O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 27 de novembro de 2020

APRENDENDO A CEDER

 


É preciso aprender a ceder.

Porque ninguém pode estar certo todo o tempo. E a única forma de ampliar os nossos horizontes é analisar as opiniões das pessoas que nos cercam; e aceitá-las, quando forrem corretas.

Porque cada pessoa é um mundo, em si mesma; e por isto, de certa maneira, cada um de nós vive em um mundo diferente. Precisamos aprender a gravitar juntos, sem choques ou afastamentos.

Porque, embora ninguém possa viver só, a verdade é que cada um precisa ter o seu próprio espaço. E o encontro se torna mais fácil e constante, quando cada um anda metade do caminho.

Observai a natureza. E vereis que o carvalho orgulhoso, que se opõe à tempestade, termina muitas vezes derrubado por um raio; enquanto o caniço humilde, que se dobra aos ventos, sobrevive.

Não há vergonha em ceder; insensato é prosseguir no caminho errado, quando se pode repensar e tomar o rumo certo. O principal não é vencer o caminho, mas chegar aonde se pretende ir.

Acaso, algum homem de bom senso enfrentaria em vão a chuva e os relâmpagos, podendo abrigar-se durante a borrasca e seguir o seu caminho em paz, depois que estiver sereno o clima?

De nada adianta, quando nos recusamos a ouvir e insistimos em repetir os nossos argumentos, sem ligar às palavras do outro. Melhor abrigar-nos no silêncio e tentar escutar a razão.

Porque, precisamos admitir, nem sempre a razão estará do nosso lado; e, se não estiver, teremos a nossa oportunidade de repensar e aceitar novas ideias, que nos farão crescer no aprendizado.

Mas, quando estamos certos, podemos apresentar as nossas razões sem discussão. Enquanto dois falam ao mesmo tempo, ninguém ouve; e a razão não precisa  gritar, para se fazer ouvir.

Aprendamos a ceder. E, para isto, o primeiro passo é aprender a ouvir; pois a maior parte do que escutamos não passa dos nossos ouvidos, quando deveria chegar a nossa mente e nosso coração.

O segundo passo, que talvez seja o mais difícil, é vencer o orgulho. É reconhecer que não somos donos da verdade e às vezes precisamos renunciar às nossas verdades e aceitar as alheias.

Pratiquemos, pois, a humildade. Tenhamos presente que aquele que aceita uma nova ideia, não retrocede; em verdade, avança. E não diminui as suas próprias ideias; antes, as faz mais amplas.

Muitas vezes, ao ceder obtemos os melhores resultados. As árvores que cedem os seus frutos são mais procuradas por todos, e os mestres se tornam queridos por ceder o seu conhecimento.

É preciso aprender a ceder. Faz parte de aprender a viver.

Música:

http://ohassan.dominiotemporario.com/marco/1_mantovani_e_sua_orquestra_till.mid

Link música

Link vídeo   

34 Comentários:

Blogger Lúcia Laborda disse...

Árabe; a vida é uma escola e só vivendo-a, para aos poucos entendermos. Não existe a verdade absoluta. Cada um em a sua vertente, a depender do ângulo que se esteja vendo a situação. Precisamos é ter humildade para reconhecer e ouvir o que o outro tem a dizer.
Amei a lição que traz nessa mensagem!
Amei o vídeo! A musica dele é maravilhosa!
Bom fim de semana, Árabe! Beijos

28 de novembro de 2020 às 00:02  
Blogger chica disse...

Sabedoria sempre encontramos aqui...Saber ceder ´um grande passo que aprendemos na vida. Não podemos querer ter razão sempre ...Saber ouvir, o outro lado, outros quesitos... Lindas colocações! abração, tudo de bom,chica

28 de novembro de 2020 às 06:28  
Blogger João Santana Pinto disse...

As suas palavras são um hino ao saber viver, ao aprender a viver num mundo difícil, num mundo arrogante, egoísta e hipócrita, com ausência de valores e extremamente rico em contraste, com um mar de oportunidades e de opções que oferecem a possibilidade de um mundo melhor.

Aprender a viver, aceitar as diferenças, ouvir os outros, entender opiniões mesmo se contrárias, vão muito certamente fazer de nós pessoas melhores e mais sábias até.

Abraço e bom fim de semana

28 de novembro de 2020 às 07:34  
Blogger Alice Alquimia disse...

Equilíbrio é sempre o melhor caminho.

28 de novembro de 2020 às 07:35  
Blogger Ateliê Tribo de Judá disse...

A maturidade traz a sabedoria do ceder , então é claro que vou escutar todos os argumentos e certamente dar razão ao outro, mas depois disso tudo ...vai fazer o que eu quero sim! Isso é perfeito!!!KKKKK equilíbrio fantástico!!!KKKKK

Beijos
Joelma

28 de novembro de 2020 às 18:29  
Blogger Roselia Bezerra disse...

O caniço humilde, que se dobra aos ventos, sobrevive.

Boa noite de sábado, amigo Árabe!
Só o não orgulhoso cede...
Bem sempre recuar é prova de covardia.
Mais um texto com beleza e profundidade.
Tenha um ótimo domingo abençoado!
Abraços fraternos de paz e bem

28 de novembro de 2020 às 21:57  
Blogger Maria Luzia disse...

É Árabe, saber ouvir e baixar a cabeça quando preciso, é uma grande virtude. A humildade em perceber que não somos perfeitos, é bonito! O texto é maravilhoso como sempre, amei tudo! Ótima semana e muito grata! Abração!

29 de novembro de 2020 às 21:18  
Blogger Paloma Viricio disse...

Oie meu amigo! Mais um belo texto, escreves muito bem!
Com certeza devemos aprender a ceder. Um dia é da caça e outro do caçador.😂😂
Saber ouvir é algo que poucos sabem hoje em dia.


Passa lá no blog! Estou esperando sua visita. Bom começo de semana.
Beijos,
Paloma Viricio❤❤

29 de novembro de 2020 às 22:41  
Blogger Fá menor disse...

Concordo plenamente. Muito grata por nos trazer sempre publicações de enorme sabedoria.

Boa semana, amigo!

Abraço.

30 de novembro de 2020 às 09:45  
Blogger Majo Dutra disse...

~~
Um texto assertivo e pleno de sabedoria. A sua leitura e reflexão inerente foi realmente um prazer.
Pensar que há pessoas que parecem professar a tarefa de serem 'espíritos de contradição', facto que parece ser distúrbio mental...
Um registo ético e sábio que faz sempre bem recordar...

A canção do meu primo tem um som antigo, mas é interessante e romântica. (todos os Dutras descendem do mesmo antepassado comum, um conde que viveu nas ilhas dos Açores há mais de 500 anos... Sorrisos...)
'TILL' é um canção ultrarromântica e a música de Mantovani, uma maravilha.

Grata por tudo, estimado F. Dias leves e agradáveis.
Um bom mês de Dezembro. Abraço amigo.
~~~~~~~~~~~~~~~~

30 de novembro de 2020 às 19:10  
Blogger Ailime disse...

Bom dia meu Amigo e bom Árabe,
Um texto muito sábio com o qual adorei refletir.
Ninguém é dono da verdade e devemos escutar o outro com atenção.
Porque muitas vezes os pontos de vista que defendemos não estão certos e a troca de ideias, feitas com respeito e lucidez nos ajudam a ver a luz de quem está certo.
Humildade e aceitação devem fazer parte do nosso viver.
Adorei a música e o vídeo.
Um beijinho e continuação de boa semana.
Ailime

1 de dezembro de 2020 às 11:26  
Blogger Roselia Bezerra disse...

*nem sempre recuar é prova de covardia

1 de dezembro de 2020 às 12:25  
Blogger MARILENE disse...

Meu amigo, creio que todos nós falhamos no tocante a ouvir, verdadeiramente. E esse é o primeiro passo para o entendimento. Aprendemos mais quando encontramos pessoas que pensam de forma diferente de nós, pois nos fornecem elementos para reflexão. Mudamos constantemente e também nossas verdades se alteram. E isso acontece porque passamos a conhecer outras, sem nos agarrarmos às que um dia abraçamos. um excelente postagem. Abraço.

2 de dezembro de 2020 às 00:39  
Blogger MARILENE disse...

Devia haver um forma de se corrigir lapsos rss. Uma excelente postagem, eu quis dizer.

2 de dezembro de 2020 às 00:41  
Blogger Himawan Sant disse...

Olá meu amigo árabe.

Concordo muito que ampliar nossos horizontes é analisar, a opinião das pessoas ..., nos faz perceber que somos iguais aos outros e na vida não temos do que nos orgulhar.
Sejamos todos indivíduos humildes.

Saudações de amizade para você.

2 de dezembro de 2020 às 06:55  
Blogger São disse...

A vida é um manancial de negociações e temos que aprender a ceder, sim, mas não nas coisas verdadeiramente essenciais.

Desejo-te feliz DEzembro e te deixo carinhoso abraço , meu amigo

2 de dezembro de 2020 às 13:13  
Blogger O Árabe disse...

Eu também creio, Lúcia, que não existe verdade absoluta, mas você disse uma grande verdade: "... a vida é uma escola e só vivendo-a, para aos poucos entendermos."; é bem por aí, mesmo! Obrigado, meu abraço; bom resto de semana.

3 de dezembro de 2020 às 15:40  
Blogger O Árabe disse...

Com certeza, Chica, não podemos estar sempre certos! Mas só o tempo nos ensina isso, não é? Meu abraço, amiga, bom resto de semana. Como estão você e o Kiko?

3 de dezembro de 2020 às 15:41  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, amigo João, e concordo inteiramente como você: "Aprender a viver, aceitar as diferenças, ouvir os outros, entender opiniões mesmo se contrárias, vão muito certamente fazer de nós pessoas melhores e mais sábias até.". Com certeza! Meu abraço, obrigado; bom resto de semana.

3 de dezembro de 2020 às 15:43  
Blogger O Árabe disse...

Sempre, Alice! Às vezes, só é difícil chegarmos a ele. Meu abraço, obrigado; bom resto de semana!

3 de dezembro de 2020 às 15:44  
Blogger O Árabe disse...

Eu entendo, Joelma. Mas, às vezes, ouvir os argumentos do outro já muda a nossa decisão, não é? Nem que seja só um pouco! :) Meu abraço, amiga; bom resto de semana, obrigado.

3 de dezembro de 2020 às 15:46  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Rosélia: recuar, às vezes, nada tem a ver com covardia... mostra, sim, sabedoria! Obrigado, amiga, meu abraço; bom resto de semana!

3 de dezembro de 2020 às 16:13  
Blogger O Árabe disse...

E uma virtude necessária, Maria Luzia; a humildade nos traz muitos amigos, enquanto a arrogância e a presunção só afastam as pessoas! Bom saber que você gostou, amiga; obrigado, bom resto de semana. Meu abraço!

3 de dezembro de 2020 às 16:15  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Paloma! E concordamos: poucos são os que sabem ouvir, hoje em dia... infelizmente!:( Meu abraço, amiga; bom resto de semana. Em breve, estarei conferindo o novo texto, sim; gosto muito do seu blog.

3 de dezembro de 2020 às 16:17  
Blogger O Árabe disse...

Grato a você, Fa, pela gentileza e amizade constantes! Meu abraço, bom resto de semana.

3 de dezembro de 2020 às 16:18  
Blogger Roselia Bezerra disse...

☃️🌲😘

3 de dezembro de 2020 às 16:20  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Majo: infelizmente, há pessoas que parecem jamais concordar com alguma coisa... e assim, afastam-se de todos! Interessante, a menção sobre os Dutra; não sabia! :) Obrigado a você, amiga; bom resto de semana, meu abraço.

3 de dezembro de 2020 às 16:21  
Blogger O Árabe disse...

Pura verdade, Ailime : "Ninguém é dono da verdade e devemos escutar o outro com atenção.
Porque muitas vezes os pontos de vista que defendemos não estão certos e a troca de ideias, feitas com respeito e lucidez nos ajudam a ver a luz de quem está certo.". Assim, a vida se torna muito mais fácil! Lindos, a música e o vídeo, não? Meu abraço, obrigado; bom resto de semana!

3 de dezembro de 2020 às 16:25  
Blogger O Árabe disse...

Agora, Marilene, você me fez pensar; é possível, sim, que todos falhemos em ouvir verdadeiramente... pelo menos, em algumas ocasiões! E é verdade, também que mudamos constantemente, muitas vezes em razão de novas ideias, que recolhemos quando nos dedicamos a ouvir. Belo comentário, amiga; obrigado, bom resto de semana. Meu abraço.

3 de dezembro de 2020 às 16:29  
Blogger O Árabe disse...

Assim devemos viver sempre, Himawan: sendo humildes. A humildade é o único caminho que nos leva ao aprendizado! Meu abraço, amigo, obrigado; bom resto de semana!

3 de dezembro de 2020 às 16:30  
Blogger O Árabe disse...

Concordo, São: há pontos em que não podemos transigir: ou ofenderemos a nós mesmos! Mas ouvir outras opiniões é como acender novas luzes, sobre o mesmo assunto. :) Meu abraço, amiga, obrigado; bom resto de semana!

3 de dezembro de 2020 às 16:32  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Rosélia; meu abraço, amiga.

3 de dezembro de 2020 às 16:33  
Blogger Mariazita disse...

Considero uma grande virtude: saber ceder.
Muito mais importante do que "ter razão" ou "levar a sua avante".
Excelente, como sempre, meu caro Árabe.

Bom Fim-de-semana
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

4 de dezembro de 2020 às 08:09  
Blogger O Árabe disse...

Com certeza, Mariazita; o importante não é "ter razão"... é ser feliz! :) Obrigado, amiga; meu abraço, bom fim de semana.

4 de dezembro de 2020 às 17:47  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky