras, ficou famosa devido a um concerto. Incrível!

Creio k há mta gente que não pensa sequer em ser razoável, qto mais perfeito, meu estima do Árabe. Eu sofro desse "síndroma", o da perfeição, e faço um grande esforço para não ser tão certinha, mas tenho de me aceitar como sou. Curioso que eu gosto de ser como sou pra falar verdade.

Gosta de Shania Twain? Não me lembro se falou do vídeo k coloquei, aquando postei. Se falou, por favor, ignore minha questão.

Abraços e linda semana.

22 de janeiro de 2017 às 16:18  
Blogger Smareis disse...

Boa noite Árabe!

A busca pela perfeição pode ser dolorosa porque muitas vezes ela é motivada tanto pelo desejo de ter um bom desempenho e também o medo das consequências de ter um desempenho insatisfatório. Essa é a faca de dois gumes da perfeição. Um texto de grande ensinamento.
Ótima semana meu amigo.
Estou de volta!
Abraço!

23 de janeiro de 2017 às 22:36  
Blogger Mariazita disse...

Una mais que outros... mas muitos procuram a perfeição.
Perfeição na execução de tarefas, sim! Mas perfeição em si mesmos ou no semelhante... não é possível alcançar.
Excelente texto, amigo Árabe.

Continuação de boa semana.
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

25 de janeiro de 2017 às 07:26  
Blogger Vera Lúcia disse...


Olá Árabe,

De fato, a perfeição é uma pretensão impossível de ser concretizada. Como atingirmos a perfeição se somos imperfeitos por natureza? Além do mais, a perfeição não pertence a este mundo. Se aqui estamos, é porque precisamos de algum burilamento.
Por outro lado, o perfeccionismo apenas atrasa os nossos passos e as nossas tarefas. Fazer sempre o melhor que estiver ao alcance de cada um já estaria próximo ao ideal.

Excelente texto, como lhe é peculiar.

Não estoui ouvindo as músicas porque não estou conseguindo acesso a elas.

Abraço.

25 de janeiro de 2017 às 10:09  
Blogger Fá menor disse...

"aquele que imagina alguém perfeito colherá, em um dia cruel, a decepção inevitável e dolorosa."... bem dolorosa, sim.
Retenho:
"Melhorai e tornai melhores os que vos cercam, um pouco em cada dia."
e
"abastecer o vosso cantil com a água pura dos oásis de sabedoria que encontrardes, ao longo do caminho"

Muito grata, meu bom amigo. Os seus conselhos são sempre tão pertinentes.

Abraço.

25 de janeiro de 2017 às 11:05  
Blogger A Casa Madeira disse...

Na realidade perfeito são as coisas da criação...
Bom finalzinho de mês.
Abraços
janicce.

25 de janeiro de 2017 às 13:24  
Blogger © Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

Amigo Arabe

tão verdadeiro este seu texto, eu costumo dizer que nada nem ninguém é perfeito, e não é mesmo, e este texto é muito verdadeiro e cheio de sabedoria.
beijinhos
:)

25 de janeiro de 2017 às 14:48  
Blogger Ailime disse...

Boa tarde meu Amigo e bom Árabe,
Um texto magnífico repleto de pérolas de sabedoria.
Lá diz o ditado: «A perfeição é inimiga do bom»!
Há uma passagem bíblica que diz «sede perfeitos como meu Pai que está nos céus»!
Este convite à perfeição é no sentido de nos tornarmos cada vez melhores como diz na sua bela reflexão e isso se repercute no outro.
«Aceitai-vos como sois; necessitais perceber que tendes defeitos, para que os possais corrigir. E, uma vez reconhecidas as vossas falhas, mais tolerantes sereis com as alheias.
Acho também que assim devemos agir.
«Detende-vos, para abastecer o vosso cantil com a água pura dos oásis de sabedoria que encontrardes, ao longo do caminho. É assim que atravessareis o deserto do aprendizado».
É este oásis que encontro aqui todas as semanas que vai mitigando a minha sede.
Muito obrigada meu Amigo
A musica é linda e não a ouvia há bastante tempo. O Concerto de Aranjuez é maravilhoso.
Desejo-lhe continuação de boa semana.
Beijinhos,
Ailie

25 de janeiro de 2017 às 16:01  
Blogger brisa48@bol.com.br disse...

BOA NOITE AMIGO
Que texto maravilhoso.Ninguém no mundo é perfeito! Todos nós temos algum defeito, assim como temos qualidades. É esta mistura de erros e acertos que constrói a personalidade das pessoas.Um feliz começo de ano para vc.

25 de janeiro de 2017 às 19:00  
Blogger Lia Noronha disse...

Árabe: buscar a perfeição...faz-no exigentes demais dos outros e de nós mesmos...e acabamos deixando de viver o que de melhor temos.
Abraços carinhosos meus.

26 de janeiro de 2017 às 13:54  
Blogger O Árabe disse...

Bem dito, Olhos de Mel: cabe-nos viver de acordo com o Universo e aproveitar a Vida o quanto nos for possível! Obrigado, bom resto de semana.

26 de janeiro de 2017 às 15:05  
Blogger O Árabe disse...

Acho que você disse tudo, Chica: vivamos e aprendamos! Bom resto de semana, boa praia! :)

26 de janeiro de 2017 às 15:06  
Blogger O Árabe disse...

E essa é a melhor forma de viver, Céu: gostar de si mesmo! Quanto a músicas, duas observações: uma, que também adoro o Concerto de Arranjuez, e outra que gosto da Shania, sim, e muito; pensei que houvesse comentado o vídeo! Obrigado, amiga; bom resto de semana.

26 de janeiro de 2017 às 15:10  
Blogger O Árabe disse...

Alegria em vê-la de volta, Smareis, e concordo inteiramente: essa é a faca de dois gumes da perfeição! Grato pela gentileza, amiga; bom resto de semana.

26 de janeiro de 2017 às 15:12  
Blogger O Árabe disse...

Por aí, sim, Mariazita: devemos executar o melhor que pudermos as nossas tarefas, sempre; esperar a perfeição, entretanto, é plantar a semente da desilusão! Obrigado, amiga; bom resto de semana.

26 de janeiro de 2017 às 15:14  
Blogger O Árabe disse...

Sinto saber, Vera; mas por que você não está conseguindo acesso? Os links não estão funcionando? Se for isto, por favor me avise, para que eu possa tentar consertar! Quanto à perfeição, também penso assim: o principal é que façamos sempre o melhor que pudermos; este deve ser o nosso ideal. Obrigado, pela gentileza e amizade de sempre; bom resto de semana!

26 de janeiro de 2017 às 15:19  
Blogger O Árabe disse...

Grato a você, Fa, por essa gentileza e amizade! Bom resto de semana, amiga.

26 de janeiro de 2017 às 15:20  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Janicce: essas, sim, são perfeitas! :) Obrigado, amiga; bom resto de semana.

26 de janeiro de 2017 às 15:21  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Piedade, e você tem razão: saber que nada é perfeito nos poupa de muitas desilusões! Boa semana, fica bem.

26 de janeiro de 2017 às 15:23  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Ailime: esse convite não é à perfeição, mas a nos tornarmos cada vez melhores; este deve ser o nosso objetivo de todos os dias. Concordamos, quanto à música: maravilhosa! Obrigado, minha amiga; bom resto de semana.

26 de janeiro de 2017 às 15:25  
Blogger O Árabe disse...

Alegria em revê-la, Brisa, e peço licença para destacar esta frase do seu comentário, que achei excelente: é a mistura de erros e acertos, que constrói a nossa personalidade! Obrigado, bom fim de semana.

26 de janeiro de 2017 às 15:29  
Blogger O Árabe disse...

Bom revê-la, Lia, e não posso deixar de concordar: quando nos entregamos à busca da perfeição, acabamos deixando de viver o que temos de melhor! Obrigado, bom fim de semana.

26 de janeiro de 2017 às 15:30  
Blogger Vera Lúcia disse...


Olá amigo,

Foi falha minha ao não conseguir acesso ao link da música.
Tentei novamente e pude ouvir, agora, a belíssima música.

Abraço.

31 de janeiro de 2017 às 16:12  
Blogger O Árabe disse...

Boa notícia, Vera; provavelmente não foi falha sua, mas sobrecarga do site. Mas o principal é que deu certo, né? :) Bom resto de semana.

1 de fevereiro de 2017 às 18:30  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky