O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 10 de novembro de 2017

A FELICIDADE E AS MUDANÇAS


Todo ser humano tem os seus motivos para ser feliz.
E, decerto, terá também os seus motivos para ser triste. Mas deixai que eu vos pergunte: são as rosas ou os espinhos, que escolheis para ornamentar as vossas casas e os vossos caminhos?
E, se assim é, por que haveríeis de prestar maior atenção às vossas tristezas do que às vossas alegrias? Acaso preferis ferir-vos nos espinhos, a deleitar-vos com a beleza das rosas?
Atentai a esta lição, e cuidai de transportá-la para as vossas vidas. Porque não é sensato remoer mágoas e carências, quando podeis alegrar-vos por tudo de bom que há em vossa estrada.
Nenhum homem, que caminhe sobre a terra, tem tudo aquilo que deseja. Mas porque amargurar-vos pelo que vos falta, quando podeis ser felizes e desfrutar de tudo aquilo que tendes?
Esta é a pergunta que vos deveis fazer, todos os dias. Colocai sempre nos pratos da balança as vossas dores e alegrias, para atribuir-lhes a justa medida; e poder avaliar a vossa vida.
Assim, tereis a noção do que em verdade vos falta; e de quanto já vos trouxe o Universo. E não vos perdereis em lamentos pelo que desejais; mas cantareis de gratidão pelo que é vosso.

Sois capazes de promover grandes mudanças; assim, eu vos tenho dito. Em vosso verdadeiro Eu existe a essência do Universo, que cria planetas e os mantém em suas órbitas.
Por isto, nada vos é impossível. Entretanto, a Vida e o Universo têm as suas leis, às quais não vos é dado desobedecer; até porque delas depende o equilíbrio de tudo que conheceis.
Não acalenteis a egoísta revolta pelo que vos falta; aprendei, sim, a agradecer pelo que conseguistes construir em vossa jornada. Muitas vezes, a felicidade pode estar ao vosso lado.   
Mas, se sois infelizes com o que vos cabe, buscai encontrar os caminhos para promover em vossas vidas as mudanças que tanto esperais. E certificai-vos de que realmente as desejais.
Pois o navegante sábio não é aquele que, amedrontado, encolhe-se a um canto e reclama da tempestade que castiga o barco; mas o que se ocupa em corrigir a posição das suas velas.
De nada vos adianta, todavia, adotar um rumo errado, na ânsia de fugir à borrasca; mais sensato é enfrentar as suas ondas, se outro curso não houver que vos leve ao porto sonhado.
Estai, portanto, certos do que desejais, antes de promover mudanças. Pois nem sempre vos será permitido voltar sobre vossos passos; e o maior tormento é o arrependimento tardio e inútil.
Ele poderá fazer sangrar as vossas almas. 

Música:
http://ohassan.dominiotemporario.com/marco/1_michael_jackson_smile.mid

Eu AMO esta música e esta interpretação! 

30 Comentários:

Blogger chica disse...

Que lindo e tão legal te ler! Aqui, ainda que com motivos pra nos deixar tristes, valorizamos os bons momentos, o grande e não nos deixamos arrasar pelas chatices, encheções, etc...Assim valorizamos a felicidade, um pouco aqui, outro ali e forma o grande manto ela...Melhor do que nos fixar no sto... abraços, linda semana,chica

11 de novembro de 2017 às 05:25  
Blogger Fá menor disse...

Pois. Como muitas vezes, os seus textos me caem em momentos oportunos. Nada que não saiba, mas é preciso tomar consciência disso a cada passo. Grata, mais uma vez, pela pertinência das suas palavras.

Bom fim-de-semana, meu amigo!

11 de novembro de 2017 às 15:23  
Blogger Ateliê Tribo de Judá disse...

Olá amigo,
As vezes as pessoas vivem buscando a felicidade em algo que nunca terão e assim desprezam o que realmente poderia faze-las felizes.....afinal viver é uma caixinhas de surpresas!!!!
beijos
Joelma

12 de novembro de 2017 às 11:31  
Blogger Marina Filgueira disse...

¡Hola Árabe!!!

Un buen texto que nos alecciona sobre la felicidad, esa felicidad tan deseada por muchísimas personas las cuales no saben que este tesoro está dentro de cada uno de nosotros.
No debemos necesitar al otro para ser felices. Debe bastar ser capaces de ver y tirar de la felicidad que llevamos dentro, ver con los ojos del corazón todo lo que nos rodea.

Un abrazo y mi gratitud.
Feliz semana.

13 de novembro de 2017 às 13:45  
Blogger CÉU disse...

Como sempre, textos mto elucidativos e "conselheiros".
Tem de haver um equilíbrio nas nossas atitudes, amigo Árabe.

Abraços e boa semana.

13 de novembro de 2017 às 15:22  
Blogger Andre Mansim disse...

Brimo, boa noite!

Como sempre você nos trás um texto inteligente e cheio de pontos para reflexão.
Muito bom mesmo!!

13 de novembro de 2017 às 21:42  
Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Aceitar a mudança com alegria é sempre bom!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

14 de novembro de 2017 às 16:37  
Blogger Ailime disse...

Boa noite meu Amigo e bom Árabe,
Que texto maravilhoso com ensinamentos bem pertinentes.
Gostei especialmente da interpelação sobre prestar mais atenção às tristezas do que às alegrias. Por vezes cai-se nesta tentação e se colocarmos na balança os momentos alegres, mesmo que espaçados serão até mais abundantes que os tristes.
Penso que depende também do espírito de cada pessoa agir de uma forma ou outra, mas nada como alterar para podermos desfrutar o melhor que a vida tem. Decerto que assim seremos mais felizes.
Gostei de relembrar esta música que acho linda.
Beijinhos e continuação de boa semana.
Ailime

14 de novembro de 2017 às 18:04  
Blogger Unknown disse...

Boa noite Árabe!

Mudanças na vida de qualquer ser humano é sempre muito bom, desde que seja para melhor, não é mesmo? Amei tudo como sempre! Muito grata e ótimo resto de semana! Abração.

14 de novembro de 2017 às 23:43  
Blogger Luma Rosa disse...

Oi, Árabe!!
Está certo! Não enfeitamos nossas casas com espinhos, mas são os espinhos que nos ensinam. Saber tirar proveito dos espinhos e reverter em lição de vida, não haverão arrependimentos e somente agradecimentos por ter passado por tudo e ainda estar vivo!!
Beijus no coração!!

15 de novembro de 2017 às 01:42  
Blogger Mariazita disse...

Meu caro Árabe
Um texto excelente que deve ser relembrado de vez em quando, já que nem sempre é muito fácil pôr em prática estes ensinamentos.
Há momentos em que a dor se sobrepõe a tudo, e temos tendência a esquecer o que de bom a vida ainda nos reserva.
É um "exercício" que tento fazer todas as manhãs, ao levantar, quando a melancolia teima em invadir-me...
Então penso nos filhos maravilhosos e netos igualmente maravilhosos que Deus me deu... e só posso sentir-me grata pelo que tenho (não sem lamentar O que JÁ não tenho...) É humano, não é?

Continuação de boa semana.
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

15 de novembro de 2017 às 15:15  
Blogger Smareis disse...

Boa noite Árabe!
Texto muito bem construído e com grande ensinamento.
Mudanças é muito importante, desde que seja na medida certa.
Boa semana amigo!
Abraço!

15 de novembro de 2017 às 23:37  
Blogger O Árabe disse...

Bem como você disse, Chica: melhor valorizar a felicidade. O resto... é o resto! :) Obrigado, amiga; bom resto de semana.

16 de novembro de 2017 às 13:32  
Blogger O Árabe disse...

Você está certa, Fa: há muitas coisas das quais sabemos, mas a correria do dia-a-dia nos distrai; é sempre bom retomarmos a consciência delas! Grato, amiga; bom resto de semana.

16 de novembro de 2017 às 13:35  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Joelma! E obrigado por me lembrar disto: a vida é uma caixinha de surpresas! :) bom resto de semana, obrigado.

16 de novembro de 2017 às 13:36  
Blogger O Árabe disse...

Concordo inteiramente com você, Marina: a felicidade está dentro de nós; para encontrá-la, precisamos parar de procurar ao nosso redor! Obrigado, amiga; bom resto de semana.

16 de novembro de 2017 às 13:38  
Blogger O Árabe disse...

Sempre, Céu... o equilíbrio é fundamental, para seguirmos em frente! Como estão a mão e as reformas, minha amiga? Aguardamos a tua volta! Obrigado, bom resto de semana.

16 de novembro de 2017 às 13:47  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, André; bom saber que você gostou! Meu abraço, bom resto de semana!

16 de novembro de 2017 às 13:48  
Blogger O Árabe disse...

Talvez mais do que bom, Isy... necessário! Só assim, podemos utilizá-las em todo o seu potencial. :) Obrigado, bom resto de semana.

16 de novembro de 2017 às 13:49  
Blogger O Árabe disse...

Faço eco às tuas palavras, Ailime: "os momentos alegres, ainda que espaçados, são sempre mais abundantes que os tristes"... e nos trazem forças para prosseguirmos na caminhada. Obrigado, minha amiga; bom resto de semana.

16 de novembro de 2017 às 13:52  
Blogger O Árabe disse...

E, na maioria das vezes, podemos fazer com que sejam, Maria Luzia... é tudo uma questão de ajeitar as velas! :) Obrigado pelo carinho, amiga; bom resto de semana.

16 de novembro de 2017 às 13:53  
Blogger O Árabe disse...

Grande alegria com a sua presença, Luma! Muito feliz, amiga, em saber que você continua a espalhar sempre a sua Luz! :) Obrigado, bom resto de semana.

16 de novembro de 2017 às 13:55  
Blogger O Árabe disse...

Humaníssimo, Mariazita! Mass a verdade é que mesmo o que JÁ não temos continua conosco... ainda que sob a forma de lembranças, que nos reconfortam! Grato, minha amiga; bom resto de semana.

16 de novembro de 2017 às 14:01  
Blogger O Árabe disse...

Concordamos, Smareis. Mas, na maioria das vezes, é de nós que depende essa medida; precisamos estar atentos a isto. :) Obrigado, amiga; bom resto de semana.

16 de novembro de 2017 às 14:02  
Blogger Smareis disse...

Verdade Árabe!
Continuação de boa semana!
Tem atualização!

17 de novembro de 2017 às 01:05  
Blogger Arco-Íris de Frida disse...

"Cuidado com o que pedes, pois seu desejo poderá ser atendido", essa frase resume uma sabedoria enorme, é preciso vigiar nossas emoções, pois as emoções exarcebadas faz com que tenhamos atitudes impensadas. Desejar é meio caminho andado para conseguir, e nem sempre o que desejamos é o melhor para nossas vidas.

Árabe, querido amigo, espero que se encontre bem... lhe desejo um fim de semana de paz junto aos seus.

Beijos...

17 de novembro de 2017 às 12:23  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Smareis; com certeza, vou lá conferir! Bom fim de semana, amiga.

17 de novembro de 2017 às 15:19  
Blogger O Árabe disse...

Alegria em rever você, Arco-Íris; bom saber notícias suas, amiga! Como você desativou (temporariamente, espero!) o blog, ficamos sem outro canal para nos comunicarmos. Quanto ao comentário, concordo, especialmente, com esta frase: "Desejar é meio caminho andado para conseguir, e nem sempre o que desejamos é o melhor para nossas vidas."; pura verdade! Fico feliz em saber que você está bem, e lhe desejo um maravilhoso fim de semana, junto aos seus. Meu abraço, dê notícias sempre

17 de novembro de 2017 às 15:24  
Blogger © Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

Amigo Àrabe
mais um texto muito sábio cheio de ensinamentos.
como sempre é muito agradável ler e sentir a força destas palavras.
um bom fim de semana.
beijos
:)

17 de novembro de 2017 às 17:17  
Blogger O Árabe disse...

E como sempre, Piedade, é muito agradável a tua presença em nosso oásis! Grato, bom fim de semana.

17 de novembro de 2017 às 22:49  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky