O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

A PARÁBOLA DA ROSEIRA


Acaso podeis solidificar o ar?
Ou reter, em uma garrafa, as cores douradas do alvorecer? Ou, ainda, deter a espuma das ondas que o oceano lança sobre a areia branca e imóvel da praia distante?
Não; não o podeis fazer. Porque não são os vossos desejos que determinam a órbita dos planetas, nem o curso do universo; e não podem parar a marcha inexorável do tempo.
Dizei-me, então: por que quereis corporificar os vossos sonhos? Por que projetais sobre alguém os vossos ideais, sabendo, como sabeis, que sois todos imperfeitos?
Julgais, acaso, que alguém vos possa trazer tudo com que sonhais? Que alguém possa atender a todos os vossos desejos, satisfazer as vossas vontades e esperanças?
Desiludi-vos, então. Porque, como ninguém existe que caminhe entre as estrelas, ou possa deitar-se sobre as nuvens, ninguém existirá que atenda a todos os vossos anseios.
Esta é a verdade. E quanto mais cedo a aceitardes, mais chances tereis de viver realmente os vossos amores e mais gratificantes poderão tornar-se os vossos relacionamentos.
Pois sensato é o homem que se sente feliz na casa que lhe foi possível construir. De nada servem suntuosos castelos erguidos nas nuvens, porque neles não podeis habitar.
E ensinam os sábios: aquele que corre atrás de loucas ilusões, na verdade caminha ao encontro de inevitáveis desenganos; ninguém pode colher senão aquilo que semeia.
Cuidai, para que em solo sólido caiam as sementes que lançardes; decerto, os pássaros famintos do destino encarregar-se-ão de destruir aquelas que estejam no ar.
É nas rosas, que estão a beleza e o perfume. Entretanto, são os ramos que as sustêm e as raízes que ao solo fixam a roseira e dele extraem a seiva que a mantém viva e forte.
Sede, portanto, como o jardineiro prudente; que se extasia com as rosas, mas cuida de preservar as raízes e os ramos, porque sabe que deles depende o seu encanto.
Viajai, sim, nos vossos sonhos; mas não espereis vê-los realizados. Recordai que, embora vos encantem a lua e as estrelas, é à luz do sol que ganhais o vosso pão de cada dia.
Entregai-vos, sim, aos vossos amores. São eles que vos farão sentir as emoções mais intensas e trarão uma nova magia e um colorido especial às vossas vidas.
Lembrai-vos, todavia, de que cada pessoa tem desejos, vontades e interesses próprios; tem as suas próprias qualidades e os seus próprios defeitos. Pessoas não são sonhos.
O amor, sim, é o vosso sonho.
Música: 
http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/1_jean_claude_borelly_concierto_de_aranjuez.mid

UPGRADE EM 19/09/2014:  Da amiga Isy (http://apequenabonecadetrapos.blogspot.com.br), recebi um interessante desafio, que respondo nos comentários desta postagem e estendo aos amigos que se interessarem em participar da brincadeira. Grato, Isy, pela gentileza da lembrança! 

51 Comentários:

Blogger Lúcia Laborda disse...

Querido Árabe; acredito que sonhar é preciso, num mundo tão violento. Ainda que nem todos os sonhos sejam possíveis, são eles que tornam a vida menos amarga. É na ânsia da realização, que depositamos nossas esperanças e seguimos adiante, apesar de tudo.
Mas concordo quando você diz, que não podemos nos tornar refém deles, porque a realidade é bem diferente.
Linda mensagem, linda imagem e linda musica!
Bom fim de semana! Beijos

12 de setembro de 2014 às 22:54  
Blogger chica disse...

Sempre um encanto te ler e vale cada palavra tua !Escreves muito bem sempre! Bela mensagem! abraços, chica

13 de setembro de 2014 às 06:08  
Anonymous Anônimo disse...

Entregai-vos, sim, aos vossos amores. São eles que vos farão sentir as emoções mais intensas e trarão uma nova magia e um colorido especial às vossas vidas.


É através do amor que nos tornamos pessoas melhores, capazes de gestos generosos, gestos amáveis para com o nosso próximo. É prazeroso e o nosso caminhar se torna mais leve, quando damos e recebemos delicadezas. Árabe, meu sonho maior, não é possuir riquezas, luxo, o material para mim, é o que menos importa e sim, viver em um mundo melhor, com os seres humanos sem tanto ódio, rancor e frieza no coração. Os ensinamentos, os exemplos que Deus deixou, são bem diferentes do que seguem muitas pessoas. A verdade é que, estamos vivendo em um mundo louco e a cada dia, torna-se mais difícil aceitar certas atitudes dos seres humanos. Para mim, amar, respeitar as pessoas faz muito bem para o coração e vida de qualquer criatura. Meu bom amigo, é sempre gratificante ler os seus textos e procurar segui-los também. Tudo muito lindo! Um maravilhoso domingo e uma semana com paz e saúde. Muito obrigada!

Maria Luzia


A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca e que, esquivando-nos do sofrimento, perdemos também a felicidade.

Carlos Drummond de Andrade

14 de setembro de 2014 às 07:22  
Blogger Silenciosamente ouvindo... disse...

Como sempre genial o que o amigo
escreve. Desperdiçamos muito da
nossa vida, sem dúvida. O amor
nos fortalece.
Desejo que esteja bem.
Bom domingo.
Bj.
Irene Alves

14 de setembro de 2014 às 12:51  
Anonymous Helena disse...

Amigo, sabes que amo tuas mensagens, pois elas nos trazem preciosas reflexões e nos incitam a buscar o que de melhor existe dentro de nós. Mas ao ler o título da tua postagem, confesso, fiquei esperando que nos contasses (também) uma parábola sobre a roseira, como alguém que a tivesse plantado e não a tivesse regado da forma adequada, comparando-a assim aos sonhos/projetos que foram tecidos/projetados sem que houvesse a preocupação com os "adubos" necessários ao seu desenvolvimento.
De qualquer forma, meu querido, todas as tuas postagens chegam para nos enriquecer a alma e, muitas e tantas vezes, para perfumar o coração e encantar o olhar. Tens este dom, de nos tocar com sábias palavras.
Que a tua semana se ilumine no sorriso das estrelas, trazendo grandes alegrias e realizações.
Com carinho,
Helena

14 de setembro de 2014 às 21:09  
Anonymous Helena disse...

Árabe, meu querido, faltou uma parte da mensagem quando a transpus para o campo do comentário.Trata-se do texto que parafraseei:

É nos sonhos que reside a beleza da vida. Entretanto, ao fixá-los no solo da nossa mente, eles necessitam da seiva que brota das efetivas ações para que possam se realizar. Devemos ser, portanto, como seres prudentes que se extasiam na criação dos sonhos, sem esquecer que devemos cuidar de preservar as suas raízes e ramos, aquela origem que nos fez idealizá-los, para que, ao vê-los realizados, possamos absorver e usufruir do seu verdadeiro encanto.
É isto, amigo! E mais uma vez agradeço a oportunidade de poder me beneficiar dos teus preciosos ensinamentos.
Helena

14 de setembro de 2014 às 21:29  
Blogger Arco-Íris de Frida disse...

"Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, ... ,iniquidade chegará a tal ponto que o amor de muitos se esfriará."

Esse tempo chegou... o amor esfriou...

Beijos Arabe...

15 de setembro de 2014 às 09:43  
Blogger Vanuza Pantaleão disse...

É verdade, amigo! Não podemos impor aos outros os nossos anseios e sonhos.
Vivamos a nossa vida e, se possível, tentemos fazê-la dela um bom exemplo para os que estejam ao nosso lado.
Afinal, uma rosa é...uma rosa.
Árabe uma boa e inspirada semana para ti também!Bjs

15 de setembro de 2014 às 11:21  
Blogger Marina Filgueira disse...


¡Hola, Árabe!!!

Preciosas letras envueltas en prosa y abrazadas al más íntimo sentimiento.
Es verdad que el amor es la magia que envuelve los sentidos y nos hace ser más felices.
También es verdad que uno recoge lo que siembra, "si sembramos buena semilla y en tierra fértil"... Recogeremos una preciosa "cosecha".
Hermosas metáforas estas que nos dejas.

Lindas frases que endulzan el sentir del alma; ¡Ser como el jardinero que se extasía con las rosas! Creo que somos como las rosas... sin rasas y sin amor nada somos.
Ha sido un inmenso placer pasar por tu casa y leer tan bellas letras.
Te dejo mi gratitud y mi estima.
Un beso y se muy muy feliz.

15 de setembro de 2014 às 16:46  
Blogger Filha do Rei disse...

Lindo texto para refletir.É, pessoas não são sonhos.
Tenha uma abençoada semana.
Abraços!

15 de setembro de 2014 às 17:08  
Blogger Zilani Célia disse...

OI ÁRABE!
AO PROJETARMOS NO OUTRO NOSSOS ANSEIOS, ESTAMOS DETERMINANDO O FRACASSO DO RELACIONAMENTO, SEJA ELE DE QUE TIPO FOR.
QUANTO MAIS MANTIVERMOS OS PÉS NO CHÃO, MAIS SABEREMOS QUE CADA UM TRÁS SUA PRÓPRIA ESSÊNCIA E QUE NO MÁXIMO, PODEMOS APRECIAR SEU PERFUME SEM JAMAIS CONSEGUIRMOS TRANSFERI-LA DE FRASCO.
MARAVILHOSO TEXTO.
ABRÇS
http://zilanicelia.blogspot.com.br/

15 de setembro de 2014 às 18:54  
Blogger Shirley Brunelli disse...

Pessoas não são sonhos...
Quantas verdades nos seus textos Árabe...Beleza sempre.
Beijos!

15 de setembro de 2014 às 21:24  
Blogger Teresa Isabel Silva disse...

O ar é livre como todos nós!!!
Hum, tens um desafio no meu blog, espero que gostes!

Bjxxx

16 de setembro de 2014 às 04:07  
Blogger MEU DOCE AMOR disse...

Olá:

Claro!Mas há pequeninos sonhos, que os nossos semelhantes podem realizar para nós.Por ex: dou muita importância a um sorriso.Será que é difícil ver esses sonho realizado naqueles que amamos?Outro exemplo: estou mal, sinto-me mal.... será que é difícil ver o sonho realizado de alguém que amamos, perguntar,precisas de ajuda? Estás melhor? Olha vamos tratar disso.Vem comigo...etc...Os sonhos também passam por aí: pelo respeito.Isso ajuda imenso na nossa caminhada.Quer dizer que não estamos sós.Há alguém que nos acarinha e mostra esse carinho, essa preocupação.

E mais exemplos podia dar.Imensos.

Beijinho doce e obrigada pelas visitinhas:)

16 de setembro de 2014 às 08:09  
Anonymous Anônimo disse...

A felicidade está em cada um.
Essa é a verdade.
Quem não é feliz consigo próprio, não pode beber ou dar a beber a felicidade aos outros.
Existem pessoas que apenas gostam de criar sonhos e ilusões, mas bastam alguns meses para se confirmar as desilusões da fantasia criada.
A felicidade está apenas em cada um.
Uns têm excesso dela e outros a carência.

16 de setembro de 2014 às 10:33  
Blogger © Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

amigo árabe


como sempre um texto sábio e belíssimo, e depois de tantos ensinamentos o meu amigo fechou com chave de ouro uma frase que diz tudo.

cito

"O amor, sim, é o vosso sonho."

belíssimo

boa semana.

beijo

:)
"

16 de setembro de 2014 às 11:46  
Blogger Fá menor disse...

Muito bonito. E o sonho comanda a vida, mas não nos devemos esquecer de firmar os pés no chão. Como o jardineiro se "extasia com as rosas, mas cuida de preservar as raízes e os ramos".

Beijos

16 de setembro de 2014 às 12:22  
Blogger Ailime disse...

Olá meu amigo e bom Árabe, um texto tão lindo, tão cheio de ensinamentos que me está a fazer reflectir muito!
Sou uma simples aprendiz da vida e só sei que à medida que o tempo se escoa, menos sei!
Terei que cuidar mais das raízes e ramos da roseira, para que possa desfrutar do aroma das rosas!
Muito obrigada por esta sublime fragrância!
Um beijinho e continuação de boa semana.
Ailime

16 de setembro de 2014 às 14:03  
Blogger MARILENE disse...

Nem o amor deveria ser apenas sonho, mas realidade que levasse todos a uma doação irrestrita. Muito esperar significa frustração. Depositar nossas expectativas nos ombros de alguém é atribuir-lhe um fardo que não lhe pertence. Até para sonhar precisamos ter juízo (rss) e capacidade para entender que só voamos na imaginação, eis que os pés não saem do chão. Abraço.

16 de setembro de 2014 às 16:13  
Blogger Lúcia Laborda disse...

Querido Árabe; passando pra ler novamente e dizer que gostei! Sonhar é o que nos resta fazer.
Mas que os sonhos lhe traga sem de volta a terra.
Beijos

16 de setembro de 2014 às 16:31  
Blogger Vera Lúcia disse...


Olá amigo Árabe,

Bem verdade que não podemos projetar nossos sonhos em ninguém. Cada um tem o seu modo de ser e seus próprios anseios. Sonhar, sim, é preciso, pois os sonhos são o alimento da vida e são eles que nos impulsionam em busca de suas realizações. Contudo, os sonhos devem se ater ao realizável, caso contrário as desilusões serão inevitáveis. Pode-se até manter a cabeça nas nuvens, mas os pés devem permanecer firmes no chão.
De tudo dito, as frases finais são marcantes: "Pessoas não são sonhos. O amor, sim, é o vosso sonho".

Belo texto e linda música.

Feliz semana.

Abraço.

17 de setembro de 2014 às 01:28  
Blogger ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

Querido amigo

Às vezes as palavras
se escondem em nossas vidas.
Então,
saímos em busca de inspiração
nos lugares onde a amizade
se faz preciosa,
(lugares como este)
pois são os amigos
que guardam as melhores
palavras de nossa vida,
para nos devolver e inspirar
quando estivermos distantes
de nós mesmos...

Obrigado por sua generosa amizade...

17 de setembro de 2014 às 08:07  
Blogger BLOGZOOM disse...



Arabe, gostei muito e queria compartilhar no G+, mas não encontrei aquele botaozinho magico vermelho!

Bjs

17 de setembro de 2014 às 16:26  
Blogger O Árabe disse...

Muito bem dito, Olhos de Mel: sonhar é preciso! Obrigado, bom resto de semana.

18 de setembro de 2014 às 09:57  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Chica; pela gentileza e pela amizade de sempre. Bom resto de semana!

18 de setembro de 2014 às 09:58  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Maria Luzia, pelo carinho e pelo belo comentário. Você tem razão: amar e respeitar as pessoas tornam muito melhor a nossa vida! Bom resto de semana.

18 de setembro de 2014 às 09:59  
Blogger O Árabe disse...

Pura verdade, Irene: o amor nos fortalece; e muito! Estou bem, sim, amiga, obrigado. E você? Bom resto de semana!

18 de setembro de 2014 às 10:01  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado a você, Helena! não só pela amizade e gentileza, mas também por nos presentear com o belo comentário, que complementa muito bem o nosso post! Bom resto de semana, amiga.

18 de setembro de 2014 às 10:02  
Blogger O Árabe disse...

Acredito Arco-Íris, que o amor seja como um braseiro: ainda que as cinzas frias possam cobrir a sua superfície, por baixo o calor continua. Ele se mantém em nosso coração. Bom resto de semana, amiga.

18 de setembro de 2014 às 10:05  
Blogger O Árabe disse...

É, Vanuza. E talvez a queiramos tanto exatamente por vê-la como é. :) Obrigado, amiga; bom resto de semana.

18 de setembro de 2014 às 10:06  
Blogger O Árabe disse...

Belo comentário, Marina! Mas permita-me destacar esta frase: "sem amor nada somos". Grato, minha amiga; bom resto de semana.

18 de setembro de 2014 às 10:08  
Blogger O Árabe disse...

Não, Princesa, não são. E vê-las como se fossem é a causa de muitas das nossas desilusões. Grato, e volte sempre; o oásis é nosso! Bom resto de semana.

18 de setembro de 2014 às 10:10  
Blogger O Árabe disse...

Isso, Zélia! Aí é que está a sabedoria do amor; para desfrutar da essência, não é necessário transferí-la de frasco! :) Bom resto de semana.

18 de setembro de 2014 às 10:11  
Blogger O Árabe disse...

Às vezes, Shirley... quem nos dera que o fossem, não? :) Obrigado, amiga; bom resto de semana.

18 de setembro de 2014 às 10:12  
Blogger O Árabe disse...

Olá, Isy. Como o formato da resposta foge um pouco ao formato do blog, vou colocá-la aqui. Veja:
1- O que você não sai de casa sem?
Muitas coisas. Entre elas: celular, relógio e documentos.
2- Qual seu animal favorito?
Todos; cada qual no seu canto. ☺
3- Qual seu sapato favorito?
Os confortáveis.
4- Produto de maquilhagem indispensável?
Não uso. Permaneço feio, mesmo. ☺
5- Qual seu maior sonho?
Um mundo de paz e harmonia.
6- Qual o seu maior defeito?
São muitos. Não dá pra citar um.
7- O que te irrita nas pessoas?
Algumas coisas, mas procuro sempre exercitar a paciência.
8- Qual sua comida favorita?
Gosto de muitas, mas nenhuma em especial.
9- Doce ou salgado?
Salgado.
10- O que te deixa feliz?
Ver felizes as pessoas que amo.

Obrigado pela gentileza da lembrança, amiga! Bom resto de semana.

18 de setembro de 2014 às 10:21  
Blogger O Árabe disse...

Entendo, Doce Amor, mas cabe a pergunta: seriam sonhos? Ou apenas as pequenas gentilezas que fazem parte do amor? :) Obrigado a você, pela gentileza e amizade constantes, bom resto de semana.

18 de setembro de 2014 às 10:38  
Blogger O Árabe disse...

Assim é, Anônimo: não se pode beber a felicidade, ou dá-la de beber aos outros; é dentro de nós que podemos encontrá-la, através do aprendizado. Bom resto de semana!

18 de setembro de 2014 às 10:42  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Piedade; e assim realmente é: o amor é o nosso maior sonho. Bom resto de semana!

18 de setembro de 2014 às 10:42  
Blogger O Árabe disse...

Isso, Fa! Cuidemos dos raízes dos ramos... ou não teremos as rosas! :) Bom resto de semana.

18 de setembro de 2014 às 10:43  
Blogger O Árabe disse...

Somos aprendizes, sim, Ailime; mas este é justamente o objetivo da jornada: aprendermos a cuidar das raízes, para que possamos desfrutar das rosas. :) Bom resto de semana, amiga; obrigado.

18 de setembro de 2014 às 10:54  
Blogger O Árabe disse...

Gostei, Marilene: até para sonhar, precisamos ter juízo! :) Obrigado, bom resto de semana.

18 de setembro de 2014 às 10:55  
Blogger O Árabe disse...

Isso, Olhos de Mel: sonhar é preciso... e manter os pés na terra, também! :)

18 de setembro de 2014 às 10:56  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Vera! E o amor é o nosso maior sonho, sim; talvez por isso o lancemos como manto sobre os ombros de quem nos ama. E a música é mesmo linda, não? Bom resto de semana!

18 de setembro de 2014 às 10:59  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado a você, Aluísio, pela generosidade de suas amizade e de seus belos versos, que tanto nos fazem refletir! Meu abraço, bom resto de semana.

18 de setembro de 2014 às 11:01  
Blogger O Árabe disse...

Infelizmente, Sissym, não entendo nada de informática ou redes sociais; nem sei qual é o botão vermelho. :( Mas é muito bom saber que você gostou! :) Bom resto de semana.

18 de setembro de 2014 às 11:02  
Anonymous Anônimo disse...

Eu que agradeço Árabe, agradeço por todo o bem nos faz e pela pessoa maravilhosa que sei ser você. No mundo virtual, encontramos pessoas do bem, boas criaturas, Graças a Deus!!! Tranquilo resto de semana também! Muito obrigada!

Maria Luzia

18 de setembro de 2014 às 15:52  
Blogger Daniel C.da Silva disse...

Como um mestre que sussurra a verdade...

belo dizer, como sempre...

UM forte abraço

18 de setembro de 2014 às 19:54  
Blogger Luma Rosa disse...

Oi, Àrabe!
Sentir amor por alguém nada mais é do que o reflexo do amor que está dentro de nós. O que sentimos pelas pessoas é uma gama de sentimentos que dependendo da mistura pode ou não dar certo. Sonhar com coisas que jamais irão acontecer, não faz mal a ninguém, desde que a pessoa saiba que aqueles sonhos não mudarão de lugar. Mas os sonhos reais e realizáveis é o que nos motiva a viver.
Beijus,

19 de setembro de 2014 às 01:38  
Blogger O Árabe disse...

Mais uma vez, Maria Luzia, obrigado. Que você tenha um ótimo fim de semana!

19 de setembro de 2014 às 10:51  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, amigo Daniel. Meu abraço, bom fim de semana!

19 de setembro de 2014 às 10:52  
Blogger O Árabe disse...

Com certeza, Luma: sonhar é o que nos motiva a viver. Interessante que neste comentário você antecipou, de certa forma, o post que vou colocar hoje. :) Bom fim de semana!

19 de setembro de 2014 às 10:54  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky