O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

O PONTO FINAL



Aproxima-se o ponto final.
Que pode ser depois do próximo capítulo, do próximo parágrafo, ou da próxima palavra. Porque a ninguém é dado saber quando e como se encerrará a sua história
Valeu a pena, entretanto, cada palavra que escrevi no livro da minha vida. Valeu cada  ponto, valeu cada vírgula; valeram até as reticências que por vezes deixei.
Valeram os meus enganos e os meus desenganos, os meus sorrisos e as minhas lágrimas. Valeram os momentos em que sofri ou fui feliz, as esperanças e as decepções.
Valeu cada um dos meus amores; cada segundo de prazer ou de ternura, cada paixão ou enlevo. Valeu cada vez em que o meu coração bateu mais forte, cada sonho que vivi.
Valeu cada corpo que aqueceu a minha cama; cada alma que à minha se juntou, ainda que por um breve momento. Valeu o encanto de cada instante infinito porque compartilhado.
Valeu cada amigo que me trouxe o conforto da companhia; cada inimigo, porque me mostrou o valor do perdão; e cada pessoa que me ignorou, porque assim aprendi a humildade.
Valeu por cada um que apoiou as minhas ideias e assim me fez acreditar no meu próprio valor; e por aqueles que, ao discordar, ensinaram-me a defender as minhas crenças.    
Valeu por cada irmão que fiz sorrir; por cada lágrima que tive a graça de enxugar e por cada uma que fiz brotar. Valeu cada sentimento e cada ideia que tenha plantado nos corações.
Valeu cada criança que acalentei, cada idoso que abracei; cada flor que vi desabrochar, cada gota de chuva que molhou os meus cabelos e cada raio de sol que aqueceu o meu rosto.
Valeu cada noite em que temi o escuro, porque me trouxe a alegria de um novo amanhecer. Valeu cada emoção que causei ou senti. Cada música e cada silêncio que soube ouvir. 
Valeu cada lição que aprendi e cada uma que tentei transmitir. Valeram os nascimentos e as mortes que testemunhei, porque me fizeram entender que a Vida não para e se renova.
O passado não volta. O presente escapa por entre os nossos dedos e o futuro não nos pertence; a mansão do amanhã é a Eternidade, onde habita o nosso verdadeiro Eu. 
Atentemos para a verdade do tempo. Porque a existência do ponto final não deve ser, para o homem consciente, senão a motivação maior para bem escrever o livro da sua vida.
À sua própria maneira.


Clique aqui, para ver o vídeo que inspirou este post.     

59 Comentários:

Blogger Lúcia Laborda disse...

Querido Árabe; valeu o maravilhoso poema, as páginas da vida... Mas por mais que tente, não consigo aceitar como verdade coisas óbvias, porém triste demais.
E eu quero dizer Árabe; apesar de toda doçura, de toda beleza do poema, da imagem e da musica, não gostaria de ler nada sobre o ponto final. Ele a Deus pertence e só ele sabe cada momento.
A mim cabe apenas apreciar o belo e me calar diante desse tema.
Bom fim de semana! Beijos

23 de novembro de 2012 às 23:59  
Blogger chica disse...

Maravilha Árabe. Sabemos que o ponto final há de chegar e enquanto isso, ficamos nas reticências, vírgulas e prefiro mais ainda poder usar as EXCLAMAÇÔES!!!! rs

Lindo texto! abração,tudo de bom,chica

24 de novembro de 2012 às 06:15  
Blogger Rô... disse...

oi meu amigo,

o ponto final é uma consequência natural,
mas não simpatizo muito,
adoro reticências,
me trazem esperança e uma possibilidade de continuar sempre...

beijinhos

24 de novembro de 2012 às 07:05  
Blogger Unknown disse...

Bom sábado pra vc, com muito carinho
deixo meus parabéns por mais esse post lindo...E ponto Final!!!
A amizade faz a gente muito alegre por
ter amigos que gratifica nosso dia
E ter vc na minha lista de presente
eu fico eternamente feliz
Abraços com carinho
Bjuss
Rita!!!

24 de novembro de 2012 às 13:19  
Blogger Ailime disse...

Olá amigo e bom Árabe, um texto sublime. Um texto em que ressalta a alma de alguém que tem como lema de vida o Amor. E para o Amor não há ponto final, porque Eterno. E porque o admiro muito deixo-lhe a minha gratidão e um grande beijinho. Bom domingo e excelente semana. Ailime

24 de novembro de 2012 às 19:41  
Blogger Hanaé Pais disse...

O nosso caminho!
Apenas vale quando não provocamos dano nos outros.
Não temos o direito de destruir sonhos nem a pureza com que algumas pessoas atravessam a Vida.
É muito triste existir belas e sábias palavras e tão poucas acções.
Sim,somos nós que fazemos o nosso caminho,façamo-lo em verdade, gratidão e sem maldade.
Tenho lido frases, poemas, pensamentos muito lindos nos blogs,mas será que quem os escreve tem a sua vida balizada por esses mesmos valores?
Enfim... este é o nosso caminho, temos que aprender a descobrir a luz das sombras.

24 de novembro de 2012 às 21:35  
Blogger C Valente disse...

Existe muitos pontos finais, mas começa-se novamente outro paragrafo,a vida continua e só a morte trás um fim
Vamos continuar a escrever
Saudações amigas

25 de novembro de 2012 às 06:56  
Blogger Magia da Inês disse...

♡¸.•°
Olá, amigo!
Muito lindo e inspirado como sempre.
Quando chegar meu último suspiro eu também gostaria de dizer tudo isso.

Boa semana!
Beijinhos.

✿ °•.¸♡¸.•°✿

25 de novembro de 2012 às 11:23  
Blogger Daniel disse...

Espero, no momento de minha ida, olhar para trás e ter esta mesma sensação... a de que fiz um bom trabalho... a de que ultrapassei as minhas expectatitas antes de aqui chegar.

Daniel

26 de novembro de 2012 às 08:38  
Anonymous Jota Effe Esse disse...

Eu sei quando se encerrará a minha história, mas não posso dizer, pra não estragar a surpresa. É brincadeira, Árabe. Estou só querendo descontrair. Meu abraço.

26 de novembro de 2012 às 11:39  
Blogger São disse...

O meu computador anda desatinado, pelo que não vi o vídeo.

Quanto ao texto, como não concordadr com ele?!

De qualquer modo, que DEus nos conserve muito tempo aqui , em paz e com saúde.

Um terno beijo, Amigo.

26 de novembro de 2012 às 13:09  
Blogger Silenciosamente ouvindo... disse...

Meu amigo fez-me apanhar um valente
susto. Que é isto de Ponto Final?
Não vai deixar de escrever,pois
não? Já lhe tenho perguntado
várias vezes se está melhor e
não responde, mas agora fiquei
mesmo preocupada.Bem, espero que
seja apenas um texto na base do
vídeo, mas por favor tranquilize-me.
Um grande beijinho
Irene Alves

26 de novembro de 2012 às 15:22  
Blogger Anónimo disse...

O ponto final, talvez não seja o fim, mas o início de uma outra realidade, noutra dimensão.

Abraço.

26 de novembro de 2012 às 15:25  
Blogger vieira calado disse...

Há sempre um ponto final, meu caro!

Um forte abraço!

26 de novembro de 2012 às 19:23  
Blogger Antônio Lídio Gomes disse...

Assalam Aleikum meu irmão.
Desejo e espero que o ponto final seja o início de um outro estágio.
Um fraterno abraço.

26 de novembro de 2012 às 21:03  
Blogger O Árabe disse...

Em verdade, Olhos de Mel, o ponto final é decorrência da primeira letra; e precisa existir, para que um novo livro possa ser escrito.
É exatamente isto que nos deve levar a valorizar cada palavra que escrevemos em nossa vida. Mas, de fato, é algo em que evitamos pensar. Boa semana, fica bem!

27 de novembro de 2012 às 09:57  
Blogger O Árabe disse...

Com certeza, Chica, as exclamações são ótimas. Dão sentido a cada capítulo! :) Boa semana.

27 de novembro de 2012 às 09:58  
Blogger O Árabe disse...

Bem colocado, Rô: as reticências são sempre uma nova esperança. Boa semana!

27 de novembro de 2012 às 09:59  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Rita, pela gentileza e amizade. Boa semana!

27 de novembro de 2012 às 09:59  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Ailime. E a admiração é mútua, bem o sabes. Boa semana!

27 de novembro de 2012 às 10:00  
Blogger O Árabe disse...

Sim, Hanaé; somos nós que fazemos o nosso caminho; e é ele que nos traz os ensinamentos, para que possamos tornar melhor a jornada. Boa semana!

27 de novembro de 2012 às 10:02  
Blogger O Árabe disse...

Isso, amigo Carlos Valente: a vida continua. Sempre! Meu abraço, boa semana.

27 de novembro de 2012 às 10:02  
Blogger O Árabe disse...

Mas não tem pressa, não é, Inês? :) Ainda temos muito a caminhar... e escrever! Boa semana.

27 de novembro de 2012 às 10:03  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Tamires. Volte sempre, o oásis é nosso. Boa semana!

27 de novembro de 2012 às 10:04  
Blogger O Árabe disse...

Sabe, Daniel? Tenho certeza de que será assim... porque você faz um bom trabalho. Mas não tem pressa, não é? :) Meu abraço, boa semana.

27 de novembro de 2012 às 10:05  
Blogger O Árabe disse...

E descontraiu, Jota! :) Meu abraço, boa semana.

27 de novembro de 2012 às 10:05  
Blogger O Árabe disse...

Só pra te dar ainda vontade de ver, São: é uma versão do Elvis, fantástica! E que Ele nos conserve, sim, para que possamos desfrutar da amizade. Boa semana, fica bem!

27 de novembro de 2012 às 10:07  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Irene, pelo apreço, e não te preocupes: estou bem, sim. E não pretendo deixar de escrever... nem tenho a menor pressa de ver chegar o ponto final. :) Boa semana, amiga!

27 de novembro de 2012 às 10:09  
Blogger O Árabe disse...

Também acredito, Luz, que cada fim não é senão um recomeço. Boa semana!

27 de novembro de 2012 às 10:10  
Blogger O Árabe disse...

Sempre, mestre e amigo Vieira Calado. Até para que possa haver um novo começo! Meu abraço, boa semana.

27 de novembro de 2012 às 10:10  
Blogger O Árabe disse...

Sempre é, meu irmão; a Vida é uma eterna renovação. Meu abraço, boa semana. Salam Aleikum!

27 de novembro de 2012 às 10:12  
Blogger Shirley Brunelli disse...

Belas considerações, porém, colocaremos muitos pontos finais nessa nossa caminhada através dos milênios... Beijos!

27 de novembro de 2012 às 14:52  
Blogger Olhos Doces disse...

Querido Árbe; embora o poema seja de uma beleza imensa, não gostaria de ler algo sobre isso, porque é sempre triste a possibilidade dessa lacuna que fica. Principalmente, com relação a pessoas do nosso convívio. Apesar de saber que é a única coisa certa que temos na vida.
A mensagem está linda, o vídeo e a musica também.
Beijos

27 de novembro de 2012 às 18:10  
Blogger Luna disse...

sem duvida, tudo o que passamos o que vivemos a forma como crescemos interiormente deve ser sempre motivação para seguirmos em frente
beijos

27 de novembro de 2012 às 20:09  
Blogger Unknown disse...

Amigo Árabe a vida não cessa nunca, esta é só uma pequena etapa no nosso percurso de aprendizado, a nossa verdadeira pátria é a espiritual e de vez em quando temos que voltar a casa! Abraço

27 de novembro de 2012 às 20:32  
Blogger Moça disse...

Este ponto final que nos enche de indagaçoes. Nao?
Medo!

bj

27 de novembro de 2012 às 22:46  
Anonymous Portal de Blogs Teia disse...

Olá.
Adorei seu blog e gostaria de te convidar a divulgar sua postagem em meu Portal.
Portal de Blogs Teia, um portal só de blogs de qualidade .
Se interessar é só nos fazer uma visitinha,é grátis, rápido e não precisa cadastro.
Espero que aceite.
Até mais

28 de novembro de 2012 às 08:48  
Blogger © Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

há sempre um ponto final que por vezes não, queremos aceitar.

o texto está muito bem escrito com uma imagem condizente.

um beijo

;)

28 de novembro de 2012 às 10:25  
Blogger Smareis disse...

Olá Árabe,

Há sempre um ponto final na vida da gente,mesmo que não admitimos e nem queremos aceitar.Mas a vida continua e sempre há outro ponto pra começar.
Gostei muito da imagem.
Beijos e ótima semana!

28 de novembro de 2012 às 13:36  
Blogger Claudinha ੴ disse...

Um dia, tudo será ponto final... Mas o sentimento de agradecimento é nobre e faz valer tudo o que foi vivido! Parabéns!

28 de novembro de 2012 às 21:22  
Blogger LUCONI MARCIA MARIA disse...

Muito sábio Árabe, realmente não sabemos quando será o ponto final, mas sabemos que é um final aparente, que haverá a continuação, e então sim teremos o balanço do livro que escrevemos por aqui, beijos Luconi

29 de novembro de 2012 às 00:33  
Anonymous Anônimo disse...

Impávida e serena, li o texto mágnifico com que estava habituada a ler.
Após um interregno de visitas aos blogues que apreciava e aprendi grandes lições de vida ( como o seu)e sendo o motivo desta ausência ( a falta de saúde), ocultei a entrada aos comentários e
colocava humildemente os meus sentimentos cada semana.

Agora, com este ponto final,espero que haverá continuação para meu deleite em o ler... meu amigo Árabe.

Sua admiradora,

Maria Valadas

29 de novembro de 2012 às 03:13  
Blogger O Árabe disse...

Isso, Shirley. E a cada um se seguirá um novo começo. Volte sempre, o oásis é nosso. Bom fim de semana!

30 de novembro de 2012 às 16:06  
Blogger O Árabe disse...


Obrigado, Olhos Doces. E vc está certa: embora nos neguemos a pensar nele, o ponto final é a coisa mais certa que temos na Vida... antes de cada novo começo. :) Bom fim de semana!

30 de novembro de 2012 às 16:07  
Blogger O Árabe disse...


Com certeza, Luna! Até porque precisamos seguir em frente, sempre! Bom fim de semana.

30 de novembro de 2012 às 16:11  
Blogger O Árabe disse...

Temos, sim, Mada. Precisamos de forças, para cada nova caminhada. Bom fim de semana!

30 de novembro de 2012 às 16:12  
Blogger O Árabe disse...

Enche, sim, Moça. É, com certeza, a maior das nossas dúvidas e o maior dos nossos medos. Por mais que a gente o revisite. Bom fim de semana!

30 de novembro de 2012 às 16:15  
Blogger O Árabe disse...

Já estive por lá, Teia, mas não consegui comentar. Acho a iniciativa ótima; parabéns! Bom fim de semana.

30 de novembro de 2012 às 16:17  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Piedade, e você está certa: nunca o queremos aceitar. Bom fim de semana!

30 de novembro de 2012 às 16:17  
Blogger O Árabe disse...

Isso, Smareis! Para cada ponto final, haverá sempre a primeira letra do recomeço. Bom fim de semana!

30 de novembro de 2012 às 16:18  
Blogger O Árabe disse...

Faz, Claudinha! Cada palavra que escrevemos no livro da nossa vida. Bom fim de semana!

30 de novembro de 2012 às 16:19  
Blogger O Árabe disse...

Isso, Luconi! Para cada página que escolhemos escrever, haverá um dia a leitura obrigatória. É por isto que precisamos escrevê-las o melhor que pudermos. Bom fim de semana, fica bem!

30 de novembro de 2012 às 16:25  
Blogger O Árabe disse...

Uma alegria o teu retorno, Maria! Sinto falta da tua presença amiga e de ler os teus belos poemas. Bom fim de semana!

30 de novembro de 2012 às 16:25  
Anonymous De... disse...

Belíssima reflexão, Árabe!

Talvez o Ponto Final seja tão temido devido às muitas interrogações que o seguem.

Essa é a roda de Samsara... que todos percorremos, até aprendermos a viver com amor e harmonia.
E suas palavras mostraram algumas etapas desse caminho.

Grata!

4 de dezembro de 2012 às 00:39  
Blogger O Árabe disse...

Eterna roda... eterno círculo da Vida! Belo comentário, De. Boa semana.

5 de dezembro de 2012 às 10:39  
Blogger Fá menor disse...

"Tudo vale a pena se a alma não é pequena."

Quanto ao ponto final é isso mesmo: "a ninguém é dado saber quando e como se encerrará a sua história".

...



12 de dezembro de 2012 às 13:13  
Blogger O Árabe disse...

Só hj, Fa menor, vi este comentário. Obrigado, amiga, pela presença constante. Boa semana!

17 de dezembro de 2012 às 11:41  
Blogger Unknown disse...

Poemas maravilhosos. Amei. Poderia arriscar a dizer que seria talvez um anjo perdido neste vasto mundo perdido. grande abraço

Edilene

22 de janeiro de 2014 às 20:12  
Blogger Unknown disse...

Poemas maravilhosos

22 de janeiro de 2014 às 20:13  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky