O Árabe

Idéias, sentimentos, emoções. Oásis que nos ajudam a atravessar os trechos desérticos da vida...

sexta-feira, 27 de março de 2020

ONTENS, HOJES E AMANHÃS


Sempre haverá um amanhã.

E, nele, o hoje de agora será apenas o ontem. E se juntará a todos os ontens que já existiram em nossas vidas; que já foram os nossos hojes e se dissolveram no tempo, quando chegaram os amanhãs.

Isto não quer dizer que apenas o amanhã importa; seria absurdo pensar assim, até porque é só no hoje, que vivemos. Mas, muitas vezes, eu vos tenho dito que do nosso hoje depende o nosso amanhã.

Assim é. Como da terra que o agricultor lavra e das sementes que planta depende a colheita que virá a ter, é também das nossas ideias e ações de hoje, que depende onde e como estaremos amanhã.

Que isso não nos intranquilize, porém. Porque nada pode ser mais reconfortante, do que saber que sempre existirá um amanhã; por mais longa e difícil que seja a noite, ela passará. E virá um novo dia.

Saibamos, portanto, contar as estrelas do céu, durante a noite; porque o seu brilho nos dará forças para seguir e alimentará os nossos sonhos, enquanto aguardamos que o sol traga de volta a luz e o calor.

É assim que transcorre a nossa vida: entre a noite e o dia; entre os ontens, os hojes e os amanhãs. Mas, enquanto o dia nos aquece e ilumina a nossa estrada, necessitamos lembrar que a noite voltará.

Para que ela jamais nos pegue de surpresa; e não traga o medo às nossas almas. Porque não é o medo que protege o viajante; mas os cuidados que ele adota, precavendo-se contra os perigos do caminho.

Cada um de nós é como um navegante, em uma longa viagem, que não pode prever as condições do tempo que durante ela encontrará; mas sabe que borrascas e calmarias virão, passarão e tornarão a vir.

Aceitemos as noites, pois a elas se seguirão novos dias; e aceitemos também as borrascas, pois depois delas virão as calmarias. Aproveitemos, porém, o tempo de paz e nos preparemos para as batalhas.

E, durante cada batalha, tiremos um minuto para respirar fundo e reviver os momentos de paz. Porque assim teremos as nossas forças renovadas, ao lembrar que, uma vez passada a luta, a paz haverá de retornar.

Enquanto a Vida existir, sempre haverá um amanhã. E o tempo sempre carregará para o ontem as nossas tristezas e as nossas dúvidas de hoje; como levará, também, as nossas alegrias e as nossas certezas.

Sempre existirá um amanhã. E, enquanto acreditarmos nesta verdade, seremos capazes de superar as noites mais escuras e os hojes mais difíceis que todos encontraremos, ao percorrer os nossos caminhos.

Que nos conduzem para a Mansão da Eternidade.


Música:
http://ohassan.dominiotemporario.com/midis/elargutierrez-elcondorpasa-em.mid


Link para música.

Link para vídeo

36 Comentários:

Blogger Lúcia Laborda disse...

Estamos no mundo cumprindo a jornada. O ontem nos serve de lição e nos prepara para o amanhã. Nesse intervalo, chamado hoje, a tudo estamos sujeitos. Temos missão a cumprir, assimilar essas lições, na tentativa de evoluir. Somos viajantes do mesmo trem para cumprirmos o destino. Cada pessoa que passa em nossas vidas, estava escrito, bem como todas a tramas que enredam o caminho. Precisamos aprender, para evoluir, e se não aprendemos por amor, inevitavelmente, aprenderemos pela dor.
Belo post! Bom fim de semana! Beijos

27 de março de 2020 às 23:25  
Blogger chica disse...

Nada mais certo,Árabe! Sempre haverão ontens, hojes e amanhãs e se passarmos bem, dia a dia, cada vez mais deles todos teremos...

Linda mensagem! abração, tudo de bom e SAÚDE!chica

28 de março de 2020 às 06:42  
Blogger Roselia Bezerra disse...

Boa noite de sábado na paz e saúde, amigo Árabe!
Hoje, procurei respirar fundo como diz seu texto e busquei coisas não findas. Não sei o tempo que virá mas o hoje foi leve e alegre, com boas leituras edificantes.
Tenha um Domingo de tempo bom dentro de si e longe do vírus diabólico!
Abraços fraternos
Tem uma surpresinha aqui:
https://espiritual-marazul.blogspot.com/2020/03/espargindo-o-amor-inspirada-em-vinicius.html

28 de março de 2020 às 22:13  
Blogger Ateliê Tribo de Judá disse...

Nada melhor do que a certeza de um dia apos o outro com uma noite no meio, os detalhes a gente inventa no decorrer rsss pode até ser que amanhã eu não esteja mais aqui (inevitavelmente um dia assim será)mas com certeza estarei fazendo amizades em outro lugar kkkkkk e assim a vida segue....ou não ....

Beijo

Joelma

28 de março de 2020 às 22:49  
Blogger Reflexos Espelhando Espalhando Amig disse...

´´Arabe,
Você pssou por perda recentemente,
me diz lá no Espelhando, por favor
como esta vc? Tenho apreço por Vc.
Deixo Bjins de Esperança
e desejo que Vc e os Seus estejam
o melhor possivel.
CatiahoAlc.

29 de março de 2020 às 10:15  
Blogger " R y k @ r d o " disse...

Ficou muito bem escrito este texto fazendo jus ao trocadilho de palavras, entre o ontem, o hoje e o amanhã

Todas as acções do ontem, hoje e amanhã juntas, nos ensinam e indicam o melhor caminho a seguir

Gostei muito de ler

Cumprimentos

30 de março de 2020 às 17:22  
Blogger Diná Fernandes de Oliveira Souza Souza2 disse...

Boa noite querido Árabe, tudo bem com você?

Gostei de como você jogou com as palavras "ontem, hoje e amanhã" uma tríade que faz parte da história do Homem, e dessa tríade tiramos proveitos e ensinamentos. Um texto reflexivo e edificante.

Boa semana.

Bjs no coração.

30 de março de 2020 às 17:58  
Blogger Margarida Pires disse...

Olá.
Viva somente o seu intervalo do tempo.
Não devemos viver no ontem nem no amanhã.
Tudo passa a correr.
Divirta - se.
E seja positivo.
Um abraço iluminado.
Megy Maia🌈

30 de março de 2020 às 19:10  
Blogger Maria Luzia disse...

É arabe, o ontem sempre deixa grandes lições, o hoje procuro viver da melhor maneira possível e o amanhã, o amanhã a Deus pertence! Tudo lindo, muito gostei! Fica bem e ótima semana! Obrigada e grande abraço!

31 de março de 2020 às 03:23  
Blogger A Casa Madeira disse...

Tenho a proposta de estar no momento presente ao máximo
que posso;
O futuro só o criador sabe...
Um abraço a ti e aos teus e se cuida...
PAZ E BEM.

31 de março de 2020 às 15:51  
Blogger Ailime disse...

Boa noite meu Amigo e bom Árabe,
Um texto extraordinário que se encaixa perfeitamente sobre o que está acontecer na atualidade.
Depois de uma tempestade vem a bonança, depois de uma longa noite escura o sol voltará a brilhar!
Tenho fé e esperança que assim acontecerá com o que estamos a atravessar.
Que os nossos ontens que se entre-cruzam com os hojes nos ajudem a acreditar num amanhã risonho, sereno, pacífico e liberto de escuridão.
Todos juntos vamos vencer!
Música e vídeo em perfeita sintonia.
Um beijinho e continuação de uma boa semana.
Ailime

31 de março de 2020 às 17:36  
Blogger lenalima disse...

E assim é a nossa vida, entre o dia e a noite, os hojes e amanhãs.

E que nesse amanhã possamos navegar mais tranquilos que hoje.

Abraços!

31 de março de 2020 às 21:26  
Blogger João Santana Pinto disse...

"Enquanto a vida existir haverá sempre um amanhã"... uma prosa repleta de beleza, com uma construção e mensagem que devem inspirar. O Amanhã deve ser plantado hoje e o hoje deve ser vivido e não lamentado, até porque, o dia em que o hoje se torne ontem, então, aí sim, já será tarde de mais.

Abraço e boa semana

1 de abril de 2020 às 11:24  
Blogger CÉU disse...

O ontem, o hoje e o amanhã fazem parte da nossa caminhada, mas sempre haverá um amanhã, o que mto nos conforta sempre.

A música, El Condor passa, é uma delícia e fez-me repousar. O vídeo, que não conhecia, é um incentivo a que caminhemos sempre, pois a vida não para.

Abraços e fique bem!

2 de abril de 2020 às 18:39  
Blogger O Árabe disse...

Verdade, Lúcia! Precisamos evoluir, sim; e as alegrias e dores são os grandes responsáveis por essa evolução. E o amor é o que mais nos faz experimentar ambas! Obrigado, meu abraço. Bom fim de semana!

3 de abril de 2020 às 13:26  
Blogger O Árabe disse...

Por aí, Chica: tudo que precisamos é atravessar bem cada dia; precisamos aproveitar as experiências do ontem, para vivermos bem o hoje e preparar um amanhã melhor. :) Obrigado, amiga; meu abraço. Bom fim de semana!

3 de abril de 2020 às 13:28  
Blogger O Árabe disse...

Você esta certíssima, Rosélia: precisamos aproveitar o nosso tempo de hoje, até porque ninguém sabe como será o amanhã... ainda mais, neste tempo de incertezas! Meu abraço e obrigado, amiga; bom fim de semana e se cuide!

3 de abril de 2020 às 13:45  
Blogger O Árabe disse...

Acho que já lhe disse, Joelma: gosto do seu jeito de pensar. :) Devemos simplificar ao máximo a vida, porque complicada ela já é; e às vezes fica ainda mais! :( Meu abraço, amiga; obrigado, bom fim de semana.

3 de abril de 2020 às 13:47  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Cátia. Digo a todos os meus, que devemos ser gratos; nossa mamãe passou conosco 98 anos e, pouco antes do fim, tivemos sinais claros de que ele se aproximava, tendo a chance de preparar os nossos corações. Obrigado, amiga; meu abraço, bom fim de semana!

3 de abril de 2020 às 13:55  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Ricardo, e concordo com você: "Todas as acções do ontem, hoje e amanhã juntas, nos ensinam e indicam o melhor caminho a seguir.". É isso mesmo, amigo! Meu abraço, bom fim de semana.

3 de abril de 2020 às 13:56  
Blogger O Árabe disse...

Obrigado, Diná! Tudo bem comigo, sim; e com você, amiga? Precisamos nos cuidar: afinal, já passamos dos 20 anos! :) Meu abraço, amiga; bom fim de semana.

3 de abril de 2020 às 13:57  
Blogger O Árabe disse...

Com certeza, Megy: tudo que podemos fazer é viver bem o tempo que nos for concedido! Obrigado, amiga; meu abraço, bom fim de semana.

3 de abril de 2020 às 13:59  
Blogger O Árabe disse...

Essa é a melhor receita, Maria Luzia: "o ontem sempre deixa grandes lições, o hoje procuro viver da melhor maneira possível e o amanhã, o amanhã a Deus pertence"; continue assim! Bom saber que você gostou, amiga; meu abraço, obrigado, bom fim de semana!

3 de abril de 2020 às 14:00  
Blogger O Árabe disse...

Sábia proposta, Janicce! É bem como você disse: o futuro, só o Criador sabe! Meu abraço, amiga; obrigado, bom fim de semana.

3 de abril de 2020 às 14:07  
Blogger O Árabe disse...

Gostei muito desta frase, Ailime: "Que os nossos ontens que se entre-cruzam com os hojes nos ajudem a acreditar num amanhã risonho, sereno, pacífico e liberto de escuridão.". Que assim seja! Mas uma outra me inspirou o post que vou publicar à noite: "Depois de uma tempestade vem a bonança, depois de uma longa noite escura o sol voltará a brilhar!". Obrigado, amiga; meu abraço, bom fim de semana!

3 de abril de 2020 às 14:11  
Blogger O Árabe disse...

Pura verdade, lena: que o nosso amanhã seja mais tranquilo que o hoje tumultuado e assustador que atravessamos! Meu abraço, amiga, obrigado; bom fim de semana!

3 de abril de 2020 às 14:12  
Blogger O Árabe disse...

Prazer em revê-lo, amigo Sam! E concordo inteiramente: quando o hoje se torna ontem, já é tarde demais! Obrigado, meu abraço; bom fim de semana!

3 de abril de 2020 às 15:29  
Blogger O Árabe disse...

Estamos inteiramente de acordo, Céu, quanto ao reconforto que nos traz saber do amanhã, e quanto à beleza das músicas... são lindas! :) Meu abraço, amiga, obrigado; bom fim de semana!

3 de abril de 2020 às 15:32  
Blogger Marina Filgueira disse...

Hola, Árabe:
Paso para agradecer tu huella en mi espacio. De momento no escribo ni para mí ni para nadie. Soy persona de riesgo y esta situación me tiene aturdida. Vivo sola y no me concentro.
Mis hijos están confinados en sus casas. hablamos por teléfono y nos vemos por video conferencia, pero me faltan sus abrazos.

Deseo que que todo vaya bien en tu vida. Cuídate que esto pega fuerte.
Un abrazo y mi gratitud.

3 de abril de 2020 às 15:41  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Marina. Sei que estamos todos; principalmente nós, que já temos mais idade, vivendo sob a sombra dessa ameaça. Mas não te deixes aturdir, amiga; sigamos vivendo e nos cuidando. Esta tormenta também passará! Meu abraço; cuida-te, bom fim de semana!

4 de abril de 2020 às 16:12  
Blogger Majo Dutra disse...

Estimado Amigo.
No momento, os que já ultrapassaram meio século de existência,
envidam todos os esforços, para que possam ter um amanhã...
Tudo é muito complicado...
Não posso sair e ninguém me visita para me proteger...
Por outro lado, temo pelos meus queridos familiares e amigos,
especialmente, os espanhóis. Acabo de saber aqui que a Marina
está bem, o que é muito confortante.
Nem tudo está mal -- tenho muita capacidade de me entreter e
a solidão não me aflige...

A música do território os incas, em flauta pan, é belíssima e
atemporal -- uma jóia musical.
Não conhecia a versão da canção apresentada no vídeo...
É por isso, que nunca ando só... Srrsssss...
Gosto muito dela e vou usá-la no meu postal de Páscoa. Grata
pela sugestão...

O meu abraço, meu amigo. Cuide-se e deixe o altruísmo para
os mais novos.
Tudo pelo melhor.
~~~~~~

6 de abril de 2020 às 14:47  
Blogger O Árabe disse...

Grato, Majo. E aqui estamos na mesma situação, amiga; isolamento absoluto e temor por todos que amamos. Como estou trabalhando em home office, sempre há algo para fazer, e isto me alivia um pouco. Lindas músicas, não? É do que precisamos, nesta época: vibrações positivas! Meu abraço, amiga; boa semana.

6 de abril de 2020 às 15:25  
Blogger Majo Dutra disse...


... Desejo que goste da composição musical que fiz
no neu postal da Páscoa, inspirada na sua sugestão.
Srrsssss... Abraço, amigo. 🌷🍀
~~~~~

8 de abril de 2020 às 14:05  
Blogger O Árabe disse...

Já conferi, Majo; e comentei, inclusive. André Rieu é fantástico! Bom resto de semana, amiga; feliz Páscoa!

9 de abril de 2020 às 23:08  
Blogger Majo Dutra disse...

MESMO ASSIM, DIAS FELIZES. 🌈
Abraço, estimado amigo.
~~~~

10 de abril de 2020 às 10:43  
Blogger O Árabe disse...

Que assim seja, minha amiga! De coração, retribuo os teus votos.

10 de abril de 2020 às 11:32  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Real Time Web Analytics Clicky