O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 8 de março de 2013

DA MULHER


Deixai, hoje, que eu vos fale da mulher.

E que o sopro do Universo possa inspirar as minhas palavras, para que tenham a beleza e o perfume das flores, a suavidade da brisa, o encanto e a poesia das mais lindas canções.

Mas, também, para que nelas exista a têmpera do mais puro aço, a solidez dos mais vetustos carvalhos e a determinação do navegante que enfrenta as piores tormentas.

Para que nelas exista o sagrado das orações mais devotas que possam proferir peregrinos e sacerdotes; e o profano dos gemidos de prazer dos amantes que se entregam.

Porque assim é a mulher, este ser iluminado, em cuja alma paraíso e inferno se alternam ao sabor dos sentimentos; e em cujo ventre a vida renasce da semente do amor.

Assim é a mulher, que transcende os seus limites e multiplica as suas forças, para enxugar as lágrimas que afligem os entes amados, ainda que chore a sua própria alma.

Que me inspire o Universo, para que eu possa cantar a dedicação da mãe que em triste e angustiado silêncio atravessa a noite insone, junto ao berço do filho adoentado.

E o amor infinito que faz do seu coração uma festa de júbilo, ante os sucessos daqueles que ama, mas também lhe inspira as mais doces palavras, para consolá-los nas derrotas.

Deixai-me falar-vos da mulher. Não espereis, entretanto, que eu busque definí-la; eis que não se pode definir a magia, e a mulher tem em si a magia do amor e da existência.

Não espereis, tampouco, que eu a possa cantar em prosa e verso. Pois nem ao maior dos poetas é dado cantar o espetáculo das luzes e sombras que se agitam na alma da mulher.

Deixai, sim, que eu vos fale dos seus olhos, onde promessas e negações se alternam; dos seus lábios, onde buscais palavras e beijos, e das suas mãos que acariciam ou repelem.

Deixai que eu vos fale do seu corpo, que nas horas do amor vos transporta ao Infinito; dos braços que vos enlaçam, das pernas que vos acolhem, do calor que vos aquece.

Deixai que eu vos fale da ternura que vos embala, do carinho que vos retempera a alma. Da doçura de um olhar, da meiguice de um sorriso, da inocência de um acalanto.

Deixai-me falar da mãe que vos gerou, dos amores que vos coloriram os caminhos, das filhas que de vós brotaram e hoje vos acompanham ao longo da jornada. 

Sim; deixai-me, hoje, falar-vos da mulher.

A força que nos sustenta, quando se esvai a nossa força. 


Dedicado a todos que tiveram o privilégio de conhecer uma mulher de verdade. 
Link para uma maravilhosa tradução da música: http://youtu.be/zm57moP83XM

58 Comentários:

Blogger Lúcia Laborda disse...

Lindo Árabe! Amei cada palavras, cada parágrafo desse poema! Essa visão da mulher, creio ser uma das mais sensatas e mais bonitas. Porque somos assim: intensas em nossas emoções.
Imagem e musica compõem, maravilhosamente, essa plenitude poética!
Bom fim de semana! Beijos

8 de março de 2013 às 22:10  
Anonymous Anônimo disse...

Mágico, poético, sensível e lindo poema, Árabe! De fato entre altos e baixos momentos, vivemos os mais intensos sentimentos.
Estive vendo o vídeo e a tradução é perfeita! Amei!
Musica e imagem lindas demais!
Bom fim de semana! Beijos

8 de março de 2013 às 22:16  
Blogger chica disse...

Puxa,Árabe!! Falaste e muito bem das mulheres!

Um encanto sempre! Adorei! A tua sensibilidade te faz com esse olhar! abração, tudo de bom,chica

9 de março de 2013 às 06:58  
Blogger Paula Barros disse...

E pelo que pude ler, e sentir, o Universo lhe inspirou com o melhor que o próprio Universo tem e mais a sua sensibilidade para uma belíssima homenagem às mulheres.
abraço.

9 de março de 2013 às 18:47  
Blogger ISA disse...

Poema maravilhoso,suave e apropriado a cada Mulher.

Obrigada à homenagem, feita

Bem Hajas

Boa Semana

10 de março de 2013 às 17:17  
Blogger Anónimo disse...

Que esse apreço dure, também, dia 9,10,11,12..todo o ano.

Boa semana.

11 de março de 2013 às 11:26  
Blogger Jorge P. Guedes disse...

Reconheço a mulher nos papéis diversos que dela traçou, amigo.

Um texto sentido, sem dúvidas!

11 de março de 2013 às 13:22  
Anonymous irene alves disse...

Que maravilhoso texto meu
amigo. Obrigada pela sua
sensibilidade.
Um bj.
Irene Alves

11 de março de 2013 às 14:46  
Blogger Antônio Lídio Gomes disse...

Ahhh... Prezado Irmão!
Só tu para lapidar com teu talento a formosura delas, que certamente são nosso esteio e coluna.
Um abraço fraterno, Assalam aleikum!

11 de março de 2013 às 15:37  
Blogger São disse...

Swami e Amigo, um apertado e grato abraço pela tua delicadeza!!


Que o Grande Espírito te proteja!

11 de março de 2013 às 16:16  
Blogger Claudinha ੴ disse...

Como mulher, agradeço estas palavras escritas com o coração e a sabedoria que sempre nos demonstra, Árabe! Boa semana!

11 de março de 2013 às 18:19  
Blogger Ailime disse...

Olá amigo e bom Árabe, fiquei maravilhada e sensibilizada com este seu Hino à Mulher! Só alguém com uma elevada concepção do Amor pode homenagear desta forma encantadora e profunda as mulheres dedicando-lhes tão belas palavras! E recuar no tempo ouvindo Adamo (o meu ídolo na adolescência:)) nesta tão bela musica e elevado poema, um bálsamo para a minha alma. Que o Universo continue a iluminá-lo e lhe conceda tudo o que de melhor existe. Um beijinho e muito obrigada. Ailime

11 de março de 2013 às 18:38  
Blogger © Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

que texto lindo.
muito obrigada pela parte que me toca.
beijo

:)

12 de março de 2013 às 10:58  
Blogger Vanuza Pantaleão disse...

Nossa, Árabe, me senti nas nuvens! Mas você acrescentou na nota ao pé do texto que o mesmo era dedicado àqueles que conheceram uma mulher de verdade. Será que eu sou? Será que não sou? Brincadeira, meu amigo de longa data, apenas um toque de humor para nos descontrairmos.
Olha, não precisa mais esperar, tem post fresquinho por lá, saído do forno da minha efervescente imaginação, rsrs.
Beijinhos!!!

12 de março de 2013 às 11:27  
Anonymous regi disse...

eu já não consigo ficar um dia sem ler,estou amando...mas sinceramente não gostei da sua resposta a minha pergunta,vc não matou minha curiosidade,vc disse que respondeu no outro comentário,só que eu não achei e dessa vez vc me deu uma resposta muito vaga,será que vc fala tanto de amor,de fraternidade e tem vergonha da sua historia,de sua origem?eu só queria saber se vc é irmão de Álvaro,reginaldo...

12 de março de 2013 às 14:00  
Blogger Unknown disse...

Ϡ₡ღ*”
Boa tarde!
Passando para agradecer a vista
e elogiar mais uma vez esse belo
post
Abraços com carinho
Rita!!!

12 de março de 2013 às 14:02  
Blogger Anajá Schmitz disse...

Em suas belas palavras, vi minha mãe. Mulher que ama e se entrega de alma a todos, sem esperar nada em troca.
Obrigada pelas emocionantes palavras.
Bjos e tenha uma semana maravilhosa.

12 de março de 2013 às 14:18  
Blogger **Viver a Alma** disse...

Meu querido Amigo
Desculpa ter apagado o comentário anterior, mas estava com montes de gralhas.
E agora sim, espero que te encontres bem, feliz.
Nem sempre venho á net como sabes..mas de quando em vez lá vou "postando".
Sabes que não mais me interessei - aliás, "me alimentei" e mal, diga-se - pelo "toma lá...dá cá...", ou seja, logo que se coloca um post, vai-se a correr comentar outros, para que esses e mais alguns, encham a página de comentários. Pela experiência que tive, percebi não escreviam o que de facto, as/os movia, mas o que entendiam - neste caso eu - gostaria de ler. Como denunciei algumas dessas posturas e outras coisas mais, passei a persona no grata....
Uma hipocrisia pura e crua, tal como Jesus nos alertou, porque Ele mesmo, foi vítima dessa tão fraca/menor desvirtude.
Por isso mesmo, deixei esse "alimento" nocivo e cortei o mal pala raíz - atitude essa que há muito venho tomando, mal me apercebo que o caminho que trilho não é o mais saudável em todos os aspectos e doa a quem doer...
Vim hoje, não porque tivesse "postado", mas porque me tocaram as saudades.
O engraçado é que também alguns amigos que visitei, também citaram a MULHER.
A ti, igualmente agradeço todo esse enlevo e rigor da forma como vês e sentes o Ser feminino, a quem o Altíssimo privilegiou com o maravilhoso projecto de poder dar vida.

Deixo-te o meu abraço terno e eterno de sempre
Com a amizade que te sei dar... - bem ou mal, é a que sinto, e é minha.

Mariz

12 de março de 2013 às 15:06  
Blogger Tina disse...

Oi Árabe!

Lindo, perfeito. Obrigada.

beijo grande querido amigo, boa semana!

12 de março de 2013 às 19:06  
Blogger Luna disse...

que nunca nenhum homem pense entender uma mulher pois ela por vezes nãqo se entende a ele propria
beijos

12 de março de 2013 às 19:23  
Blogger O Árabe disse...

Bem definido, Olhos de Mel: intensa em suas emoções. Obrigado, bom resto de semana!

13 de março de 2013 às 10:53  
Blogger O Árabe disse...

E este é o ponto, Sherazade: viver os mais intensos sentimentos. Ah... esta tradução é linda, sim! Bom resto de semana.

13 de março de 2013 às 10:54  
Blogger O Árabe disse...

Sensibilidade, Chica? Nisto, vocês são doutoras! :) Bom resto de semana.

13 de março de 2013 às 10:55  
Blogger O Árabe disse...

Elas merecem, Paula... e como merecem! Bom resto de semana.

13 de março de 2013 às 10:56  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado a você, Isa, pela gentileza e amizade constantes. Bom resto de semana!

13 de março de 2013 às 10:56  
Blogger O Árabe disse...

Isso, Luz! Todos os dias, de todos os anos! Bom resto de semana.

13 de março de 2013 às 10:57  
Blogger O Árabe disse...

Isso, amigo, Jorge! Papéis que têm imensa influência em nossas vidas! Meu abraço, boa semana.

13 de março de 2013 às 10:57  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Irene. Bom saber que gostaste do texto, boa semana.

13 de março de 2013 às 10:58  
Blogger O Árabe disse...

São, irmão Antonio Lidio; impossível imaginar a vida sem elas. Meu abraço, bom resto de semana. Aleikum Essalam!

13 de março de 2013 às 11:00  
Blogger O Árabe disse...

Delicadeza, São, é o que deve sempre nortear o trato com as mulheres; é a sua própria essência. Bom resto de semana, amiga!

13 de março de 2013 às 11:01  
Blogger O Árabe disse...

Com o coração, sim, Claudinha... e não poderia ser diferente, em se tratando da mulher! Bom resto de semana, obrigado.

13 de março de 2013 às 11:02  
Blogger O Árabe disse...

Também gostei muito de ouvir novamente o Adamo, Ailime; a meu ver, é uma das suas músicas mais lindas. Grato pela gentileza e amizade, bom resto de semana!

13 de março de 2013 às 11:04  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado a vocês, Piedade, por existirem e colorirem a nossa vida. Bom resto de semana!

13 de março de 2013 às 11:05  
Blogger O Árabe disse...

Você é, Vanuza... com certeza! :) E vou lá conferir o post, sim; aguardava esta continuação. Bom resto de semana!

13 de março de 2013 às 11:06  
Blogger O Árabe disse...

Sabe, Regi? Eu não acredito que alguém que tenha vergonha do seu começo possa construir um bom final; acredito, sim, no direito à privacidade, e o defendo sempre. Veja, eis a resposta que vc não achou:
"Regina, eu não havia visto; por isto que não respondi. Desculpe, mas aqui no blog tenho como princípio não colocar qualquer informação pessoal, entende? Até porque é um espaço unicamente do Hassan. Pergunte através do e-mail que está no perfil e prometo responder, certo? Obrigado pela opinião sobre os textos.".
Desculpe não satisfazer aqui à sua curiosidade e grato pela companhia constante; bom resto de semana.

13 de março de 2013 às 11:24  
Blogger O Árabe disse...

Não agradeça, Rita; é uma alegria visitar o seu belo cantinho. Bom resto de semana, amiga!

13 de março de 2013 às 11:25  
Blogger O Árabe disse...

Mãe. Existiria, acaso, melhor definição de mulher? Obrigado, Anajá; bom resto de semana.

13 de março de 2013 às 11:26  
Blogger O Árabe disse...

Por nada te precisas desculpar, Mariz; este oásis é nosso. E apareça, sempre; aqui, você é persona gratíssima e a sua presença é sempre uma grande alegria! Grato pela gentileza e amizade, bom resto de semana.

13 de março de 2013 às 11:29  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Tina, pela presença que muito me alegra! Bom resto de semana, amiga; fica bem!

13 de março de 2013 às 11:31  
Blogger O Árabe disse...

Isso, Luna! Mas a mulher é como o próprio amor: não é preciso entender, basta sentir. :) Bom resto de semana!

13 de março de 2013 às 11:32  
Anonymous regi disse...

Ok,entendi,peço desculpas por ter sido tão indiscreta,para o bom entendedor meia palavra basta.Desejo a vc todo sucesso e que vc continue a nos prestigiar com essas maravilhas que fazem tão bem ao nosso coração,um abraço.

14 de março de 2013 às 09:20  
Blogger O Árabe disse...

Não há de que se desculpar, Regi, acredite. E não se julgue indiscreta; é apenas uma questão de seguir o rumo que traçamos, para atingir o objetivo que desejamos. Desculpe-me e continue conosco; o oásis é nosso. Bom resto de semana!

14 de março de 2013 às 09:49  
Blogger vieira calado disse...

O dia já passou, mas a mulher fica sempre!
Um forte abraço!

14 de março de 2013 às 11:35  
Blogger O Árabe disse...

Fica, mestre e amigo... graças a Deus! :) Meu abraço, boa semana.

14 de março de 2013 às 12:33  
Blogger ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

Querido amigo

As palavras
que semeiam o pensar
são preciosas.
Delas nascem sentimentos
que nos tiram do lugar comum
e nos fazem sentir
o perfume
precioso da vida.

Olha o céu de manhã.
Vês como brilha iluminado
por teus sonhos...

14 de março de 2013 às 20:09  
Blogger O Árabe disse...

Grato, amigo Aluisio, pelo inspirado e poético comentário. Meu abraço, bom fim de semana!

15 de março de 2013 às 11:46  
Blogger helia disse...


Um lindo texro que a mim , que sou Mulher me agradou muito !

15 de março de 2013 às 15:19  
Blogger O Árabe disse...

Sempre uma alegria a tua presença, Hélia... e muito bom saber que gostaste do texto! Obrigado, amiga; bom fim de semana.

15 de março de 2013 às 16:40  
Blogger ONG ALERTA disse...

Mulheres são serem alados...
Abraço Lisette.

15 de março de 2013 às 18:13  
Blogger O Árabe disse...

São, Lisette... e nos emprestam as suas asas, para que também possamos voar. Bom fim de semana, amiga!

15 de março de 2013 às 19:48  
Anonymous Anônimo disse...

Muito grata, na parte que me toca!

Bjo

18 de março de 2013 às 13:01  
Blogger O Árabe disse...

Alegria com a sua presença, Perla, e e não agradeça... vocês merecem! :) Boa semana.

18 de março de 2013 às 16:26  
Anonymous De... disse...

Belíssimas palavras, Árabe... nascidas, como sempre, da sua sensibilidade e do seu lirismo.

Como um ser feminino que sou, agradeço a homenagem.

Beijos...

21 de março de 2013 às 23:45  
Blogger O Árabe disse...

Bem merecida, De, diga-se de passagem. :) Bom fim de semana.

22 de março de 2013 às 09:13  
Blogger **Viver a Alma** disse...

Amigo, desculpa...enganei-me no post...era este...~
como vez sou distraída.
É nestas pequenas coisas que se pode analisar o quâo distanciados estamos de coisas maiores que pesam mais e nos distanciam da nossa alma.

Abraço e Feliz Passat!
M.

25 de março de 2013 às 12:08  
Blogger O Árabe disse...

Para mim foi vantagem, Mariz... Contei com a tua presença duas vezes; e ela sempre me alegra. :) Boa semana!

25 de março de 2013 às 13:10  
Anonymous Anônimo disse...

Muito lindo:
como F de Flor!

2 de abril de 2013 às 18:19  
Blogger Carmen Lúcia disse...

Fiquei encantada com blog. Meus Parabéns ! Me faz muito bem ... Obrigada !!

24 de agosto de 2013 às 23:26  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky